Hyundai IONIQ 5: O Carro Mundial do Ano é uma ode à inovação elétrica
O conceito de carro moderno passa atualmente por ser um elétrico. No entanto, há caraterísticas que não deixaram de ser importantes. Segurança, conforto, economia, usabilidade e, acima de tudo, longevidade. De uma forma simples podemos reunir todos estes termos com o Hyundai IONIQ 5. Este veículo foi considerado o Carro Mundial de 2022 e o 100% elétrico do ano. Para juntar a este título o seu aspeto conquistou o World Car Design of the Year.
Com todos os atributos, o nosso ensaio focou-se nas características que não perderam a sua importância. Será este elétrico assim tão bom?
100% elétrico "Quase perfeito"...
Depois de muitos quilómetros percorridos durante 8 dias, a nossa opinião é que estamos perante um carro "quase" perfeito. Com o foco no que referimos na introdução, encaramos o Hyundai IONIQ 5 como um veículo que poderá revolucionar o setor automóvel. Mãos no volante, pé no acelerador e... vamos lá!
O Hyundai IONIQ 5 é o primeiro modelo de uma submarca desenvolvida pela Hyundai para destacar os seus modelos elétricos. Além de espelhar a beleza da inovação elétrica e ser o primeiro modelo com a nova E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica), esta nova aposta da fabricante sul-coreana “redefine a maneira como as pessoas veem os carros elétricos”.
Apesar do seu aspeto de SUV, este é um crossover distinto e icónico. Os seus trunfos estão bem vincados: espaço, tecnologia e segurança.
Hyundai IONIQ 5: O carro elétrico do momento
Chegou para “revolucionar o setor automóvel” e para captar as atenções daqueles que por ele passarem na estrada. Este crossover urbano 100% elétrico possui um design elegante e futurista, sendo este último inspirado no Concept 45, com “linhas limpas e estruturas minimalistas”. A par disto, garante uma impressionante gama de tecnologia inteligente.
O IONIQ 5 da Hyundai é um modelo de tração traseira que se comporta muito bem, principalmente pelo seu centro de gravidade baixo. Toda a sua estrutura – 4,6 metros de comprimento, 1,9 metros de largura, 1,6 metros de altura e uma distância entre eixos de três metros - garante um alinhamento premium: desde os faróis dianteiros e traseiros LED em forma de píxeis e os puxadores retrateis, até ao capot em forma de concha, os guarda-lamas estilizados com acabamento em cinzento mate, e as jantes de liga leve de 19".
A par do seu aspeto futurista, a Hyundai garantiu elementos retro, incluindo semelhanças com o Hyundai Pony.
Espaço, mais espaço... muito espaço
Se o exterior já garante um aspeto de excelência, o interior segue o mesmo raciocínio e alinha-o com o conforto e a habitabilidade. O Hyundai IONIQ 5 possui dois ecrãs de 12,3 polegadas, integração com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, e um friso com comandos independentes para a climatização do elétrico.
Além disso, integra um head-up display de realidade aumentada que disponibiliza toda a informação relevante na linha de visão do condutor.
Com o objetivo de facilitar a vida do condutor, o IONIQ 5 possui a tecnologia Bluelink da Hyundai, que permite a definição de rotas e perfis de utilizador, além do carregamento à distância e a navegação até ao destino.
Os três metros que separaram os eixos garantem a habitabilidade normalmente encontrada em veículos maiores. Contudo, os designers da Hyundai conseguiram trazê-la para o IONIQ 5, através do Living Space Interior, garantindo um espaço bastante amplo.
Isto é, os passageiros conseguem entrar e sair do veículo facilmente, e a bagageira, com 527 litros de capacidade, vê-se aumentada para 1.587 litros quando rebatidos os bancos traseiros.
O Hyundai IONIQ 5 possui uma bagageira dianteira, no capot, com capacidade para até 57 litros. Além disso, dispõe de uma câmara de estacionamento traseiro, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, e ainda vários sistemas de ajuda à condução.
