Ferrari patenteia sons de motor simulados para os seus futuros carros elétricos
Os carros elétricos tiram a magia do roncar, do som característico dos motores térmicos que são uma assinatura de grandes marcas, como é o caso da Ferrari. Contudo, a marca do cavalinho desenvolveu sons de motor simulados para os seus futuros carros elétricos.
De acordo com um pedido de patente recente, a fabricante italiana pretende implementar sons de motor exclusivos nos seus próximos bólides elétricos.
A patente inclui um sistema que reproduz os sons de motores a combustão que podem ser sincronizados com o aumento da aceleração dos motores elétricos do veículo. Embora isso possa simplesmente parecer uma tentativa de oferecer nostalgia aos fãs da Ferrari acostumados ao rugido da combustão, também há um elemento de segurança.
O fabricante italiano não rejeitou completamente os veículos elétricos. A Ferrari oferece atualmente quatro modelos "eletrificados", incluindo o EV híbrido plug-in SF90 Stradale.
Embora a empresa ainda não tenha construído o primeiro Ferrari 100% elétrico, já prepara uma para estrear em 2025, como parte da sua meta de atingir a neutralidade carbónica até 2030.
Apresentaremos o nosso primeiro modelo totalmente elétrico em 2025, um verdadeiro Ferrari que enriquecerá a nossa linha de produtos. Terá várias características únicas e será um carro desportivo como todos os Ferrari que oferecerá uma autêntica experiência de condução Ferrari.
Disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari.
Após um registo de patente recente, descobrimos que um desses "recursos exclusivos" mencionados por Vigna será um novo sistema de amplificação que redireciona o som do motor fabricado para a parte traseira do VE.
Ferrari quer cada um dos carros desportivos elétricos com um som diferente
Os analistas da ODDO BHF referiram-se à patente registada recentemente pela Ferrari, que descreve um sistema de amplificação exclusivo voltado para diferentes sons do motor.
De acordo com o pedido, a patente refere-se a um “dispositivo de reprodução para a produção de um som que pode ser associado a um motor elétrico”.
A ODDO continua a dizer que a tecnologia permitirá que o Ferrari elétrico amplificasse o som dos seus motores elétricos enquanto redirecionava o ruído para a parte traseira do veículo, onde normalmente ficaria um motor de combustão tradicional.
Será interessante ver como a tecnologia de som amplificado funciona nos carros desportivos elétricos da Ferrari, porque eles não são de forma alguma a primeira fabricante a implementar sons de motor digital.
Os VEs da BMW já o possuem, assim como os da Mercedes-Benz, combinando o som dos motores elétricos com o ronco do motor para uma direção futurista, semelhante a uma nave espacial, mas ainda assim familiar.
Outro forte argumento para simular o ruído do motor é a segurança. Os veículos elétricos são muito silenciosos, mesmo em altas velocidades. A adição de sinais acústicos não apenas mantém o condutor informado sobre a velocidade em que ele viaja, mas também alerta os pedestres e outros veículos próximos sobre a chegada de um veículo elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
Magia do roncar? Podiam também simular a poluição com um fumo simulado já agora…. Poluição sonora também é poluição!
Podia lançar uma nuvem de fumo , mas fumo que não fosse prejudicial à saúde , além de com umas potentes colunas roncar até sermos obrigados a tapar os ouvidos ….e ainda através das colunas chamar nomes aos outros automobilistas e usando uma ideia já não sei de quem projetar no ar palavrões
E os electricos não poluem?
Sonora ? Acho que não.
É a coisa mais idiota que eu já ouvi. Não tem “magia” nenhum no barulho dos motores a combustível, é só poluição sonora. E quando a civilização se vê diante da possibilidade de se livrar desse tipo de poluição, que prejudica a saúde, me aparecem pessoas com uma proposta absurda dessas.
É uma insanidade.
Que coisa mais ridícula. Uma das grandes vantagens dos elétricos é o silencio. Já não basta a mazda querer simular marchas, e agora essa do barulho. Tem gente q não evolui msm. Inacreditável.
