O ano de 2012 foi um ano recheado de noticias interessantes para o mundo Linux. A chegada do Steam fez “acordar” as grandes empresas de tecnologia que agora começam a ver neste sistema operativo uma oportunidade de negócio. