Maioria disse que a UE devia aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses
A União Europeia (UE) já tomou uma decisão, sobre a qual escrevemos aqui. Contudo, na altura da última questão semanal, procurámos perceber se os leitores concordavam, ou não, com as ainda potenciais taxas a serem implementadas pelo bloco sobre os carros elétricos oriundos da China. A maioria disse que sim, que concordava com a implementação. Conheça, agora, todos os resultados.
A Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA?
Finalizada a última questão semanal, segue, agora, a divulgação de todos os resultados através da análise das 1329 respostas obtidas.
De acordo com os resultados, ainda que de forma pouco expressiva, a maioria dos leitores que participou na última questão semanal (52%) concorda com o aumento das taxas sobre os carros elétricos chineses pela UE. Não muito longe dos 691 votos a favor, estão os 638 leitores (48%) que discordaram das, na altura da questão, potenciais taxas.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue o gráfico com os resultados desta questão.
Para compreender os resultados, pode ver as opiniões deixadas na secção de comentários do artigo onde foi colocada a questão.
A Comissão Europeia já alertou as fabricantes de automóveis chinesas sobre as taxas adicionais que decidiu implementar. Estas vão somar-se à taxa existente de 10% sobre os seus carros elétricos, e vão variar, dependendo da fabricante. Por exemplo, os veículos da BYD e da Geely responderão a taxas entre 17,4% e 20%, mas a SAIC enfrentará 38%.
As taxas para outras fabricantes de automóveis vão variar, também, dependendo da cooperação na investigação em curso da UE.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Smartphones com IA: confia na proteção e privacidade dos seus dados pessoais?
Loading ...
Smartphones com IA: confia na proteção e privacidade dos seus dados pessoais?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
É normal.. É graças às maiorias que a Europa está na lama. A clara falta de inteligência e noção da realidade é notória.
Faz as malas e adeus. Se falas mal não faz sentido viveres contrariado na europa, ca so faz falta quem quer estar
Não temos culpa de estar na Europa…. É como os Russos que vão para os olímpicos serem obrigados a ir de branco sem bandeira… A Europa está acabada, é um facto. Que continuem a imprimir dinheiro que não teem que você vai desejar também sair daqui…
E ir para onde? Olhe que conheço meio mundo e continuo a dizer que vivemos num país maravilhoso, difícil de encontrar melhor.
As únicas alternativas agradáveis que conheço para viver e trabalhar, atendendo a tudo incluindo clima, além da europa, sul, seria Austrália e Hawai .
O Vasco nem pia, ficou logo caladinho e envergonhado. Muito bem Mario!
qi – 70
Porque andas aqui a postar o teu qi? Ha escolas para gente com dificuldades, tens e de te inscrever mas nao aqui!
qi – 80
Tudo o que é produzido na china é de fraca qualidade.
Isso era há 20 anos atrás. Hoje não é assim. Eles fazem fraco, mas também conseguem produzir do melhor que há no planeta nos mais variados segmentos. Aliás, muita da tecnologia fomos nós europeus que a foi lá levar para eles verem como se faz.
Do melhor que ha tambem nao. Calma. Diga um produto que a china produza melhor que o ocidente, nem avioes!
Olha que no que toca a vestuário, muitas marcas de gabarito fabricam lá. E se vires bem, a qualidade é de topo. Carros, os tipos fazem do melhor que temos no mercado, até conseguem ombrear com as tecnologias mais modernas em termos de robótica. E estás a falar em aviões? Olha quem conseguiu, a par com a NASA, aterrar em Marte 😉 o que é um avião ao pé de uma nave? E quem conseguiu, sozinha, fazer uma estação espacial? E quem já, por várias vezes, alunou sondas na Lua?
Portanto, nunca deixes de creditar os melhores préstimos aos chineses. Desde a ciência, ao consumo, eles são atualmente a fábrica do planeta.
