Elon Musk gaba-se que a Tesla ‘descobriu’ a condução autónoma de nível 5… será?
Numa mensagem pré-gravada aos participantes da Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, o diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, vangloriou-se de que a empresa descobriu praticamente a autocondução. Afirmou que a empresa está "muito perto" de ter um veículo totalmente autónomo, sem condutor. Contudo, as suas palavras geraram várias reações que disseram que a empresa está longe de ter sistemas que proporcionem condução autónoma nível 5.
Musk, como sempre, foi vago nas palavras, deixou algumas nuances, mas não disse se irá incrementar nos seus carros tecnologia inovadora para o mais alto patamar de automação.
De acordo com a Bloomberg, Musk afirmou que a empresa resolveu muitos dos desafios fundamentais associados à construção de um veículo de nível 5 com autocondução:
Estou confiante que teremos a funcionalidade básica da condução autónoma L5 este ano. Não há desafios fundamentais.
Claro que estas declarações podem ser apenas Elon a ser Elon. Isto porque os atuais veículos Tesla estão longe de serem capazes de conduzir eles próprios sem a participação do condutor.
Os pacotes Autopilot e Full-Self Driving (Autopiloto e capacidade de condução autónoma completa) são de nível 2 na classificação de automatização. Conforme está descrito, são tecnologias parcialmente automatizadas de apoio ao condutor. Por outras palavras, os condutores devem estar sempre presentes, ter as suas mãos no volante, e permanecer conhecedores do seu ambiente.
Musk quererá dizer mais do que o que disse?
Esta última declaração de Musk é muito vaga, talvez intencional. Não há qualquer menção de quanto os carros Tesla evoluirão até serem considerados de nível 5. Além disso, nada é dito se esta funcionalidade será implementada em todos os carros através de uma atualização via OTA, estratégia habitual da empresa.
Também é verdade que ter os fundamentos "descobertos" (como mostra o vídeo abaixo) é muito diferente de dizer que um veículo pode ser destacado para o funcionamento em segurança.
No entanto, suponhamos por um segundo que o Tesla tem um veículo de nível 5 totalmente automatizado. O próximo obstáculo seria ultrapassar os regulamentos e obter luz verde para colocar o carro em produção, o que não será fácil - se é que será de todo.
A abordagem da Tesla à suposta tecnologia de autocondução está a ser cada vez mais examinada e escrutinada!
O sistema de piloto automático parcialmente autónomo da empresa tem estado no centro de uma série de investigações após uma série de acidentes em que a tecnologia estava a ser utilizada. Num caso de grande visibilidade, o condutor foi lembrado de voltar a colocar as mãos no volante inúmeras vezes antes de o carro acabar por se envolver numa colisão fatal.
Na maioria das vezes, estas colisões ocorreram porque os condutores estavam a utilizar indevidamente a tecnologia, porque pensam que ela é mais capaz do que realmente é.
Piloto automático da Tesla pode induzir as pessoas em erro
Engenheiros de outras indústrias, como a aeroespacial, têm sido críticos em relação à falta de LiDAR nos Tesla, e citam regularmente os numerosos acidentes relacionados com o piloto automático como prova de que a sua tecnologia está abaixo do que deveria estar. O seu sistema baseado em câmaras luta regularmente para diferenciar objetos que atravessam o caminho do veículo, e quando o sol está no horizonte.
Os reguladores da publicidade e da concorrência em todo o mundo têm contestado o seu nome, Autopilot, dizendo que é perigosamente enganador. Os académicos também criticaram esta prática de venda excessiva de tecnologias autónomas, chamando à prática "Autonowashing;" como Greenwashing autónomo (uma espécie de branquear a verdade).
Uma coisa é certa, os carros Tesla não podem, no seu estado atual, conduzir sem auxílio do condutor humano. Na Internet não faltam vídeos de acidentes que demonstram como os Tesla, deixados à sua sorte, são perigosos. Mesmo a Tesla está permanentemente a chamar à atenção que a sua tecnologia é de auxílio do condutor.
Assim, a curto prazo, acusam alguns, a declaração de Musk é descuidada e serve apenas para confundir ainda mais os clientes. Esta frase pode ser irresponsável, levando os clientes a pensar que os seus veículos são mais capazes do que realmente são. Há casos em que os condutores abusaram da tecnologia com consequências fatais.
Embora Musk possa gabar-se de que Tesla descobriu a condução autónoma, ainda não vimos qualquer prova de que se deva confiar que o tenha feito. No entanto, sabemos do que é capaz... e meia palavra pode querer dizer muito!