Sistemas de assistência ao condutor:
- Assistência à Condução em Autoestrada (HDA 2) com assistência de mudança de faixa de rodagem
- Cruise Control Inteligente (SCC)
- Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA)
- Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA)
- Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA)
- Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA)
- Alerta de Fadiga do Condutor (DAW)
- Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com deteção de veículos, peões e ciclistas
- Junction Turning
- Lane-Change Oncoming
- Lane-Change Side com Sistema de Direção Evasivo
- Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros (ROA)
- Sistema de Ajuda ao Arranque em Subida (HAC)
- Sete Airbags, incluindo airbag do lado central do condutor
- eCall
O IONIQ 5 vem equipado, conforme descrevem as características com Assistência à Condução em Autoestrada (HDA 2) e com assistência de mudança de faixa de rodagem. Esta tecnologia coloca o 100% elétrico da Hyundai no patamar dos veículos com condução autónoma nível 2.
Conforme podemos ver nas imagens a seguir, o carro lê as linhas da estrada, identifica os veículos à sua volta, mantém a velocidade fixada e leva o carro sem a intervenção permanente do condutor. Apesar disso, o sistema não permite que o condutor retire as mãos do volante, havendo alertas sempre que for detetada a ausência do controlo humano no volante.
Um dos pormenores que marcam pela diferença são as várias portas de carregamento, aliás, até temos na parte de trás do habitáculo uma ficha CA entre os bancos dianteiros, os passageiros encontram quatro portas USB, um porta copos e a possibilidade de carregamento sem fios para smartphones.
Mais do que isso, por baixo dos bancos traseiros encontra-se uma tomada 220v e é graças a esta que o elétrico fornece energia 220v até 3,6 kWh – seja isso para ligar um aparelho, para fornecer energia a uma casa, ou para carregar outro veículo elétrico.
Além de tudo isto, o vidro frontal garante uma boa luminosidade do habitáculo, a par do opcional teto panorâmico em vidro.
Sabia que...
O Hyundai IONIQ 5 funciona quase como uma powerbank.
A Integrated Charging Control Unit (ICCU) desenvolvida da Plataforma E-GMP permite a função V2L (Vehicle To Load), que pode descarregar energia do veículo sem componentes adicionais. Dessa forma, além de os BEV baseados na E-GMP poderem operar outros equipamentos elétricos, o IONIQ 5 pode carregar outros BEV.
Esta plataforma garante ao Hyundai IONIQ 5 uma capacidade de carregamento mais elevada, bem como uma maior autonomia.
Bateria e autonomia do IONIQ 5 da Hyundai
Este é um ponto muito importante e é igualmente onde a Hyundai se destaca. Segundo a informação da marca, o IONIQ 5 tem uma autonomia que em cidade pode chegar até aos 686 quilómetros. De facto, neste tipo de trajetos o carro tem um excelente consumo. Na nossa experiência, contudo, conseguimos em ambiente urbano cerca de 450 quilómetros e em autoestrada cerca de 400 quilómetros.
Não praticámos uma condução assim tão poupada, não rodamos a baixas velocidades. Digamos que fizemos uma condução dinâmica como qualquer pessoa fará no seu dia a dia quer dentro das cidades, quer mesmo numa autoestrada. Conduzir sem estorvar.
Por falar em autonomia, importa referir que este 100% elétrico está equipado com uma única bateria de 72,6 kWh. A Hyundai garante uma capacidade de carregamento impressionante: 800V. Isto permite carregamentos ultrarrápidos até um máximo de 220 kW em corrente contínua. Por exemplo, é possível carregar o IONIQ 5 dos 10 aos 80 % em apenas 18 minutos, ou garantir autonomia para 100km em apenas 5 minutos.
Ou seja, em alguns pontos de carga será possível carregar a totalidade da bateria do IONIQ 5 em pouco mais de 30 minutos. Por sua vez, numa tomada doméstica, de 2,3 kW, o condutor precisará de cerca de 31 horas.
