EUA lançam investigação sobre veículos chineses por riscos de segurança
Que o ocidente tem receio dos elétricos chineses já sabíamos. Porém, a desconfiança dos Estados Unidos da América (EUA), relativamente aos carros da China, vê-se reforçada por uma nova investigação lançada, agora, pela Casa Branca.
Enquanto potência, os EUA são muito territoriais no que aos seus produtos diz respeito. Vendo a China a ganhar força, o país está empenhado em reforçar a sua superioridade. De facto, conforme temos acompanhado, a ofensiva das fabricantes de automóveis chinesas representa novos desafios para os EUA e, também, para a Europa.
Assim sendo, por considerar que as fabricantes chinesas desafiam a segurança nacional, os EUA estão a lançar uma investigação sobre os carros fabricados na China. A investigação abrange, igualmente, os automóveis produzidos em países que, apesar de não especificados, suscitam preocupações.
EUA investigam carros chineses alegando risco para a segurança nacional
De acordo com a Casa Branca, num comunicado de imprensa oficial, os veículos modernos recolhem dados extensivos sobre condutores e passageiros, comunicam com vários dispositivos, incluindo telefones e outros automóveis, e interagem com as infraestruturas americanas e as suas fabricantes.
Para a Casa Branca, as amplas capacidades de recolha de dados dos veículos conectados, que permitem a compilação de informações sensíveis sobre os condutores e os passageiros, bem como o registo de atividade contínuo, por via de câmaras e sensores, são elementos de risco para a segurança nacional.
O comunicado suscitou preocupações quanto à capacidade de controlar ou desativar remotamente os veículos conectados. Isto, porque existe um risco potencial para a segurança nacional.
Destaque para a possibilidade de governos estrangeiros acederem aos dados recolhidos, explorando informações e comprometendo os interesses da segurança nacional.
A investigação será liderada pelo Departamento do Comércio, cuja secretária, Gina Raimondo, sublinhou a necessidade de compreender as capacidades tecnológicas incorporadas nos veículos. Afinal, estes podem recolher dados extensivos ou exercer controlo remoto.
O Presidente dos EUA Joe Biden sublinhou que é ambição da China controlar o futuro da indústria automóvel, por via de meios injustos, e manifestou a sua preocupação com a potencial inundação do mercado dos EUA com veículos chineses. Sob a sua administração, Biden afirmou que não o permitirá.
Riscos financeiros…
Principalmente… mas outros que aqui são referidos. Imagine-se uma via de trânsito com grande tráfego, vital para o normal funcionamento de uma grande cidade, de repente e porque estão lá muitos veículos “chinocas”, estes são simplesmente bloqueados a montante…
Apenas um exemplo de muitos…
Fuma menos disso, que te esta a fazer mal. Ja agora, NSA e ECHELON, DIZ-TE ALGUMA COISA? Como dizia o outro…”é a economia estupido”!
Sem dúvida, imagina um militar ter um Tesla, entrar numa base militar, e as câmaras a transmitir tudo o que apanham… Espera, a Tesla não é americana? Os europeus e chineses que se cuidem eheh , os americanos já estão a mostrar como se faz
Por isso a tesla não pode entrar em base militares
isto
Estava a demorar… E novidades, há?
A quem mais irão estender o risco financeiro chinês?
tá bem tá…
Onde é que já vimos isto? Risco é ver os dados recolhidos para o governo americano
Tiktok?
Huawei?
O estados unidos estão com dor de corno porque estão a ficar para trás em tudo
+1
Não te preocupes não tarda o retardado do trump logo escraviza os americanos ao nivel da china para que os USA sejam competitivos.
Tretas! Os chinos para se aproximarem um pouco – pois ainda estão muito longe – formam levados ao colo pelo Ocidente e, mesmo assim, espiam e copiam tudo o que podem! Olhe em volte e aponte algo que use que tenha sido criado pelos chineses de raíz? Já agora, Internet que nos permite falar e mudou o mundo é uma criação norte-americana, detalhes, não é? Já agora, quantos nobel têm os chineses? O que você conhece do Espaço que tenha sido descoberto por eles com tecnologia deles? Posso estar aqui o dia todo a descrever coisas. O mesmo falou-se dos Japoneses, nos idos anos 70 – que merecem muito mais – e no entanto, não atringiram nunca o peso dos norte-americanos – nem os alemães com muito mais competência na engenharia! Mais os EUA gastam milahres de milhões a dar comida a outros – apesar de estarem a ser provocados -, quanto gasta a China comunista? Pois.
Deves achar que os americanos não espiam tudo e todos?! Os americanos espiam, os russos espiam, os israelitas espiam, os ingleses espiam ou seja só os portugueses é que não espiam 🙁
Fuma menos disso, que te esta a fazer mal. SnXXden diz-te alguma coisa? Quando um governo “aliado” que espia um ou mais governo(s) “aliado(s)” é uma política suja e sem carácter. Mas, ninguém tem coragem de piar. Come e cala. E, já agora, para responder à sua pergunta sobre prémios nobel que os Chineses ganharam desde 1957, são no total 13 (cito alguns exemplos): Física:
楊振寧 (Yang Chen-Ning) e 李政道 (Tsung-Dao Lee) receberam o Prémio Nobel de Física em 1957 por suas investigações sobre as chamadas leis de paridade, que levaram a importantes descobertas sobre partículas elementares.
