Full-Self Driving da Tesla poderá chegar a outras marcas
Embora ainda não esteja completamente aprimorado, o sistema Full-Self Driving (FSD) da Tesla é uma das grandes promessas da fabricante de Elon Musk. Recentemente, esta levantou a possibilidade de vir a permitir que outras fabricantes de automóveis utilizem a sua tecnologia.
A questão foi levantada e Elon Musk deixou no ar que poderá vir a acontecer.
No seu AI Day, a Tesla apresentou uma panóplia de novidades - maioritariamente voltadas para a investigação e desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial - que poderão fazer parte do futuro da empresa. Uma das surpresas foi o protótipo de um robô humanoide, desenvolvido para substituir o ser humano em tarefas repetitivas ou perigosas.
Durante o evento, a Autocar questionou Elon Musk sobre a possibilidade de tornar o seu software de FSD aberto. A resposta foi bastante clara:
Bem, é fundamentalmente extremamente caro criar o sistema, pelo que, de alguma forma, isso tem de ser pago. A menos que as pessoas queiram trabalhar de graça. Mas devo dizer que, se outras empresas de automóveis quiserem licenciá-lo e utilizá-lo nos seus carros, isso seria fixe. Isto não se pretende limitar apenas aos carros Tesla.
Uma vantagem deste licenciamento proposto por Elon Musk é que os custos de desenvolvimento de um sistema FSD pelas outras fabricantes seriam altamente reduzidos. Assim sendo, a inclusão do software nos seus veículos seria mais viável.
Segundo Elon Musk, o sistema FSD da Tesla de próxima geração "será capaz de atingir uma condução autónoma completa a um nível de segurança muito superior ao de um humano, provavelmente pelo menos 200% ou 300% melhor do que um humano".
Embora não tenha ficado claro o custo total para os consumidores (tendo em conta que a Tesla cobra 10.000 dólares aos seus clientes pela tecnologia), esta possibilidade poderia permitir que mais carros na estrada apresentem capacidades de condução autónoma.
Conforme já vimos antes, Elon Musk não se importa de partilhar as ideias da Tesla. Afinal, recorde-se que, recentemente, anunciou que a vasta rede de Superchargers da fabricante seria aberta a todos os veículos, incluindo os de outras marcas, no final do ano.
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Espero que continue tão bom como está actualmente durante uns anos. Ou então, que fique os 200% mas deixe os humanos conduzir sempre que apeteça
A máquina será mais fidedigna que nós.
Isso é porque nós não temos updates…
Discordo. Cada geração nova é um update. 🙂
A vantagem seria comunicação entre os aplicativos em diferentes marcas de carro. Não sei pq ainda não existe para baixas velocidades em trânsitos de grandes cidades. Imagina, todo dia 2h no parado no trânsito e o carro anda sozinho, a uma distância segura do carro da frente, no máximo 20 Km e vc dormindo ou lendo um jornal ou terminando um trabalho. Iria aumentar muito a produtividade e reduzir o estresse.
É tão full-self driving quanto os tarifários ilimitados com política de utilização responsável. Caminha para isso, mas não é.
Com menos show off a Google há-de meter isso nas estradas a fazer jus ao nome.
Nenhuma empresa vai comprar este software em fase alpha. Ainda tem falhas gravíssimas…