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Eléctricos têm menos probabilidade de incendiar do que os carros de combustão

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    Pois, como já se sabia.

    • Realista says:

      Se pelo senso comum chegava-se à resposta com facilidade os dados apenas confirmam a situação e só quem não quer acreditar que o veículo a combustão é coisa do passado é que continua a criticar…

  2. PeterOak says:

    Parei de ler em “estórias”.

  3. Pedro Coelho Silva says:

    Finalmente começa-se a ver este mito ser rebatido nas notícias

    • Pedrocas says:

      Há todo um caminho a percorrer. Hater de VE’s que se preze há-de arranjar mais uns dados tirados de lado nenhum para contrariar esta notícia e o ceticismo vai continuar. E ainda tem toda uma lista de motivos contra VE’s, geralmente composta por argumentos da treta como o por exemplo a poluição que causam (e quando se vai a ver são proprietários de diesel com filtros de partículas anulados e a fumegar, tal é a preocupação pelo ambiente), os preços dos carregamentos (que na realidade poucos olharam sequer para os valores pagos nos carregamentos), a velha história do “quero ver daqui a 3 anos quando for para trocar a bateria”, etc etc…

  4. Toni da Adega says:

    A continuar com estas teorias um dia ainda afirmam que os veículos a combustão também têm acidentes mortais.

  5. Henrique says:

    Sugiro uma pesquisa do número de pontes/viadutos colapsados nos Estados Unidos devido a camiões cisterna que se incendiaram… Dava um bom artigo e ajuda a elucidar esta temática

  6. David Guerreiro says:

    Já vi vários carros de combustão a arder durante a minha vida. Antigamente haviam uns Fiat Uno que tinham qualquer defeito e o sistema elétrico começava a arder, cheguei a ver um na ponte 25 de Abril a deitar fumo por todo o lado.

  7. António says:

    Comprem eléctricos, é tão bom. E a bateria é dos elementos mais fortes … e o resto são estórias, como a do cargueiro a arder com veículos eléctricos que ninguém consegue apagar. Ah, mas o chefe de bombeiros da Conchichina diz que …

  8. B@rão Vermelho says:

    E mesmo dentro dos carros a combustão os a diesel incendeiam-se menos que os a gasolina.
    A maior parte dos incêndios automóveis está relacionado com cute circuitos e não com fugas de combustível e por norma não são quando os carros são novos que têm esse problemas.
    Outra coisa que contribuía bastante para este estudo seria a média de idade das viaturas ardidas.
    Podendo os números serem “inflamados” 😉 se compararmos os VE estão no mercado a menos tempo e a idade pode ou não contribuir para os estudo.

  9. Naodouonome says:

    Exacto!!!
    O navio de transporte de carros que se incêndiou a dias foi por causa de um cigarro mal apagado junto a um carro a combustão!!!
    Só que não, foi um carro eléctrico….

    • JL says:

      Foi lá ver ? É que até agora ninguém confirmou isso.

      • Manuel da Rocha says:

        582 carros eléctricos, fogo começou ai e chegou aos 3600 graus, durante 2 dias, deformando o navio. Só depois se propagou aos 8 porões, onde estavam carros a diesel e gasolina. As próprias autoridades já confirmaram que o fogo começou nos carros eléctricos e as explosões das baterias foi o que pode levar o navio a afundar-se. Se conseguirem apagar o fogo (uma bateria pode passar 7 dias a queimar acima de 1000 graus, até a conseguirem apagar), facilmente provam que ocorreu um problema num dos eléctricos. Nos aviões já é proibido transportar mais de 10 baterias em menos de 40m2. Daí que 99,99% das baterias são transportadas em navios ou por via férrea e rodoviária.

    • Toni da Adega says:

      No festival Andanças também deram vários motivos para o incêndio. Mas todos sabem que foram vários carros eléctricos

  10. GM says:

    Falta referir a idade dos ICE incendiados e dos BEV / HEV incendiados. Só assim podemos validar com isenção quais as tecnologias mais propensas a incêndio, se os ICE ou os BEV / HEV.

