Como se comporta o Xiaomi SU7 no mundo real? Os primeiros testes prometem muito
A Xiaomi resolveu ocupar mais um espaço que entende ser lucrativo e com potencial para crescer. A gigante lançou o Xiaomi SU7, o seu primeiro carro elétrico, e nesse momento o mercado parece ter-se rendido. Agora que começa a estar disponível, surgem os primeiros testes, que mostram que a sua autonomia estará bem à frente da concorrência direta.
Primeiros testes do Xiaomi SU7 prometem
Após vermos as vendas a dispararem e de um primeiro fim de semana de sucesso inegável, começam a surgir as primeiras experiências de utilização do Xiaomi SU7. Este parece estar num patamar muito elevado, mas tudo eram suposições até agora.
Após o que parece ter sido o primeiro teste real de estrada do SU7, os resultados da utilização deste carro elétrico surgem muito promissores. Os primeiros testes de homologação colocaram o Xiaomi SU7 como um dos melhores carros elétricos e a prova disso mesmo parece ter surgido agora.
Autonomia e aceleração estão no topo
Ainda que possa parecer muito focado na eficiência, o Xiaomi SU7 tem alguns argumentos no que toca ao desempenho. Nos testes de aceleração até aos 100 km/h, o SU7 Max deixou os concorrentes longe, marcando apenas 3,24 segundos. Isso coloca-o bem à frente do Tesla Model 3 LR (4,62 segundos) e do Nio ET5 LR (3,83 segundos). No teste do quarto de milha (cerca de 400 metros), o domínio do SU7 continuou, conseguindo um tempo de 11,17 segundos.
Apesar de ter ainda só dados obtidos em condições controladas, o Xiaomi SU7 parece estar bem preparado para o mundo real. A Xiaomi reivindica uma autonomia de 800 km no Ciclo de Teste de Veículos Leves da China (CLTC). No teste de estrada realizado agora, conseguiu chegar aos 643 km. Embora o XPeng P7 tenha chegado a valores reais mais próximos dos declarados, o carro da Xiaomi esteve à altura do exigido.
Preço é um fator importante nesta fase
Numa contextualização, e porque não há que contar apenas com desempenho e autonomia, o Xiaomi SU7 tem também outros argumentos.
Dependendo da configuração, este carro elétrico tem um preço que começa em cerca de 27.900 euros na China. Isto torna-o significativamente mais barato do que o Tesla Model 3 (a partir de cerca de 31.730 euros) e o Nio ET5 (a partir de 38.500 euros).
Com estes resultados, o Xiaomi SU7 acaba por conseguir almejar uma posição de destaque no mercado. A entrada da marca no mundo automóvel impressiona todos, com uma mistura de aceleração, autonomia respeitável no mundo real, muitos recursos focados em tecnologia e um preço altamente competitivo.
Estas avaliações prévias são importantes, mas o mais importante é avaliar o carro depois de 3 ou 4 anos de utilização.
O carro até pode ser bom, mas um português típico que investe “um rim” num carro, eventualmente vai preferir marcas mais tradicionais.
A Tesla já está no mercado à tempo suficiente para não acabar de um dia para o outro. A BYD está a seguir o mesmo caminho.
A Polestar está a passar por muitas dificuldades.
Como tudo é importante A LONGO prazo.
A Tesla tem peças e dá suporte já há muitos anos, além de haver oficinas dedicadas à Tesla e outros elétricos conhecidos, já há muito suporte e know-how!
A BYD ainda está a fazer testes de mercado e a ver o que acontece. Quem compra nunca sabe se daqui a 10 anos tem peças, se a marca existe ainda na europa ou como se processam as garantias cá. Prometer é uma coisa, a realidade é outra.
A Xiaomi chegou agora e só à china. Já andam a dizer que é a melhor coisa do planeta e sabem ZERO de como será com o seu veículo LOLOL “ei a xiaomi, que carro bom, espetacular, faz milhões de km com uma carga, e dá mais gás que um mig 29″…… e ?! Mete água? Apodrece? Quantos ciclos dura a bateria? Se o que acontece se uma célula pifar com 80.000 km? Como solucionam? Quanto tempo demora? Onde o fazem? Há oficinas concorrentes?
Eu para o meu tesla tenho tantas opções e até “tunning estético” da concorrência que é excelente o descanso, sabendo que já há muita experiência, muito mais até de que qualquer VW ou Peugeot/Renault elétricos.
a Xiaomi nao esta a contruir o carro de raiz sozinha..nao partiu do zero. O carro ta a ser construido junto com a BAIC_Motor que existe desde 2010 e que tens parcerias na china com mercedes e hundai por exemplo.
Exacto
Estes carros com esta tecnologia são muito engraçados mas quando dão uma avaria quero ver como resolvem, ou quando a bateria chega ao fim de vida substitui-la custa quase um valor de um carro novo.
Se num carro de uma marca “tradicional”, com concessionários, armazém de peças, etc. , qualquer avaria deixa o carro parado 8 dias à espera de peças, imaginem num carro destes.
