Eléctricos têm menos probabilidade de incendiar do que os carros de combustão
As "estórias" dizem-nos que os carros elétricos são mais suscetíveis de incendiarem. Contudo, os países que já conseguem traçar um histórico destes veículos, colocando-o a par do dos convencionais, sabem dizer que não é bem assim...
Quando ainda não eram um objetivo, os carros elétricos envolveram-se, algumas vezes, em polémicas relacionadas com a probabilidade de incendiarem. Aliás, por ver alguns modelos a serem retirados de circulação por este motivo, o público nutriu desconfiança.
Agora, apesar de ainda não ser a regra, há países que já conseguem traçar um histórico. Isto, porque as vendas de carros elétricos estão a aumentar, e a experiência e o feedback estão, consequentemente, a ser cada vez mais.
Um exemplo desses países é a Noruega. Esta alberga o mercado com a maior proporção de elétricos do mundo - atualmente, com uma quota de 80%, que aumenta para 85% quando se adicionam os híbridos plug-in -, e os dados que já compilou desmentem a crença de que os elétricos têm mais probabilidade de se incendiarem do que os carros com motor de combustão interna.
Numa entrevista recente, Kjetil Solberg, da direção norueguesa da Proteção Civil, confirmou que "os carros elétricos raramente se incendeiam, e muito menos frequentemente do que os carros a gasolina e a gasóleo".
Na mesma linha de desmitificação do mito, Rune Wiggo Johnsen, um chefe dos bombeiros norueguês com formação específica em carros elétricos, explicou que "os danos raramente atingem a bateria". Tendo a sua experiência como base, partilhou que esta é, aliás, o componente mais forte do carro.
Assim como a Noruega, a Suécia também destaca uma experiência positiva, em matéria de incêndios e elétricos. De acordo com as estatísticas publicadas pela Agência Sueca de Contingências Civis, os carros térmicos têm 19 vezes mais probabilidades de se incendiarem. Aliás, em 2022, incendiaram-se 24 carros elétricos e híbridos plug-in. Isto corresponde a apenas 0,004% de todos os BEV e PHEV em circulação, em comparação com 0,08% dos modelos a gasolina e a gasóleo.
Além disso, nos últimos três anos, o número de carros elétricos que se incendiou manteve-se em cerca de 20 unidades por ano, apesar de a frota de elétricos ter duplicado nesse período de tempo.
Este artigo tem mais de um ano
Pois, como já se sabia.
Se pelo senso comum chegava-se à resposta com facilidade os dados apenas confirmam a situação e só quem não quer acreditar que o veículo a combustão é coisa do passado é que continua a criticar…
Parei de ler em “estórias”.
Porquê? O que não percebeste?
Porque não existe em português de Portugal
Isso não é verdade: estória: Narrativa de ficção, oral ou escrita. = CONTO, FÁBULA, HISTÓRIA, NOVELA – “estória”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
É muito importante as pessoas lerem mais, alargarem o seu parco pátio literário. A nossa língua é riquíssima.
Português sim, mas não era usado por cá, até aparecer o br.br.
Português Catorze, correto, português brasil, quatorze, correto mas não usado por cá. Português: histórias, correto, português brasil estórias, correto mas não usado por cá!
É usado por cá massivamente. Até porque tem um significado interessante que descreve muitas um determinado enquadramento da situação.
Se calhar por isso é que “não dás o nome”
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$estoria-ou-historia
Ui…perdeste uma oportunidade…
No dicionário da língua portuguesa, 7ª edição, não existe a palavra estória, provavelmente terá sido integrada no novo Dicionário e já depois do acordo ortográfico, o JL tem razão, é uma palavra recentemente integrada no nosso dicionário, mas já se escreve mais em português brasil que em português de Portugal, para mim já é como o outro diz, tanto faz…
Não, é português de Portugal. A nossa literatura, bem lusa, está pejada desta palavra, que tem um significado bem interessante, sem desvirtuar. É, no fundo, o espoletar de um cenário enquadrado na trama do assunto, sem lhe tirar a seriedade, mas não lhe dando o peso que a “história” lhe daria, mas que não merece.
