Reino Unido analisa: “taxas sobre importações da Tesla seriam uma resposta adequada”
Os subsídios dos contribuintes britânicos à Tesla foram objeto de escrutínio, após o anúncio de Donald Trump de uma taxa de 25% sobre os veículos importados para os Estados Unidos. O país pondera excluir a empresa do seu programa de incentivos à adoção de carros com baixas emissões.
Dados publicados pelos analistas Tussell, em janeiro, mostraram que a Tesla beneficiou de 188 milhões de libras em subsídios dos contribuintes do Reino Unido, desde 2016, principalmente através do programa de subsídios para carros plug-in.
Este regime oferece incentivos financeiros para a compra de veículos com baixas emissões.
Além disso, números da Society of Motor Manufacturers and Traders mostram que o Tesla Model Y foi o quinto carro novo mais popular, no Reino Unido, em 2024, com 32.862 registos.
"Deveríamos estar a preparar-nos para responder" por via da Tesla
Entretanto, após o anúncio sobre a implementação de uma taxa de 25% sobre os carros importados para os Estados Unidos, a chanceler Rachel Reeves afirmou que o Governo britânico está a rever as suas regras de transição para os veículos elétricos, à medida que crescem os apelos a taxas recíprocas sobre as importações da Tesla.
Segundo o Independent, os liberais democratas britânicos defenderam a aplicação de taxas à Tesla, citando o apoio do diretor-executivo da empresa ao Presidente americano.
Dado o apoio significativo de Musk a Trump, a imposição de taxas sobre as importações da Tesla seria uma resposta adequada.
Disse um porta-voz do partido.

Crédito: William Barton/ Alamy via The Guardian
Na mesma linha de pensamento está Daisy Cooper, vice-líder do Partido Liberal Democrata: "a nossa indústria automóvel está a ser deixada à mercê de Trump e da sua guerra comercial destrutiva".
Na sua opinião, "deveríamos estar a preparar-nos para responder, se necessário, incluindo através de taxas sobre a Tesla, que atingem o compadre de Trump, Elon Musk, no bolso".
No programa Today da BBC Radio 4, a chanceler Rachel Reeves explicou que o Reino Unido não procura entrar numa guerra comercial. Contudo, o governo está a analisar o mandato dos veículos com emissões zero - que é, na sua opinião, a razão pela qual parte do dinheiro britânico vai para a Tesla - e a analisar como pode apoiar melhor a indústria automóvel do país.
Gostava de ver isso a passar em qualquer tribunal de igualdade e incluído nas organizações mundiais de comercio, pois uma coisa é aplicar taxas a importações de certos países, tudo apanha por tabela, outra é aplicar taxas a uma marca especifica por questões politicas…
Mas o USA vão sair da OMC … por isso não têm qualquer direito a reclamar sobre o assunto. O Canadá está a aplicar as “tarifas” aos estados vermelhos/republicanos e não aos estados azuis/democratas. Atingir o “inimigo” onde lhe doi mais e onde é mais fraco. Acho muito bem!
O Canada se não se mete fino fica a mingua, eles não têm qualquer poder real economico contra os EUA, algumas empresas Americanas especificas podem sufrer, mas em geral o Canada perde muito mais com essa guerra…
E se acreditam que o UK não vai apanhar forte com uma brincadeira destas, ainda para mais com o PM que é detestado pelo Gov US por tudo o que representa, estão tambem enganados.
Algumas empresas americanas podem “sOfrer”? Nop, os EUA vão sofrer por culpa das más decisões dos votantes:
– o mundo está todo atento a esta novela, muitos países “inimigos” já viam os americanos como algo negativo pela sua postura de “mandar no mundo”, havia países que ainda não tinham formado opinião e isto foi a gota de água;
– agora com este presidente isto foi levado ao expoente máximo e até os ALIADOS foram basicamente rebaixados;
Os EUA e fãs desta administração acham que o mundo depende dos EUA e que os EUA não precisam de ninguém. Neste momento estão a formar-se novas alianças e em breve alianças de muitas décadas com os EUA vão desaparecer: o resultado disto pode ser desastroso para a economia dos EUA.
Quem ganha com isto? A China. E depois? O Canada e a europa. Bom, é porque os EUA eventualmente estavam mesmo a precisar disto…
achas que não depende? eu acho que sim, pode haver menos dependencia do que havia diuguemos a 20 anos, mas continu a existir, se houvesse um corta forte por parte do US, eles seriam quem menos iam sofrer.
rui, nada mais longe da verdade: a economia e estabilidade do mundo dependem dum equilíbrio fino. Os EUA para funcionarem precisam de alimento, energia, matérias-primas e exportações que, se os outros não derem, eles não vão a lado nenhum.
