Mais de 1/5 dos carros vendidos na UE em agosto foram veículos elétricos
Os carros elétricos são um dos temas que mais tem marcado a atualidade das notícias do mundo tecnológico. E para além de todos os dias serem divulgadas novidades sobre este setor, a sua presença nas estradas é cada vez mais frequente. Como tal, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, mais de um quinto dos carros vendidos na UE no mês de agosto foram veículos elétricos completos.
Mais de 1/5 dos carros vendidos na UE em agosto foram elétricos
De acordo com as mais recentes informações, os últimos dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), um pouco mais de um quinto dos carros vendidos na União Europeia no passado mês de agosto era totalmente elétrico. Ou seja cerca de 1 em 5 carros vendidos nessa altura era um veículo elétrico completo, até porque, segundo a associação, as vendas de modelos com emissão zero mais que duplicaram.
Em termos concretos, os dados mostram que os modelos totalmente elétricos representaram 21% das vendas em agosto na UE, sendo que esta é a primeira vez que representaram mais do que um quinto de todas as vendas. Para além disso, é referido ainda que nos primeiros oito meses de 2023, foram vendidos cerca de 1 milhão de carros completamente elétricos na União Europeia.
Assim, o mês de agosto tornou-se no décimo terceiro mês consecutivo em que as vendas de elétricos aumentaram na UE. E este panorama acontece numa altura em que a indústria automóvel ainda recupera dos problemas na rede de abastecimento causados na altura da pandemia.
Segundo as informações, as vendas de carros totalmente elétricos mais que duplicaram desde o mês de agosto de 2022, para um total atual de 165.165 unidades.
Por outro lado, é referido que os modelos de combustão interna representaram menos de 50% das vendas de carros em agosto, enquanto que os híbridos plug-in (com motor e bateria recarregável) foram responsáveis por 7,4% das vendas. Já os híbridos completos (com bateria maior carregada pelo motor e não por tomada) garantiram 23,9% das vendas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Carros, carros elétricos, elétricos, União Europeia
1/5 continua a ser residual! E assim continuará!
1/5 não é residual lol e “assim continuará” é mentires a ti mesmo.
O ano passado era 1 em cada 10 vendidos, a continuar neste ritmo é 1 em cada 3…
Convém não embandeirar em arco, o acumulado do ano é de apenas 13.9%.
Lembrar que daqui a pouco estamos em 2024 e que 86.1% dos carros novos vendidos na UE continuam a ter algum tipo de motor a combustão. Isto é uma derrota gigantesca para tanto investimento, subsídios e isenções.
Lembrar tb a questão dos usados. Por ex. em 2022, só por si, PT importou 100.000 usados a Diesel, (imagino que nos mercados de leste o fenómeno seja semelhante). Isto reduz à insignificância os 20230 BEV’s vendidos nesse ano em PT e esmaga qq pretensão de fazer crer que Portugal está no bom caminho ambiental.
A nível global, os usados menos capazes são exportados em grandes quantidades para sobretudo África onde não há leis antipoluição e onde lhes retiram os mecanismos de redução de emissões. O planeta sofre bastante mais com estes carros fora do espaço europeu do que dentro.
E quantos importou eléctricos ?
Derrota ? Não estou a ver porquê, os a diesel levaram mais tempo a alcançar esses números.
Estima-se que em 2022 tenham sido importados 10.795 BEV usados.
Principais países de origem: Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
Estima-se? Então mas tem tanta certeza dos outros e destes não ?
Há aí gato.
Não há gato nenhum.
O nr. não lhe agrada? Até acho um nr. simpático para um departamento que que tem muita dificuldade em encontrar comprador para os usados.
Pois, mas os seus achismos têm sempre gato pelo meio.
O numero duplicou em menos de 2 anos ahah, dá lhe mais 2 aninhos e tu vais ver onde isto vai estar pelo andar da carruagem a UE cumpre a meta de 2030 bem antes do previsto o aumento tem sido claramente exponencial até ao fim do ano é muito provável que o valor chega aos 15% e isto são só 100% elétricos nem estamos a contar com hibridos e hibridos plug-in
Na tua ideia antecipam, mas na realidade alrgam.
https://www.publico.pt/2023/09/20/azul/noticia/primeiroministro-britanico-vai-anunciar-passo-atras-reducao-emissoes-co2-2063994
Quando for proibido vender carros com motor de combustão será 10 em 10 (100%), disso não haverá dúvidas. Mas atenção que para já compra quem pode dar no mínimo 40k€/carro, mas quando chegar a altura dos que só podem dar 20k€/25k€ não sei como será. A percentagem será 100% para os eléctricos novos, naturalmente, agora se o volume de vendas será o mesmo é que já não sei…
@Yamahia ele só igualou a meta de 2035:
” (de 2030 para 2035). Garante, no entanto, que os compromissos internacionais e o objectivo de o Reino Unido alcançar a neutralidade carbónica até 2050 continuam válidos.”
