China faz queixa da UE por causa das taxas sobre os seus carros elétricos
As taxas que a União Europeia (UE) decidiu impor aos carros elétricos oriundos da China resultaram, agora, numa queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Após alguns meses de investigação, a Comissão Europeia decidiu impor taxas aduaneiras aos carros elétricos oriundos da China. Conforme defendeu, essas taxas servem para proteger as empresas da UE contra a alegada concorrência desleal. Na perspetiva europeia, as empresas chinesas beneficiam injustamente de subsídios governamentais, conseguindo, dessa forma, manter os seus preços baixos.
Entretanto, na sexta-feira, o Governo chinês informou sobre uma queixa apresentada junto da OMC relativamente às taxas aplicadas pela UE aos veículos elétricos fabricados no país.
China alega que a sua indústria de carros elétricos cresceu naturalmente
O Ministério do Comércio informou que a China recorreu ao mecanismo de resolução de litígios da OMC "para salvaguardar os direitos e interesses de desenvolvimento da indústria de veículos elétricos e a cooperação na transformação verde global".
Além de defender que a sua indústria de veículos elétricos prosperou naturalmente, a China argumenta que o seu apoio a esta está em conformidade com as regras da OMC, pelo que a decisão da UE "carece de uma base factual e jurídica".
Na sua queixa, o Ministério do Comércio da China argumenta que as taxas da UE violam as regras da OMC e prejudicam a cooperação global em matéria de alterações climáticas.
De facto, dentro da UE, há quem critique estas taxas aduaneiras sobre os produtos chineses, salientando que irão encarecer a transição ecológica da Europa, segundo a Euronews.
As duas partes têm até ao início de novembro para resolver as suas divergências. Após este período, as taxas, que são ainda de cariz provisório, serão fixadas por um período de cinco anos.
Leia também:
“Concorrência desleal” ahahahahahah como quem diz já estão todos borrados andaram a gozar com a cara do ze povinho estes anos todos com o preço dos carros sempre a aumentar e agora que chega alguém que faz 10x mais barato já estão com o rabinho entre as pernas ahah
Nem mais.
Em parte é. Temos trabalhadores a ganhar muito menos, a trabalhar mais horas e com condições de trabalho “duvidosas”. Além de possíveis situações ainda mais graves como por vezes é noticiado. Há muitos anos, era eu um mero operador de linha, com meio ano de casa, numa multinacional e ganhava cerca de 65 contos. Um engenheiro (e não era dos mais baixos) da mesma empresa numa fábrica na Índia ganhava 20 contos (o que dizia o mesmo era um salário bastante bom). Esteve cá em Portugal uns meses a trabalhar/em formação e nem sequer ia tomar café com os restantes pois o orçamento não dava. E só fazia refeições na fábrica.
Mas ao mesmo tempo que a UE quer aplicar taxas às marcas chinesas, as marcas europeias quase se atropelam para conseguir produzir na China, mas aí já sem as mesmas restrições “fiscais”.
Para já não falar que as grandes empresas mundiais estão a ter sérias dificuldades em modernizar e otimizar a produção, depois de anos e anos a dormir à sombra da fama e “status” de mercado. Mas sinceramente, será que é a UE e/ou as marcas que estão aflitas ou será que é “só” a VW e a Alemanha? É que às vezes parece….
E esta. Heim?
Para mim isso não tem nada de concorrência desleal, moralmente pode ser injusto mas é como o mundo funciona se portugal começar a fabricar carros também vai ser concorrência desleal porque nós ganhamos menos que os restantes países da europa ?
Sem dúvida que a VW é uma grande parte da equação atrasaram-se em todos os aspectos nunca se modernizaram e ainda foram apanhados no escandalo das emissões que só se safaram porque são a VW porque se fosse uma marca chinesa na altura a ser apanhada caia o mundo como foi a VW rola a bola para a frente daqui a 2 anos já ninguém se lembra
Se fosse por uma mera questão de globalização e economia, não seria.
Mas a China também faz imensa pressão no mercado interno para controlar os salários. Não respeita o meio ambiente nem o bem estar dos trabalhadores como (na generalidade) a UE o faz. A situação Chinesa interna é algo que nós temos dificuldade em perceber. Aqui em Portugal queixamo-nos dos salários e das condições de trabalho, mas a China esmera-se no espremer dos trabalhadores. Muitos são pouco mais que escravos modernos.
E, segundo algumas fontes, atira rios de dinheiro em apoios às empresas do setor. Se bem que aqui na europa andamos no mesmo, por isso…
Como é que podemos concorrer com trabalhadores fechados dentro das fábricas?
Tu estás disposto a trabalhar nessas condições?
Nos aqui em Portugal ainda a chuva esta nos Açores já estamos abrigados porque vêm ai a chuva.