Se quiser, mando-lhe copia da pagina do Dicionário é de 1984!
Depende dos dicionários “… estória foi uma forma “adoptada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho no seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11”.”
Como referi, a nossa literatura está pejada deste termo, como correto e atualmente popular.
Finalmente começa-se a ver este mito ser rebatido nas notícias
Há todo um caminho a percorrer. Hater de VE’s que se preze há-de arranjar mais uns dados tirados de lado nenhum para contrariar esta notícia e o ceticismo vai continuar. E ainda tem toda uma lista de motivos contra VE’s, geralmente composta por argumentos da treta como o por exemplo a poluição que causam (e quando se vai a ver são proprietários de diesel com filtros de partículas anulados e a fumegar, tal é a preocupação pelo ambiente), os preços dos carregamentos (que na realidade poucos olharam sequer para os valores pagos nos carregamentos), a velha história do “quero ver daqui a 3 anos quando for para trocar a bateria”, etc etc…
A continuar com estas teorias um dia ainda afirmam que os veículos a combustão também têm acidentes mortais.
Sugiro uma pesquisa do número de pontes/viadutos colapsados nos Estados Unidos devido a camiões cisterna que se incendiaram… Dava um bom artigo e ajuda a elucidar esta temática
Já vi vários carros de combustão a arder durante a minha vida. Antigamente haviam uns Fiat Uno que tinham qualquer defeito e o sistema elétrico começava a arder, cheguei a ver um na ponte 25 de Abril a deitar fumo por todo o lado.
Comprem eléctricos, é tão bom. E a bateria é dos elementos mais fortes … e o resto são estórias, como a do cargueiro a arder com veículos eléctricos que ninguém consegue apagar. Ah, mas o chefe de bombeiros da Conchichina diz que …
Festival Andanças manda um abraço.
Eu comprei, qual o problema, e são bem fortes sim.
O cargueiro a arder levava 3000 mil carros dos quais apenas 25 eram eléctricos.
E mesmo dentro dos carros a combustão os a diesel incendeiam-se menos que os a gasolina.
A maior parte dos incêndios automóveis está relacionado com cute circuitos e não com fugas de combustível e por norma não são quando os carros são novos que têm esse problemas.
Outra coisa que contribuía bastante para este estudo seria a média de idade das viaturas ardidas.
Podendo os números serem “inflamados” 😉 se compararmos os VE estão no mercado a menos tempo e a idade pode ou não contribuir para os estudo.
Na idade sim, os mais velhos tendem a arder mais, e até por falta de manutenção das partes mecânicas, coisa que nos electricos é muito menor, até no caso de fugas onde nem sequer existem líquidos a altas temperaturas.
Mas são as causas mecânicas que mais provocam incêndios, pelo menos no continente destes números.
https://www.nfpa.org/-/media/Files/News-and-Research/Fire-statistics-and-reports/US-Fire-Problem/osvehiclefires.pdf
Exacto!!!
O navio de transporte de carros que se incêndiou a dias foi por causa de um cigarro mal apagado junto a um carro a combustão!!!
Só que não, foi um carro eléctrico….
Foi lá ver ? É que até agora ninguém confirmou isso.
582 carros eléctricos, fogo começou ai e chegou aos 3600 graus, durante 2 dias, deformando o navio. Só depois se propagou aos 8 porões, onde estavam carros a diesel e gasolina. As próprias autoridades já confirmaram que o fogo começou nos carros eléctricos e as explosões das baterias foi o que pode levar o navio a afundar-se. Se conseguirem apagar o fogo (uma bateria pode passar 7 dias a queimar acima de 1000 graus, até a conseguirem apagar), facilmente provam que ocorreu um problema num dos eléctricos. Nos aviões já é proibido transportar mais de 10 baterias em menos de 40m2. Daí que 99,99% das baterias são transportadas em navios ou por via férrea e rodoviária.
Onde ? mostre lá esse relatório, que por acaso são 25 carros.
Os carros eléctricos iam separados ? que grande mentira.
Já confirmaram onde ? mostre lá a confirmação ?