    • JL says:

      As mais propensas são aquelas que ardem mais.

      • GM says:

        Compara veículos com a mesma idade de lançamento. Comparar veículos ICE com 20 ou 25 anos, com BEV/HEV com 5 ou 10 anos, é diferente. Compara veículos com 5 anos, de uma e outra tecnologia, para se aferir os casos. Isso sim era de valor, e dava rácios isentos.

        • JL says:

          Na Noruega existem veículos com 20 anos ? deve estar a brincar.

          • GM says:

            Está referido no artigo? Não. Portanto, ainda que se possa supor que possam existir poucos ou mesmo nenhuns, tem que ser lançada essa possibilidade. Caso contrário, o comparativo está logo á partida viciado.

          • JL says:

            Mas o que isso tem a ver ? eléctricos têm problemas com fugas e deterioração dos elementos que acabam por dar problema ?

        • Realista says:

          Estas a querer dizer que os carros a combustão custam mais em manutenções e portanto os seus donos não as fazem. É isso?

  11. Miguel says:

    Nunca vi um carro a combustão começar a arder desligado.
    E já agora, gostava de ver uma comparação tb com os carros a GPL e carros sem FAP.

  12. Kush says:

    Quando ponho o meu a carregar, deito sempre água para não arder !!!!!kkkkk

  13. Toni says:

    Também se incendiar que se fo%@ o seguro cobre

  14. Fusion says:

    Com os casos que tem havido ainda bem, imagina se fossem haha

  15. Olá, FM! Redigi o artigo e suportei-o com dados oficiais.
    Caso conheça estudos/dados que contradigam o que escrevi, estou disposta a lê-los e, em caso de pertinência, a escrever também sobre eles.

  16. Joaquim says:

    A probabilidade pode ser menor, mas os carros ainda são novos.
    Daqui a uns anos teremos dados mais concretos.

    • Ze Nandoooo says:

      Sim, é algo que não está explícito no artigo: a idade média dos veículos que compõe a amostra.
      Admito que possa existir uma diferença grande a favor dos elétricos, mas sem essa garantia da idade não é uma comparação idónea.

      • JL says:

        Que interessa a idade para os eléctricos ? Ganham fugas, folgas e problemas nos turbos e faps ?

        • GM says:

          Mas interessa para os ICE. com a idade, o revestimento das cablagens vai ficando ressequida, devido ao calor que é gerado no compartimento do motor. E em determinadas situações / modelos, pode gerar curtos-circuitos e daí os incêndios.

  17. NaoVouCaCarneirada says:

    Sim, especialmente os chineses BYD são mais securos que os Teslas.
    Só peço encarecidamente que os estacionem longe do meu, vá-se lá saber porquê.

    • JL says:

      Os teslas também já usam as LFP, o carro mais vendido na Europa este ano já as usa, e sim é o tesla.

      Se não vai ca carneirada, então não entendi, a carneirada é aquela que não quer mudanças, está comodamente ligado aos seus donos.

    • Pedrocas says:

      Não vou ser hipócrita e dizer que comprava um BYD amanhã, porque a realidade é que não comprava. Ainda tenho alguns receios e prefiro dar algum tempo para ver como “envelhecem”. Em todo o caso a nível de segurança das baterias deixo este teste com resultados muito interessantes: https://www.youtube.com/watch?v=CGQwqWqzkNA

  18. Pedrocas says:

    Os comentadores do costume agora nem dizem nada, todos caladinhos com esta reviravolta! Já perderam mais um argumento anti-VE’s.

  19. EEQTR911 says:

    Mais propaganda de elétricos.