Os EUA agora, mais do que nunca, estão longe de serem auto-suficientes e têm um deficit gigantesco. O único que têm gigantesco é o ego, a par dos russos e chineses. Mas pelo menos os chineses têm quase tudo e são os que agora mais auto-suficientes podiam ser.
Grandes tecnológicas (hardware): fazem >90% fora do país;
Grandes tecnológicas (software): dependem em grande parte dos outros países darem-lhes um “desconto” nos impostos e usarem tradicionalmente esse código devido às relações com os EUA;
Militar: 30-50% consumo interno, 50-70% exportações para aliados (oficiais ou não…)
Agora muitos estão a voltar-se para Linux e outras soluções grátis; outros estão a procurar alternativas chinesas e é bem provável que a HUAWEI volte em força às antenas e telemóveis. Eu sou um dos que vai comprar carro elétrico e, se antes estava a pensar em Tesla, agora irei procurar uma marca europeia ou chinesa. É que por muito que goste da Tesla, detesto mais o Musk. Ou ele sai e compro; ou ele fica e escolho outra marca. Eu sei, vai ser a segunda opção
Realmente é um sUfrimento….
O Canada deve ser dos poucos países a ter eles no sítio! Podem não ter uma economia grande, mas se desligarem o interruptor para os estados do norte dos EUA e se deixarem de lhes vender petróleo em bruto, passando eles a refinar e a vender, vai ser engraçado ver os EUA a afundarem ainda mais! Mas tem calma… próxima 3ª ou 4ª feira a bolsa de valores já vai refletir o trambolhão que os EUA vão dar já entre o segundo e o terceiro trimestre do ano. Tirando isso os donos do mundo, como eles gostam de se intitular, vão passar para segundo plano em vários domínios…
O Canada está dependente dos Estadados Unidos para passar petroleo e gás natural da Costa Atantida para a Costa Pacifica, boa sorte a usar barcos ou camiões para fazer esse trabalho, para não falar que há uma unica auto estrada a ligar os 2 lados.
O Canada tem muito mais a perder que os EUA numa guerra comercial.
Tens toda razão Rui.o melhor é deixar os EUA aplicarem as taxas que entenderem e os outros países ficarem quietinhos.
@rui
Por ti baixavamos todos as calças para o Trump. Se fossemos todos como tu o Hitler ainda mandava na Europa toda.
Cobardolas.
A sério… o Trump aplica as sanções a cada país por tipo de produto que mais lhe convém e vens para aqui defender igualdade.
Ou é ignorância ou é manipulação de informação, tanto uma como outra não é honestidade.
O que o Reino Unido está a fazer é exatamente o mesmo que o Trump, taxar os produtos onde mais doí aos EUA como o Trump faz aos países europeus.
Por que raio os contribuintes do Reino Unido tem de subsidiar uma marca de automóveis quando o dono dessa mesma marca de automóveis impõem taxas que os prejudicam.
Há um ditado que diz “Quem com ferros mata com ferros morre” ou achas que os europeus devem ser os totós nesta novela
Mas diz lá onde o dono da marca está a impor taxas? Pelo que vimos o trabalho dele para com a administração é o departamento de eficiencia, para alem disso as taxas as comrpas de carros o objetico principal é tirar produção do mêxico para o US pois houve varias marcas Americanas a mover para lá fábricas, o Biden até incluio subsidios a agranger Mexico e Canada por causa disso mesmo na altura.
Já agora ainda não vi o Trump a aplicar taxas diretamente a VW ou BMW por razões especificas, meteram sim uma taxa de 25% a tudo o que não seja feito no US, seja por marcas Americanas ou não.
Quais são as outras marcas Americanas de automóveis que são vendidos na Europa?
Stellantis, mas as tarifas não são feitas com base na origem da marca, mas sim do carro em si, para os Estados Unidos o que conta é onde o carro foi feito.
@Um gajo sério partilho da mesma opinião!
Inacreditável como ainda existe pessoas com coragem para defender…
Não é coragem, é manipulação de informação, e não é inocente, por detrás destes tipos poderá está algo muito maior.
Muito antes do início da guerra na Ucrânia e das eleições nos USA apareceram vários indícios de “agências de notícias falsas” em várias partes do mundo.
