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Mais de 1/5 dos carros vendidos na UE em agosto foram veículos elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Jota says:

    1/5 continua a ser residual! E assim continuará!

    • Bruno says:

      1/5 não é residual lol e “assim continuará” é mentires a ti mesmo.

    • Realista says:

      O ano passado era 1 em cada 10 vendidos, a continuar neste ritmo é 1 em cada 3…

      • Yamahia says:

        Convém não embandeirar em arco, o acumulado do ano é de apenas 13.9%.
        Lembrar que daqui a pouco estamos em 2024 e que 86.1% dos carros novos vendidos na UE continuam a ter algum tipo de motor a combustão. Isto é uma derrota gigantesca para tanto investimento, subsídios e isenções.

        Lembrar tb a questão dos usados. Por ex. em 2022, só por si, PT importou 100.000 usados a Diesel, (imagino que nos mercados de leste o fenómeno seja semelhante). Isto reduz à insignificância os 20230 BEV’s vendidos nesse ano em PT e esmaga qq pretensão de fazer crer que Portugal está no bom caminho ambiental.
        A nível global, os usados menos capazes são exportados em grandes quantidades para sobretudo África onde não há leis antipoluição e onde lhes retiram os mecanismos de redução de emissões. O planeta sofre bastante mais com estes carros fora do espaço europeu do que dentro.

        • JL says:

          E quantos importou eléctricos ?

          Derrota ? Não estou a ver porquê, os a diesel levaram mais tempo a alcançar esses números.

        • Gonçalo says:

          O numero duplicou em menos de 2 anos ahah, dá lhe mais 2 aninhos e tu vais ver onde isto vai estar pelo andar da carruagem a UE cumpre a meta de 2030 bem antes do previsto o aumento tem sido claramente exponencial até ao fim do ano é muito provável que o valor chega aos 15% e isto são só 100% elétricos nem estamos a contar com hibridos e hibridos plug-in

    • Toni da Adega says:

      Duplicou em menos de 2 anos. A continuar assim…

    • Grunho says:

      Sim, está-se mesmo a ver que com a gasolina a mais de 2 euricos o litro a corrida aos carros a petróleo está ao rubro.

  2. Fulcrum says:

    Ninguém está preparando para isso em termos de potência de rede de carga… Será uma questão de tempo até os governos começarem através do software dos carros a obrigar a cumprir regras de carga e movimentos dessas viaturas escravizando e controlando aí também o que fazemos com os carros…. Ouçam isto agora que quando chegar á altura dói menos…

    • JL says:

      Não temos ? Então prove lá que não temos ?

      Através dos software dos carros ? Como fazem isso ?

      Então foi ao futuro e voltou ? Em quê? Num delorean ?

    • Toni da Adega says:

      No entanto o consumo de electricidade na Europa tem vindo a diminuir. Batendo o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
      Isto com o aumento de veículos eléctricos

      • Pois, Pois says:

        O problema não estará no consumo, mas na potência requerida à rede. Com o aumento da autonomia (baterias de maior capacidade) os utilizadores vão precisar de mais potência, sob pena da noite não chegar para carregar o que precisam/pretendem

        • JL says:

          Ah ok, bem parecia que não tinham limitado nada.

        • Toni da Adega says:

          É uma medida temporária e que não se aplica a todos os locais. E excluí carregadores públicos.
          Certas residência possuem instalações eléctricas com várias dezenas de anos, é normal que possua limites de potência.
          Certas casa nem aquecimento em condições suportam.

          Quando a Internet apareceu também tiveram que substituir os cabos para aumentar a velocidade. E não foi por isso que foi um fiasco.

          • Pois, Pois says:

            Talvez não te lembres do ADSL, ou tenhas tido a sorte de estares numa zona boa, mas garanto-te que em muitos locais a Internet foi durante muito tempo um fiasco (até terem instalação por fibra…)

          • Toni da Adega says:

            O meu primeiro PC com Internet tinha um modem de 33.6k.
            Só a coisa de 2 anos é que me mudei para uma casa com fibra.

            E isso não me impediu de trabalhar na área da informática.

            E foi o mesmo para milhões de pessoas e a Internet foi um sucesso ainda existe.

            O pessoal é que está à espera de colocar um carregador rápido em casas que nem um aquecedor aguenta.

            Na minha rua existem 5 casas com carregadores sendo a maioria de 22KW.
            O meu vizinho quer colocar, vai ter que esperar 3 meses porque querem reforçar o fornecimento na área. Depois desse reforço todas as casas da zona vão poder ter carregadores de 22kw.

            Assisti exactamente ao mesmo processo com a Internet.

          • Pois, Pois says:

            Mas de certeza que com a Internet não foi em 3 meses, nem em todos os locais (ainda hoje há quem tenha que recorrer a “net móvel” porque a “fixa” não é opção viável)…

            Podem colocar todas as casas da rua a poder receber 22kw para os carregadores. E quando for toda a freguesia e depois para toda a cidade, será que as linhas de média ou alta são assim facilmente substituídas (em 3 meses) ?

            Estou convencido que o eléctrico será o que teremos no futuro, mas ainda bem que a coisa vai ser gradual… como a Internet (começou só para alguns e sem serviço de TV), caso contrário a infra-estrutura eléctrica não iria aguentar (dará sempre para carregar com a banal tomada de casa de 16A) e é muito fácil/simples converter a instalação de uma moradia/prédio do que as linhas de distribuição.

            Nisto ainda deverá entrar a questão da simultaneidade, é que no cenário de toda a gente com VE’s à noite o coeficiente de simultaneidade tende para 1 (todos a carregar)…

          • JL says:

            Sem qualquer alteração da rede, a mesma suportar 100 milhões de veículos, isso já foi divulgado por entidades que estudaram o caso.

