Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (8)
Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.
Hoje vamos conhecer o gestor de ficheiros do Ubuntu, o Nautilus.
Uma das ferramentas mais importantes em qualquer sistema operativo é o gestor de ficheiros. No caso do Windows temos o popular explorar e no Ubuntu chama-se simplesmente Ficheiros (Nautilus) e integra com o ambiente de trabalho GNOME.
O Nautilus suporta todas as funções tradicionais de um gestor de ficheiros. Pode procurar por ficheiros ou diretórios, seja no sistema de armazenamento local ou na rede, organizar os resultados, executar scripts ou até iniciar aplicações.
Como referido, o Nautilus permite a ligação remota a servidores e/ou pastas partilhadas. Para tal basta indicar o nome ou IP do servidor remoto e carregar em Ligar.
Em termos de opções de visualização, são vários os filtros disponibilizados pelo Nautilus. O utilizador pode organizar os ficheiros/diretórios alfabeticamente, por tamanho, por tipo, etc.
Uma vantagem do Nautilus face a outros gestores de ficheiros é o facto de suportar extensões e também scripts que podem aumentar o número de funcionalidades. Em próximos artigos apresentaremos algumas dessas extensões/funções.
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.
Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10?
Este artigo tem mais de um ano
Podiam usar já o Communitheme, ou como a Canonical lhe passou a chamar, Yaru. Irá ser o tema padrão da próxima versão e está muito bonito.
Hum! Unbuntu?!
Tou nem aí…
Por isso é que abriste o artigo para vir comentar.
Não não vamos. Vão vocês.
Uii isto já se usa há muitos anos, mais de uma década e tem crescido o interesse. Um não substituiu o outro, mas tanto se complementam que a Microsoft “colocou dentro do Windows” um Linux 😉 por isso, é fácil perceber que o saber não ocupa lugar e pode ser muito útil dominares as várias plataformas, nem que seja um bocadinho 😉
Bom fim de semana.
Não percebo a vossa obsessão em dar a conhecer alternativas ao Windows nem a vossa quantidade de reposts.
À parte disto, posts contraditórios entre eles.
Qualidade ao invés de quantidade, pf.
Os sistemas operativos não se reduzem ao Windows! A própria Microsoft tem apostado em sistemas Linux. Grande parte dos servidores na Internet têm como sistema operativo Linux! As máquinas mais poderosas do mundo usam Linux! No mundo do IoT a grande parte dos sistemas usam Linux. Precisas de mais justificações?
Enquanto o desktop não usar Linux em maioria, pra ele nada disso faz sentido.
Eles, eu, e mais uns poucos, mas não te preocupes, nós não nos importamos.
Ninguém se preocupa se vocês usam o Linux. Cantilenas é que não.
Eu gosto de trabalhar com (L)Ubuntu, mas peca por continuar a não ter suporte de origem à placa wireless do meu portatil… Ainda só encontrei uma distro linux em que não tenho este problema, o wireless funciona até em live, que é o Endless OS…
Desde 2008 que não uso outra coisa!
Boa 😀 Ubuntu?
Sim, no trabalho e em casa!
No trabalho no meu laptop, meu programa de gestão de adega é multisistema operativo (sou enólogo), libreoffice. Ouço musica no clementine com o meu DAC Hifi, vejo filmes e séries no Kodi.
Não jogo (não tenho interesse). O meu Desktop é um odroid Xu4 (com ubuntu) com processador arm. O meu sidtema multimedia é um odroid C2 com ubuntu e logo kodi. O meu servidor openvpn e Nas é um raspberry pi ligado a um disco de 1 tera.
Interessante. Obrigado pelo Feedback.
Se formos a uma loja comprar um pc, em 10 quantos vem instalado com Linux?
0
Há lojas a vender PCs ou com opção entre o Ubuntu e o Windows (AssisMática, em Lisboa, por ex), pcs sem SO ou mesmo só com o Ubuntu (system76, por ex)
portanto é uma questão de procurar…
A DEll, que é apenas uma das melhores marcas de portáteis, aposta forte 🙂
https://certification.ubuntu.com/certification/make/Dell/
só queencontrar máquinas da DELL à venda para o público em geral deve ser difícil (não estou a falar nos clientes empresariais como é óbvio)
Até podes comprar online 😀
Online é possível… mas eu referia-me a lojas físicas mesmo
Quem compra em lojas físicas em 2018?
Wiliam
se fosse assim as lojas de informática espalhadas por aí tinham falido todas
As lojas físicas existem para os velhos nascidos de 2000 pra trás comprarem. A nova geração só compra online. Um dia as lojas irão acabar.