A Euro News em 3 de fevereiro de 2025 (ver https://pt.euronews.com/tag/fake-news-noticias-falsas) publicou uma notícia sobre um grupo organizado de pessoas que estavam a operar em Portugal a quem a entidade que os descobriu, uma equipa de cibersegurança israelita, lhe colocou o nome de Portubots. Ver https://pt.euronews.com/my-europe/2025/02/03/portubots-contas-falsas-em-portugues-estao-a-promover-desinformacao-pro-russa-e-chinesa
Então é melhor começar a retirar as taxas aos carros a combustão em PT. Não se percebe esta desigualdade.
Mas as taxas são iguais, o mesmo ISV que é aplicado a combustão é aplicado a eletricos, o ISV é calculo com base em dimenção cubica do motor e emisões de escape, acontece que os eletricos não usam essas métricas logo não pagam.
Não é aplicar uma taxa de importação, ou outros impostos, aos Tesla, diferentes da aplicadas a outros carros. É não dar os mesmos subsídios à compra de Teslas que se dão à compra de outros VE. O Canadá já faz isso. Nada tem a ver com taxas aduaneiras, tratadas pela OMC.
O que se está a assistir, nos EUA e noutros países, é refletir na Tesla o desagrado pelas políticas de Trump e Musk.
O problema nisso é que não há politicas do Musk, ele é um consultor de um departamento do governo que não tem aplicação direta em nada e sugere apenas cortes na despesa.
E é especialmente comico quando se começa a perceber que os paises que mais aplicam isto é os que mais abusaram a generosidade Americana no passado e que agora estão chateados que acabou a vida boa…
Abusamos de facto da proteção dos EUA, contudo compramos centenas de bilhões em armas aos fabricantes de armas dos EUA. Se a Europa investi se na união europeia como eventualmente vai passar a fazer quero ver as fabricantes de armas dos EUA como vão ficar já que a Europa era o maior cliente depois dos EUA
Nem o próprio Musk faz passar uma imagem tão angélica do seu papel na eleição de Trump e agora na sua administração, e da sua intervenção na política europeia.
Mas o que é um facto e que a Tesla, desde logo, a recusa de compra de Teslas, dá muito jeito e se tornou o foco de protesto, nos EUA, no Canada e na UE, contra as políticas de Trump e Musk.
O Trump vai aplicar 100% tarifas as Ninja Sword que que o comediante e inutil stamer quer proibir,…
hehehe,… meus deus o mundo ocidental esta perdido, so inuteis como lideres, excepaco dos EU, Hungria, Slovakia e Italia!
Assim se vê quem são os ditadores.
Se te estás a referir a Trump concordo contigo senão é bom que acordes para a vida
o PM do UK já mostrou que não quer saber do estado de direito, se aquilo continua assim antes do fim da decada há uma guerra civil no UK…
Enquanto isso, a Europa inteira sendo tomada pelo Oriente Medio com taxas de migrações nunca antes visto. Acertaram, encontraram um bom bode expiatório para afastar do que realmente importa.
A sério… mas o que é que o que a imigração tem a ver com a taxas e taxinhas do Trump
Neste caso especifico o PM do UK está mais preocupado em ter mais ilegais, prepetuar abusos a crianças Britanicas e prender Britanicos que reclamam Online que a combater crime e a ir de encontro ao que é o melhor para o UK…
Caro “rui”
Passe o que escreve pelo corretor ortográfico e só depois publique.
A lei contra os crimes de ódio (violência, incitação, etc.) existe em todos os países civilizados e no UK não é diferente. Uma coisa é querer uma imigração mais controlada, outra é ódio. Devias enquadrar a questão e não mandar umas postas como se a imigração simples fosse um problema ou manifestar civilizadamente uma opinião na net. Já no UK havia relatos de nativos, de forma legal, a retirar indevidamente (mas protegidos pela lei…) crianças aos pais sem razão decente
se crine de odio é dizer que não queres mais imigrantes então não sei o que diga, quando vitimas de crimes sexuais praticados por imigrantes são intimidadas pela policia e governo para não ir a publico, isso já não é lei contra crimes de odio, isso é abuso de poder, clocar like or repostar posts que mostram violencia feita por imigrantes não é crime de odio, mas para a polica britanica é.
O problema está em criar leis que são claramente abertas para interpretação, e os governos britanicos estão claramente a abusar disso.
Android, no UK tb havia relatos de gangues de Paquistaneses a violar crianças de sectores mais desfavorecidos e o Starmer foi apanhado a querer apagar estes episódios.
Bem, com aquela cara que ele tem, não engana ninguém, realmente.
Aquilo é o John Castel White lá do sítio.
Então tbm concordas com o ódio de ir uma pessoa num Tesla que não conheces de lado nenhum, até pode ser um amigo teu e partes lhe um vidro só porque é um Tesla? Vandalismo só porque o outro pensa diferente?
Não há crimes de ódio, o que há é muita dificuldade em respeitar sobretudo qdo se perde democraticamente…..na Rússia e na China é que é bom, nunca se perde eleições…..
PorcoDoPunjab: e também há ingleses com fartura. E? Então e os milhões de tugas no canadá, inglaterra, frança, lux, suiça e afins? Também estão a cometer esses crimes? Sim, só em frança quantos problemas? E em Portugal quantos ouvimos que cometem crimes? Ainda uma amiga na zona norte do país foi roubada (apartamento) e eram todos nacionais…
Quanto recebes para dizeres isso… Ouvi dizer que o Putin tem o péssimo hábito de abrir uma janela de oportunidades aos incompetentes
O Zé Povinho está mais preocupado que o Musk seja dos mais ricos do mundo do que com o que se passa no próprio quintal.
És assim tão ingénuo mesmo? Ou estás a esforçar-te?
Achas mesmo que a questão do Zé povinho (porque tu és figura fina, duma elite superior) com o Musk, é por ele ser o mais rico do mundo? Até parece que antes dele nunca houveram outros mais ricos do mundo.
Mas este meteu-se na política, afeta a vida de algumas pessoas e empresas e sujeita-se a estas manifestações de ódio.
Qual a questão? Tens um Tesla e querias muito que tudo isto fosse mentira?
Quanto a próprio quintal, sim também temos graves problemas, mas não têm de ser desculpa para não se falar de outros problemas.
E depois há outros que ficam muito contentes por ele ser o mais rico do mundo e não ganham nada com isso, como vês há malucos para todos os gostos. 🙂 🙂
Eu tenho inveja do Musk se for uma pessoa saudável coisa que eu infelizmente não sou, agora o dinheiro é bom se tiveres saúde caso contrário de pouco ou nada te serve, mas há pessoal que ainda não percebeu que a nossa maior riqueza é a saúde
Imagina se o Sócrates fosse o mais rico do mundo, não seria pior?
O Sócrates ao pé do Elon Musk e Trump é um menino de couro virgem. Até nisso és um tuga muito pequenino. porcaria de gente neste país pá :s
36.71, o Zé Povinho é a coisa mais invejosa que existe à face da terra.
Estamos numa fase em que se sabe quem tem um Tesla, só pelos comentários no ppl.
É um cheiro ainda mais acentuado do que qualquer porco (com todo o respeito pelo do Punjab).
Tu é que és o fino e os milhares ou milhões de americanos fora em outros países é que estão errados. Tudo és daqueles que anda que é mais provável ser 1 fino e milhões estarem errados que o contrário
Ahh então és daqueles que vai para onde a moda virar xD Pessoas sem capacidade de pensar é assim.
Podes ter a certeza que posso ser 1 contra 1 milhão que não vou mudar a minha opinião por estar em minoria, sou uma pessoa com opinião própria ao contrário de ti pelos vistos.
A debandada das marias ofendidas chegou xD Se preferem acreditar no pai natal a reconhecer a realidade…
O maior problema atual do reino unido e Europa não é o Elon Musk nem a América.
@B@rão Vermelho exato, e sem dinheiro tens saúde??!?!?! Vala amigo, deixa-te de fantasias. Se tens problemas de saude sabes que quando vais ao hospital, não pagas com sonhos nem promessas, pagas com o bom do dinheiro. Por isso estares a dizer isso estás só a ser hipócrita.
Encostem se á China e a Rússia, excluam os estados unidos e façam acordos com a Rússia e a China e logo vêem o que é bom para a tosse, não se preocupem com o Trump que ele daqui a três anos vai embora, a malta de esquerda tem é dificuldade em viver em democracia, qdo ganham está tudo bem, mas quando perdem não aceitam os resultados, que falta de civismo e fair para quem é tão defensor da pluralidade de pensamentos ou ideias, afinal são fundamentalistas do pensamento único…..
Para começar, quem se está a “excluir” são os próprios EUA, quando ataca essencialmente aliados e ficam chateadinhos porque os aliados não calam e comem as tarifas todas… acho muito bem que se atinja onde também dói aos EUA, especialmente ao capacho nazi do Trump.
Depois, tens cá uma lata com essa da esquerda não aceitar resultados… diz-me lá, quando o Trump ganhou agora, viste a esquerda sequer contestar resultados? Agora voltemos a 2020/21 e adivinha lá quem ficou todo ressabiadão por ter perdido? Adivinha lá também quem em 2016 ganhou com a ajuda de um determinado ditador que vai continuar no poder até 2036 pelo menos? E que tal o Brasil, a a cópia barata em ataques aos principais poderes democráticos? Criticar e boicotar determinados governos ou empresas não é o mesmo que assaltar pilares da democracia para impôr aquilo que não conseguiram pelo voto.
Já agora, como ainda não percebeste patavina do que o Trump realmente quer, toma lá um reality check: o grande sonho do Trump é continuar no cargo como fazem esses grandes democratas que tu próprio também não gostas, como o Putin e o Xi… o senhor tem uma especial atração e admiração por ditadores e por isso não vai descansar até conseguir pelo menos um terceiro mandato ou até mais, utilizando todas as desculpas possíveis e imaginárias para convencer o seu eleitorado a mantê-lo no poder.
Nao pode, tinha de alterar a constituição, algo que não vai acontecer, fará o seu mandato e ponto final. E ainda bem que ele não manda sozinho, daí a sua administração ter recuado em algumas decisões. Ele só ganhou porque os outros candidatos fora e até dentro do próprio partido não eram melhores, qq bom candidato interna ou externamente não lhe daria hipótese. Vamos ter de aguentar três anos embora eu tbm não seja seu admirador, ainda dei algum benefício da dúvida mas desiludiu bastante, mas os líderes europeus tbm, não vejo vontade de ninguém em acabar com a guerra….vai ter de haver cendencias parte a parte , é ser irrealista não ver isso. Depois ainda vejo o mal menor termos a Europa influenciada pelos estado unidos do que por a Rússia ou China embora deva manter o diálogo diplomata com todas as partes. Acho que a Europa já devia ter assumido mesmo sendo aliados aos estados unidos, uma posição mais autónoma, em coisas como ter apostado num sistema operativo baseado numa distro Linux por exemplo, ter um GPS europeu, ter uma língua geral nas escolas, podia ser o inglês, em que no teu país aprendias para além da tua língua materna, no nosso caso seria português e inglês para QQ cidadão andar na Europa não sentir barreiras….isto são pequenos exemplos, há outros sectores….devíamos estar já numa posição não de união europeia, mas um gênero de estados unidos da Europa e éramos bem mais influentes.
Agora uma coisa eu te digo, se aqui fosse como na Rússia ou na China se calhar não tinhamos tanta liberdade, eu nem sei se o tik tok aqui tem exatamente os mesmas publicações como se tivesses na China será que é igual igual….. é que pelo menos por enquanto abres um site aqui e abres o mesmo site nos estados unidos
Vendo os factos a Tesla agora tem muito mais concorrência sobretudo marcas da Europa de topo, é normal que eu aqui se o preço for idêntico vá optar por uma marca de cá…..não tem nada haver com política. A Tesla foi pioneira em muitas coisas nos carros elétricos mas já lá vai o tempo que falar num carro elétrico era sinônimo de ter um Tesla, é normal a cota de mercado reduzir, é o mercado a funcionar, há uma tendência gradual de as marcas abandonarem os motores a combustão….vai ficar só para os pesados devido a inércia do que uma bateria teria de dispender para mover um pesado, mas o mercado evolui e é possível que até os pesados sejam totalmente a bateria….o tempo vai falar
Tanta coisa , pergunta para queijinho, quanto pagamos em impostos se importarmos um carro dos EUA, e quanto é a taxa que o Trump quer colocar? Façam as contas e acabam logo as ofendidas.
Se compramos um carro importado dos EUA pagamos mais 10% de taxas alfandegárias (não chega a tanto, depende vários factores) do que os impostos que se paga se o carro for produzido na UE.
Se a taxa de 25% anunciada por Trump for para a frente, nos EUA, quem comprar um carro importado paga mais 25% de taxas alfandegárias do que os impostos que paga se o carro for produzido nos nos EUA.
Qual e mesmo a pergunta?
Coitado do Trump, tão boa pessoa, não se mete com ninguém. Os outros é que são todos maus.
Android, milhões de tugas na Suiça e na Alemanha a cometerem violações?
Ena pá, dessa não sabia eu.
As coisas que se aprendem por aqui…