@Pois, Pois
Não necessariamente, hoje já tens eléctricos a 20k ou até menos. São citadinos? Sim, mas já há oferta.
Quando chegarmos a 2030-2035, os preços não deverão ser os mesmos.
Talvez, mas terá que haver uma evolução substancial no que os eléctricos de 25k€ oferecem, já que me parece que o que muitas das pessoas que só podem despender dessa verba para um carro, não ficarão convencidas com a autonomia e equipamento/conforto que esses carros actualmente oferecem.
Com certeza. É esperar para ver…
“hoje já tens eléctricos a a 20k ou até menos”
Carros ou quadriciculos?
@Yamahia
Até nos comentários que são aqui colocados tiras as coisas fora de contexto?
Vê lá o que eu coloquei a seguir a: “hoje já tens eléctricos a a 20k ou até menos”
Então o que são? Citadinos e não quadriciclos?
Citadinos não conheço nenhum por esses valores.
Um exemplo sff
Duplicou em menos de 2 anos. A continuar assim…
Sim, está-se mesmo a ver que com a gasolina a mais de 2 euricos o litro a corrida aos carros a petróleo está ao rubro.
Eheh Rumo aos 4€. Há q continuar a pagar as subvenções ao sector elektro e para o ano garantir o dobro dos 3.3mil milhões oferecidos este ano looolooolool
Este e no ano passado, portanto hidrogénios e efuelios não têm qualquer hipótese. Lol
Realmente já vi isso com mais pernas para andar. lool.
Em poucos meses o RU acabou de alargar em 5 anos o prazo para a proibição de venda de carros novos a combustão, looloooloooloololl
https://www.publico.pt/2023/09/20/azul/noticia/primeiroministro-britanico-vai-anunciar-passo-atras-reducao-emissoes-co2-2063994
Só eles é que perdem, mais pagam para fora.
Esses já não contam, já caíram fora.
Ru não faz parte da UE nem entra para as contas deste artigo.
Eles com o Brexit têm muita coisa a resolver e estavam a contar com todo o investimento de EV e que está a saltar fora.
Mas mesmo assim 5 anos não é assim um atraso grande.
A vantagem é poderem comprar um carro em 2034 e assim dura até ao final dos dias
Meus caros, isto vai ser assim até à NUNCA implantação da proibição. Qd se aproximar a hora da verdade, voltam a adiar.
A UE já o tinha feito, agora o RU e em 2028 a história ir-se-á repetir. Ciclo a ciclo vão mamando uns papalvos pelo caminho.
Eles não precisam de proibir; só precisam de o incentivar a deixar, que é bem diferente.
Looooool
A proibição ou não é uma falacia em 2030 já nenhuma marca vai vender carros a combustão nem ninguem vai compra-los
@Gonçalo, até as 23.59.59H de 31-12-2034, há pelo menos 1 potencial comprador, looolooolool
Ui, as marcas até vivem de potenciais compradores.
Esteja descansado que vai haver muito por onde escolher.
Escolher talvez, quem compre duvido.
Ninguém está preparando para isso em termos de potência de rede de carga… Será uma questão de tempo até os governos começarem através do software dos carros a obrigar a cumprir regras de carga e movimentos dessas viaturas escravizando e controlando aí também o que fazemos com os carros…. Ouçam isto agora que quando chegar á altura dói menos…
Não temos ? Então prove lá que não temos ?
Através dos software dos carros ? Como fazem isso ?
Então foi ao futuro e voltou ? Em quê? Num delorean ?
Vai descobrir… Daqui a um aninho… Não fui ao futuro… sou o futuro…
Ah bem me parecia, é tipo a Maya então. Loooool
Mesmo que esse cenário fosse real, o governo não consegue impedir a pirataria de músicas e vai conseguir impedir de carregar o meu carro… boa sorte com isso!
Mais: Se o governo quisesse monitorizar as viaturas elétricas estava tramado, porque o meu carro só tem uma que é a de marcha atrás e mesmo assim imagina um sistema de transito que podia ser derrotado se alguém lhe colocasse uma fita-cola por cima.
Hahahaha
Boa sorte com isso.
