Quantcast

Como a Europa poderá ter carros autónomos de nível 4 já no próximo ano, segundo a NVIDIA

29 Comentários

Numa entrevista, o vice-presidente da equipa automóvel da NVIDIA falou sobre como a Inteligência Artificial (IA) está a mudar o rumo dos carros autónomos, o que essa mudança significará para a Europa, o que faremos quando nos deslocarmos dessa forma e como isso poderá mudar a infraestrutura.

O vice-presidente da equipa automóvel da NVIDIA, Ali Kani, revelou que, em vez de construir seu próprio carro, a empresa desenvolveu o software que fornece a camada de inteligência que as empresas de robotáxis podem adquirir e integrar nas suas propostas.

Afinal, na sua perspetiva, partilhada com a Euronews Next, a IA está a tornar-se um acelerador fundamental por detrás da tecnologia de condução autónoma e poderá reduzir os custos.

Condução autónoma na Europa

Significativamente atrasada na adoção da condução autónoma, sobretudo quando comparada com os Estados Unidos e a China, a Europa enfrenta uma combinação de entraves: regulatórios, culturais e económicos.

A forte fragmentação legislativa entre países, aliada a processos de homologação rigorosos e lentos, tem dificultado a realização de testes em larga escala e a implementação comercial da tecnologia.

Como resultado, apesar da excelência científica e industrial europeia, muitas empresas acabam por desenvolver e testar soluções de condução autónoma fora do continente, comprometendo a competitividade da Europa num setor estratégico para o futuro da mobilidade.

Paris SUV

Para Ali Kani, da NVIDIA, apesar da relevância da IA, a Europa encontra-se num momento crítico para determinar como e quando os carros autónomos circularão nas suas estradas.

Precisamos de avançar tão rápido quanto a regulamentação nos permitir, e acho que o que vemos é que ela se está a abrir.

Disse o vice-presidente da equipa automóvel da NVIDIA, prevendo que a condução autónoma de nível 2, que exige que o motorista ainda seja repsonsável por monitorizar a condução, chegue à Europa no final deste ano.

Repensaremos a gestão do nosso tempo

Sobre o nível 4, o executivo não é tão ambicioso, apontando que os veículos que operam de forma totalmente autónoma em determinadas condições poderão ser uma realidade em 2027.

Embora tenha admitido não saber muito sobre a infraestrutura rodoviária da Europa, Kani acredita que não deverá ser necessária uma grande reforma nas estradas europeias para acomodar veículos autónomos. Contudo, prevê que sejam necessárias mudanças nas áreas mais rurais.

Homem com um computador e um smartphone a trabalhar, enquanto é conduzido por um carro autónomo

Apesar dos potenciais acidentes, esporádicos, Kani partilhou que os veículos autónomos tornam as estradas mais seguras, na medida em que eliminam o erro humano ou a fadiga ao conduzir.

A par disso, deverão exigir uma reforma do planeamento urbano e um repensar da forma como gerimos o nosso tempo. As cidades poderão ser redesenhadas “para que tenhamos mais espaço para as pessoas viverem, [colocando] os estacionamentos mais longe”.

Sinto que há tantas coisas que poderíamos fazer com o nosso tempo se tivéssemos isso [a condução autónoma], e eu adoraria.

Admitiu o vice-presidente da equipa automóvel da NVIDIA, Ali Kani, explicando que, com um veículo autónomo, será possível “trabalhar no carro, ou em viagens mais longas, ou mesmo viajar durante a noite, dormir durante a viagem e chegar ao destino pela manhã”.

 

Condução autónoma: o que significam os seis níveis de automação?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Venham eles!

    Não me parece haver melhor do que sair do trabalho e estar a ver uma serie no meu do transito enquanto é o carro que me conduz para casa.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Autocarros, Taxis, Uber já o podes fazer neste momento 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de SrBla
        SrBla

        Mas isso não burguês nem capitalista o suficiente….
        Bom, é a haver um carro por pessoa e cada ir no seu, sozinho sem mais ninguém e a fazer o que quer…. agora transportes públicos? mas somos algum país sub-desenvolvido?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Mas andas de transportes públicos?

