Número histórico para a indústria! 10% dos carros vendidos em 2022 foram elétricos
Com o mercado automóvel a mudar, é cada vez mais normal ver carros elétricos nas estradas, sendo provável que, em pouco tempo, venham mesmo a ultrapassar os carros com motores de combustão.
A provar isso está o ano de 2022, em que os números de vendas parecem ter crescido de forma exponencial. Do que é avançado, os carros elétricos conseguiram conquistar uma quota de mercado elevada e 10% das vendas foram para estes veículos.
Os números ainda não são definitivos, mas o valor apresentado mostra que os carros elétricos conseguiram atingir uma nova marca durante o ano de 2022. O que é apresentado mostra que foram 7,8 milhões de veículos elétricos vendidos em todo o mundo em 2022.
Este valor representa um aumento de 68% em relação a 2021, o que também corresponde a um novo máximo nas vendas ao longo do ano que terminou há poucos dias. Este salto foi de tal forma significativo que estas vendas correspondem já a 10% do total.
Em termos de mercados, a Europa e a China lideraram de forma destacada o caminho da adoção de carros elétricos. Nestas áreas, os veículos elétricos já representam 11% e 19% do total de vendas de carros, respetivamente.
A importância do mercado chinês é de tal forma grande que Ralf Brandstätter, um responsável da Volkswagen AG, revelou dados concretos sobre a China. Neste mercado, um em cada quatro veículos vendidos era um plug-in e para 2023 esperam que suba para um em cada três. Esperam inverter entre 2025 e 2030.
As previsões mais recentes apontam para que até 2030 a participação de vendas de carros elétricos passe para os 22%. Dados anteriores apontavam para que no final da década este valor se situasse já perto dos 40%.
Apesar de impressionantes, os números de 2022 acabam por não surpreender quem segue este mercado. Ao longo do ano as vendas dispararam e em muitos mercados mostraram-se únicas. Houve casos em que bateram as vendas de carros com motores de combustão, algo único até agora.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wall Street Journal
É normal este ano ainda vão ser mais ao preço que a gasolina e gasóleo estão e a descida do preço dos elétricos cada vez mais gente vai pensar 2 vezes, para quem tem garagem mesmo num prédio não é nada difícil colocar um carregador para quem não tem garagem é que já é mais complicado.
Até entrarem em força as baterias de sódio não há descida do preço dos elétricos.
10% de eletrificados, não de 100% eletricos, é preciso não confundir
Onde falam em electrificados ?
falam em plug in no artigo,
mas basta pesquisar um bocadinho para perceber que não são 10% das vendas (mundiais) de BEV mas sim BEV + PHEV, em portugal os BEV + Plug in já são 19% mas o artigo é “mundial”
Veículos plug in são ev’s, híbridos plugin é que não.
Há uma grande confusão com estes termos todos 🙂
Por exemplo, no caso da futura venda de veículos novos em 2035, só será válido para veículos SOMENTE com bateria, certo? Aqueles cuja bateria é carregada pelo motor a combustão ficam de fora, certo?
Certo, deixam de ser vendidos todos os que têm motor a combustão.
certo, bateria ou outra solução descarbonizada como pilha de combustivel a hidrogenio por exº
Passados uns 10 anos…venderam 10% num ano. Parabéns.
Tirem as regalias e subsídios e nem vendiam 2%.
Demoraram menos tempo que os diesel quando apareceram.