Qual e a piada do silencio? So quem nao gosta de conduzir pode dizer isso…nao ha nada como ouvir o som do motor. Eu sempre que meto a 6a e o carro vai aos 240 na vasco da gama que adoro ver o motor a desenvolver
Atrasado
Se é tão bom porque não metem o escape dentro do carro e fica para a traseira, afinal é bom mas para os que vêm atrás ? LOL
Essa gente quer chamar a atenção dos outros. Cá em Brasil as motas sem escape são uma verdadeira praga. Irritam e atrapalham o bairro todo o dia todo e ninguem tem coragem de aplicar as multas. Não sei o porquê, é um mistério.
Cá também são, até já andam a instalar radares sonoros para apanhar os transgressores.
Não é possível joão. Infelizmente isso é uma alteração às características do veiculo, punível com 250€ + IPOB.
“Segundo o artigo 115 do Código da Estrada, “considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais””
Sou a favor do “barulho” para as pessoas ouvirem os carros porque já os carros normais não ouvem, com electricos a não fazer barulho nenhum ainda é pior…aliás a UE obrigou as marcas a isso.
Quanto a esta medida…é estupido, ainda para mais falando da ferrari!
Certo, mas ao entrarem nas localidades, que tirem o barulho, o silêncio é de ouro.
Há quem trabalhe e precise de descansar…
Não passam de tiques ridículos… um elétrico com som de motor a gasolina???
Tratem- se.
Principalmente nas cidades os BEV deveriam emitir algum tipo de barulho exactamente por questões de segurança.
Grande parte deles já emitem, até aos 30 kmh, a partir daí o barulho dos pneus chega.
Há muito mais eficiente e completamente à borla: o condutor fazer “vrrum vrrum” com a boca. E serve em qualquer carro, não é preciso ferrari para nada.
Hihihi
Nesse caso só prejudica a visão. hehehehe
actualização
https://www.theepochtimes.com/fuel-costs-of-electric-vehicles-overtake-gas-powered-cars-study_5017783.html
Talvez se usarem sempre, até porque lá o combustível é quase dado.
No entanto a maioria das cargas são feitas em casa, empresas, e até outros locais bem mais baratos. Por cá não fica mais caro.
Na California o combustível está longe de ser quase dado!
Comparando com cá é dado. 1.1 dólar o litro da gasolina, o gasóleo é que está caro, mas lá são muito poucos os que usam gasóleo.
O galão de gasolina na Califórnia está a 6,40USD o que equivale a 1,694USD/l
Quando vai abastecer cá em Portugal vai sempre escolher o mais caro e o combustível mais premium ?
https://gasprices.aaa.com/state-gas-price-averages/
Ou seja se a porrada apanhar a bateria já foste!
Se a porrada apanhar a bateria repara a bateria ou a caixa, que em alguns modelos já se vende a caixa apenas.
Se partir o cárter numa lomba que faz ? Manda o carro para a sucata ?
As seguradoras estão enviando Tesla Model Ys de baixa quilometragem ( menos de 10.000 milhas ) para leilões de salvamento porque são muito caros para consertar
as seguradoras começam a perceber os custos.
Tesla e uma moda apenas, sou especialista em automoveis e digo que ate um renault clio ou citroen c3 tem melhor construção e qualidade que um tesla. Não sigam as modas e procurem qualidade
O que nos vale é que és especialista em tudo.
Estás a comparar topo de gama com um Tesla também não vale. Compara com um Fiat Uno ou uma scooter.
Moda ? só porque você é especialista ? boa. LOOL
As seguradoras não podem confiscar e vender um veículo acidentado
Se um veículo for caro de reparar dão outro ou passam um cheque com o valor comercial de um veículo equivalente e o dono faz o que quiser.
Imagino esta ideia levada ao extremo em que o dono pode personalizar os sons do seu veiculo, um dono de um peugeot ou jaguar pode por um som especifico para quando liga o veiculo de um felino a ser agarrado pelos colhões com força, ronco para para espantar a vizinhança!
Na minha opinião: Bela Merda
O bonito é mesmo ouvir a sonorização do motor