Cliente da Tesla nos EUA viu o controlo do seu carro passar para outro condutor na Europa
Toda a tecnologia que a Tesla coloca nos seus carros dá aos utilizadores uma liberdade grande e permite que estes sejam controlados de forma remota. Tudo se concentra na app da marca, que depois abre, literalmente, as portas dos veículos e das suas funcionalidades.
É precisamente nesta app que se está agora a concentrar um problema que foi reportado por um cliente da Tesla. Do que revelou, este cliente dos EUA, viu o controlo do seu carro ser passado para outro condutor, que está na Europa, com todos os problemas associados.
Para além de oferecer aos condutores dos carros da Tesla informações essenciais, a app da marca permite aos condutores controlarem totalmente as suas viaturas. Sem estarem presentes, podem ligar o AC, destrancar as portas e até colocar as viaturas a funcionar.
O que Robert Quattlebaum revelou no Reddit é verdadeiramente assustador. Após comprar e receber o seu Model 3 da Tesla, detetou várias situações em que o seu carro estava alterado e com funcionalidades ativadas, sem este o desejar. Também a porta da sua garagem tinha sido aberta.
Claro que o primeiro pensamento foi para a possibilidade deste carro estar comprometido a nível de segurança. As falhas existem nos Tesla e foram várias vezes mostradas pelos investigadores de segurança. A análise, naturalmente, resultou em nada de concreto.
Ao envolver a Tesla neste mistério, a causa rapidamente surgiu, bem com a resolução. Ao registar um model 3 novo na Europa, um dos funcionários da empresa enganou-se e repetiu o VIN do carro do utilizador nos EUA. Isso abriu rapidamente o controlo ao carro da marca ao novo utilizador.
Aparentemente, o condutor na Europa estaria a tentar controlar o seu carro remotamente, algo que não conseguia por ter a viatura errada associada. Terá também testado a porta da garagem por ser algo que não tinha e estaria disponível para ser usada.
Esta aparentemente não é uma situação nova e vários utilizadores da marca revelaram situações similares em respostas à publicação feita no Reddit. Estes relatos mostraram que é possível ter o controlo total de forma remota e aparentemente aleatória.
Este artigo tem mais de um ano
com esta marca, todos os dias há “novidades” …
É uma marca avant-garde no mundo tecnológico e por causa disso está nas bocas do mundo…
Segundo percebi não se trata de ter acesso a um carro de forma aleatória, houve erro humano com o VIN. Coisa normal de quem trabalha.
? não se pode considerar normal um sistema aceitar que o VIN já associado a uma conta seja usado noutra conta sem que haja um procedimento de confirmação junto de quem era o dono em primeiro lugar. Não é apenas uma questão de erro humano.
Então é necessário rever o processo de validação. Foi mau mas é melhorar.
Mas não é hack
não disse que era um hack!
Terá sido mesmo um erro?
Estou com o Castro. Teria que haver uma validação de que o VIN em causa estaria associado a outra conta. O processo de transferência nunca poderia ser feito apenas com a confirmação de uma das partes.
Para mim, a parte do “erro humano” terá sido apenas desculpa para uma situação que eles ainda não sabiam responder. Teria sido a Telas haqueada!? Afinal é como o bacano diz… a atribuição é apenas um tuplo numa tabela de uma base de dados…
Não me parece que seja um hack, parece mais que seja o sistema que está mal desenhado, não tendo a Tesla implementado medidas contra este género de erros. Seria uma coisa básica, por isso é que considerei que não é apenas um erro humano.
One Vin to rule them all, one Vin to find them,
One Vin to bring them all, and in the darkness bind them!
Amen!
Mas isto acontece com marcas estabelecidas no mercado, esta é a única que faz noticia.
Apple:
– first time?
“You must have the Kebapi!” – https://www.youtube.com/watch?v=52YOsjGINSc
Heheh muito bom 😀
Li o post original…que história de terror…mobilidade elétrica sim, mas quero algo simples e o mais offline possível…chamem-me antiquado mas prefiro veículos que não necessitem que o condutor tenha um bacharelato em engenharia informática / eletricidade auto para o poder gerir com a consciência tranquila!
E quando é que a Tesla é hackada e os carros todos colocados em modo de auto destruição? Isto de ter sistemas remotos com capacidade de fazer o que quiserem aos automóveis ainda vai dar buraco…
Olha, isto não é a velocidade furiosa nem o 007!
Autodestruição??? 😀
Tipo o Dacia Spring. Ainda tem uma chave, chave! 🙂
Acho que a tecnologia nos automóveis devia ter para na parte do GPS e do Kit mãos livres.
No máximo aceitava o BT pairing para música 😉
Só um completo i/%&$a compra um carro , e a empresa manda nele, poe e dispoe a seu belo prazer.
Esta marca ja parece uma marca Chinesa, o que e preciso e vender, a qualidade fica para segundo plano. O pessoal nao gosta do novo Ford Mustang ?
Esta empresa é uma fantochada!
Sempre foi e é por isso quem compra um Tesla sá o compra uma vez. Se avariar vai-se comprar um VE de outra marca.
Tens termos de comparação e experiência própria?
Tens marcas premium e nunca tiveste problemas?
Samuel, por isso é que a Tesla cada vez vende mais.
Vende mais mas só vende um a cada cliente pois quando avaria é um “bye bye Tesla! Never again.” Onde já se viu cobrar uma bateria substituida durante a garantia. Para a Tesla a garantia é apenas um meio para manter os clientes ligados à marca.
E acredita que se cobra uma bateria durante a garantia? A sério que acredita?
Se gosta de comer gelados com a testa, tudo bem.
Espetáculo!
A Tesla a ser Tesla, what else?
Com esta marca tudo é possível, é uma novela mexicana todos os meses.
Hilariante!