          1. Avatar de SrBla
            SrBla

            Claro que não! Eu sou um burguês!

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          É isso aí, cara. 10 milhões de burgueses capitalistas, cada um no se SUV de condução autónoma, em filas a perder de vista para entrar em Lisboa ou Porto. Transportes públicos, fecham todos.E se algum esperto resolve ir de bicicleta para meter ao bolso o guito do combustível e chegar muito mais depressa, com muita sorte vai preso, com menos alguma passam-lhe a roda do SUV em cima. Vivam os sem vergonhas do glorioso lobby do petróleo e dos automóveis!

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Poder posso, só que fica mais caro no longo prazo, especialmente se usares por vários km todos os dias…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Olha que não sei, comprares o carro pagares seguro, inspeções, carregamentos, manutenções, estacionamento e hoje em dia se fores de comboio e autocarro o passe é de 40€ por mês.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Mas como é que consegues ver uma série de pé?

      3. Avatar de JL
        JL

        Então mas afinal agora já não precisam de carro para ir de férias ?

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Olha mais um Realista sem Pikachu.
      Ainda vamos dominar o mundo 🙂
      …pena é dar erros de português.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    É o futuro quer queiram quer não, conduzir será como andar a cavalo hoje em dia para quem gosta e muito limitado nas estradas que pode andar

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      é triste….
      eu não troco a minha condução por nenhuma condução autónoma…. se tenho um carro é para o conduzir, se não, não me vale de nada…

      Infelizmente, para mim, eu já há mais de 10 anos que percebi que eventualmente o cidadão comum não vai comprar carros, vai sim pagar serviços de subscrição mais caros e chamar carros por uma app e ter pacotes de kms/tempo e tipo de veículos. Inicialmente a malta vai ao engano de que é barato e melhor, quando se der conta paga mais do que no “antigamente” em que tinha um carro ou utilizava transportes públicos convencionais….
      A minha esperança é que ainda demore, porque daquilo que tenho testado no model 3 (apenas o auto steering e cruise control da tesla) aquilo ainda panica demasiado em situações muito básicas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Como assim não vale de nada? o carro é para nos deslocarmos querem conduzir arrangem um carro e vão para uma pista isso é que é conduzir a sério não é andar em frente na auto estrada.
        Não concordo, acho que carros pessoais vão existir sempre a malta não vai deixar de ter carro e passar a andar de uber

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Isso é a mesma coisa que dizeres que ouvir musica em casa não vale de nada só vale se fores para um espetáculo e ficares ao lado do altifalante, que comparação tão infantil, não gosta de conduzir, ok compreendo eu pessoalmente gosto de conduzir seja em AE seja em estrada de montanha, gostos não se discutem, lamentam.se.

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          O plano (para 2050-2400) é mesmo que você deixe de conduzir, nas estradas. Viagens (de lazer, compras, trabalho-casa-trabalho ou outras) passam a ser em carros, de empresas transportadoras. Você paga uma subscrição mensal ou anual ou paga 5000%, se usar ao km (assim como acontece com as operadoras de comunicações, actualmente, que dizem que lhe fornecem 100 biliões de horas, de serviços e você paga tudo, mesmo que só use 200 horas).
          Para conduzir, deve precisar de uma licença (que poderá custar 100000 euros), tirada numa pista, onde poderá comprar/alugar, um carro manual. Só na pista, o poderá conduzir… haverá pistas com milhões, de opções, para lhe fornecer adrenalina.

