PplWare Mobile

Tesla agora abre automaticamente vidros e bagageira quando o carro está submerso

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Ric/\rdo says:

    Se fosse um carro normal tinha dado para abrir as portas manualmente . Modernices

  2. Marcelinho says:

    Não sei se será o caminho ideal , mas é certamente o que menos trabalho dá aos fabricantes ..se o veiculo submergido , verificasse a pressão da agua , e se tornasse estanque , seria bem mais eficaz , salvaguardando , que os meios de socorro teriam de ter forma de aceder ao interior ..vamos ver se os carros não começam a abrir as portas quando começar a chover com muita intensidade …seria cómico

    • rui says:

      numa situação de colisão é impossivel garantir que fique estanque, basta uma deformação, seja ela onde for que isso é comprometido.

    • AJ says:

      Seria mais um “sitcom” ameicano, Podem ser encontrados no netflix, casa branca e tesla.

    • Ricardo Pacheco says:

      É cada comentário anormal, como é que um veículo se iria tornar estanque? para isso compram um submarino. A cabeça é para se usar não para fazer feitio. Imagina um veículo estanque no calor, onde não entra oxigénio.

      • Hacker Alhinho says:

        Acho que não leste bem:
        “se o veiculo submergido , verificasse a pressão da agua , e se tornasse estanque ”
        Mas numa coisa concordo contigo: “A cabeça é para se usar não para fazer feitio.”

      • Marcelinho says:

        Vai ficar surpreendido , se lhe disser que este conceito já foi experimentado a nível militar ..o que se pretende é ciar uma espécie de bolsa estanque onde os ocupantes poderiam sobreviver durante algum tempo com ar injetado ….mas é praticamente só um conceito , e nenhum fabricante estará disposto a gastar dinheiro nisto . Verifico no entanto que muita gente que aqui comenta não tem imaginação nenhuma e chamam logo disparate a algo que desconhecem por completo

        • B@rão Vermelho says:

          Os carros de combate “tanques de guerra” utilizam um sistema assim, o condutor têm uma bomba tipo de encher pneus ao seu lado, quando fechas as escotilhas ele pode encher uma borracha vedante nas duas escotilhas, pelo menos é assim no M60 e M66, não sei nas novas gerações se ainda é assim.

        • Ricardo Pacheco says:

          Os carros são para andar na estrada não na água, simples. Para quê complicar? Será que é o fabricante que não quer ou o consumidor? O custo desse sistema, a manutenção, já existem sistemas suficientes de apoio ao condutor e no entanto parecem sempre insuficientes, aprendam a conduzir.

        • AlexS says:

          Querem carros a 200000K euros e ainda mais pesados. Não têm mesmo a noção do que implica um carro estanque.

    • Max says:

      Ó Marcelinho, já chega, não dás uma para a caixa!

    • Pedro T. says:

      Nenhum carro é estanque porque tem de ter uns “respiros” quando batemos as portas, para não criar um excesso de pressão dentro do carro e a porta fechar bem.

    • says:

      Num carro a submergir é muito difícil abrir as portas. É preciso esperar que esteja quase cheio por dentro de forma a equalizar a pressão. Senão, ninguém tem força para abrir.

  3. Cenas e coisas says:

    Estou a imaginar numa grande chuvada torrencial, os vidros abrirem também.

  4. Fontes says:

    Os Tesla têm abertura manual. Em caso de falha da bateria é sempre possível abrir a porta como em qualquer carro normal.
    A funcionalidade chama-se Manual Release e tem o manípulo no puxador da porta.

  5. eu says:

    porque querem inventar o que já existe há muitos anos nos outros carros? é um manipulo unico de abertura, não têm que existir manipulos de “emergencia” , em situação de stress o nosso cerebro é reativo, não pensa. as portas abrirem sozinha também não faz sentido, devem sim estar destrancadas. é preciso tempo para “acordar” do impacto, tirar os cintos e só depois abrir as portas, senão entra logo água e menos tempo há.