Ah, afinal não provaram que foi de electrico, pois, bem me parecia que era invenção sua.
Errado, sobre os aviões não se pode transportar baterias que sejam carga en aviões de passageiros, em aviões de carga podem ser transportadas com as seguintes condições:
https://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/noticias/EB_amendment_lithium_Ion.pdf
Sobre esse navio que inventou a história, tem aqui:
https://pplware.sapo.pt/motores/navio-com-3-mil-veiculos-incendiou-se-e-a-culpa-caiu-logo-num-carro-eletrico/
No festival Andanças também deram vários motivos para o incêndio. Mas todos sabem que foram vários carros eléctricos
Falta referir a idade dos ICE incendiados e dos BEV / HEV incendiados. Só assim podemos validar com isenção quais as tecnologias mais propensas a incêndio, se os ICE ou os BEV / HEV.
As mais propensas são aquelas que ardem mais.
Compara veículos com a mesma idade de lançamento. Comparar veículos ICE com 20 ou 25 anos, com BEV/HEV com 5 ou 10 anos, é diferente. Compara veículos com 5 anos, de uma e outra tecnologia, para se aferir os casos. Isso sim era de valor, e dava rácios isentos.
Na Noruega existem veículos com 20 anos ? deve estar a brincar.
Está referido no artigo? Não. Portanto, ainda que se possa supor que possam existir poucos ou mesmo nenhuns, tem que ser lançada essa possibilidade. Caso contrário, o comparativo está logo á partida viciado.
Mas o que isso tem a ver ? eléctricos têm problemas com fugas e deterioração dos elementos que acabam por dar problema ?
Estas a querer dizer que os carros a combustão custam mais em manutenções e portanto os seus donos não as fazem. É isso?
Nunca vi um carro a combustão começar a arder desligado.
E já agora, gostava de ver uma comparação tb com os carros a GPL e carros sem FAP.
E electico também não.
Qualquer carro pode arder parado ou não, desligado ou não.
@JL, como nunca viu nenhum eléctrico a pegar fogo parado, aqui fica:
https://www.youtube.com/watch?v=U9dgtbHYBk4
Como sei que está parado ? podia ter chegado à momentos, pode estar a carregar, pode ter algo a arder por baixo dele.
Isso não prova nada.
83871 trotinetes eléctricas explodiram enquanto eram carregadas. Nos EUA já são 42 vítimas mortais, na Inglaterra 19. Mas, os ambientalistas dizem que “Há 0,0000000000000001% de perigo, é inferior ao dos telemóveis a serem carregados.” Só não explicam porque é que já há edifícios residenciais que proibiram o carregamento de trotinetes e bicicletas eléctricas, dentro de casa.
Bem, se a ver o video não sabe se o carro está parado, não posso fazer nada e parecem-me que já nem com terapia isso vai ao sítio, mas não sou médico…
Relativamente ao incidente, de acordo com a investigação da tesla o incêndio foi provocado por um problema num modulo da bateria, a solução foi uma série de updates para os módulos de controlo térmico(acho eu) para os model s e x.
Como sei que está parado ? sabe como se desliga um tesla ? Até pode ter o ar condicionado ligado, já que não sabe muito de teslas.
Foi ? onde posso ver esse relatório.
Bem, se foi resolvido, então estamos todos a salvo, já que todos os teslas recebem essas atualizações.
Ena, mais uma vez inventou um numero e pronto, só não disse 2 milhões porque era redondo demais.
Proibiram ? então mostre lá essas noticias.
@Manuel da Rocha, fontes desses números, por favor.
@JL:
https://letmegooglethat.com/?q=e-bike+e-scooter+prohibition+in+buildings
Quem é que atura negacionistas 😀
Exato Njss, bem me parecia que era mentira, e as a combustão também estão proibidas nessas oficinas home-based.
Se não sabem traduzir posso fornecer tradutor.
Sim Miguel, realmente estas pessoas a fazer negacionismo e ainda apresentam artigos que dizem algo diferente é complicado de aturar.
Carros não sei, mas as motas do MotoE ” campeonato do mundo de motos elétricas” começaram a arder durante a noite em parque fechado, logo impossível de alguém “mecânico” ou piloto andar entre as motas.
