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Fundador da BYD diz que a Europa e os EUA têm medo dos carros elétricos chineses. Será?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Ken says:

    O problema não é os carros serem feitos na china. O problema é os carros serem feitos na china por marcas chinesas. Não vejo a malta ter problemas com os Teslas feitos na china…

  2. Rodrigo says:

    A Europa e América encontrou forma de mamar mais uma taxa que é o cidadão que a vai pagar.
    Um carro que custava $20.000 na América agora custa $40.000 e por aqui vai ser igual nos próximos dias deveremos conhecer a nova taxa para manter os burocratas em Bruxelas.

    • Njag says:

      Isto.
      Os únicos que vão ser prejudicados no meio disto tudo é o consumidor final, e não as marcas.
      Se o consumidor quiser comprar um carro chinês vai pagar taxas altíssimas, se o consumidor quiser compra um carro europeu vai pagar caro pelo carro porque não há concorrência externa para forçar a baixar o preço.

      • Naodou says:

        Nada disso, completamente o oposto.
        Se nada for feito quem sai prejudicado são as marcas europeias e por sua vez todos os europeus porque essas marcas acabam por fechar as portas.
        É impossível competir com marcas chinesas que têm ajudas e investimentos do estado chinês, sem contar o custo de mão de obra extremamente inferior.
        Tu queres que comprar carros europeus baratos mas também queres ter um ordenado de 2000€, pois os trabalhadores dessas fabricas também querem ordenados idênticos, se as marcas não vendem só podem pagar o ordenado mínimo e talvez fechar as portas .

        • Paulo oliveira says:

          Convém saber qual o peso dos salários no custo de produção de um automovel ao sair de uma fábrica na UE e depois na entrega ao cliente. Também seria bom saber quais as reais margens de lucro dos fabricantes antes e depois dos “estimulos”- aqui chamam-se estimulos não subsidios que isso é coisa de pobre e comunista – dados directamente às marcas e indirectamente através de apoios à compra de automóveis novos…
          Depois comparar com a industria chinesa. Aí então poderemos tirar conclusões pertinentes.

        • Grunho says:

          Com ou sem marcas chinesas, o salário que interessa ao capitalista europeu – e então dos capitalistas portugueses nem falar – é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis. Lógico: é com o mais baixo de todos os salários possíveis que eles fazem o mais alto de todos os lucros possíveis. Portanto, em Portugal não vai mudar nada, os portugueses vão continuar miseravelmente pagos. A diferença é que se tiverem acesso a carros chineses mais acessíveis apesar de tudo não vão viver tão mal. Se tiverem que pagar as taxas de importação, vão ter de escolher entre comer e ter carro, mesmo os da classe média assalariada.

      • palex says:

        O aumento de impostos e bloqueio da concorrência é um “lose-lose” para o consumidor/contribuinte e “win-win” para os estados e empresas auto europeias… É mais fácil legislar do que ter uma indústria saudável e competitiva.

        • Grunho says:

          Não vai haver nenhum “win-win” para os estados e empresas auto europeias quando a China resolver ajustar contas. Lembrem-se: a China é a panela de ferro e a Europa a panela de barro.

      • Zé Fonseca A. says:

        Claro, porque no meio de proteger empregos, proteger economia e protegeres um segmento de mercado o que importa são os consumidores.
        Acordem para a vida..

        • Rodrigo says:

          Segundo a tua lógica, um comprador deve ser obrigado a comprar algo a 30.000€ quando podia comprar a 15.000€ com melhor qualidade e melhor, para defender as empresas?

          • B@rão+Vermelho says:

            E não é isso que está a acontecer podias comprar um carro a gasolina por 15 mil€ e estão a
            “ obrigar” a comprar VE por 35€ mil €.
            A China é uma ditadura se for preciso põe os trabalhadores fechados dentro das fábricas a trabalhar por uma taça de arroz e ainda consegue baixar mais o preço do carro, experimenta tu trabalhares de sol a sol e com um ordenado abaixo do ordenado mínimo e vais ver o teu patrão a acumular riqueza

          • Zé Fonseca A. says:

            isto não tem nada a ver com empresas..
            então.. se a tua economia piora, pioram os teus salarios e a oferta de emprego, piora a inflação e o custo de vida aumenta..
            por isso para ti o que importa é o custo do carro…
            WAKE UP… nem devíamos consumir nada made in china, made in india e semelhantes

        • palex says:

          Isso está tudo certo não fosse a UE “decretar” o fim dos combustíveis fosseis…
          Deu apoio às construtoras para produzir VE e incentivos ao “trabalhadores” mais abastados para comprar VE.
          Agora é preciso pagar tudo isto e estão a usar a desculpa do mercado chinês para manter os preços elevados (ganham os estados com impostos elevados e as construtoras com carros caros)…

    • freakonaleash says:

      Não Rodrigo a taxa não é para manter os burocratas em Bruxelas…outras há que o fazem, tal como na China a cúpula do autocrata PCC não é mantida a pão e água. Esta taxa serve para proteger as indústrias europeias, mas tu sabes isso, mas há que fazer pela avença.
      A China se quer vender cá sem altas tarifas só tem de fazer como obriga aos fabricantes europeus que lá vendem, ou seja, instalar fábricas em solo europeu com co gerência europeia e partilhar R&D…nada de novo para os chineses que bem se aproveitaram dessas benesses para lançarem a pujante indústria automóvel de BEV que agora têm.

