PplWare Mobile

Tesla: Erro no piloto automático poderá ter levado a acidente fatal


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

30 Respostas

  1. Megabyte says:

    Penso que o marketing não devia ter mais importância que a vida humana. Mesmo que não existissem acidentes tão trágicos, sabemos que o software, a inteligência artificial e mesmo o hardware, não atingiu uma maturação capaz de pensar ou de distinguir situações potencialmente perigosas, para além daquilo para que foi inicialmente programado. A própria advertência de manter as mãos no volante, de estar atento, significa isso mesmo, que funciona perante os testes que foram efectuados, mas em situações diferentes…

    • Rui says:

      Está a tratar o assunto com demasiada leviandade, se o Autopilot não está pronto a circular simplesmente não devia de estar ainda disponível nos carros de série, é muito simples, só que vale tudo para vender!

      • VaGNaroK says:

        O usuário usa por sua conta em risco, pois o fabricante dos carros devem avisar que é uma tecnologia que está em fase de maturação e fica por cargo de toda a Tenho certeza que quando se compra um carro desses se assina um termo sobre o piloto automático, responsabilidade do usuário se vai usar ou não… ou seja o risco é dele. Mais se não tivesse esse tipo de tecnologia nos carros vendidos, como iriam conseguir telemetria de uso para melhorar o sistema??? fazendo simulações que não seria. Tem que estar funcionando na vida real e a todos os obstáculos que são encontrados.

        • Rui says:

          VaGNaroK peço desculpa mais isso o que escreveu é tudo treta, 1º mesmo que o fabricante alerte para isso tudo sobre o Auto Pilot quando compra o carro novo, quando compra o carro usado quem é que o avisa?! 2º Se o program não é Auto pilot porque se chama então Auto Pilot induz as pessoas em erro, 3º os fabricantes em condições fazem eles próprios os testes não usam os clientes como cobaias!

  2. nkp says:

    para quando notícias de acidentes de outros carros? porque falar sempre no tesla? faz me lembrar quando aqui falavam sempre do caso do note 7

  3. Carlos Pereira says:

    É verdade, é um acidente com Tesla é noticia. Morrem por dia só nos States 110 pessoas em acidentes (fonte https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/02/15/eua-superam-40000-mortes-em-acidentes-de-transito-pela-1-vez-em-9-anos.htm) .
    A Tesla está sempre a alertar que o piloto automático está na fase 2 de uma escala de 5. Teve que alterar o algoritmo e por avisos sonoros quando detecta falta de pressão no volante, porque pessoas irresponsáveis faziam conduções com o piloto automático ligado e iam para o banco de trás, filmavam e depois punham no youtube a mostrar a gabarolice da sua estupidez.
    Sobre este caso registo que quem ia a conduzir “De referir que nos últimos 6 segundos as mãos estiveram fora do volante”.

    • Nuno says:

      Usas um número bruto para montares o teu caso, sem teres em conta o número de veículos autónomos existentes, bem como a quantidade de kms percorrido em piloto automático. A verdade é que ninguém sabe se, no presente, os veículos autónomos são ou não mais fiáveis a evitar acidentes. Estes ainda não percorreram uma distância significativa para se chegar a alguma conclusão.

      • rodrigo says:

        o tesla pegou nos dados dos seus carros e estimou que o Piloto automatico evitou cerca de 40% de possiveis acidentes.

        https://electrek.co/2017/01/19/tesla-crash-rate-autopilot-nhtsa/

        • Nuno says:

          Primeiro, a Tesla não possui dados suficientes para afirmar com uma boa confiança que o piloto automático é mais eficiente a evitar acidentes que um ser humano. Segundo, a Tesla diz que o piloto automático evitou 40% de possíveis acidentes? Qual é essa taxa para seres humanos? A Tesla também esqueceu-se de mencionar que a grande maioria das vezes que o piloto automático é usado, é em boas condições meteorológicas e em auto-estradas. Mas é normal eles não mencionarem isso, afinal de contas a tarefa deles é mesmo vender.

  4. stealth says:

    o tesla nao tem piloto automatico

    • Joao says:

      Então tem o quê?