Se calhar a W Resolve
A IA arranja…. 🙂
Eu tenho muitos produtos Xiaomi, mas quando compro tenho a noção de que: 1. O desempenho altera muito rapidamente e com as atualizações, que deixam de existir muito rápido 2. Tem maior durabilidade que os outros produtos chineses mas 3. O destino quando avaria ou o desempenho se torna demasiado fraco, tornam-se lixo e ou 4. Desisto ou compro outro modelo novo que entretanto a Xiaomi lança no mercado (e faz isso com demasiada frequência. MAS ISTO É UM CARRO, não custa o mesmo que uma panela de arroz, uma air fryer, uma pen android, um robot de limpeza, um saca rolhas, etc… um carro com essa dimensão e características com UM MÍNIMO DE QUALIDADE NÃO PODE CUSTAR TÃO POUCO (que não deixa de ser muito dinheiro). A banha da cobra das antigas feiras agora são os produtos chineses… Não têm qualquer suporte ao cliente e duram o que durarem.
Bruno, queres ver como resolvem? Como qualquer outro veículo LOLOL
– fura o pneu? vais à oficina deles ou de pneus e resolves
– estraga uma peça / chapa & pintura / vidros? vais à oficina deles ou uma com conhecimento disso e resolves
– estraga um motor ou bateria? vais à oficina deles dentro da garantia, ou se fora, uma externa com conhecimento disso e resolves.
Agora se compras um veículo pouco conhecido ou comercializado…. já estás a fazer a escolha por ti. Se compras Tesla ou outra conhecida na europa, tal e qual como no teu carro ICE. E é mais simples trocar um motor de um Tesla que o motor do teu carro… e é MUITÍSSIMO mais provável que se estrague o motor do teu carro depois de 200.000 km que de um Tesla após 400.000 km…
O problema deste carro é que é muito comprido! E claro, falta saber o preço para cá!
È barato devido ás baterias CATL que estão a ser as melhoras e mais vendidas por ser fabricado na China meramente tudo por robôs….E estão apostar tudo num único carro ….não em dois nem 3 modelos.
Resta saber quantos anos de garantia terá o carro e que marca os vai representar em Portugal…
Daqui a dois anos vão lançar o barco xiaomi…. ahahahha
Sabes que muitos elétricos por aí fora já usam há anos as baterias da CATL, correto? A CATL não trabalha para a Xiaomi especialmente LOL
Eu sei que não mas é meramente para validar o bom trabalho que eles tem feito….e cá entre nós…..entre o mundinho da china deve arranjar umas baterias para eles…deve ser o mesmo que ir pedir ali á mercearia do lado um raminho de salsa… 🙂
Já viram, um tem o nome de Chico esperto e fala como tal, com suposta sabedoria e com LOL’s em maiúsculas
O outro chama-se toninho e parece isso mesmo, aceitou logo o comentário do Chico esperto e ficou humildemente no seu lugar
Podiam doar os lucros á Ucrânia ao voz de bagaceiro….
Muito Mimimi, o verdadeiro problema é onde vou desencantar dinheiro para o comprar 😀
643 em qual velocidade? 90? 120?
Sera que farão igual aos telemoveis e abandonarao o suporte e fornecimento de peças depois de 2 anos?
O carro parece ser excelente, o único detalhe é quem não pode ser comparado a um Tesla.model3, o SU7 e um Segmento S pelo menos.
O Model 3 e um D, e cá vai custar a partir dos 65 mil
Se o carro avariar, e for necessário uma peça, tira-se uma do telemóvel e põem-se no carro para funcionar. No final de contas é tudo a mesma !”#$%&
Em todos os paises temos os velhos do restelo, e ca em pt quando vieram:
carros japoneses desconfiamos da qualidade, depois vieram os coreanos kia e hundai a mesma coisa..
ultimos anos os americanos da tesla..
e agora desconfiamos da qualidade dos chineses… a mesma coisa que fizemos com os telefone.
Mesmo sabem que mtos modelos de marcas conhecidas estejam a ser fabricamos na china com tecnologia chinesa de geracao anterior!
Cultivessem na informacao do que plataforma esta a ser colocadas no carros electricos e vao entender que neste momento, tirando a tesla, as marcas chinesas tao com carros melhores tao bons ou melhores que as marcas legacy..
pelo menos em powertrains isto é ja claro pra quem como eu trabalha na industria automovel! abraços
Concordo Pedro.. mas na Internet somos todos mecânicos e damos a nossa opinião baseada na nossa formação, em engenharia eletro mecânica. Obrigado pelo seu conhecimento e concordo consigo relativamente a tecnologia. Espero vivamente que chegue em breve a Portugal e que traga um preço competitivo. Não para o comprar mas para a BYD baixar os seus, porque para mim o design deles é mesmo TOP. Saudacoes.
o BYD seal na China é 25mil euros, cá começa pelos 50mil… este xiaomi se custa 27mil na china provavelmente será pelos 60mil cá (se vier…) no entanto, tenho até medo que a diferença seja ainda pior uma vez que o “chefe” andou a compará-lo com modelos da Porsche e modelos de topo da Tesla em publicações anteriores sobre este carro, e nós todos sabemos quanto rins estes custam lol…
Tudo crítica o made em China. Vai se a ver tudo ou quase tudo é lá fabricado. Podem começar a ver as etiquetas placas e afins e é tudo made em China ou RPC
Portanto não critiquem o que todos temos em casa ou fora dela.