Hamburgo é a primeira cidade da Alemanha a proibir táxis com motor de combustão
Os governos e as fabricantes têm mostrado interesse e recetividade em assumir o compromisso motivado pela União Europeia (UE), estando a investir na (gradual) transição elétrica. A cidade de Hamburgo, na Alemanha, proibirá a circulação de táxis com motor de combustão, a partir de 2025.
A partir do dia 1 de janeiro de 2025, não será permitida a circulação de táxis com motor de combustão nas estradas de Hamburgo, na Alemanha. A nova medida torna a cidade no primeiro estado federal alemão a permitir apenas táxis livres de emissões, no espaço de dois anos.
Esperamos que esta decisão tomada em Hamburgo envie um sinal à Alemanha e a toda a Europa. O setor dos transportes, em particular, deve fazer rápidos progressos na proteção do clima. O fim dos motores de combustão para os táxis de Hamburgo é um bom exemplo disso.
Afirmou o senador dos transportes de Hamburgo, Anjes Tjarks.
A cidade de Hamburgo promove, desde 2021, o projeto "Future Taxi" que motiva a transição para táxis livres de emissões. Desde aí, no espaço de cerca de dois anos, já circulam pelas estradas mais de 350 carros elétricos, incluindo 25 modelos com sistemas de hidrogénio.
Em números, o projeto já alcançou uma quota de 12% com modelos 100% elétricos, permitindo uma poupança de 2.000 toneladas de dióxido de carbono por ano. Quando a frota de táxis for 100% elétrica, a poupança poderá escalar para as 25 toneladas de CO2 por ano.
Os táxis elétricos mostraram ser fiáveis, confortáveis e mais baratos de operar do que os táxis de combustão.
Partilhou Tjarks, acrescentando que a elevada procura pelos táxis elétricos mostra que "a indústria está pronta e disposta a deixar para trás a era do motor de combustão". Além disso, Thomas Lohse, CEO da Hansa Taxi, revelou que indústria está "firmemente convencida de que o futuro é elétrico e que este horizonte de mudança é viável".
As empresas de táxis estão a ser apoiadas para concretizar a mudança através de financiamento e investimento em infraestruturas. Por exemplo, durante os próximos meses, será lançado um novo programa cujo objetivo passará por financiar 360 táxis elétricos, 40 "praças" destinadas aos elétricos e 80 postos de carregamento rápido.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Hamburg News
Neste artigo: alemanha, elétricos, Hamburgo, taxis, zero emissões
Acho bem. A malta lá ganha bem, pode comprar carros elétricos com mais facilidade.
Penso que em Lisboa e Porto, pelo menos, deveriam de seguir o exemplo. Já agora as novas licenças TVDE também deveriam de ser de eléctricos ou hidrogênio ou quanto muito híbrido de gasolina.
a alemanha passando por uma crise enorme e um declinio vertiginoso e eles brincando os carrinhos eletricos em vez de preocupar-se com a guerra economica e militar essa que esta a caminho mais mes menos mes a europa e a alemanha sao uma vergonha
Se fosse só a Alemanha. A UE exportou mais para a Rússia em 2022 que em 2021 e nao havia a guerra.
Não posso acreditar…7,15% são a H2 aquele que não tem futuro segundo os defensores daquela aberração que se move à custa de um bloco que fornece uma quantidade de energia ridícula por unidade de massa.
Sim, como vê poucos querem, e é o pais da europa que mais unidades tem, 1280 em todo o pais de há 7 ou 8 anos para cá. Investimento de muitas centenas de milhões para terem pouco mais de 1000 veículos, onde dos quais a maioria são taxis oferecidos pela toyota. Muito bom.
Ah, e é de aproveitar agora, pois o hidrogénio na Alemanha está a ser financiado, estando a um custo de cerca de metade e até menos que aquele que é observado em outros paises, uma parte dos postos ainda tem hidrogénio a 9.99 euros o kilo, outra parte a 12 a 13 euros, quando a grande parte dos outros países já vai nos 20 a 23. EUA bate records na mais velha rede, onde está a 26.50 dólares o kilo. Outros paises que o tem financiado é a Noruega, cerca de 17 euros, e a Coreia do Sul a cerca de 16 a 17 euros, fazendo conversão.
Isso vai baixar com o desenvolvimento da coisa.
Looooool, promessa desde os anos 60.
Meu caro, o que faz o preço do hidrogénio é o preço da luz, por isso ter aumentado para estes valores.
Por isso eu falar muitas vezes, eles competem com os a combustão, porque com eléctricos não têm hipótese.
E depois? Já sabemos que o H2 vai ser produzido com recurso aos excedentes. É preferivel gastar 2 ganhar 1 do que gastar 2 e não ganhar nenhum.
e quem paga a conta ? você ?
Simples, em vez de ter o kwh a 10 cêntimos, vai ter a 50 cêntimos, fora o custo do material que deve elevar mais alguns centos de cêntimos.
Qual conta? A eletricidade desperdiçada em períodos de pico rende zero.
E deixe lá o que a promessa dos carros elétricos já vem do século XIX e ainda não passam de um nicho. A diferença é que eram um nicho para mulheres e agora são um nicho para crentes.
O próprio Henry Ford ofereceu um elétrico à mulher que era para ela não ir para muito longe loooloool
A conta do custo de todo o sistema.
Vem ? Então mostre lá essas promessas. Loool
Carros a hidrogénio são eléctricos. Lol
Pois, agora os a hidrogénio sao um nicho também, só que nem para mulheres sao porque elas até sabem fazer contas, só servem mesmo para os poucos crentes que nem contam ter um, para os que entendem da tecnologia nem querem saber.
Como vê, até são bem piores.
os russos vao chegar primeiro a hamburgo que os carros electricos
Está sujeito…
🙂
Simplesmente estamos a deslocalizar a poluição…
Ou não tivesse a alemanha reativado centrais… a carvão.
Bingo..
Daqui a pouco estão a dizer que o futuro é hidrogénio e combustíveis sintéticos. Loooooooooool
Oh Zé nestas duas frases contradizes-te! Em que ficamos? 🙂
Sim, a produção de baterias provoca poluição noutros locais mas também tens essa preocupação quando são criados novos poços petrolíferos?
Quanto ao carvão sabes prefeitamente a razão de terem sido reactivadas (Rússia vs Ucrânia?) e, muito provavelmente, neste ano já serão novamente encerradas.
+1000
A nova inquisição do seculo XXI
A cultura totalitária continua a crescer.
a actual indústria dos veículos elétricos é mais destruidora para o ambiente do que o sistema a combustão, especialmente devido à tecnologia usada para estas baterias.
E quando se diz que estes veículos reduzem a emissão de gases…. é uma grande falácia. Apenas deslocalizam.
Então porquê explique lá há malta com linguagem de ambientalista.
Ohhh RC digo te uma coisa…. Eu louvo a tua imensa paciência em tentar educar os tugossauros e os tugoburrossauros a entenderem e a perceberem o que são baterias, as químicas o porke do hidrogênio ser uma anedota …acredita amigo ….respect mas digo te é de rir ver aqui discursos de pura falta de conhecimento e só falam asneiradas em cima de asneiradas e tu tentas educa los …. Amigo tiro te o chapéu pela tua luta eu já não tenho paciência e simplesmente rio me
Obrigado, 🙂
isto já é um pouco de 2 coisas, esclarecer algumas dúvidas do pouco que sei e também por diversão. hehehehe
Paciência é coisa que nunca me faltou….
muitos não conseguem ou não querem ver essa verdade, há outros interesses em jogo
Ou interesses daqueles que o diz ?
Sim, claro!
É que não há ninguem com interesse que não queiram que os veículos eléctricos avancem por já terem o monopólio e é chato se o mercado do petróleo cair.
Vamos ser honestos e assumir que há interesse dos dois lados. Continuar a apontar os veículos eléctricos (as baterias mais especificamente) como os maus sem reconhecer que a combustão também não polui nada é uma hipocrisia intelectual de todo o tamanho…
Sim, pura hipocrisia.
Pelo menos eu não disse que os motores a combustão baseados no petróleo não são poluidores e não há interesses. Se releres, o que disse é que estas novas tecnologias, a começar pelo tipo de baterias, é ainda mais poluidora/destruidora do meio ambiente.
Embora pareçam mais limpas, apenas deslocalizam a poluição.
Há imensos artigos que mostram esta realidade, desde relatórios técnicos, fact-chekers, documentários (há uns meses passou um na RTP3).
Procurem sff.
Há imensos ? Então mostre lá esses estudos a provar isso.
O mundo está errado então. Looooool
A farsa do carro elétrico.
A sério ? onde onde o enganaram ?
tens mais um para educar ohhh RC:):)
Pergunta lhe se ele sabe da falácia do carro ice com 153 :):) para ver se ele sabe
é de rir….mantenho o meu discurso do que t disse em cima no meu post anterior:)
153 anos de ice
Mesmo. Boa
A Alemanha é do pior abriram as centrais a carvão..! Para carregar carros elétricos ??? E os ecologistas batem palmas
Onde é que dizem que abriram as centrais a carvão para carregar carros eléctricos ?
É o que eu digo :):):):):):):) é de rir…é cada afirmação:):):):):):)
quando começares a educar RC avisa-me para eu assistir:)
épico, o Tugossauro e o Tugoburrossauro Hibrido no seu melhor:)
https ://observador.pt/2022/06/19/alemanha-reforca-armazenamento-e-reabre-centrais-a-carvao-e-doloroso-mas-necessario-reduzir-consumo-de-gas-diz-ministro/
Pergunto o mesmo, onde dizem que é para alimentar veículos eléctricos.
Daqui a pouco está a dizer que existem alternativas, que consomem muito mais electricidade, depois eu pergunto de onde virá essa electricidade. Looll
É uma equação simples. Se aumenta o parque automóvel eléctrico, aumenta a quantidade de aparelhos à carga no total e instantâneo.
Eu não vou discutir com trolls. Não sejam molengões à espera que lhes forneçam a papinha feita. Pesquisem por vós mesmo.
Não consegue servir a papinha feita, porque não sabe, mas se quiser eu posso passar essa informação, que por acaso é pública, você é que como pretende apenas desinformar, não lhe interessa ter informações crediveis.
Portanto o troll aqui é você.