Aqui é onde fará toda a diferença haver uma rede com carregadores rápidos e de boa qualidade. O que ainda não é uma realidade no nosso país. Apesar disso, em geral, o carro tem uma boa performance no que toca aos carregamentos nos PCRs.
Estação DC de 50kW: tempo de carregamento de 1 hora de 10% a 80%. Autonomia adicionada em 5 minutos: 28km.
Preço
Em Portugal existem dois modelos disponíveis, ambos com bateria de 72,6 kWh, havendo só entre eles diferença no equipamento. A versão Premium custa atualmente 49.800€ e a versão Vanguard custa 52.990€. A Hyundai está atualmente com um preço de campanha para estes modelos. Assim, com a campanha de financiamento no modelo Premium o carro passa a custar 46.800€ e o Vanguard 49.990€.
A Hyundai oferece uma garantia de 7 anos por quilómetros ilimitados, que é válida para Portugal. Para outros países, onde o programa de manutenção da fabricante esteja a ser cumprido, a garantia é de 5 anos.
Em resumo...
Em termos de performance o carro tem uma excelente condução e reação. Apesar de ir dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos, o que para um elétrico não é assim rápido, temos de considerar que estamos perante um carro grande, espaçoso, muito bem equipado e que tudo isso tem um peso (1985 kg). Contudo, é esse mesmo peso que projeta nas mãos do condutor um grande sentimento de segurança, o que noutros elétricos não acontece.
Gostámos muito do desempenho, do design, do conforto, da sustentabilidade e isso marca. Ninguém ficará indiferente ao carro quando o conduzir. Gostámos menos do software do infoentretenimento, este poderia estar mais polido, acreditamos que isso acontecerá numa atualização breve. Também notámos que o Android Auto e Car Play, ao contrário de outras versões da marca, necessita de cabo e não está disponível wireless.
No momento atual da oferta dos elétricos, este é sem dúvida um dos primeiros a receber a devida atenção.
Este artigo tem mais de um ano
A verdadeira ode ao carro eléctrico estaria no preço. Essa ainda não chegou cá.
Não? Mas olha que os 46 mil euros, face ao mercado em geral, face ao que este carro oferece, não tenhas dúvidas, é um excelente preço. Claro, há mais baratos, mas os mais caros, alguns deles, oferecem menos que este… mas muito menos.
Agora, não seria melhor este carro custar apenas 20 mil euros (ou menos)? Sim, era isso e o governo dar uma casa na praia a cada pessoa.
46 mil euros é um excelente preço? Em que mundo vive, Vitor? Não é com certeza no Portugal de, pelo menos, 95% do portugueses!
Sim é, pelo o que oferece é bom preço sim. Não estou a falar que é bom preço para quem não precisa, ou não quer ou não tem dinheiro. É um bom preço para quem precisa, quer e tem dinheiro.
Repara, em Portugal há quem trabalhe e ganhe bem 😉 esquece lá isso dos 95%.
Só se forem os CEO da Altice, da NOS, da Vodafone Portugal, da GALP, dos Bancos ou de outra qualquer multinacional. Também temos os ministros e os secretários de estado deles. Isto tudo representa 5%. O resto não ganha nem para comprar um carro novo.
Então, não percebo, o que dizes não é concordante com as vendas de automóveis em Portugal. Repara o número de carros novos que o Hugo Nabais publicou… e sem contas com os que estão no fundo do oceano 😉
Não façam do país o que ele não é. O consumo mostra uma realidade diferente daquela que alguns (muitos) têm do país.
@ Samuel MGor
“Só se forem os CEO da Altice, da NOS, da Vodafone Portugal, da GALP, dos Bancos ou de outra qualquer multinacional.” ou do PPLWare… 🙂
Do Pplware é certinho 😉 os outros é que fica a dúvida. Mas também te digo quando trocar 🙂
Fora disso, para empresas é um excelente investimento, se estiverem preparadas para colocar elétricos na sua frota.
Vitor.
O país é exactamente aquilo que o jota refere.