PS: ao nível dos aviões, o mundo atualmente está dividido em duas grandes empresas, AIRBUS e BOEING. Isto ao nível dos aviões comerciais. Depois aparecem a Embraer, Bombardier, etc… os chineses têm a Comac, uma empresa que está já a tentar entrar no mercado mundial. Claro, está debaixo de sanções por parte dos EUA porque, dizem os americanos, a empresa é controlada pelo Exército de Libertação Popular, o braço armado do Partido comunista Chinês. Contudo, a empresa dentro do mercado chinês já é bastante preponderante, e está a criar mais mercados à volta de casa. Olha aqui: https://bit.ly/3VrQKX9
Teslas 😛
Baterias de carros, as 2 maiores e melhores fabricas de baterias são chinesas, e pelo andar da carruagem, ninguém as apanha
Vitor vestuario chines de qualidade? Que grande gargalhada. Alem disso fabricar e produzir sao coisas bem diferentes mas não, roupa de qualidade claramente não é made in china
E o que é que você sabe da China para dizer semelhante coisa? Quando 1/3 de tudo o que é tecnologia é produzido lá (pelo menos, a percentagem está sempre a subir). A começar pelo telemóvel com que está a enviar msg
é isso mesmo a maioria nao percebe que o aumento vai cair sobre o consumidor final e mesmo que digam que nao consomem produtos chineses nao vao ter fuga porque é muito simples nao existe um unico construtor europeu que nao dependa de componentes ou maquinas de fabrico chineses e quando a china fizer o mesmo!! tudo mas tudo vai ficar mais caro.
Vai ficar mais caro se comprar o produto chino.
Só a Tesla de Berlim este ano já parou a produção por 4x num total de 5 semanas. Isso é o equivalente a 20000 carros q a marca importou da China e a UE não produziu. Sendo certo q a fabrica tina capacidades para mais +60 mil carros nesse periodo e só nao o faz pq vem sendo disfarçadamente abrandada desde 2023.
Se não houver mão pesada sobre estas habilidades ,não tardará muito q a fábrica de Berlim passe à história.
Ora bem, as massas reclamavam que não existiam carros elétricos acessíveis ao comum dos mortais. Agora que finalmente alguem (os chineses) lançaram carros bons e acessíveis as maiorias querem taxar de forma a voltar a encarecer os carros e tentar voltar a dar o monopólio à tesla. Tem sentido. Estamos perdidos.
Sinto que esta medida apressada tem influência do outro lado do Oceano Atlântico. Foi logo após a aplicação de 100% de taxas alfandegárias aos veículos elétricos chineses. A taxa aplicada pela UE entra em vigor no dia 4 de julho de 2024, que é dia nacional dos Americanos. É uma coincidência intrigante. Isto só mostra que a UE está mostrar trabalho e lealdade (por submissão) aos Americanos.
US já têm impostos elevados sobre bens vindos há China desde a administração Trump, em tech por exemplo pode chegar aos 28%. Mesmo assim a China arranja forma de dar a volta através de repackaging noutros países
Se são bons ou não… O tempo o dirá…
O povinho gosta de ver as grandes empresas a serem taxadas mas ao fim quem paga as taxas é o povinho.
Um pequeno exemplo disso é a Apple a levar com multas da UE e ao comprar um iPad dos novos o único sítio onde não trás carregador é na Europa, no fim da história quem se fod… é o povinho que se quiser um carregador tem que comprar á parte.
Queixo me da exploração que é da Galp e outras de se estarem agora a aproveitar do monopólio criado pela Mobi.E para comprarem electricidade a 2 a 4c e venderem a 60c .
Presumo que nos combustíveis eles teem um lucro bruto de 30c/l , na electricidade querem ter um lucro de 1€/l
O combustível a o aproveitamento é maior dado que é vendido na Venezuela a 0.033€
Quantos carregadores precisas ter? Eu dou-te meia dúzia, infelizmente ainda existem alguns fabricantes que os enviam
Mas quem será essa maioria que quer acabar com a concorrência entre fornecedores? É que sem concorrência vamos continuar a ter electricos a + de 60M€ (lembram-se dá corrida á produção de electricos pelos fabricantes europeus? No início era só vantagens, a Tesla baixou o preço, começaram os defeitos, agora as vendas estão a cair fortemente, o valor dos usados vai ser um desastre, é só desvantagens).
A manipulação do mercado é evidente.
