Honda, Nissan e Toyota são as menos preparadas para a transição elétrica, diz estudo
As fabricantes estão a trabalhar na transição elétrica, como temos acompanhado. No entanto, um novo estudo revelou que a Honda, a Nissan e a Toyota são aquelas que estão menos preparadas para ela.
A investigação foi realizada pela InfluenceMap.
De acordo com um estudo realizado pelo InfluenceMap, três das principais fabricantes japonesas são as menos preparadas para a transição para uma mobilidade elétrica. Afinal, em 2029, 18% da produção global da Honda será de veículos elétricos, da Nissan serão 22% e a Toyota contará com 14% - a quota de mercado detida pelos carros elétricos, no Japão, é, atualmente, de 1%, ficando muito aquém da China e da Europa.
Por sua vez, fabricantes como a Hyundai, a Ford e a Volkswagen garantirão que 27%, 36% e 43% da sua produção, respetivamente, será de carros elétricos.
No caso da Toyota, continua a apostar fortemente em híbridos com motores de combustão, mesmo em mercados altamente desenvolvidos como o Japão e os EUA, apesar do maior potencial de descarbonização do transporte terrestre de veículos elétricos alimentados por energias renováveis.
Disse Ben Youriev, responsável pelo InfluenceMap.
Fabricantes poderão surpreender
Apesar destes dados serem baseados num conjunto de estimativas feitas pela IHS Markit, os planos das empresas podem trocar-lhes as voltas.
Por exemplo, a Honda anunciou que investirá quase 40 mil milhões de dólares durante os próximos 10 anos na eletrificação da sua frota e em software. Portanto, tendo em conta a forma como desenvolverá a sua oferta, 40% da sua produção anual será de elétricos – estando esta percentagem acima da prevista pelo estudo.
Por sua vez, a Nissan quer recuperar a liderança no mercado dos elétricos, pelo que está a investir 18 mil milhões de dólares para acelerar os seus planos de eletrificação. Dessa forma, lançará 23 novos modelos até 2030, sendo que 15 serão puramente elétricos.
No caso da Toyota, a fabricante planeia comercializar 30 modelos elétricos até 2030.
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Este artigo tem mais de um ano
Sério? Os japoneses…
A Toyota que começou por ser o primeiro, agora deve ser o último! Ainda por cima, agora que lançou o seu primeiro elétrico, vem com um preço completamente impossível!
é verdade que o preço deles é alto, mas eles dão garantia de baterias de 10 anos ou 1 milhão de KM.
Lançou agora o primeiro ? por acaso não, já tem e teve no mercado vários eléctricos, como o rav 4 ev, o mirai já está quase há 10 anos no mercado, além de ter já muita experiência com híbridos e eléctricos com extensor de autonomia.
Eu julgo que os “japas” estão a aguardar pelo hidrogénio…
Até lá vão desenvolvendo os motores e as respetivas baterias. O “carro a pilhas” será uma transição para o hidrogénio, por muito que o queiram impingir como solução.
Exatamente, estão de olho no hidrogênio, o verdadeiro futuro da mobilidade.
E de como manter o negócio que gira a volta dos motores ICE.
Em vez de avançarmos ficamos na mesma. E quem o diz não tem guito para um elétrico.
O hidrogénio é a maneira mais simples de manter os carteis a funcionar tal como é agora.
Se fosse o futuro porque são um flop, principalmente no Japão e na Califórnia, onde as redes de abastecimento já têm quase 20 anos ?
Carro a pilhas é aquele que mencionou por ultimo, a hidrogénio, já que é o único que usa pilhas de combustível.
Mais um que não sabe que carros a hidrogénio são eléctricos.
+1
Podemos muito bem ter veículos a hidrogénio E veículos a ‘pilhas’. Nao tem de ser ou uma opção ou a outra.
Ja agora um veiculo a hidrogénio também tem ‘pilhas’. E sao menos eficientes do que os veículos eléctricos.
Por acaso só os a hidrogénio têm pilhas, já que usam pilhas de combustível, mas ambos usam baterias, já que estes últimos são dispositivos de armazenam e disponibilizam energia, ao contrário das pilhas que só disponibilizam energia com decaimento de materia.
Digamos, os que pensam mais no ambiente… que preparam soluções para os problemas dos eléctricos.
Como a Toyota que recentemente desenvolveu a bateria de estado sólido.
Enfim, propaganda europeia, que ainda a uns anos atrás também fazia notícias fantásticas sobre os Diesel.
Notícias fantásticas sobre os diesel ? Como assim ? A União Europeia tem culpa que os fabricantes tenham aldrabado a coisa ?
A UE sempre apoiou o diesel é inegavel ainda à tempos vi um programa 60 minutos em que falavam sobre isso
Sim, é verdade, e sabes porque ?
Convém saber…
A UE nunca apoiou o diesel, os governos em si é que apoiaram, em contradição com o FMI, por isso hoje temos combustíveis a 2 euros o litro e em países onde não houve esse apoio e até proibição ao diesel têm a pouco mais de 1 euro.
LOL!
Ainda bem que são as menos preparadas, pois elas estão investindo no que será o verdadeiro futuro da mobilidade: o hidrogênio.
A sério ? então porque a Toyota deixou de vender o Mirai em alguns países, já só aluga ?
Verdadeiro futuro são os eléctricos, tanto a baterias como baterias + pilhas de combustivel.
O Mirai é projeto piloto, de estudo. Os primeiros carros elétricos já não são mais fabricados há tempo. O único futuro elétrico será o de carros com motores alimentados por baterias carregadas por hidrogênio.
Looool, então e o mirai é o quê? Um projeto piloto com ‘mais de 30 anos ?
Existe algum veículo a hidrogénio seja protótipo ou não que não seja nesse contexto ?
Já agora que sentido faz gastar eletricidade para produzir hidrogénio, armazenar, transportar, voltar a armazenar e comprimir para encher os tanques do carro para depois produzir electricidade para carregar uma bateria para depois alimentar um motor eléctrico ??
Porque não carregar a bateria e alimentar o motor eléctrico, com uma rede de transporte que já existe e onde criar.a rede de carga custa centenas de vezes menos.
Com carros que no final têm a mesma autonomia, são mais baratos, mais simples e até mais leves, gastam entre 4 a 5 vezes menos, necessitam de menos recursos, duram mais, têm mais potência. Podem ser carregados em qualquer lugar com qualquer tipo de produção de energia , tenho um que até carrega directamente com painéis solares.
Isto tudo com apenas uma desvantagem, que estão rapidamente a perder, demoram uns minutos a mais para carregar.
Desculpe, mas as grandes mentes que fizeram a civilização evoluir, todas devem concordar com a frase: “ a simplicidade é o último grau de sofisticação”
Ninguém decide qual é o futuro, mas se quer saber basta responder a esta pergunta simples:
Se tivesse painéis solares em casa, continuava a usar lâmpadas incandescentes ?
Se você não se informa, procure ler sobre hidrogênio verde.
E outra, a Toyota tem usado o Mirai como pesquisa e nesses 30 anos mudou a tecnologia usada por várias vezes.
Meu amigo, você está muito atrasado sobre hidrogênio e sobre tecnologia. Está parado em nos anos 90.
Só falta dizer que os atuais carros elétricos não poluem em sua cadeia produtiva e vida útil.
O carro elétrico hoje não tem a mesma autonomia do carro a combustão fóssil, a não ser que possua uma imensa bateria para rodar apenas na cidade, já que na estrada a autonomia cai 2/3. A bateria tem vida útil limitada e é mais cara do que o próprio carro se precisar trocar (e olha que não duram nem 10 anos).
Se pisar no acelerador, andando a mais de 100 km/h a autonomia cai vertiginosamente.
Não, carros elétricos não carregam em qualquer lugar. Se pisar fundo numa estrada a bateria vai embora antes da próxima tomada e aí só pedindo auxílio.
Já que tocou na energia solar, volto a lhe pedir para ler sobre hidrogênio verde.
A sua pergunta se refere à evolução, então evolua. A eletricidade nos veículos dependerá do hidrogênio.
Hidrogénio verde quer dizer que é produzido com recurso a energias renováveis, curiosamente a maneira mais ineficiente de o produzir.
Não, está enganado, inclusivamente já trabalhei nessa tecnologia muito depois disso, até tenho um banco de ensaio usando essa tecnologia, não fale do que não sabe. Já tive oportunidade de testar o Mirai em pessoa e até fui dos primeiros a entrar dele cá em Portugal quando esteve pela primeira vez a primeira versão em 2018.
Mais desinformação, onde eu disse que um electrico tinha mais autonomia que um a combustão? eu referia-me ao fcev.
Não dura 10 anos ? então o que tem não durou? eu curiosamente tenho 3 cá em casa e nenhum tem menos de 10 anos.
Então mas um carro a hidrogénio não é electrico na mesma, o comportamento é igual, qual a diferença. Até para os a combustão, se carregar no acelerador não consome mais e não vai mais depressa a autonomia. Nem de fisica você entende.
Enfim…
Já agora, as fuel cell também têm vida util, aliás, como tudo o que é criado pelo ser humano, e parece que só duram 3 a 4 mil horas de uso, além disso os fcev também têm bateria, e depois têm outra coisa pior ainda, que são os tanques de hidrogénio, que as marcas mandam trocar ao fim de X anos ou X abastecimentos, se não acredita veja o manual do Mirai.
Não, o hidrogénio nos veiculos dependerá da electricidade, trocou até isso, então acabou por dizer que sabe o que é o hidrogénio verde.
Se são tão bons porque não vendem mais, ALIÁS, PORQUE NÃO COMPRA Um ? Já que o Mirai está no mercado há 8 anos, antes desse havia outros como o Honda Clarity, entre outros.
Mas responda a pergunta:
Se sabe qual a eficiência de um sistema FCEV, se tiver painéis solares em casa, vai continuar a usar lâmpadas incandescentes
?
Já deixo uma outra questão, se as fontes de energia que temos hoje nem chegam nem de perto a 100% renovaveis, acha que vão aproveitar a energia renovável toda a para produção de hidrogénio, quando é literalmente desperdiçar energia, e ficamos com recurso a 100% fossil para nossas casas ?
Isso funcionaria sim, se toda a energia que temos fosse pelo menos 100% renovável.
Já agora, apenas 5% de todo o hidrogénio produzido no mundo é de origem pela eletrolise, e uma pequeníssima parte é verde, 95% é de origem fóssil, pela conversão de gás natural em hidrogénio usando reformulação por vapor, onde se liberta enormes quantidades de CO2 para a atmosfera.
Inclusive as estações de abastecimento que visitei na Califórnia e outros países, a maioria delas dizem a origem, contam-se pelos dedos as que dizem que é 100% verde.
Se preferir posso deixar links de tudo o que disse.
Os únicos que querem esse futuro são os cartéis do costume, pertence a algum ?
Quem conhece o mundo que nos rodeia, não fica admirado com está noticia, a Toyota vende carros na Asia e Africa e América do Sul como pães quentes, o mercado Europeu é uma pequena fatia do negócio.
Ao contrário de outros fabricantes sabem que as galinhas de ovos de ouro deles são países que na grande maioria deles é quase impossível utilizar um carro elétrico devido às infraestruturas pouco capasses e em muitos casos ter eletricidade em casa é um luxo.
As pessoas que não têm electricidade em casa têm carro ?
Por outras palavras.
Enquanto que uns estão a vender carros com pouco lucro, a toyota continua a enfardar dinheiro aos montes e quando avançar a sério para os elétricos ninguém os para.
modas impingida pelos lobbys da UE.smartphones com rodas e cabinho com ficha atrás não faz parte dos meus planos nem tenho paciência para isto.
Fdx é mesmo… demasiadas coisas, não gosto de ecrãs no carro, máximo no rádio e pequeno para não incomodar
Retira-o e mete numa prateleira la em casa. 😀 😀
entao fazes parte do passado. O futuro nao te pertence. Adeus
Isso mesmo, quem me dera ir para o passado
Então qual é que teve ?
Modas, então o que está aqui a fazer ou o que usa para escrever aqui também é moda.
Só espero que ande a pé, nem de cavalo nem de burro, porque em algum momento isso passou a ser moda.
Enfim, velhos do Restelo.
Modas impingidas pela UE ? Desde quando ? Os carros começaram a sair muito antes da ue meter metas, aliás, a maioria das marcas tem metas mais ambiciosas que a UE.
não devem subestimar os Japoneses.
O Toyota Bz4x é provavelmente o eletrico mais tecnológico lançado nos ultimos tempos, para alem de estarem muito avançados no Hidrogénio, tanto como eletrico alimentado a pilha de combustivel, como Hidrogénio em motor de combustão. A Nissan tem o eletrico mais vendido do mundo, e a Honda é daquelas empresas que quando quer fazer uma coisa, faz bem. O estudo traduz-se em pouco na realidade.
Toyota sempre á frente 😛
Esta notícia só prova isso.. JDM power
claro – as marcas que mais vendem na índia, e Africa vão ter que manter esse mercado pois o eléctrico por lá vai ser miragem por décadas
Será? Notícia já com alguns anos:
https ://www.motor24.pt/uncategorized/india-quer-ter-so-carros-eletricos-ate-2030/116707/amp/
É a Europa até matou os combustíveis sintéticos e aprovou o fim dos motores a combustão até 2035. Que triste futuro nós estamos a caminhar. Europa está a ficar uma….
Matou como ? os combustíveis sintéticos só pelo preço de custo que têm estão mortos à nascença.
Quem quer rodar 100 kms e pagar 50 a 70 euros ?
Nessa forma de pensar os eléctricos estavam mortos à nascença
Como assim ? os eléctricos não têm esse consumo
Mais uma notícia para promover os carros com baixos índices de fiabilidade. As 3 marcas japonesas referidas no artigo estão mesmo muito preocupadas com este estudo encomendado…
Pois, desde matar agricultura, pesca e etc e favorecer apenas trabalho de escritório a apostar maioritariamente no turismo, incapacitando os países a favorecer politicas excessivas de apoio social etc
Esta dos carros eléctricos e abolição aos combustíveis sintéticos é apenas mais uma, como quando apoiaram o diesel
Ainda por cima a UE não tem lutado actuvamente contra a corrupção…
Abolição aos combustíveis sintéticos ? Não existe abolição nenhuma, apenas não sao viáveis nem resolvem nada.
Combustíveis sintéticos não resolvem nada ?
Informa-te melhor antes de escreveres algo sobre o assunto.
Não, não sou eu que digo, é a federação europeia dos transportes e ambiente, e a ICCT.
Informe-se você, por isso existem há décadas e provavelmente só servem um nicho de mercado.