  3. RICARDO says:

    Concorrer com escravos é tramado…

  4. jota says:

    Claro que sim! Já não é a 1ª nem 2ª vez que vemos um CEO a pedir às administrações para meter taxas (brutais) nas importações dos carros chineses! Não lhes cabe um feijão!

  5. Bruno Almeida says:

    Tem medo de comprar um monte de lixo, depois de avariar a bateria destes carros torna-se um monte de lixo.

  6. Nirelle says:

    Têm medo? não!! Estão completamente apavorados e mais brancos que a tinta branca.

  7. Luis Rosa says:

    Os carros chineses estraga a vidinha a muita gente; àqueles que continuam a vender carros por um balúrdio e bre uma grande oportunidade dos Estados meterem mais taxas no bolso: O Estado é um chupista!

    • Grunho says:

      O estado capitalista é um chupista que chupa para pagar ajudas de estado aos negócios dos capitalistas. Que ainda por cima são mal agradecidos e dizem mal.

  8. Rui says:

    Aplicar impostos á importação de veiculos da China parece-me ser a estratégia acertada assim como reavaliar a produção interna de forma mais competitiva. A protecção do mercado regulado na UE faz todo o sentido, seja para a industria automóvel ou qualquer outra área que possa ser afectada com produção chinesa.

    Liberalizar de forma descontrolada a importação de veiculos chineses seria um desastre para a nossa economia, e não vejam isso apenas como clientes mas tambem como colaboradores de qualquer industria, ou, em ultima instância como cidadãos e contribuientes. A tipica resposta “estão com medo”, é tipica de quem não quer olhar para o problema de uma forma verdadeiramente crítica.

  9. Elia says:

    Os liberais que costumam andar por aqui estão em silencio, porque será?

  10. Elia says:

    A indústria automóvel na Europa está completamente perdida, a situação é tão grave que qualquer dia nem com taxas do dobro conseguem competir e há outra coisa os alemães e os franceses qualquer dia não vendem carros a ninguém fora da Europa.

  11. Mário says:

    E já pensaram que os chineses só estão interessados em produzir produzir produzir?
    Nem estão interessados em que haja spares para os seus automoveis… quantos Byds parados por esse país fora por falta de peças…
    O JL vai dizer que é mentira.

  12. Mário Barroso says:

    Ninguém tem medo dos automóveis chineses, mas mesmo assim continuam a bater na mesma tecla. Eu como Português que vivo neste país de aparências e servilismo, estou adorar esta novela.
    A Europa, lá no passado tinha uma indústria e afirmava-se como um continente progressista. Agora, devido à ganância está neste momento entrar num poço sem fundo.
    Esta conversa dos carros, é nada menos que o grito de morte da indústria dos países ricos. A indústria automóvel europeia quer queiram ou não, até pouco tempo não tinha concorrência, assim como americana. O que se está a passar é o mesmo que se passou com a indústria de componentes electrónicos e telecomunicações, grandes marcas a desaparecer e a serem substituídas por marcas chinesas.
    A França e Alemanha estão a fazer de tudo para bloquear a China, mas na minha opinião será em vão, o cliente não irá importará de pagar mais por melhor qualidade e tecnologia.

    A ganância de não querem pagar mais a quem trabalha e vive na Europa deu nisto. Exportação de tecnologia de ponta e fabricas para um país que não se importa de escravizar o seu povo, isto em prol de crescimento. A Europa, em particular a CCE/UE não devia ter feito o que fez com os seus membros, pois hoje está a pagar bem caro.

    Portugal viu o seu declínio nos finais dos anos 90 e início de 2000 com a queda da indústria do calçado, cerâmica e vestuário. Mas enquanto o declínio dos senhores da Europa do norte não sentiam na pele a dor, iam batendo palmas e assobiar para o lado. Jamais iriam pensar que o mal lhes chegavam à porta.

  13. Rui says:

    Para quem não percebe patavina de economia, as taxas alfandegárias são uma protecção natural ao que é produzido dentro de portas.

    É que a China subsidia fortemente as marcas chinesas para inundarem o mercado com carros baratos, mesmo que não os vendam todos!!!!

    Naturalmente todos protegem-se desta invasão. Os States passam de 25% para 100% (VE chineses), a Turquia 40% e a UE apenas 25%!!!!!

    Uma questão para os inteligentes, porque é que eu obrigo as empresas portuguesas a pagarem um salário mínimo de 1500€ (820€ x 14 meses + SS + Subsídio de refeição + seguro e outros benefícios) e deixo entrar no mercado produtos feitos por trabalhadores que trabalham muitas mais horas e recebem uns 200 ou 300€?

