Conduzimos o novo Dacia Spring, um elétrico robusto e acessível ao seu bolso
O Dacia Spring quer sacudir o mercado de carros elétricos com o seu apetecível preço. Sim, a autonomia não é para todos, é para aqueles que conseguem programar bem as necessidades. Sofisticado? Claro, dentro do que os 16.900 euros oferecem. Mas não se engane, este pode bem ser o carro ideal para si, para o seu dia a dia. Fomos conduzir o elétrico e já temos uma opinião.
Dacia Spring: o sucesso em números
Este carro tem números que devem ser sublinhados, porque não passam despercebidos. Lançado pela primeira vez em 2021, o Spring foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.
De facto, o Dacia Spring assumiu-se como a solução ideal para as pessoas que procuravam uma mobilidade simples, económica e eficiente, com emissões zero.
Curiosamente, os dados recolhidos através dos sistemas conectados a bordo do automóvel mostram que os utilizadores do Spring fazem uma média de 37 km/dia, a uma velocidade média de 37 km/h. Em 75% dos casos, os automóveis são carregados em casa.
Com o objetivo de democratizar a mobilidade elétrica, a Dacia formulou um carro bom, agradável e acessível... claro, já o fomos conhecer de perto.
O Spring apresenta o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. Um estilo robusto que o torna mais atrativo, quando o comparamos com a versão anterior.
O interior sofreu uma transformação notória, com uma renovação completa de todo o espaço. Da mesma forma, a única parte da carroçaria que se mantém inalterada é o tejadilho.
Interior mais fresco e mais digital
A marca faz questão de reforçar que o tablier foi totalmente reinventado. De facto, e para quem está atento ao que este segmento de mercado tem apresentado, o Spring insiste na adoção de elementos da nova linguagem de design de interiores da Dacia. Além disso, o carro está mais digital, os comandos, estão à distância do toque de um dedo.
O novo elétrico da marca do grupo Renault apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama.
Com a funcionalidade em mente, o grande ecrã tátil multimédia do Spring foi posicionado o mais alto possível, proporcionando uma ergonomia perfeita.
Além disso, o grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, oferecendo ao condutor um acesso imediato às informações essenciais.
Não podemos esquecer aqueles pequenos toques que os designers quiseram deixar como inovação. Lembram-se de já termos falado no suporte para acessórios YouClip?
Exatamente, o Spring traz também este pormenor que mostrámos anteriormente no novo Duster.
Por fim, o nível de equipamento Extreme inclui tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com o design exclusivo com as já conhecidas "linhas topográficas".
O interior tem o que precisamos para o dia a dia: conforto quanto baste e a habitabilidade que os utilitários desta categoria oferecem. Claro, há sempre margem de progressão. E como houve do modelo anterior para este, haverá seguramente margem para o próximo trazer algo mais.
Já que falamos num carro para o dia a dia, não podemos esquecer a bagageira. E até aqui a Dacia percebeu que pode marcar pela positiva.
O Spring oferece o melhor volume de arrumação da categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior), e 1004 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, conta com arrumação adicional, com porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc, com um volume total de quase 33 litros.
Novo Spring tem bom aspeto
A marca quis trazer um rejuvenescimento ao aspeto do elétrico. Antes era esguio e hoje é mais encorpado. Este novo carro apresenta-se com uma silhueta simples e discreta. Aqui também a Dacia conseguiu tirar mais um ponto a seu favor. Atentem que, por ser particularmente compacto (3,70 m de comprimento) e ter um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 m de parede a parede), o novo Spring é muito ágil e, consequentemente, fácil de conduzir. Confirmámos que é muito fácil de conduzir.
A empresa faz questão de realçar que trabalhou para conseguir uma nova estilização exterior que adorna os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv e que são equipadas com coberturas de roda muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto do Spring.
Sem corantes nem cromados...
Como em todos os novos modelos Dacia, as peças cromadas decorativas foram removidas. O mesmo acontece com as barras de tejadilho, que são geralmente redundantes num automóvel utilizado principalmente para viagens curtas; a sua remoção ajuda a diminuir a massa do automóvel, tornando-o mais aerodinâmico e, por conseguinte, melhorando a autonomia.
O novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: os já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning, e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.
No desempenho também há novidades
O Novo Spring ganha quatro atualizações para uma posição de condução mais ergonómica e melhor:
- Novo volante para melhor aderência e acesso aos comandos.