O restante das pessoas que compram uma destas pandeiretas a pilhas (os que não ganham os balurdios dos CEOs, banqueiros. diretores e afins) fazem-no atrás do “sonho de ver o unicórnio” – impingido pelas campanhas mega agressivas dos “interessados na questão”, individando-se em pedidos de empréstimos para dizerem que têm “the latest model”. São idiotas tão só. E existem tantos assim. Assim o fazem também nos telemóveis. Assim o fazem também nas televisões xpto “topo de gama” (que são a mesma treta das outras – fazendo a mesma treta que as outras – mas com uma marca diferente estampada nos plásticos). etc, etc, etc,etc.
Esquece. Falas mas nunca usufruíste de um elétrico. Depois de usufruíres vais ver que o conceito é mais interessante por vários motivos. Além do próprio carro em si ser mais silencioso, mais rápidos, mais fácil de conduzir, os custos são muito menores e a longo prazo teremos um serviço mais compensador. Agora, faz sentido quem o poder carregar em casa e que não precise todos os dias ou com muita assiduidade de fazer 400 ou 500 quilómetros de “urgência”.
Se é boa solução para todos? Não, mas nunca será, assim como certos hábitos dos humanos foram moldados à oferta automóvel que tivemos no passado, também teremos de moldar os nossos hábitos à oferta dos elétricos. Não tenhas dúvidas. Se pensavas antes em quilómetros por litro, hoje tens de pensar em quilómetros por kw/h. Mas a vida é feita de novos desafios. E servem para a humanidade evoluiu. Não é tudo melhor, mas há muita coisa melhor. Principalmente na questão dos sistemas de auxílio à condução de nível 2 e 3 de condução autónoma que vão dar uma reviravolta nos conceitos tradicionais (e ultrapassados).
@ Vitor
Estou na brincadeira contigo. Ainda bem que também alinhaste. 😉
Também gostaria de optar por um elétrico, mas mais na onda SUV. Mas ainda não é o mom€nto…
Para mim como carro principal ainda não é, espero ser em breve 😉 mas secundário já justifica. Contudo, o melhor está para vir, e para as empresas pode efetivamente ser uma excelente solução. Para os particulares, o problema maior ainda são os carregamentos, quer em disponibilidade, quer em qualidade.
Os eléctricos são úteis para ter como carro secundário (especialmente para quem trabalhar em centros urbanos e tenha uma mobilidade padronizada e relativamente curta). São úteis para determinados ramos empresariais. São úteis para determinados ramos dos transportes e são úteis… nos comandos das TVs.. nas baterias dos carros como acessório, nas baterias dos carros Rádio Control e nas baterias dos telemóveis/laptops, tablets, etc e tal.
Prazer de condução? Esqueçam isso. Quem gosta realmente de conduzir (e falo de carros onde seja necessário CONDUZIR a sério – não é só virar o volante para a direta e para a esquerda e acelerar e travar) sabe o que estou a falar. Calendários de distância. E este prazer de condução consegue-se com outras tecnologias que não as dos ICE puros apenas. La está, não se consegue é com pandeireitas a pilhas.
A questão do custo é uma falsa questão porque se a electrificação se massificar os valores a pagar pelo contribuinte serão os mesmíssimos que actualmente. Só quem acredite em unicórnios pensará o contrário. Auto suficiência na produção de energia eléctrica? Boa sorte com isso.
Full EV é vantajoso na questão ambiental, (ainda que não tanto como a propaganda diz) e também neste quesito existem possiveis alternativas tão ou mais viaveis – é preciso é investir e não olhar só para o lucro fácil.
Diversidade. Aplicabilidade dirigida como lhe chamo. Um caso não são casos. É isto que é necessário ser feito.
Jota existe uma diferença entre “muito dinheiro” e “caro”.
46mil € para grande parte dos Portugueses é, de facto, muito dinheiro.
Mas 46mil € para um carro 100% elétrico com todas as funcionalidades e sistemas de segurança que oferece? Na minha perspetiva, não me parece que seja caro. Facilmente um carro novo, ainda com motor de combustão interna e sem toda esta tecnologia, custa mais de 50 ou 60mil €.