  14. Marko says:

    E é verdade… Os EUA têm medo dos carros chineses e China em geral, e a UE medo dos EUA é simples…
    Sim porque só os de marcas chinesas metem trabalhadores fechados em fábricas a trabalhar 24h/7… O resto que é feito lá por marcas EU não… Hipocrisia!
    Aliás a Dior que é uma marca de luxo chinesa como todos sabem (ironia) foi multada precisamente por ter a produção na China onde os trabalhadores ficavam fechados nas fábricas para ter produção 24h, onde tiravam as proteções de segurança das máquinas para aumentar as velocidades de produção e onde cobravam 53€ por artigo feito e onde são comercializadas nas lojas a 2.700€ as malas de mão mais pequenas… Portanto… Hipocrisia… A preocupação é mesmo pelos pobres coitados do regime… Acredita quem quer, a questão é mesmo a concorrência que os chineses não têm e as marcas EU e EUA vão sofrer, e não vão encher os bolsos como querem é simples, porque o problema está nos direitos humanos na China e não na nacionalidade das marcas, se é feito na China é igual para todos não só para a marca A, B ou C… A Apple também já foi apanhada nessas redes, alguém deixou de comprar produtos Apple? Repito hipocrisia!

    • freakonaleash says:

      ” A preocupação é mesmo pelos pobres coitados do regime”
      Alguém aqui comentou isso!?
      A preocupação é pelas indústrias europeias e pelos postos de trabalho europeus. Os chineses obrigam essas marcas a produzir lá para venderem lá…acho mais que justo que os obriguemos aos mesmo!

      • Marko says:

        Comento eu… A preocupação com os direitos humanos ninguém comenta, comentam é as taxas… Este mundo é mesmo uma hipocrisia!
        Obrigam? Oi? Que saiba cada indústria é livre de produzir onde quiser, mas lá está… O m€l é doce e na China é m€lhor…
        Eu acho que a importar taxas a todos os “Made in China” sou o primeiro a concordar, agora a marcas Chinesas em concreto é só hipócrita é a minha opinião vale o que o vale… É totalmente “ah e tal chinocas comunas, escravidão e abuso de direitos humanos (só que não, a preocupação é eles fazem muito barato e não dá para competir e encher os bolsos a quem já os tem cheios), mas o trabalho e a mão de obra são baratos vamos produzir lá”
        Continuo com a mesma a raiz do problema são os direitos humanos, que fazem com que escravizem pessoas, e dai conseguirem mãos de obra quase de borla, depois o problema dos EUA e da UE é o seguinte… Enquanto produziram anos e anos para ambos e para as suas marcas, no stress que se lixe as taxas, quando a China fez o mesmo de sempre com marcas próprias e exportou aí e que começou o ponto do problema, que infelizmente devia ser o de raiz e não é… É o mundo em que vivemos e o que temos!

  15. Fred says:

    Vamoláaver: atão andaram a apregoar a globalização a toda a força, a encher a cabeça ao Zé com a concorrência global e agora que ela chega já não presta? Que mundo cão!

  16. Vasco says:

    Há muito que a China ultrapassou os EUA e a Europa está tipo zombie, a pensar que o mundo gira á sua volta, quando na realidade o Mundo há muito que abandonou esse barco. A sorte dos Euro-Fascistas e os seus donos, os fascistas Americanos é muitos serem dependentes da “generosidade” de ambos que “só” continuam a ameaçar e a roubar os recursos naturais de Países que não se podem defender…

    • Rui says:

      Sua excelência desculpe, mas é uma Besta!!!!!

      E deve pouco à inteligência!!!! Euro-Fascistas? Quem o Putin que invade os países vizinhos? Ou a China que constrói ilhas dentro de águas territoriais de outros países?

      E já agora, diga-me lá de onde vem as matérias-primas chinesas! Não me diga que a China tem tudo dentro de portas!!!!!

      Cada maluco!?

    • BG Ribeiro says:

      Mas tanto medo dos carros da China porque são mais baratos etc, etc.. porque o estado Chinês “ajuda” as marcas chinesas… Questiono porque a UE/USA em vez de colocar taxas que só vai pesar no bolso dos cidadãos, não usa a mesma receita nas construtoras europeias? Dessa forma igualmente colocavam no mercado um produto mais barato. Quem ganhava? O povo com produtos nacionais a preços agradáveis.
      Recordo quer a China e antes o Japão só utilizou a receita… Ver, aprender, produzir e melhorar o produto e depois vendar como nacional sem as anomalias e melhor qualidade.
      Nas leis da natureza quem não se adapta, acaba por se extinguir. Foi no passado, é no presente e será no futuro, não é colocar vedação de defesa que garante a sobrevivência, mas sim estudar o inimigo e contornar os seus pontos fracos.

  17. _RJCA_ says:

    E eu a pensar que era porque os Chineses nos queriam espiar. Afinal as teorias são outras…

  18. David says:

    Enquanto as marcas europeias não mudarem a forma como fazem negócio, irão continuar a perder mercado!
    As marcas europeias já veem a perder vendas há algum tempo… e não se deve aos VE mas sim à conjuntura política actual!

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