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O artigo distorce as citacoes. Ele diz que este ano tera’ nivel 5. Ponto. Tem suficiente credibilidade tecnica para ser levado a serio.
Não é bem assim. Ele atira muito barro à parede. Já não é a primeira vez que ele dá uma data para o nível 5: https://www.automobilemag.com/news/tesla-autonomous-driving-level-5-model-3-robotaxi/
Existe um site engraçado onde conta os dias que já passou das promessas que ele fez: https://elonmusk.today/
Nem pensar, fora de hipótese… ou não te lembras que ainda à dias festejaram o carro detectar sinais STOP, semaforos e pela primeira vez soube lidar com uma rotunda (com a ajuda do dono)
Como se pode constatar num dos videos do artigo, o sistema já consegue fazer bem mais do que isso. Acontece é que a Tesla ainda não tem confiança suficiente para pôr mais capacidade em produção.
Há um dado interessante acerca desse video da condução autónoma. Esta foi a segunda vez que a Tesla publicou um video deste género e, segundo as milhas em modo autónomo na via pública que estas empresas são obrigadas a comunicar nos EUA, na altura do primeiro as milhas reportadas davam a entender que foram feitas várias tentativas de gravação. Nesta última, essas mesmas milhas reportadas parecem ser as do percurso, ou seja, tudo indica que o video foi gravado na primeira tentativa.
Está aqui um artigo com mais detalhes sobre estas milhas:
https://electrek.co/2020/02/27/tesla-reports-fully-autonomous-miles-first-time-years/
O artigo diz exatamente o que se passou, a tua interpretação é que pode ser outra 😉 aliás, depois de o ouvires, que está lá o vídeo até para se perceber bem, podíamos ir inclusive mais além, mas não há necessidade, dado que ele na China quer mesmo marcar uma posição de liderança, quando sabe que em breve vai ter forte concorrência e pode perder essa tal liderança que ambiciona.
Esse senhor vai mandar milhoes para o desemprego num futuro próximo. Espero que dê a falência antes disso acontecer
É isto e os tractores. Esses destruidores de empregos de cavador. Espero que a John Deere vá à falência antes disso acontecer…
e os semáforos que deram cabo do trabalho dos polícias sinaleiros
O progresso tem que parar! Essas malditas vacinas e antibióticos … o cemitério da minha freguesia já só tem um coveiro!
Agora a sério, esperava outra atitude perante o progresso por parte de alguém que está a comentar na internet, usando um gadget e, ainda por cima, num site tecnológico… É o que temos.
É o Abreu.. está tudo dito.
Não sei se é bem assim, ele pode é aumentar emprego, tendo em conta os muitos projetos revolucionários que está a desenvolver.
São milhões de pessoas que trabalham como motoristas.. eu sou um deles (assistência em estrada) e com essa cena do 5g mais essa condução autónoma que daqui a 10 anos pode pegar de galho e a pop a subir em flexa o que vamos fazer?
Vão dar máquinas de fazer dinheiro?
Muita gente vai ficar sem trabalho a paula desse americano
Percebo, mas de facto não acredito que o teu trabalho vá acabar, bem pelo contrário, pode mesmo ter outros segmentos.
Talvez… Tais como ?
Dar assistência a robôs! Vamos ter que andar sempre de olho no fogão…entretanto pode haver uma tempestade solar que atrase a tecnologia!
Se pensas assim não vais longe – uma profissão para a vida, já não há. O mundo dá muitas voltas em 50 anos. Quanto mais não seja passar de empregado a patrão.
Será que os Tesla podem ultrapassar pela direita nos autoestradas dos EUA? Se fosse em Portugal, já tinha direito a umas multas….
Cá não passam, a não ser numa via que vai divergir (permitido cá) ou que o condutor confirme (um toque no acelerador é suficiente).
Espero que avance para o nível 6 ou 7 rapidamente, quero um carro que detecte buracos na estrada para evitar dar cabo a suspensão…
Para isso é mais facil tirar as rodas e o hidraulico.
Mas voar por cima dos buracos requer muito mais energia… O melhor mesmo é ter as estradas arranjadas.
Novidade era gabar-se de ter controlo de qualidade nas fabricas…
Tanta tecnologia e evolucao,mas ao fim ao cabo continua a ser primitivo…ou ainda um pouco antes….em nada evoluem estes carros….so deixam as pessoas mais incapacitadas do ke sao….
Nomeadamente ?!
É todo marketing. Vender a possibilidade de, tal como vender ar é o melhor negócio do mundo.