Se der estilo o tuga compra, nem que depois só dá para a latinha de atum ou salchicha.
Não sei se sabem mas Portugal é dos países do mundo que mais extras compram para os carros
Eu sou bastante forreta no que toca a compra de carro, na minha modesta opinião o carro dá duas alegrias quando o compras e quando o vendes, mais vale arranjar uma amante sempre dá mais prazer e fica mais ou menos ao mesmo preço 🙂
Vítor, nunca é um excelente preço, não tenhas dúvidas. Não interessa todas as características que tem, o preço é sempre condicionante, por mais comparações possíveis. Trazer muitas destas tecnologias para a casa dos 20K sim, isso é extraordinário.
Ainda não é possível, mas vai ser dentro de dois anos. Agora, para quem anda todos os dias 200 a 250 quilómetros, estes elétricos com mais autonomia e conforto, são um bom investimento, apesar da energia ter aumentado o seu preço.
Se há alternativas mais baratas? Há, isso há, mas a qualidade das baterias não é a mesma. E é aí onde tem de haver atenção no momento da escolha.
OK, é um excelente preço, mas para excelentes bolsos, que não os do lusitano médio. Para esse já não era fácil quando havia uns C1 ou Panda a pouco mais de 10 mil e uns Puntos e Clios abaixo dos 15 mil. Agora, fora uns Dacias e quase nada, a coisa acabou mesmo.
Temos de ver o que se vende em Portugal. Vais ficar admirado com os muitos milhares de carros acima dos 50 mil euros que todos os anos se vendem por cá.
É preciso referir que os Municípios têem muito dinheiro para investirem numa frota eléctrica, instituições públicas, governo e claro, as empresas têem uma excelente alternativa que é a substituição da frota premium (BMW, Mercedes……. a combustão), por híbridos primeiro e agora por eléctricos!
Porquê?
Simples, uma empresa pode deduzir totalmente o IVA de um carro eléctrico!!!!! Um carro de 50 000€ na realidade para uma empresa custa pouco mais de 40 000€ e não tem tributações autónomas e as despesas são todas dedutíveis no IVA e aceites fiscalmente (teoricamente a energia eléctrica não, mas …… ninguém vai confirmar em que tomada carregam!!!!)
E tudo isso torna os elétricos atrativos. Este é um desses casos, as empresas podem ter um elétrico com 500 kms de autonomia por um excelente preço. Tendo em conta a autonomia, em termos de poupança de combustível, em poucos anos o carros está pago (juntamente com o que a empresas podem deduzir). Este é um excelente negócio.
Apenas os carros até 25.000€, é que podem ser deduzidos os carros a combustão, os elétricos por acaso ñ sei.
O incentivo fiscal aplicado ao IVA é válido para ambos os modelos de veículos elétricos, BEV e PHEV. Contudo, essa possibilidade da sua dedução para recuperação do montante pago inicialmente tem como limite 50.000 euros para as viaturas híbridas plug-in e 62.500 euros para os veículos 100% elétricos (valores sem IVA).
Vendem-se alguns a cima dos 50k euros, no entanto a esmagadora maioria (de longe) têm um preço inferior a 50k euros!
20 carros mais vendidos em Portugal no primeiro semestre de 2021:
RENAULT CAPTUR 3 613 unidades vendidas
RENAULT CLIO 3 051
PEUGEOT 208 2 943
PEUGEOT 2008 2 897
MERCEDES-BENZ CLASSE A 2 572
CITROEN C3 2 383
BMW SÉRIE 1 2 169
TOYOTA YARIS 2 028
FIAT 500 1 801
SEAT IBIZA 1 598
OPEL CORSA 1 592
SEAT ARONA 1 387
VOLVO XC40 1 371
PEUGEOT 3008 1 370
RENAULT MEGANE 1 350
VOLKSWAGEN POLO 1 196
HYUNDAI KAUAI 1 166
TOYOTA COROLLA 1 152
NISSAN JUKE 1 113
DACIA SANDERO 1 057
Agora imagina os outros 😉 todos juntos acima dos 50k 😉
Não preciso de imaginar!