Agora que vinham os carros a forçar a descida dos preços, naaa, taxinhas em cima. E faturar o kw das cargas com 1,000% para quebrar com todos os impulsos de comprar eléctrico
Calma @Antonio, ainda pode andar a kWh’s a preço de bem de 1ª necessidade, se carregar em casa, não paga ISV, não paga IVA s/ISV, nao paga IUC, a maioria não pagou os 23% s/o valor do carro. Mas afinal do que se queixa?
Idêntico à maioria dos diesel que andam por ai ?, que afinal só pagaram pouco ISV e pouco IUC e nenhum iva.
Pouco ISV? Chama pouco metade do valor do carro ser ISV?. Fará se fosse muito… loolool
Mas não é metade, nem perto disso, eu não falei dos a gasolina.
4.0TDI ISV = 43 050,00. Chegava quase para 2 Teslas depois dos descontos.
E quanto um 4.0 a gasolina ?
Vá ver. Vc é q insinuou que o diesel pagava pouco ISV.
Há uns anos pagavam pouco, e agora ainda pagam menos que os a gasolina.
Um 4.0 gasolina são 55 mil euros.
Se pagarem é por causa da taxa do carbono. A gasolina emite mais carbono q o gasóleo sabia? Não tem nada a ver com descontos premeditados as gasóleo.
Depende, na mesma cilindrada emite mais, mas se for em potencia semelhante já não.
Os a gasóleo sempre pagaram menos, e eu tudo, até no combustível que é mais caro, quem paga a diferença é quem anda a gasolina, por isso é que o parque automóvel é maioritariamente a gasóleo.
Agora só falta os Elektros começarem a pagar, que é para ficarmos todos contentes.
Mas eles já pagam, como não têm emissões, o imposto dá menos de 10 euros, logo não existe cobrança.
Vives noutro mundo.
Ya, vivo no mundo real, ao que parece o secalharya vive na fantasia.
Paguem e calem se.
O admirável mundo novo
Mai nada, finalmente um comentario decente aqui e nao de totos linux que nunca saem de casa
Depois não se queixe:
“A Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA), apoiada por empresas como a BMW, a Mercedes-Benz e a Volkswagen, já deixou clara a sua oposição a tarifas adicionais, argumentando que estas não serão “adequadas para reforçar a competitividade da indústria automóvel europeia” e poderão desencadear um “grande conflito comercial”.”
https://pt.euronews.com/my-europe/2024/06/12/ue-vai-agravar-impostos-aos-automoveis-eletricos-chineses-para-tentar-colmatar-a-concorren
Evidente o deboche com as mudanças climaticas. O problema esta la, precisa tornar os meios acessíveis para todos, mas se os meios mais baratos vierem de fora da Europa , ai o problema climatico magicamente deixa de existir e precisa proteger a indústria que não consegue baixar os preços …
O único problema que vejo é que durante décadas os grandes fabricantes entre si iam manipulando e concertanto preços entre si, o restante era taxas referentes a cada país, no entanto, com isto do automóvel elétrico a história mudou de rumo, pois a receita é outra e queriam manter o padrão alto só que já viram que não estão a conseguir espremer mais da teta e as vendas estão pelas ruas da amargura tem de baixar preços para que as massas possam comprar, o que não contavam é que neste no que toca a carros elétricos qualquer grande empresa tecnológica pode criar e produzir cá para fora como qualquer outro equipamento eletrônico, eis a china em larga escala veio meter isto tudo a mexer…
Não é a taxar fortemente a concorrência que as coisas vão mudar, só estão a tornar o problema ainda maior, a malta não vai comprar a esses preços, ainda para mais o mercado comparado com os de combustão ainda é pequeno o que eles estão a fazer é meter isto num impasse grande, a malta que anda a pensar trocar dificilmente troca a curto prazo e os que tem de trocar vão continuar nos carros a combustão por serem mais acessíveis.
Não afeta ninguém com dois palmos de testa. Elétricos são mais poluidores que híbridos/CI.
Então mostre lá provas disso senhor ambientalista ?
Tem juizo e estuda
Tem tu! Comigo todos os eletricos vao de carrinho, vao adorar as minhas pedras!
Então porquê?
Acho que este queimou a massa cinzenta 🙁 Virou QI de 50