        3. Avatar de SrBla
          SrBla

          1) Tens um ponto válido, conduzir em auto estrada é pouco interessante
          2) conduzir pode não ser apenas pilotar a altas velocidades, conduzir dentro da legalidade em muitas das estradas que temos e bastantes percursos diários torna-se interessante e relaxante (para mim) – ter um carro cativante e que dê boas sensações conta, uma das razões pela qual desto o Tesla model 3 que tenho da empresa, pode acelerar muito mas em tudo o resto é insípido.
          3)a partir do momento que o carro deixa de ter características pessoais e destantas deixa de ser algo de status ou de interesse pessoal e torna-se cada vez ainda mais uma escolha racional
          4) partindo do 3), quando te apresentarem que ter um serviço de deslocação automóvel autónoma privada anualmente fica muito mais barato que ter um carro pessoal a malta vai migrar para o serviço pelas vantagens e poupanças – basta pensar que grande parte da malta que tem carro próprio é a crédito pessoal ou até já em soluções de renting, leasing ou similar – ou seja, o conceito de pagar por mêspara ter um carro já existe
          5) tal como já está a acontecer com a electricidade dos postos de carregamento na rua, assim que adoção seja suficientemente grande e a tendência esteja instalada as empresas vão subir os preços ao ponto de ficares a pagar mais que nunca, ao menos tempo que já não tens nada
          6) as empresas nesse momento começam a reduzir ou a acabar com a oferta de venda, por todas as razões e mais algumas
          7) para as seguradoras e próprios construtores é melhor uma solução de serviço, pois simplifica-se toda a questão das responsabilidades em caso de acidente, etc
          8) toda a sociedade está a mover-se para não seres dono de nada e teres de pagar por tudo constantemente.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Daqui a 200 – 400 anos, é capaz de ser assim. Em que só os veículos, de emergência, é que possuem condutor e proprietário. Os outros, pagam 200000 euros, por mês e 600000 euros, pelo telemóvel, para poderem chamar, um carro, a casa, escolhendo o destino. Quem não pagar, os 200000 euros, da subscrição, terá de pagar 5000 euros por km e 25000 euros, de taxa fixa, para entrar na cidade.
      Até lá, não acontece. É que, só em seguros, automóveis, os portugueses pagam 93300 milhões de euros, anualmente. Na Europa, quase 38%, do PIB, são das seguradoras. Com carros, sem condutor, o valor segurado, despenha-se 99%. Além disso, polícia, de trânsito, basta 1 polícia, para cada, meio milhão, de automóveis.
      Só daqui a 200 anos e é um mínimo, dos mínimos.

      1. Avatar de SrBla
        SrBla

        Há 100 anos muitos diziam que os carros não iam substituir os cavalos – Hoje praticamente tens um carro por cabeça em cada casa.
        Há 40 anos muitos achavam que não se ia ter um PC por casa – Hoje tens mais que 1 por pessoa se for preciso.
        Há 30 era a Internet e os telemóveis….
        A verdade é que tudo tem evoluído de forma tão rápida e cada vez mais… Por isso a tua timeline de 100-200 anos acho demasiado grande….

        Não digo que seja de hoje para amanhã, mas não sei se deram muitas décadas…

      2. Avatar de JL
        JL

        Também consegue prever o futuro com números inventados como faz no presente ?

        Excelente.

  3. Avatar de Think
    Think

    Sim, e’ melhor estar agarrrrrrado ao volante a desesperar de stress e ofender outros automobilistas, só porque sim.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Fala por ti, conheço pouca a gente assim, a maioria é da aldeia e veio passear à cidade

  4. Avatar de SrBla
    SrBla

    “a forma como gerimos o nosso tempo”, como que diz agora podes trabalhar que nem um cão até no carro….

    1. Avatar de JL
      JL

      Podem estar nas caixas de diálogo do pplware a mandar umas…

      1. Avatar de SrBla
        SrBla

        Certo como tu 😉

  5. Avatar de Max
    Max

    “Disse o vice-presidente da equipa automóvel da NVIDIA, prevendo que a condução autónoma de nível 2, que exige que o motorista ainda seja respsonsável por monitorizar a condução, chegue à Europa no final deste ano.”
    Não se percebe nada. Uma série de marcas já têm autorização para circular na Europa com o nível 2, em alguns modelos. O nível 2 de automação é “com os olhos na estrada e as mão no volante (perto do volante)”, pronto para intervir a qualquer momento: Mercedes, BMW, Audi, Ford, Volvo, Volkswagen, Peugeot/Citroen e Tesla. O nível 3 está homologado para a Mercedes, na Alemanha, em autoestrada até 60 kmh. O nível 4, só os Waymo, em robotáxis se forem aprovados.
    Nos EUA e na China a situação não é muito diferente, com exceção dos robotáxis.

  6. Avatar de A.S.M.L.
    A.S.M.L.

    Nas nossas estradas, as máquinas conseguem fazer gincanas como nós?