Mas já disses te isso há 1 ano atras ahah
A Maya nao lhe deve ter passado a previsão com tempo definido. Lol
No entanto o consumo de electricidade na Europa tem vindo a diminuir. Batendo o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Isto com o aumento de veículos eléctricos
O problema não estará no consumo, mas na potência requerida à rede. Com o aumento da autonomia (baterias de maior capacidade) os utilizadores vão precisar de mais potência, sob pena da noite não chegar para carregar o que precisam/pretendem
podes consultar:
https://www.portal-energia.com/alemanha-beira-limitar-carregamentos-veiculos-eletricos/
Ah ok, bem parecia que não tinham limitado nada.
Ele disse que considera que haverá limitações no futuro, não neste momento…
Onde diz que vai haver limitações ?
A tua vontade de colocar mais um post faz com que leias demasiado na diagonal, ou tens mesmo dificuldades de interpretação de uma frase ou texto?
Você disse que ia haver limitações, eu pergunto onde a sua fonte diz que vai haver ?
Está confirmado, é mesmo dificuldade de interpretação…
(fico-me por aqui, afinal nem advogado de defesa do @Fulcrum sou)
Está aqui o que disse:
“ Com o aumento da autonomia (baterias de maior capacidade) os utilizadores vão precisar de mais potência, sob pena da noite não chegar para carregar o que precisam/pretendem”
É uma medida temporária e que não se aplica a todos os locais. E excluí carregadores públicos.
Certas residência possuem instalações eléctricas com várias dezenas de anos, é normal que possua limites de potência.
Certas casa nem aquecimento em condições suportam.
Quando a Internet apareceu também tiveram que substituir os cabos para aumentar a velocidade. E não foi por isso que foi um fiasco.
Talvez não te lembres do ADSL, ou tenhas tido a sorte de estares numa zona boa, mas garanto-te que em muitos locais a Internet foi durante muito tempo um fiasco (até terem instalação por fibra…)
O meu primeiro PC com Internet tinha um modem de 33.6k.
Só a coisa de 2 anos é que me mudei para uma casa com fibra.
E isso não me impediu de trabalhar na área da informática.
E foi o mesmo para milhões de pessoas e a Internet foi um sucesso ainda existe.
O pessoal é que está à espera de colocar um carregador rápido em casas que nem um aquecedor aguenta.
Na minha rua existem 5 casas com carregadores sendo a maioria de 22KW.
O meu vizinho quer colocar, vai ter que esperar 3 meses porque querem reforçar o fornecimento na área. Depois desse reforço todas as casas da zona vão poder ter carregadores de 22kw.
Assisti exactamente ao mesmo processo com a Internet.
Mas de certeza que com a Internet não foi em 3 meses, nem em todos os locais (ainda hoje há quem tenha que recorrer a “net móvel” porque a “fixa” não é opção viável)…
Podem colocar todas as casas da rua a poder receber 22kw para os carregadores. E quando for toda a freguesia e depois para toda a cidade, será que as linhas de média ou alta são assim facilmente substituídas (em 3 meses) ?
Estou convencido que o eléctrico será o que teremos no futuro, mas ainda bem que a coisa vai ser gradual… como a Internet (começou só para alguns e sem serviço de TV), caso contrário a infra-estrutura eléctrica não iria aguentar (dará sempre para carregar com a banal tomada de casa de 16A) e é muito fácil/simples converter a instalação de uma moradia/prédio do que as linhas de distribuição.
Nisto ainda deverá entrar a questão da simultaneidade, é que no cenário de toda a gente com VE’s à noite o coeficiente de simultaneidade tende para 1 (todos a carregar)…
Sem qualquer alteração da rede, a mesma suportar 100 milhões de veículos, isso já foi divulgado por entidades que estudaram o caso.
Sobre a energia, se todos os carros amanhã fossem eléctricos, consumo aumentada em 15% em relação ao atual. Pode dizer que é muito, e é, mas de 2009 a 2016, o aumento de produção em Portugal foi de 21%.
Ora como apenas se estima que apenas 50% da frota seja elétrica em 2050, presumo que temos muito tempo, mas o melhor é começar a trabalhar o quanto antes, e aproveitar o dinheiro que não sai para os árabes (que já não sabem o que fazer com ele) para isso mesmo.
É sempre giro ver as pessoas a falar disto, e depois defendem soluções que necessitam de redes ainda maiores e de muito mais produção de energia.
Então qual as soluções alternativas ?