Não sei se ardem mais ou menos apenas estou a referir-me a este caso concreto, as motas arderam enquanto estavam a carregar, se fizermos um paralelismo os incêndios habitacionais são maioritariamente devido a curto circuitos, a rede elétrica sem manutenção também é perigosa.
Os carros normalmente ardem por causa do sistema eléctrico, aliás o diesel, não arde facilmente.
Havia é há uma serie da Mercedes que gostava muito de calor
Não , tem aqui as causas, são maiores as mecânicas.
https://www.nfpa.org/-/media/Files/News-and-Research/Fire-statistics-and-reports/US-Fire-Problem/osvehiclefires.pdf
Que digam os donos das viaturas estacionadas lá na França a quando dos protestos 🙂 🙂
Pois, isso é lamentável, ao que chegamos.
Não arde pouco, e em turbo diesel a questão não é se, é quando. Com o uso e com o abuso, o eixo do turbo ganha folgas, por onde o óleo escapa e cai em cima do sistema de escape quase incandescente. Até um dia em que aquilo pega mesmo fogo e nem com a chave é possível desligar o motor. Há quem chame a isso “turbo a desalvorar”. A única hipótese é engrenar uma 3.a ou 4.a e largar bruscamente a embraiagem.
Já vi. Deitaram fogo ao mesmo.
https ://www.jn.pt/pais/noticias/braga/vila-verde/mercedes-estacionado-arde-em-vila-verde-16372017.html/
https ://www.noticiasmaia.com/video-carro-arde-em-nogueira-na-maia/
https ://ominho.pt/bmw-estacionado-em-rua-de-braga-incendeia-se/
Thanks, desconhecia… pelos vistos é comum nos BMW, suponho a causa ser a parte eléctrica?
Não sei que pode incendiar estando desligado.
Então vê aqui!!!
https://abcnews.go.com/Business/bmw-mystery-fires-abc-news-investigation/story?id=47335778
” The mystery of car fires that start after the engine has been turned off, Kane says, may stem from the fact that modern vehicles are never fully powered down.”
Isto faz sentido… é igual nos electricos
Quando ponho o meu a carregar, deito sempre água para não arder !!!!!kkkkk
Também se incendiar que se fo%@ o seguro cobre
Com os casos que tem havido ainda bem, imagina se fossem haha
Isso e os acidentes. Todas as semanas são notícias de acidentes com eléctricos.
Rara a notícia de acidentes com veículos a combustão.
O segredo para acabar com os acidentes e incêndios é comprar carro a combustão, as estradas passam a ser mais seguras.
Os elétricos ardem facilmente toni.
É isso mesmo que afirmei se andarmos todos com carros a combustão acabam-se os incêndios.
A segurança rodoviária aumenta
E pagas tu os 870% de energia eléctrica que é preciso para isso? É que ou fazemos 3 reactores nucleares ou vamos ter de pagar 600 a 7000 euros, de electricidade mensal, para suportar os carregamentos dos carros eléctricos.
Em 1995 o GPL era o futuro, hoje 0,0000001% das pessoas sabem o que é. Daqui a 20 anos a electricidade estará na mesma e outra coisa será a opção.
Esse valor é tipo aquele dos carregadores num prédio ?
Não são 870%, são apenas 15%.
Ena tanto valor, tem aqui a solução: https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-lancou-carregamento-noturno-ilimitado-por-25-dolares-por-mes/
Ena, já foi ao futuro e tudo.
Então que opção ? até aposto que é uma que gasta muito mais.
Tenho painéis solares não me afecta. Isso e as ondas de calor. Tenho AC ligado todo o dia a custo 0.
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/07/31/58772-cidade-sueca-obrigada-a-mudar-se-descobre-o-motivo
Que isso tem a ver com incêndios ?
Já agora, os a combustão não usam terras raras ? Então como fazem os motores eléctricos e electrónica que eles têm?
Esse é mais um tema que a maioria culpa as minorias dos seus males.
Temos que bater o pé e recusar a venda de veículos que possuem metal na sua construção. Só assim se pode combater esse mal.