Bastou me olhar para o resto dos dados de onde compilei esta lista dos top 20. E são muito menos percentualmente. Ninguém está a dizer que não se vendem milhares de carros acima de 50k por ano cá em Portugal, mas é mesmo só para uma pequena minoria das pessoas!
Não disse que era a maioria, disse que se vendem milhares de carros novos e milhares acima dos 50k e que não é aquilo que se estava a dizer, que o país é tão pobre que as pessoas não compram carros acima dos 50k. Isso não faz sentido. Compram e muitos.
Estás a contar com aqueles que estão no fundo do Oceano?
Vão é ver em que nome está registado o carro acima dos 50k, está tudo em nome de empresas, mesmo não sendo dedutíveis e com o estranho habito dos patrões portugueses em confundir os €€ das empresas com o €€pessoais é normal haver vendas de carros desse valor.
Na minha zona de residência é uma zona privilegiada a nível nacional, há centenas de carros muito acima dos 50k, alias basta ver a qualidade das viaturas que circulam na A5 e no IC19 e vêm logo a diferença
Eu gostava é que fosse uma ode no preço, isso sim! Mas está a anos luz disso!
Um carro de 2 toneladas. Só a energia que gasta para se mover…
Apesar desse peso todo, em consumo de energia até compara muito bem com os equivalentes a petróleo, que também não pesam muito menos, sobretudo SUVs. Gasta entre 15 e 20 kwh/100 kms. O equivalente energético de 1 litro de gasóleo são 10 kwh, de um litro de gasolina 9 kwh. Logo, carro nenhum a petróleo consome tão pouco. O problema do eléctrico é o preço, autonomia e tempo de carga.
A comparação está errada! Tens de comparar a energia por espaço ocupado, 1 litro de gasóleo pelo mesmo espaço ocupado pela bateria, tem muito mais energia o gasóleo.
Que me interessa a mim a densidade energética por volume se eu tiver a bordo espaço para toda a energia de que preciso?
Tem sempre espaço para toda a energia de que precisa.. .nem que se anule a bagageira por completo ora essa.
Porque as pessoas nem necessitam de espaco de arrumação nem nada.
Se estivermos a falar de uma espécie de “Smart” ainda se consegue “anular” de alguma forma essa observação. Tudo o que sejam veículos maiores esse aspecto deve ser considerado.
Ajuda nas descidas 😉
Acho piada .. 50k um bom preço. O português normal não consegue pagar isso .. e eu não considero que ganhe mal .. mas não me vejo a pagar esse dinheiro por um carro . Que daqui a 2 ou 3 anos vale metade . Mas se calhar sou eu que tenho visão de pobre 🙂
Não tens uma visão pobre mas sim racional. Estes preços só são comportáveis para países com altos rendimentos. Este carro e todos os eléctricos estão sobrevalorizados em pelo menos 15 a 20 k€ por causa das baterias comparados com o seu homologo a combustão.
O Kia EV6 parece-me melhor.
Tem uma autonomia ligeiramente maior e um aspecto mais apelativo em minha opinião.
Sendo a mesma plataforma base deve ser tão bom quanto o Hyundai.
Comparando o Hyundai IONIQ 5 Vanguard com o Kia EV6 GT-Line… isso é difícil de dizer isso. Se por um lado o Kia é ligeiramente mais comprido, o Ioniq é mais lago entre eixos e mais alto (e tem mais espaço de bagagem). O Kia tem mais potência, mas é menos eficiente (dizem alguns testes). Têm a mesma velocidade máxima e dos 0 aos 100 km/h fazem praticamente o mesmo. Ao nível dos materiais, ambos são muito bons, apesar de ter gostado mais da linha Ioniq 5. O Kia tem uma bateria maior e anunciar melhores consumos, mas é o IONIQ 5 acaba por realizar um maior número de quilómetros com uma carga de bateria.