@Toni da Adega, tens que dizer ao teu vizinho que fale com a E-Redes a avisar que a rede dá para 100 milhões de veículos sem precisar de ser reforçada e assim não precisa de esperar esses três meses
@JL, vê-se que lês muitos artigos sobre esta temática, pelo que quando souberes a diferença entre potência e consumo “apita”, até lá não perco tempo…
Vê-se ? então mostre lá um.
Devo saber o que é, já que também sou técnico de eletrónica.
“@Toni da Adega, tens que dizer ao teu vizinho que fale com a E-Redes a avisar que a rede dá para 100 milhões de veículos sem precisar de ser reforçada e assim não precisa de esperar esses três meses
”
A rede europeia, e não local.
@Toni, foi devido ao inverno ameno.
Há dias de sorte.
Cuidado que anda aí sempre o mesmo
Cuidado, anda aí o conspirador. Aahahahaha
Fulcrum volta s escola primária aprender a ler
Quando estiver em casa e não tiver eletricidade lembra-te de mim….
Mas entao, nao tens eletricidade em casa mas vais ter combustivel nas bombas?
Opa com tanta conspiracao e melhor comprares uma bicicleta e e so dar ao pedal e ai ninguem te para e aproveitas para fazer exercicio fisico.
“Mas entao, nao tens eletricidade em casa mas vais ter combustivel nas bombas?”
O q é q tem uma coisa a ver com a outra?
Até parece que os combustíveis rodoviários dependem da electricidade.lool
Essencialmente, senão mais caros ficam. Quando custava o litro num posto se esse mesmo fosse abastecido por um gerador ?
Ah, sabendo que estes últimos são os que menos margem tem em toda a cadeia.
1º uma bomba precisa de eletricidade para funcionar
2º Vai ver quantos kw de eletricidade se usam para refinar o petroleo ahah
@Gonçalo, a bomba não precisa de electricidade para funcionar.
Para refinar petróleo não é precisa de electrões da rede. A electricidade é obtida com recurso à queima dos desperdícios da operação de refino.
@JL, um valor residual, certamente mais barato que electrões sem ajudas.
Queima de quê? Só se for de unicórnios que não emitem co2, já que você diz sempre que os veículos a combustão só emissões do escape.
isso não é verdade.
A central faz sim cooperação com o valor que sai das torres de destilação, mas como não sabe não chega, e para a meter a trabalhar primeiro aquece as torres, isso era antigamente, já não se queimam resíduos para aquecer o crude.
É melhor ires ver como é que funcionam as bombas nas estações de combustível devem ser a agua só pode.
E na refiaria igual primeiro eu acho que isso era antigamente agora já não se faz assim mas mesmo antigamente não dava para tudo agora uma refinaria não está ligada à rede ahahhahah vai lá cortar o fio e vais ver se aquilo funciona
Temos viajante do futuro, só pode.
Já anda aqui o chato do vendedor de eletrodomésticos…
Ena, o conspiracionista já mudou outra vez de nick ?
Temos então o chato vendedor de fogões. Ahaha
Fosga-se és tão inteligente que ainda não conseguiste assimilar que não dominas nada do que é debatido, andas sempre de tópico em topico como se fosses dono da razão, pois não és, e vais perceber isso da pior maneira, espera que e vais ver que a ilusão em que vives é bem diferente da realidade.
Se gostas de ser o bobo da corte só porque sim, já ninguem te liga…
Dono da razão ? Onde?
Só usei o nome correto para o que o homem está a fazer.
Não posso andar de topico em topico ?
Ilusão ? Então eu não sou dono da razão e você é ? Consultou a Maya também?
O bobo aqui é você, a tentar calar os outros com perseguições, mudando de nick e etc.
Cuidado @JL
Estás a irritar muita gente!
É sinal que algo os incomoda. Loool
A verdade incomoda sempre muita gente.
O JL é o Gonçalo Pereira, representante da marcar Vectrix que entretanto faliu… (Basta Googlar). Como agora tem mais tempo, vem para aqui mandar uns bitaites, muitos deles falsos.
Curioso porque esse nick é usado, procure lá na secção de informática a ver se não anda por lá.
Afinal não sou diferente de você, muda de nick todos os dias para vir mandar uns bitaides.
Acha mesmo que isso cala alguém ?
Já agora, a vectrix faliu em 2012, o representante era a MASAC.
Se são falsos tem boa solução, é confrontar-me com evidências verdadeiras.
Este tipo do JL, enfim… é cada cromo
Se não gosta dele, não lhe ligue, passe ao lado, meta na borda do prato. Invejoso.