NASA desenvolveu um pneu que não fura!
A inconveniência de furar um pneu a meio de uma viagem é frustrante. Por isso, "por bem dos nossos pecados", a NASA desenvolveu um pneu que não fura; e, agora, há uma empresa que quer comercializá-lo.
Se na Terra consertar um pneu não é complexo, ainda que seja um processo e situação chata, em Marte ou na Lua é praticamente impossível. Portanto, quando as agências e empresas enviam rovers ou equipamentos com rodas, têm de se certificar de que esse não será um problema.
Tendo esta necessidade em vista, a NASA desenvolveu o Superelastic Tire que, embora tenha sido desenvolvido para o espaço, é uma alternativa viável também para a Terra.
Trata-se de um pneu não pneumático que utiliza ligas com memória de forma, principalmente Níquel-Titânio (NiTi) e derivados, como principais componentes de suporte de carga. Esta combinação resulta num pneu capaz de suportar muito mais esforço do que um pneu normal sem nunca furar.
O Superelastic Tire oferece uma tração igual ou superior à dos pneus convencionais e elimina a possibilidade de falhas de perfuração e de rodar "sub-inflado", melhorando a eficiência do combustível e a segurança. Além disso, este design de pneu não requer uma estrutura interna, o que simplifica e alivia o conjunto pneu/roda.
Os pneus de borracha comummente utilizados são capazes de suportar uma tensão entre os 0,3-0,5% antes de cederem. O Superelastic Tire, por sua vez, pode suportar deformações de até 10% e depois voltar à forma inicial. O facto de utilizar ligas com memória de forma no seu design assegura que volta à forma inicial após a deformação.
A utilização inovadora de ligas com memória de forma capazes de suportar grandes deformações como componentes de suporte de carga, em vez de materiais elásticos típicos, resulta num pneu que pode suportar deformações excessivas sem danos permanentes.
Explicou a agência espacial americana.
Todos os seus componentes pensados pela NASA resultam num pneu que não fura e pode suportar muitas deformações. A par disso, pode ser configurado para tração em vários terrenos, incluindo os extremos.
Aproveitando a invenção da NASA, a empresa The SMART Tire Company lançou, recentemente, um Kickstarter para a comercializar.
Leia também:
Fonte: ZME Science
Neste artigo: nasa, pneu, Superelastic Tire
O meu carro, já de origem trazia pneus anti-furo, Continental e feitos em Portugal. E já tem uns anos.
Até a minha bibicleta tem pneus anti-furo. E daí?
Eh lá, mais nada. Mesmo à patrão.
Ele há+cada+gajo que não lê a notícia.
Julgo que, o que os teus pneus fazem, é permitir que continues a circular depois de um furo. É injetada uma substância que tapa o furo, que só pode ter no máximo 5 milímetros. Mas fura, entendes? Se o furo for grande, fica encostado como os outros…
Quando dizes que “julgas”, é disso mesmo que se trata: falas do que não sabes, mas tens de te mostrar.
Pelos vistos nem a NASA sabe.
Andam a perder tempo e isso já vem no teu carro há anos…
Eles têm de justificar os milhões que recebem dos contribuintes americanos.
Em que ficamos? Eles pesquisam ou não? E quanto a receber milhões, que nem saem do teu bolso querias que trabalhassem de graça?
Sinceramente não dá para entender este ódio à NASA. Quem vem com estes argumentos é que devia ser estudado!
É comecar a vender e enviar á NASA, dá para ganhar uns trocos.
De certeza que foram feitos em Portugal?
Há fábrica da Continental em Portugal, mas não significa que os pneus vendidos em Portugal sejam feitos cá.
Deve estar a referir-se aos pneus runflat? Não são anti-furo, permitem é circular mesmo sem ar nenhum nos pneus até 200km!
Se é ao runflat, ok. Também tenho e já me deu imenso jeito!
Já tinhamos os pneus RunFlat e agora vamos ter os TWEEL. (Desconheço se serão compatíveis com o peso excessivo dos carros elektros!)
Esses gajos da NASA andam muito atrasadinhos.
Aconselho-te a consultar um psicólogo. Tens uma fobia qualquer à ciência e a veículos eléctricos muito grave 🙂
Os carros elektros têm alguma ciência?
Quase tão grande como a vossa devoção. Amem
Eu não tenho devoção nenhuma. Alguns é que têm um ódio inexplicável
Não entendi, alguns de vocês é que têm uma devoção por fazer hate.
A NASA nas missoes espaciais utiliza carros elektros por isso deverá funcionar com veiculos a pilhas.
Onde vão carregar os carros?
Na lua, Marte e no espaço certamente possuem geradores a gasoil.
Que se saiba não existe mais nenhuma forma de se gerar electricidade.
E como funcionam os de combustão lá?
“Peso excessivo dos carros elétricos”. Pesquise um pouco e veja o peso do rover lunar das missões Apollo.
Ups… e era elétrico. Há mais de 50 anos. Mas como disse, a NASA anda muito atrasadinha.
Eu tenho pneus runflat no meu.
Realmente… cientistas da NASA…. completamente atrasados. Quem percebe disto são os comentadores de posts do Pplware.
Sinceramente… existe alguma comparação entre a tecnologia dos penus RunFlat da Continental e esta aqui apresentada?! Leram ao menos o texto?
Ficaram-se pelo título e não sei se o leram todo
Então diz lá o que eles inventaram de tão especial e inovador. É que li tudo não encontrei nada que já não existisse .
Mas como és super smart, ficamos á espera que nos esclareças.
Estes pneus foram desenvolvidos em parceria com a Goodyear. Sendo assim, já lhes dás mais valor?
Se não tens a resposta não atrapalhes.
E da TWEEL?
Porque tu só conheces os Run Flat. A falta de conhecimento é tramada, mas pronto, há que atacar logo os outros !
Pneus de Níquel -Titânio, isto deve ser €1000 cada pneu, grande descoberta…
2 perguntas…Qual a velocidade máxima? Qual o comportamento em pisos de alcatrão/cimento?
Deve ser uma barulheira na estrada…
Aos iluminados comentadores aconselho a enviarem rapidamente o currículo para a NASA. De tão atrasados que eles estão, vão contratá-los num instante.
Haja paciência para tanta ignorância.
Deveria ser algo como “empresa quer fabricar pneu da nasa que não fura, inventado em 2017.”
Em 207? Inventado nos anos 50/60. De relembrar que o Lunar Roving Vehicle já estava equipado com estes pneus. Contudo, desde essa altura até agora, a invenção foi evoluída e agora há uma empresa a querer pegar nisso. Agora.
sim, a nasa pesquisa pneus para suas missões desde a década de 60. o Lunar Roving Vehicle, usou pneus de malha de metal, mas não os mesmos, que foram desenvolvidos em 2017, patenteados em 2019, https://technology.nasa.gov/patent/LEW-TOPS-99 claro é toda uma evolução e pesquisa.
Exatamente. A evolução não parou em 2019 e agora podem ter novo rumo, num produto comercial.
Eu tenho uma carroça com pneus antifuro. São de madeira com aro de ferro. Já o motor não é lá muito amigo do ambiente. Apesar de não usar combustíveis fósseis, liberta muitos gases.