      • Martins says:

        Tem um Cruise Control melhorado.

        • zeca says:

          Quando andares num com isso ligado, mudas de opinião 😀

        • Filipe F. says:

          O que é um piloto automático? O Tesla consegue sem ninguem dentro do carro, entrar e estacionar numa garagem, ligando-se, fazendo as manobras, e desligar-se no fim de concluido o processo e repito, sem ninguem dentro do carro.
          O Tesla consegue parado, por indicação do piloto para um determinado destino, acelerar, virar, tomar decisões, respeitar sinais, parar, etc…
          Onde é que isto é um cruise control mesmo que avançado? Um cruise control não lida com semaforos, com cruzamentos, não decide meter piscas e virar sozinho num cruzamento porque o GPS diz que é para virar…
          Atenção, não digo que é um carro autónomo apesar de para estacionar já o ser, mas Cruise Control é como o nome diz, controlar o carro para se manter em modo viagem de uma forma consistente (velocidade, trajetoria), sendo os mais modernos capazes de abrandar, acelerar, ou até fazer curvas de forma ligeira. Mas não consegue tomar decisões de regras de transito nem parecido.

          • 007 says:

            por esse sentido também não é um piloto automático, na lei ninguém te disse que podes tirar as maos do volante e deixar de prestar atenção a estrada quando tens o tal “piloto automático” ligado. por isso por definição nao pode ser chamado de piloto automático

      • Jorge Carvalho says:

        Ele tem parcialmente razão , o problema começa quando a Tesla resolveu chamar á função de assistência de condução “Auto Pilot” o que acaba por dar a idea que é uma coisa que na realidade não o é.

        Abc

        • Joao says:

          E o que é isso se não um piloto automatico? Tal como o nome indica e como acontece em navios e aviões, onde os pilotos-automaticos já existem há decadas, é um automatismo, não uma IAou um carro autonomo. Parece-me absolutamente correcto chamar-lhe piloto automatico. Se fosse totalmente autonomo seria isso mesmo, carro autonomo/com condução autonoma/sefl-drive car, etc.

  5. Joao says:

    Há dispositivos que não deviam ser permitidos. Esta história de o carro conduzir sozinho mas “o condutor deve continuar por lá” é surrealista e nunca deveria servir de desculpa. Ou o condutor está a conduzir ou não, agora esta de o condutor ser responsável por definição é mesmo característico desta javardice em que vivemos e sobretudo desta palhaçada de ter zombies ao volante.

    Os carros são para conduzir e se não querem conduzir vão de transportes publicos.

    Outro exemplo que deveria ser proibido é o do travão automático pelas razões mais óbvias do mundo.

    Não quero dizer que com isto os carros não tenham sistemas de segurança, por exemplo esta do travão de mão o carro deveria avisar o condutor que não travou o carro e se o carro deslizar sem ninguém lá dentro deveria accionar o travão de mão e o condutor deveria ser posteriormente avisado e obrigado a “destravar” o carro com uma serie de procedimentos para chatear e para ver se da próxima vez não se esquece.

    Tudo estes “sistemas” só promovem o tipo de condutor que nunca deveria ter pegado num carro. Por isso se vê tanta javardice de camionetas (SUV, monvolumes,..) e afins.

  6. falcaobranco says:

    Não existe nada melhor que termos o controlo do carro… e não um computador…

  7. Paulo Silva says:

    O condutor confia na maquina, a máquina confia no condutor. É surreal ter um sistema de Condução autônomo em que o condutor tem de vigiar o próprio COMPORTAMENTO do veiculo. SENDO ASSIM NAO VALE COMPRAR COM O MODO AUTOPILOT

  8. Nadadenovo says:

    Falta aí uns quantos segundos inclusive aos 18 em que o carro avisou o condutor para colocar as mãos e o condutor não o fez. Também falta aí que a protecção estava já danificada há cerca de 12 dias.

  9. Carlos Romão says:

    Mais vendas, mais carros, mais problemas. Ainda vamos ouvir falar muito da Tesla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.