    • JL says:

      Se os números fossem ao contrário já não era propaganda, se calhar (secalhaya lol) já não era propagada aos eléctricos, era só aos a combustão. lool

      • Manuel da Rocha says:

        Se você for ver, os números da Noruega e Suécia tem algo em comum: temperaturas máximas de 25 graus celsius e temperaturas médias anuais de 4 graus celsius. Ora 6 graus é a temperatura ideal para qualquer tipo de bateria de Lithium. Acima dos 30 a coisa complica-se e a probabilidade de incêndio é alta. Daí que até na Itália há dados de 7 incêndios em carros eléctricos, nesta onda de calor, quando os carros estavam a carregar, sem terem carga completa. É o mesmo problema das trotinetes eléctricas, em temperaturas altas a probabilidade de se incendiarem é bastante alta.

        • JL says:

          Errado, a temperatura ideal para as baterias varia entre os 22 e 25 graus.

          Não sei se sabe, mas os carros quando se preparam para carregar em supercharger, aquecem as baterias a 50 graus, portanto esse argumento não serve, além de ser falso.

          Errado, acima de 30 é que estão no ponto.

          Há dados ? então venham lá esses dados.

  20. Tiago Cordeiro says:

    Segundo a pesquisa que fiz, os veiculos eléctricos têm uma probabilidade 5x maior de se incendiarem. Palavra de escuteiro. Segundo uma fonte oficial do Pentágono a moda dos eléctricos já está a passar.

  21. Yamahia says:

    “Um exemplo desses países é a Noruega”
    Apesar disso proíbem elektros nos seis ferry’s para os Fiordes.
    Vão ter que se decidir eheh

  22. Jose Silva says:

    ainda bem porque assim comprei um carro esta semana , a gasolina, deixo os carros a pilhas pros betinhos a tv.

    • JL says:

      Segundo algumas pessoas por aqui, o seu a gasolina é também um carro a pilhas.

      Acho que em vez de ler a noticia, tirou a conclusão que queria, mas não, são desses que comprou que mais ardem.

  23. Victor von Frankenstein says:

    Eu tenho painéis solares um carro a pilhas ando quase de graça quando o petróleo aumentar os pobres de espírito ficarão ainda mais pobres pobre e burro não é maneira de se levar a vida…

    • Toni da Adega says:

      Os anti carro a pilhas também são anti painéis solares.
      E depois no verão não ligam o AC ou aquecimento no inverno porque a electricidade está muito cara 😀

      • GM says:

        Eu não tenho, ainda, carro a pilhas. Lá chegará a altura. Tenho um veículo de meia idade a diesel. E tenho painéis solares, térmicos e fotovoltaicos, para as devidas funções. Térmicos para AQS, fotovoltaicos para suprir as necessidades mais básicas e simples, sem grande produção pois as orientações não são favoráveis. Não ligo AC no Verão porque não possuo, nem preciso. A temperatura em casa, este ano, ainda não subiu acima dos 23,1ºC. A temperatura é controlada com estores e com renovação de ar. No Inverno, a climatização é assegurada com o controlo dos estores, aproveitando ao máximo a radiação solar, complementado com pavimento radiante aquecido a água, esta aquecida com caldeira de condensação a gás natural. Eficiente. Quando avariar a caldeira, cuja reparação não seja viável, será substituída possivelmente por bomba de calor de baixa temperatura.

      • B@rão Vermelho says:

        Já pararam para pensar que os VE não são a solução para todos?
        Os donos de VE digam, recomendam a quem não possa carregar os VE em casa é um VE é um bom negócio?
        Quem só possa carregar nos carregadores públicos está limitado, ainda hoje de manhã estava uma srª a dormir dentro de um Opel E, no lugar de carregamento, estavam pessoas a querer carregar o carro e a srª a dormir que nem uma pedra tapada com uma mantinha e tudo e não tinha o carro a carregar, foi chamada a policia a pensar que a srª tinha tido algum problema de saúde, mas não a muito custo lá a policia consegui acordar a srª, juro que é verdade, estava mesmo apagada dentro do carro no lado do passageiro e os outro à espera

    • GM says:

      Das três uma, ou tens o carro em casa durante o dia para aproveitares a produção fotovoltaica, ou tens baterias, ou vendes á rede durante o dia para comprar à noite, de preferência em bi ou tri-horário.

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