Em termos de espaço, o Hyundai é mais espaçoso e no design, depois é o gosto de cada um. Pessoalmente gosto mais do estilo pixel do Ioniq. Mas gosto mais do painel do Kia. Ambos são muito interessantes.
Por fim o preço, o Kia é um pouco mais caro, ficando mesmo à consideração do gosto de cada pessoa. Até no software são irmãos.
Falta apenas dizer que em breve o hyundai terá a mesma bateria que o kia.
Possivelmente terão ambos a nova evolução desta bateria.
Com 1,90 de largura este é um carro que terá uma enorme pegada ecológica ao obrigar a construir novas
garagens e parques de estacionamento!
Facto. Não é para garagens de um Fiat 500, isso não. Mas sim, tem de ter espaço, apesar de não ser muito diferente de qualquer SUV que temos no mercado. Esse volume também é importante para a sensação de segurança quando o conduzimos, assim como o muito espaço que temos no habitáculo, um dos seus grandes trunfos.
Sim. Alguns SUV’s já implicam tal. Este é um SUV em forma de carro 2 volumes como se tivessem aumentado a escala.
Ainda me lembro quando 1.9 de largura era um Lamborghini Cuntach…
O habitáculo é muito grande, espaçoso e o conforto aumenta consideravelmente nos bancos traseiros, reclináveis.
Já vi dois ao vivo e posso dizer que tem uma aparência imponente!
Concordo com o que é escrito no artigo, ao que o carro oferece e comparado com a concorrência tem um preço apelativo!
Vá aproveitem o embalo e agora façam por favor, um post sobre o Cupra Born…a malta dos desportivos irá gostar…
Dá 15 a 0 a um Model 3.
Bom trabalho Hyundai!
https://www.cleanenergyreviews.info/blog/bidirectional-ev-charging-v2g-v2h-v2l
The new Ford F-150 Lightning has V2L capability via four 2.4kW AC power outlets for a total of 9.6kW of power. Other vehicles which feature V2L technology include the new Hyundai IONIQ 5 and Kia EV6, which have both internal and external AC power outlets
Acho que não falaram numa da principais vantagens destes VE com capacidade V2L…serem usados como baterias móveis no casso de possuírem um sistema de produção fotovoltaico para autoconsumo.
Se fizerem as habituais deslocações casa trabalho durante a semana e puderem carregar a totalidade da bateria ao fim de semana com a produção fotovoltaica durante o dia, ou se carregarem de borla nos locais de trabalho todos os dias, à noite podem alimentar a vossa casa com um máximo de 3.6 kWh que dá para responder a muito dos consumos de fim de dia ou noturnos.
Sim, diz no artigo.
No início deste ano comprei o irmão deste, o KIA EV6 e depois de mais de 8k km já feitos posso dizer que foi a melhor compra que podia ter feito. Não posso dizer que sejam carros baratos mas a médio longo prazo compensa bem o valor extra. No meu caso específico fiz estes km praticamente a custo zero porque tenho a facilidade de carregar o carro na empresa! Mesmo se fosse a carregar em casa o custo tinha sido muito mais barato do que andar a mesma distância com carro a combustão. Já para não falar no conforto que é conduzir um carro elétrico!
Seria boa opção de não fosse preciso limpar o vidro da mala com um pano antes de arrancar, condensação, neve ou chuva tornam a visibilidade completamente nula.
Fiz o test drive e esqueçam é um carro insonso. Ao volante parece uma Ford Transit. Um pequeno reflexo e não se vê nada naqueles ecrãs. E aquele volante !!!??que anedota.
Depois do TM3 que acelera muito bem , tem uma gestão de baterias excelente mas o resto é Fiat acabei de encomendar o C40 porque o Polestar não estava ainda em PT. Se fosse hoje escolhia o Polestar 2 sem qualquer dúvida. Que maravilha de carro. Mas o C40 que deve chega em Agosto e vai servir para já.