Décadas de veículos eléctricos destruíram Portugal.
https://www.nationalgeographic.pt/meio-ambiente/minas-desactivadas-em-portugal-e-a-sua-radioactividade-perigos-e-alertas_1205
Deve ser por isso que alguns argumentam que os eléctricos emitem radiação.
LOOOOOOL
Ou das minas de urânio foram quase 100 anos de exploração para alimentar a praga dos veículos eléctricos. Ainda bem que faz parte do passado
Olá, FM! Redigi o artigo e suportei-o com dados oficiais.
Caso conheça estudos/dados que contradigam o que escrevi, estou disposta a lê-los e, em caso de pertinência, a escrever também sobre eles.
https://ctif.org/news/norwegian-shipping-company-bans-electric-cars-board-classic-ferry-route
A probabilidade pode ser menor, mas os carros ainda são novos.
Daqui a uns anos teremos dados mais concretos.
Sim, é algo que não está explícito no artigo: a idade média dos veículos que compõe a amostra.
Admito que possa existir uma diferença grande a favor dos elétricos, mas sem essa garantia da idade não é uma comparação idónea.
Que interessa a idade para os eléctricos ? Ganham fugas, folgas e problemas nos turbos e faps ?
Mas interessa para os ICE. com a idade, o revestimento das cablagens vai ficando ressequida, devido ao calor que é gerado no compartimento do motor. E em determinadas situações / modelos, pode gerar curtos-circuitos e daí os incêndios.
Sim, especialmente os chineses BYD são mais securos que os Teslas.
Só peço encarecidamente que os estacionem longe do meu, vá-se lá saber porquê.
Os teslas também já usam as LFP, o carro mais vendido na Europa este ano já as usa, e sim é o tesla.
Se não vai ca carneirada, então não entendi, a carneirada é aquela que não quer mudanças, está comodamente ligado aos seus donos.
Não vou ser hipócrita e dizer que comprava um BYD amanhã, porque a realidade é que não comprava. Ainda tenho alguns receios e prefiro dar algum tempo para ver como “envelhecem”. Em todo o caso a nível de segurança das baterias deixo este teste com resultados muito interessantes: https://www.youtube.com/watch?v=CGQwqWqzkNA
Os comentadores do costume agora nem dizem nada, todos caladinhos com esta reviravolta! Já perderam mais um argumento anti-VE’s.
Ainda não acredito, mas sem dúvida será verdade quando chegarem as baterias de estado sólido
Mais propaganda de elétricos.
Se os números fossem ao contrário já não era propaganda, se calhar (secalhaya lol) já não era propagada aos eléctricos, era só aos a combustão. lool
Se você for ver, os números da Noruega e Suécia tem algo em comum: temperaturas máximas de 25 graus celsius e temperaturas médias anuais de 4 graus celsius. Ora 6 graus é a temperatura ideal para qualquer tipo de bateria de Lithium. Acima dos 30 a coisa complica-se e a probabilidade de incêndio é alta. Daí que até na Itália há dados de 7 incêndios em carros eléctricos, nesta onda de calor, quando os carros estavam a carregar, sem terem carga completa. É o mesmo problema das trotinetes eléctricas, em temperaturas altas a probabilidade de se incendiarem é bastante alta.
Errado, a temperatura ideal para as baterias varia entre os 22 e 25 graus.
Não sei se sabe, mas os carros quando se preparam para carregar em supercharger, aquecem as baterias a 50 graus, portanto esse argumento não serve, além de ser falso.
Errado, acima de 30 é que estão no ponto.
Há dados ? então venham lá esses dados.
Segundo a pesquisa que fiz, os veiculos eléctricos têm uma probabilidade 5x maior de se incendiarem. Palavra de escuteiro. Segundo uma fonte oficial do Pentágono a moda dos eléctricos já está a passar.
LOOOOL
“Um exemplo desses países é a Noruega”
Apesar disso proíbem elektros nos seis ferry’s para os Fiordes.
Vão ter que se decidir eheh
Errado, quem proibiu não foi a Noruega, foi apenas uma empresa e explicou porquê.
