BP revela que o carregamento de elétricos é quase tão rentável quanto os combustíveis
Com o advento dos carros elétricos, cresce a necessidade de implementar redes eficientes de carregamento. Contudo, se antes não se conheciam resultados, agora, o negócio está a começar a crescer e, aparentemente, a dar lucro. Quem o diz é a BP.
A multinacional mostra que os investimentos feitos não foram, nem serão, em vão.
Em declarações à Reuters, a chefe do cliente e produto da BP Emma Delaney revelou a forte e crescente procura por pontos de carga para veículos elétricos. Prova disso foi o aumento da procura em 45% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, que permitiu que as margens de lucro dos carregadores rápidos fossem equilibradas em relação às bombas de combustível tradicionais.
Se eu pensar num depósito de combustível versus carregamento rápido, estamos a chegar a um lugar onde o cenário comercial do carregamento rápido é melhor do que o do abastecimento de combustível.
Disse a executiva.
Os dados da BP mostram que o empenho de algumas empresas para garantir uma rede de carregamento de elétricos eficiente não está a ser em vão. Isto, porque mostram que os pontos de carregamento rápido conseguem ser quase tão rentáveis quanto uma bomba de combustível tradicional.
Apesar das suas alegações, a executiva da BP não especificou os lucros e as perdas associadas ao carregamento de veículos elétricos, nem tão pouco o valor de lucro necessário para equiparar o negócio aos combustíveis tradicionais. No entanto, este resultado poderá ser um começo para justificar investimentos futuros, como carregadores com maior potência, mais pontos de carga por estação de carregamento, entre outros.
Não se espera que a divisão se torne rentável antes de 2025, mas com base numa margem, os pontos de carregamento rápido da BP, que podem reabastecer uma bateria numa questão de minutos, estão a aproximar-se dos níveis da gasolina.
Disse a chefe do cliente e produto da BP.
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Este artigo tem mais de um ano
seria estranho se não o fosse !!!
A praticar preços da BP, não duvido.
Conversa para accionistas.
Com a possibilidade de carregar em casa, e até a custo zero, os elétricos são uma catástrofe para eles. Por isso é que insistem no hidrogenio, que lhes permite manter o mesmo modelo de negócio dos combustíveis fósseis.
É pena a possibilidade de carregamento em casa não dar para todos os utilizadores…no meu caso se caísse um BEV do céu (de preferência não em cima de mim) não teria como o carregar em casa. Espero que a indústria desenvolva módulos de bateria amovíveis que dêem para carregar em casa e depois ir levando para o carro. Tipo como já se viu em scooters com baterias amovíveis.
Não dá para todos, mas dá para alguns (e não são poucos). Quantas pessoas podem abastecer em casa? (Com o seu próprio petróleo)
Não estou a desdizer de haver gente que pode fazer o carregamento na sua garagem…acho isso muito bom e quem tiver o guito para comprar um BEV e se tiver o dito lugar acho que deve aproveitar.
O que deixo como desejo é os módulos de bateria amovíveis para quem não tem lugar de garagem.
Isso nunca vai acontecer num carro, as baterias de carro pesam no mínimo uns 300-400kgs.
A Tesla tem um projecto relacionado com isso, ainda nao é uma realidade global, nao sabemos se nao terá continuidade ou se até outra empresa nao possa ver alguma luz nisso e decida fazer.
O principal problema nem está no peso das baterias, mas sim que todas teriam de ser similares/haver um standard para que pudessem ser rapidamente subsituidas.
E todos sabemos que o Musk até tem muita vontade em standardizar o mercado. Só que não… paleio têm muito.
Ja existe, mas apenas para veiculos Nio. Creiomque já estao em funcionamento tambem na Noruega.
“NIO’s ballpark estimate is that customers save $10,000 off the initial price tag. These battery swaps aren’t free, but they’re certainly cheap. For just $150 (or 980 Chinese Yaun) a month, you get access to six swaps a month, which should be more than enough for city and highway driving.06/08/2021”
@Filipe Rocha
Foi ele com a Tesla que tem vindo a puxar o mercado para a mudanca, é ele que tem mostrado que os eletricos pode ser melhores do que aquilo que eram no passado.
Nao me parece que seja paleio, parece mais que ele tem uma equipa brutal por trás dele que está a conseguir colocar as ideias dele em prática.
Mas isto sou eu que digo…
No mínimo ? tenho 3 e nenhuma pesa mais de 200 kgs.
é verdade que não dá para todos carregarem em casa, mas já muita gente tem casa com parqueamento com um tomada se todas essas pessoas um dia tiverem um eletrico e carregarem em casa se o descalabro para as gasolineiras agr se toda a gente carregar nos postos de carregamento deles o lucro para eles vai ser igual ou superior porque com algum investimento conseguem produzir energia sem gastar nada o que não é possivel com o combustivel
É mais fácil mudar as habitações para acomodarem essa possibilidade. Quando morava num apartamento, os arrumos que ficavam na garagem, tinham eletricidade minha, portanto seria fácil por um carro a carregar. Os próprios condomínios podem negociar com alguma fornecedora um contrato coletivo com preços mais baixos para todos os condóminos e/ou instalar painéis de produção solar.
As margens praticadas pelas operadoras são gigantes. Tenho um carro eléctrico, há 3 anos.
Quando carrego em casa, gasto uma média de 2,7 eur / 100km, e sabemos que dentro deste valor, já estamos a alimentar a estrutura da EDP, que mesmo com todos os desvios, ainda declara lucro.
Quando carrego numa autoestrada, ou em algum carregador rápido, o valor é facilmente multiplicado por 4.
Assim é fácil que a margem seja como a do combustível.
Também é importante dizer que as facturas têm tantas taxas, que nem se consegue perceber o que estamos a pagar.
Penso que estás a pagar o custo de desenvolvimento e construção do carregador que, face às notícias de novas inovações tecnológicas da parte dos sistemas de carregamento, pode ficar a curto – médio tempo obsoleto.
Até a tecnologia BEV “estabilizar” deve demorar umas décadas. Enquanto que as últimas inovações nos veículos ICE eram mais nas tecnologias de segurança, comunicações e info-entretenimento, as quais passaram para os BEV, do que no próprio motor. As inovações num BEV abrangem muitos mais sistemas: motor, bateria, sistemas carregamento, assistência autónoma à condução, etc. para além dos que mencionei nos veículos ICE.
Margens grandes mas com poucos clientes. Quem vai carregar a pagar 4x mais depois de poder carregar mais barato, ou até gratuitamente em casa? Só mesmo para uma emergência, é carregar o suficiente para chegar a casa.
O hilariante é ver a efacec falida. pública e sem dinheiro numa altura em que todo mundo está aos saltos com a coisa electrica!!!!
Acho que não é novidade para ninguém, é que não haverá qualquer tipo de dúvida relacionada com o facto de se um dia 100% da população conduzir eléctricos, os preços irão disparar para os preços pornograficos dos combustíveis fosseis.
Neste mundo tudo gira em torno de lucros e dinheiro….
Uma vergonha…ainda apregoam à mobilidade eléctrica!!!no outro dia carreguei o meu carro electrico na estação de Aveiras com aplicação da miio…por 16kw paguei 12€… mais caro que um carro a diesel!!!!! Ladrões!!!