Idiotas que compram portatil nas lojas merecem serem comidos por lorpas, tendo maquinas normalmente mas, com sistemas operativos sem qualidade no que toca ao mercado dos PC…
chegou a versão Gnome 3.30
Boa, obrigado. Já o tinha visto por aí 😀
Como sempre, mais capado que o habitual.
Boas, se fosse em vez do macOS, fazia sentido…
Tentei rodar o Linux Ubuntu no Pendrive, mas ele não arrancou.
Travou bem no começo. É alguma incompatibilidade com os processadores Ryzen 2700?
Qual versão do Linux?
Ubuntu 18.04
Tenta criar outra vez a pen pode ser uma PenLive mal feita.
Já fiz duas vezes! Eu tinha feito um com a versão 16, depois fiz com a versão 18. Parece ser problema de driver do Ryzen 2700.
Pode ser pela versão do kernel que o Ubuntu utiliza.
Já estou a utilizar. Neste caso o mint. Muito bom!
CUbunto aka a botnet do mundo shittux.
vamos quem eu nem obrigado !!!!!!!!!!!!!!
Boa noite. É possível usar o office da Microsoft no ubunto? Obrigado
Podes usar o office via Wine…mas melhor é usar o Office 365
Bom dia. Office 365? Qual a diferença relativamente ao office nirmal? Já agora, também dá para usar o photoshop ou o paintnet e o Camtasia? Sou um utilizador toto. Obrigado
Bom dia. O office 365 não necessita de ser instalado no PC. É um serviço online (tipo página de Internet). Relativamente aos outros softwares creio que só mesmo com o wine, mas aguarda comentários de pessoal mais experiente! Abraço.
Poder podes, mas o wine segundo li, cria muitas portas! O ideal mesmo é o 365!
Se é assim tão bom, porque é que os PC ‘s vêm com Windows?
Instala, experimenta e depois diz qualquer coisa! Mais e melhor do que todas as opiniões é a experiência que cada um tem!
Antes de mais, parabéns ao Pplware por esta rubrica. Não acho obsessão, como alguns dizem, muito pelo contrário. Quem não usa Linux pode sempre vir a conhecer e a manter-se a par das novidades, e quem nem sequer conhece pode aprender como há alternativas igualmente válidas fora do mundo do Windows. Eu, pelo menos, acho que quanto mais alternativas houverem, melhor!
Usava o Manjaro KDE em conjunto com o Windows 10. Desde o anúncio do SteamPlay que a minha partição do Windows passou para 40GB com mais umas 100 de HDD só para jogar com o HTC Vive que ainda não tem o desempenho no Linux como no Windows e as quebras de FPS lá notam-se bem. Fora isso, seja trabalho ou lazer, é 100% Manjaro 😀
Há alguns por aqui q tudo o q seja diferente do “adorado” Mac é uma treta… esquece.
se o tema é windows criticam o Windows, se é o Linux criticam o Linux
eu cá continuo “todo contente” a usar Windows como SO principal, mas a acompanhar a evolução do Linux (tenho Ubuntu – participo na documentação principalmente na tradução – Kali e Manjaro XFCE, q instalei por curiosidade mesmo e gostei)
Luís, estou a pensar em instalar o manjaro. Neste momento tenho o mint. Vale a pena a mudança?
nem q seja para experimentares algo completamente diferente, vale…
e outra, como é rolling release nao precisas de fazer updates de 1gb de meio em meio ano (eu tive q fazer uma parecida, mas jaa nao tocava no SO há mais de ano e meio)
OK. Muito Obrigado!
Bom dia Luís, Acabei de instalar o Manjaro, mas quando reinicio o PC ele vai para a linha de comandos, ou seja, não carrega o SO. Sabes o que é que pode ser?
Rui
ele chega a iniciar em linha de comandos? se sim, vê primeiro se ele carrega o ambiente gráfico com o startx. se n der, inicia-o por terminal e corre um update
sudo pacman -Syu
Reinicia e vê se volta ao normal
Muitos games lançados para Linux são ports, e geralmente tem uma certa queda de desempenho.
Por exemplo o Arma 3.
Comprei recentemnete um computador portatil MSI que vinha com Linux Free Dos. Foi comprado pela net e fui buscá-lo à loja física. Está a correr o Linux Fedora.
O Linux Ubuntu é mesmo para principiantes que chegam do Windows ou para gente que quer um linux já com tudo instalado para correr no computador.
Ouvi falar muito bem no ENDLESS baseado em Linux. Trata-se de uma interface ou o que é isto?