    • Carros para totós says:

      Isso seria muito à frente para os pseudo engenheiros da Tesla…
      Qualquer pessoa que entre num Tesla tem de ler antes o manual, senão sujeita-se a não conseguir abrir uma porta. É bem feito. Inchem ignorantes.
      Abrir portas nestas condições e após um forte impacto nunca será fácil, mas agora a Tesla já “evoluiu” e abre os vidros e a bagageira automaticamente, haja confiança na treta do software do carro… e já agora rezar para que não haja falha de energia.
      Agora a sério… os Teslas (em algumas coisas outros carros também) estão feitos para condutores totós, daqueles que não sabem manusear um manípulo para abrir a porta, uma manete para os piscas, uma manete para as escovas do limpa pára brisas, um botão para ligar e controlar a temperatura do AC, etc.
      Só não percebo como as autoridades permitem a venda disto… uma coisa é criar algumas funções automáticas, outra é impedir o condutor de assumir o comando e desligar (ou nunca usar) esses automatismos durante a condução sem tirar os olhos da estrada.
      Mas pronto… talvez esse tipo de condutores também mereça um carro adequado para eles.

  6. João says:

    Aqui no Brasil no inicio do ano, muitas pessoas morrem em enchentes dentro dos carros. Apareceu um em que, um Uno Mille de janela manual ainda matou uma mulher no alagamento em São Paulo.

    É triste, mas isso é com todas as marcas. As chuvas também são terríveis quando querem.

  7. says:

    Se nunca viram, vejam o episódios dos Mythbusters em que eles “testam” como sair de um carro a submergir. Não é nada fácil, seja qual for o carro.

  8. cAPEX says:

    Um carro normal não se despistava.

  9. ze says:

    O melhor é ser obrigatório martelo de partir vidro, pois é tudo muito bonito mas se ficar sem energia é o abres

  10. Andreas Noack says:

    Na Holanda os carros têm todos um martelo quebra vidros. Não é por acaso.

    • JL says:

      Debaixo de água o martelo funciona ?

    • Yamahia says:

      Porque são Países Baixos.

      • Andreas Noack says:

        Porque há muitos canais e é frequente os despistes serem para lá. O martelo parte o vidro num ápice.

        • Yamahia says:

          Exacto, se fossem Países Altos já não havia canais.
          Estou a brincar, tb tenho um martelo daqueles com bicos de metal e que Incorpora um corta cintos. Nc se sabe…

          Na época não me ocorreu que os encostos de cabeça podiam ser uma boa solução (aprendi recentemente aqui de um colega do Pplware) de qq forma ficava a faltar o corta cintos. Verdade que nada que uma navalhita não possa resolver…Será q numa OP a guarda ainda me levava preso por posse de arma branca? Como as coisas estão…

  11. Zé Fonseca A. says:

    Portanto a opção de segurança da Tesla é acelerar a morte dos ocupantes, uma vez que quando acidentes destes acontecem o mais normal será os ocupantes ficarem inconscientes, a ideia é morrerem sem terem hipótese de acordar… muito bem pensado tesla

  12. ND says:

    O texto perdeu-me logobna parte “tecnologias de segurança avançadas, e a Tesla lidera este campo.” Deve ser piada… A Tesla liderar em tecnologias de segurança… Obrigado ao autor pela excelente gargalhada que me proporcionou!
    Indo directo ao assunto, quando um carro está submerso, a opção acertada é partir o vidro. Hoje em dia há ferramentas próprias para o efeito, mas os carros há décadas que têm no seu interior formas de o fazer, desde a fivela do cinto de segurança aos ferros de suporte dos encostos de cabeça…

    • Vítor M. says:

      Podes rir à vontade, mas é verdade. Aliás, basta veres as classificações dos carros na Euro NCAP, IIHS, NHTSA onde os modelos como o Model Y, Model 3 e Model X destacam-se particularmente.

      • Mike says:

        O Model 3 e Y pré 2024 não tem sistema de abertura mecânica para as portas traseiras… E depois o sistema actualmente existente para as portas traseiras é simplesmente ridículo (seja em que modelo for), porque numa situação de pânico, a abertura das portas traseiras é quase impossível, já para não dizer que nos bancos traseiros é onde maioriatariamente viajam crianças e idosos, logo com mais dificuldade de seguir os procedimentos necessários… Mas pior do que a Tesla ter este tipo de sistemas, é as autoridades competentes aprovarem esse tipo de sistemas para circularem nas estradas!
        Aqui um exemplo de como abrir as portas com recurso ao sistema manual num Model Y recente (a abertura das portas traseiras é simplesmente ridículo e os ocupantes não são obrigados a ler o manual de um veículo que não é seu! É que o sistema de abertura manual nem se quer está identificado, como é por exemplo o caso do sistema de airbag no lugar do ocupante, que geralmente está na pala do sol): https://www.youtube.com/watch?v=aCKfW0buoU8

  13. Jony says:

    Se tiver energia…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.