丁肇中 (Samuel C. C. Ting) recebeu o Prémio Nobel de Física em 1976 por seu trabalho pioneiro na descoberta de uma partícula elementar pesada de um novo tipo.
Química:
李遠哲 (Yuan T. Lee) recebeu o Prémio Nobel de Química em 1986 por suas contribuições para a dinâmica dos processos químicos elementares.
Literatura:
莫言 (Mo Yan) recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 2012 por sua habilidade de fundir contos populares, história e contemporaneidade com realismo alucinatório.
Paz:
刘晓波 (Liu Xiaobo) recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2010 por sua longa luta não violenta pelos direitos humanos fundamentais na China.
Fisiologia ou Medicina:
屠呦呦 (Tu Youyou) recebeu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2015 por suas descobertas relacionadas a uma nova terapia contra a malária.
Eu já disse que em breve a Xiaomi será sancionada por riscos terríveis e abomináveis à segurança deste mundo e do outro.
Verão…
E se o Tofu chinês for melhor que o americano leva logo com sanções por ameaças à segurança que até anda de lado…
Só não topa estes gajos quem não quer.
Mas alguém normal usa carros chineses? Nem as casas deles aguentam 5 anos de pé quanto mais automóveis
Quando a América decidir que a Europa não pode vender veículos chineses, nós só baixamos as orelhas e cumprimos a ordem é a isto que a Europa chegou!
Porque ainda vives na Europa? Tanto paleio e não sais daqui
As pessoas que comentam coisas destas realmente não percebem o ridículo desta afirmação?
Primeiro, felizmente ainda estamos num mundo de discurso livre e somos livre de criticar as decisões que sejam tomadas
Segundo, se mudar de país e/ou continente cada vez que os representante deste tomem uma decisão com que não concorde, então acabava a viver na Antártida
+1
AI, software chines em todo o lado, we are all doomed.
Como se os americanos não fizessem o mesmo… Isto vindo de um país cujo presidente senil já assinou um decreto lei para os carros novos passarem a vir com um kill switch em breve… Um bando de hipócritas, patético…
Os norte-americanos que se “ponham a pau”, essa gente não é de confiar, Basta que a par do assassino do kremlin andam a apoiar todas as ditaduras e regimes infames deste mundo, querem impôr novamente a escravidão e obscurantismo! Já nem disfarçam.
Kkkkkkk sempre foram e serão sempre assim os EUA.
Lembra se de que os outros não estão a dormir .
Começo a reflectir nas palavras de Savimbi q dizia nós próximos anos a potência do mundo estara na Ásia .
José, olhe que o Saddam foi apoiado pelos EUA durante anos e anos.
Ditador é bom se for amigo dos EUA, se não for amigo já é ditador mau e tem que ir abaixo.
O Marcelo Rebelo de Sousa que o diga
Para manter sua posição de liderança no setor tecnológico, os Estados Unidos adotam estratégias para limitar a concorrência. A aversão a desafiantes do seu posto é evidente ao observarmos o tratamento dado a empresas como Huawei e TikTok, e mais recentemente, aos fabricantes de veículos elétricos. Pessoalmente, sou a favor de políticas que busquem manter a competitividade, mas sempre através de meios legais e éticos, respeitando as regras do comércio internacional e oferecendo produtos e serviços superiores. Recorrer a sanções e táticas protecionistas sob o pretexto de “Segurança Nacional” — o que muitas vezes dispensa explicações e ocorre longe dos olhos do público — não me parece a forma mais íntegra de se manter no topo. A verdadeira excelência se prova no mercado aberto, onde a inovação e a qualidade falam mais alto.
Concordo 100%. Embora eu saiba que há muitos carros chineses que são bastante maus em segurança, porque são baratos, não são esses que são exportados para os USA ou Europa
Eu so observo. E a historia a repetir-se e a vinganca do Chines por perto.
Alguém ainda se lembra dos Furby que foram banidos pela NSA.
Agora, certamente que tem o seu quê de verdade. Como também é verdade que os USA fazem o mesmo nos seus produtos (a CIA tinha acordos secretos para recolha de informações por alguns pesos pesados da tecnologia) como outros países o fazem. Mas é no carro, no telemóvel, no PC, na TV de casa…. Ainda vamos um dia ter de pagar para não ter net nem televisão em casa.
Mas é o mundo de hoje, um mundo que nós todos temos ajudado a criar. Queremos net mais rápida, queremos mais televisão, queremos 5G, queremos carros com GPS, queremos tudo e mais alguma coisa e cada vez mais ligados. E depois queixa-mo-nos que estamos ligados a tudo e todos? É um paradoxo social que já se conhece há muito tempo. Os benefícios e os riscos não são novos, nem a total falta de capacidade dos governos de protegerem as pessoas e verdadeiramente regular o fluxo da informação, quem tem acesso a ela e quem a controla. Se calhar também os governos o fazem de propósito (ou fazem de conta que não sabem) porque lhes dá jeito.