Nem fazia sentido sendo que os navios SÃO ELÉCTRICOS.
Não interessa, a empresa paga impostos na Noruega logo rege-se pelas regras da Noruega e portanto se a Noruega diz que é seguro a empresa só tem é que obedecer e levar os carros elektros. Mas o quéqué isto? Estamos na república das bananas? eheh
Hein ? Então escapou -lhe um parafuso hoje ? Ou já não se lembra do motivo ?
Não se esqueça da outra pergunta, então nestes navios as baterias já não ardem ?
Os navios são eléctricos e têm bufadeiras. Tá certo!
Sim são eléctricos, as bufadeiras são as pilhas.
Espero que agora entenda a diferença.
Só por curiosidade, então estas baterias dos navios, submarinos que vão nos porões já não incendeiam ?
Vá, faça lá isto com um a pilhas de gasolina ou gasóleo e sem arder. LOOOOL
https://electrek.co/2023/07/31/electric-retrofit-landcruiser-drives-4-miles-completely-underwater/?fbclid=IwAR1SRDRcXuk57zrPD5hZE7HU2lo1tXNBz4UcmeSCAepvvzgf4E_OGr2spLk
Engraçado, só me lembra este 😀
https://www.youtube.com/watch?v=XiW5SLQX2w8
ainda bem porque assim comprei um carro esta semana , a gasolina, deixo os carros a pilhas pros betinhos a tv.
Segundo algumas pessoas por aqui, o seu a gasolina é também um carro a pilhas.
Acho que em vez de ler a noticia, tirou a conclusão que queria, mas não, são desses que comprou que mais ardem.
Eu tenho painéis solares um carro a pilhas ando quase de graça quando o petróleo aumentar os pobres de espírito ficarão ainda mais pobres pobre e burro não é maneira de se levar a vida…
Os anti carro a pilhas também são anti painéis solares.
E depois no verão não ligam o AC ou aquecimento no inverno porque a electricidade está muito cara 😀
Eu não tenho, ainda, carro a pilhas. Lá chegará a altura. Tenho um veículo de meia idade a diesel. E tenho painéis solares, térmicos e fotovoltaicos, para as devidas funções. Térmicos para AQS, fotovoltaicos para suprir as necessidades mais básicas e simples, sem grande produção pois as orientações não são favoráveis. Não ligo AC no Verão porque não possuo, nem preciso. A temperatura em casa, este ano, ainda não subiu acima dos 23,1ºC. A temperatura é controlada com estores e com renovação de ar. No Inverno, a climatização é assegurada com o controlo dos estores, aproveitando ao máximo a radiação solar, complementado com pavimento radiante aquecido a água, esta aquecida com caldeira de condensação a gás natural. Eficiente. Quando avariar a caldeira, cuja reparação não seja viável, será substituída possivelmente por bomba de calor de baixa temperatura.
Já pararam para pensar que os VE não são a solução para todos?
Os donos de VE digam, recomendam a quem não possa carregar os VE em casa é um VE é um bom negócio?
Quem só possa carregar nos carregadores públicos está limitado, ainda hoje de manhã estava uma srª a dormir dentro de um Opel E, no lugar de carregamento, estavam pessoas a querer carregar o carro e a srª a dormir que nem uma pedra tapada com uma mantinha e tudo e não tinha o carro a carregar, foi chamada a policia a pensar que a srª tinha tido algum problema de saúde, mas não a muito custo lá a policia consegui acordar a srª, juro que é verdade, estava mesmo apagada dentro do carro no lado do passageiro e os outro à espera
Claro que não é para todos, por isso mesmo as outras tecnologias existentes continuarem.
Muitos desses problemas são facilmente resolvidos, no caso do senhor, uma palmada no vidro. Loool
Nenhum carro é solução para todos.
E pessoal a dormir em estacionamentos já acontece faz décadas….
Eu acho q agora é pior…ao preço q então os hoteis…
Das três uma, ou tens o carro em casa durante o dia para aproveitares a produção fotovoltaica, ou tens baterias, ou vendes á rede durante o dia para comprar à noite, de preferência em bi ou tri-horário.