            Sobre a energia, se todos os carros amanhã fossem eléctricos, consumo aumentada em 15% em relação ao atual. Pode dizer que é muito, e é, mas de 2009 a 2016, o aumento de produção em Portugal foi de 21%.

            Ora como apenas se estima que apenas 50% da frota seja elétrica em 2050, presumo que temos muito tempo, mas o melhor é começar a trabalhar o quanto antes, e aproveitar o dinheiro que não sai para os árabes (que já não sabem o que fazer com ele) para isso mesmo.

            É sempre giro ver as pessoas a falar disto, e depois defendem soluções que necessitam de redes ainda maiores e de muito mais produção de energia.

            Então qual as soluções alternativas ?

          • Pois, Pois says:

            @Toni da Adega, tens que dizer ao teu vizinho que fale com a E-Redes a avisar que a rede dá para 100 milhões de veículos sem precisar de ser reforçada e assim não precisa de esperar esses três meses

          • Pois, Pois says:

            @JL, vê-se que lês muitos artigos sobre esta temática, pelo que quando souberes a diferença entre potência e consumo “apita”, até lá não perco tempo…

          • JL says:

            Vê-se ? então mostre lá um.

            Devo saber o que é, já que também sou técnico de eletrónica.

          • JL says:

            “@Toni da Adega, tens que dizer ao teu vizinho que fale com a E-Redes a avisar que a rede dá para 100 milhões de veículos sem precisar de ser reforçada e assim não precisa de esperar esses três meses

            A rede europeia, e não local.

      • Yamahia says:

        @Toni, foi devido ao inverno ameno.
        Há dias de sorte.

  3. JS says:

    Cuidado que anda aí sempre o mesmo

  4. Victor von Frankenstein says:

    Fulcrum volta s escola primária aprender a ler

    • Fulcrum says:

      Quando estiver em casa e não tiver eletricidade lembra-te de mim….

      • Milhais says:

        Mas entao, nao tens eletricidade em casa mas vais ter combustivel nas bombas?
        Opa com tanta conspiracao e melhor comprares uma bicicleta e e so dar ao pedal e ai ninguem te para e aproveitas para fazer exercicio fisico.

        • Yamahia says:

          “Mas entao, nao tens eletricidade em casa mas vais ter combustivel nas bombas?”
          O q é q tem uma coisa a ver com a outra?
          Até parece que os combustíveis rodoviários dependem da electricidade.lool

          • JL says:

            Essencialmente, senão mais caros ficam. Quando custava o litro num posto se esse mesmo fosse abastecido por um gerador ?

          • JL says:

            Ah, sabendo que estes últimos são os que menos margem tem em toda a cadeia.

          • Gonçalo says:

            1º uma bomba precisa de eletricidade para funcionar
            2º Vai ver quantos kw de eletricidade se usam para refinar o petroleo ahah

          • Yamahia says:

            @Gonçalo, a bomba não precisa de electricidade para funcionar.
            Para refinar petróleo não é precisa de electrões da rede. A electricidade é obtida com recurso à queima dos desperdícios da operação de refino.
            @JL, um valor residual, certamente mais barato que electrões sem ajudas.

          • JL says:

            Queima de quê? Só se for de unicórnios que não emitem co2, já que você diz sempre que os veículos a combustão só emissões do escape.

            isso não é verdade.

            A central faz sim cooperação com o valor que sai das torres de destilação, mas como não sabe não chega, e para a meter a trabalhar primeiro aquece as torres, isso era antigamente, já não se queimam resíduos para aquecer o crude.

          • Gonçalo says:

            É melhor ires ver como é que funcionam as bombas nas estações de combustível devem ser a agua só pode.
            E na refiaria igual primeiro eu acho que isso era antigamente agora já não se faz assim mas mesmo antigamente não dava para tudo agora uma refinaria não está ligada à rede ahahhahah vai lá cortar o fio e vais ver se aquilo funciona

      • JL says:

        Temos viajante do futuro, só pode.

  5. Zeca says:

    Já anda aqui o chato do vendedor de eletrodomésticos…

    • JL says:

      Ena, o conspiracionista já mudou outra vez de nick ?

      Temos então o chato vendedor de fogões. Ahaha

      • Ever says:

        Fosga-se és tão inteligente que ainda não conseguiste assimilar que não dominas nada do que é debatido, andas sempre de tópico em topico como se fosses dono da razão, pois não és, e vais perceber isso da pior maneira, espera que e vais ver que a ilusão em que vives é bem diferente da realidade.

        Se gostas de ser o bobo da corte só porque sim, já ninguem te liga…

        • JL says:

          Dono da razão ? Onde?

          Só usei o nome correto para o que o homem está a fazer.

          Não posso andar de topico em topico ?

          Ilusão ? Então eu não sou dono da razão e você é ? Consultou a Maya também?

          O bobo aqui é você, a tentar calar os outros com perseguições, mudando de nick e etc.

      • Mr. Y says:

        Cuidado @JL
        Estás a irritar muita gente!

  6. Zeca says:

    O JL é o Gonçalo Pereira, representante da marcar Vectrix que entretanto faliu… (Basta Googlar). Como agora tem mais tempo, vem para aqui mandar uns bitaites, muitos deles falsos.

    • JL says:

      Curioso porque esse nick é usado, procure lá na secção de informática a ver se não anda por lá.

      Afinal não sou diferente de você, muda de nick todos os dias para vir mandar uns bitaides.

      Acha mesmo que isso cala alguém ?

    • JL says:

      Já agora, a vectrix faliu em 2012, o representante era a MASAC.

      Se são falsos tem boa solução, é confrontar-me com evidências verdadeiras.

  7. Mendes says:

    Este tipo do JL, enfim… é cada cromo

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