- Nova coluna de direção ajustável em altura para um design mais ergonómico.
- Direção assistida elétrica reajustada para uma direção mais precisa e melhor feedback do volante.
- Novas jantes de 15" para uma condução melhorada (de série na versão Extreme).
Além disto, o Spring ganha um novo modo B (Brake) com travagem regenerativa mais forte. No modo D, por sua vez, a energia produzida durante a travagem (desaceleração) é recuperada e armazenada na bateria. A desaceleração é baixa quando o condutor levanta o pé. Com o novo modo B, o condutor pode maximizar a regeneração.
Este novo Spring possui uma aceleração muito dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos. Mais acessível e ainda mais adaptado à utilização urbana do que nunca, está também dotado com o motor de 45 cv na versão Essential (0-100 km/h em menos de 20 segundos).
Calma, está a olhar para um elétrico citadino, um carro de família, não um bólide!
Contudo, vamos também sublinhar esta parte, a marca esforçou-se para controlar o peso do elétrico. E, como resultado, o Spring 2024 permitiu-nos um excelente consumo de energia, inferior a 13,5 kWh/100km para a versão de 65cv e de 14,1 kWh/100km para a versão de 45cv.
A bateria de 26,8 kWh foi calibrada por forma a responder às necessidades e ao estilo de vida dos condutores do Novo Spring, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo.
Vamos lá à autonomia!
Com uma autonomia de cerca de 220 km para todas as versões, o seu desempenho é suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia.
O Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica, em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas, numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.
Alguns estudos dizem-nos que a maioria das pessoas não faz mais de 40 quilómetros diários nos seus meios de transporte. Imagine ter um Dacia que permite uma semana de deslocações com a mesma carga de bateria.
Além disto, agora, o Spring está equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.
Um adaptador específico que se liga ao conetor de carregamento do automóvel, situado sob a grelha, funciona como uma tomada tradicional de 220V/16A.
No lançamento do Spring, a Dacia propõe uma gama alargada para que os clientes encontrem o modelo que responde melhor às suas necessidades:
- Spring Essential: Painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V.
- Spring Expression: O mesmo que o Essential + ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv).
- Spring Extreme: Igual ao Expression + acabamentos interiores/exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM, carregador bidirecional.
O Novo Dacia Spring está igualmente disponível numa versão comercial de 2 lugares, com o Spring Cargo.
E preços?
As encomendas do novo Dacia Spring abriram, em Portugal, no dia 20 de maio, e as primeiras entregas estão previstas para o último quadrimestre de 2024.
17000 euros para um carro que não vai fazer 200Km, sem ar condicionado, excelente preço e excelente opção.
Vamos por partes.
Tens 3 versões:
– Spring Essential: 16.900 euros
– Spring Expression: 18.900 euros
– Spring Extreme: 19.900 euros
O mais barato, o modelo de 45 cv tem uma autonomia cerca de 220 km. Claro, podes fazer menos, mas numa condução urbana, poderás não fazer os 220 km, mas também poderás fazer os 200 que referiste. Depende do teu pé direito.
Quanto ao ar condicionado, não podes generalizar a gama pelo modelo mais barato. Até porque as versões de 65 cv têm ar condicionado.
Quanto à dinâmica do carro, em cidade o Spring na cidade é muito ágil. Fácil de estacionar e com tecnologia que, no caso do parque automóvel português (onde 21,7% dos automóveis a circular no final de 2020 tinham mais de 20 anos) o que este Dacia traz é como se entrassem noutra dimensão tecnológica. 😉
Tem ar condicionado!?!?! Deve ser segredo é que não aparece lá no equipamento. Toda a gente sabe, excepto o Vitor M, que os valores anunciados podem divergir dos obtidos dependendo da utilização que é feita.
Se te estás a referir ao Essentia, não traz ar condicionado. Como referi no comentário anterior, existem 3 níveis de equipamento. O Essential é o elétrico mais barato do mercado. E o fazer ou não 😀 isso é como todos, os valores divergem SEMPRE de pessoa para pessoa, de pé direito para pé direito. Dizer que não faz os 200 km, é disparate, até estão anunciados 220 de autonomia (não podemos generalizar), há de facto quem os faça.