Se não repararam a China é uma ditadura, lá não há greves não é pelos funcionarias andarem felizes e contentes.
E ainda há uma coisa que os Chineses não conseguem competir, é na criação de objetos de luxo, nada se compara a um carro Europeu para demonstrar o sucesso, por em quanto ainda as marcas tradicionais são imbatíveis neste aspeto.
Nem todos trabalham nessas condições, aliás, devem ser bem poucos, e não se esqueça que essas condições existem cá.
Quem lá vai visitar empresas vê outra realidade, a não ser que no dia da visita “pintem” aquilo muito bem.
É normal os ditadores mostrarem os seus fracassos.
Mem tu deves de acreditar no que escreveste.
A maior fábrica da China os trabalhadores foram proibidos de deixar as instalações durante o período da Covid,, mas para ti é normal, e até em Portugal conheces casos assim, podes dizer onde?
Ou para entenderes melhor “ai sim, então mostre lá onde? 🙂 🙂
Leia novamente, o que falei foi o que vi.
Ao fim de anos da China andar a “sustentar” a boa vida dos europeus é que se lembraram que isso poderia trazer consequências.
Entre um VE chinês e a CyberStain (Cybertruck) prefiro o VE chinês, pelo menos não manchado se for lavado ao sol com champoo auto.
Sim mas, repara, duvido que alguém queira saber daquilo que tu achas.
Temos pena mas vou continuar a dizer o que eu acho. Não será um fã da tesla que me vai calar.
SÓ ME CALO QUANDO MORRER :p
Calma nerd vai la abrir uma linha de comandos do linux para ver se acalmas.
Nirelle uma pessoa até pode não concordar contigo , mas é assim mesmo , diz-lhes o que pensas , que aqueles que pensam o contrário de ti também não se calam , oupa deita cá para fora!
As taxas e barreiras da UE são uma farsa. Basta o UK cobrar 10% para os carros chineses entrarem todos pela porta das traseiras via UK. Entradas de leão, saídas de sendeiro.
Os chineses têm bom remédio. Abram fábricas cá associados a uma empresa de cá! Foi o que aconteceu aos da UE qd começaram lá e até aos dias de hoje se quiseram vender lá e continuar a vender por lá!
Pára tudo! O Yamahia quer que se aposte em VE na UE! 🙂
Infelizmente para ti as que eles pretendem abrir são para carros com motores a combustão / híbridos.
Mas nc fiando, se calhar nem essas. Prometeram abrir no Brasil e já estão a dar o dito por não dito!
_______
Mas seria uma forma de equilibrar os pratos da balança, não achas?
Infelizmente? Achas que não durmo por causa de veículos? Ganha juízo.
Sim, equilibra a balança e não faltam exemplos de empresas que têm filiais ou fábricas instaladas na UE. É bom para o próprio mercado e cria emprego.
Esta gente que vem para aqui defender a China, façam um favor á comunidade e emigrem para lá, para a Rússia e para a Índia…. fiquem lá três anos a trabalhar e depois então venham para aqui comentar…. porque lá nesses países as condições de trabalho são de excelência e o respeito pela dignidade humana é de louvar
É muito diferente defender a china e o seu regime ou defender os seu produtos, os produtos são bons e baratos? É comprar
E para aqueles que não se afirmam defensores, mas que usam produtores produzidos por pessoas nessas condições ?
Depois do covid para mim a China morreu. A UE deve reduzir ao máximo a sua dependencia da China.
Disseste o mesmo dos estados unidos apos a guerra do afeganistao? E o mesmo da Europa depois da guerra na servia? Vai pastar
“Países da UE divididos quanto às taxas sobre os elétricos chineses. Há 12 países a favor”
São 27 Estados-membros: 12 apoiaram, 11 abstiveram-se (o que nesta fase significa apoio à Comissão Europeia para negociar com a China), e 4 votaram contra. Há quase unanimidade (os que votaram contra não bloquearam nada, nem podiam).
Esta questão é fácil de resolver por parte da China. Basta aumentar em 500%, com efeitos imediatos, o custo de fabrico de produtos solicitados por todas as empresas ocidentais como consequência dessa decisão da UE. O impacto seria imediato porque a grande maioria de empresas ocidentais fabrica os seus produtos na China.
Acho que 5x o preço é pouco.
Bem sei que ser nerd e não tens carro andas aqui no linux a dizer disparates mas se algum dia cresceres e quem sabe te casares o que e dificil veras que esse discurso pro chinês e tao descabido como o SO que usas
Os chineses querem milagres, eles não querem perceber, nem sabem o que é isso, a verdade deles é a única que interessa. Temos pena, compare-se o comparável, não é o caso da produção dos carros chineses com os carros produzidos na europa.