As vezes vem comentar sem saber como as coisas são, a Dácia na versão basica, vem sem muita coisa logo, não quer dizer que nas outras versões do mesmo modelo mas mais caras não tenha as coisas aplicadas…
O modo operandis da Dácia foi sempre assim um modelo mais acessível mas despido de muitos extras, outras mais apetrechados só que isso carrega no valor final…
Nem o Amílcar, nem o VItor M associaram o facto de eu ter referido 17000 euros como me estando a referir ao essencial o que é muito estranho, o Vitor alterou a resposta ao meu comentário para não fazer má figura espero que faça o mesmo.
Não, o generalizar é que não faz sentido. Mas deixei as opções para perceberes que há vários níveis de equipamento. 17 mil euros corresponde um nível que está equipado já com alguma tecnologia e é um elétrico, económico, versátil e que, como estamos a ver noutros comentários, serve para muitas pessoas. Depois o generalizar que os valores anunciados mudam de pessoa para pessoa, isso tem a ver com o pé direito, como referi. Estás a fazer má figura quando generalizas, foi o que referi e como outras pessoas te estão a alertar ao generalizares sem pensares.
Os portugueses para além de ganhar mal não poupam nem se esforçam para mais um país de acomodados…
Não preciso de mais estou mesmo a ponderar investir no dacia spring pois o valor de 17/18k é o meu limite.
É curioso virem logo dizer que nao tem isto ou aquilo mas conduzem carros com 20 anos que ainda têm a entrada de cassetes no auto radio. Eu queria era um destes para trocar o meu corsita de 98. Não ten ar condicionado? Nem o meu.
27 tem o meu que comprei usado e tem AC mas sinceramente raramente o uso (Honda Civic MA9 de 1995)…
Eu também não costumo usar o A/C nos meus carros.
Só tenho usado mais agora a função para arrefecer à distância com o telemóvel, pois como o carro é elétrico permite fazer isso e assim o carro está fresquinho quando entro.
Mas de resto ou abro a capota ou baixo os vidros… se o carro da frente não for um fumarento lol
Como a minha sofagem só funciona nas posições 3 & 4, utilizar o AC só funciona nessas opsições também o que obriga a uma melhor gestão de frescura. Tenho de comprar a peça que fará as posições 1 & 2 funcionarem tanto na questão de sofagem como AC. Mas sim prefiro mais abrir os vidros laterais…
Também tenho um Corsa B e olhe que tem ar condicionado e funciona muito bem. Ar condicionado ao abrir e fechar os vidros 😀
Esse é à descrição não é condicionado!:)
É ar condicionado… ao tempo que fizer lá fora. 😀
nesse caso não é “AC”, é “CA” (Corrente de Ar)
O Dacia Spring, a versão essencial vai dos 0 aos 100KM em cerca de 20 segundos.
Na cidade em hora de ponta se atingires 70km/h ao fim de 30 minutos já vais com muita sorte…
lol
As medidas/tamanho são as mesmas do modelo atual?
Tive há dias ao lado de um e achei-o assim para o pequenote.
Bem que a DACIA podia ter criado um VE do tamanho do Sandero (digo eu)…
Não sei que tipo de marketês é este, mas os cromados foram banidos em viaturas novas em 2024, por isso esta viatura não os inclui.
Em 2024 um BEV com 120km de autonomia reais é mau, péssimo mesmo. Enfim, brinquedos.
Uma pergunta técnica: esse Dacia é bi direcional? ou seja se houver uma falha de energia ele dá electricidade à casa? Obrigado
À casa não. Ele não é V2G, mas é V2L. Ele pode fornecer energia para alimentar eletrodomésticos, pequenas máquinas, etc…
Mas por que não?
Se desligar o quadro elétrico da casa em relação à rede e não passar um x de potência 2/3 kW, penso que pode.
Pode fazer o mesmo com uma daquelas baterias da anker ou similares, mas isso não é verdadeiro carro para rede, num verdadeiro sistema V2G o carro ao estar ligado a wall box em caso de falha energética a propria wall box faz essa gestão juntamente com o carro e mantem toda a casa a funcionar.
ok. Já há uns que servem para a casa (devem ser esses v2g – veicule to grid).
Por exemplo num picknic posso ligar uma arca é isso o V2L
Exatamente. Ligar a máquina de café, ligar um frigorífico, etc..
Este Dacia também reaproveita as desacelarações ou travagens por forma a recarregar a “bateria” (Desta vez o @JL não pode reclamar)?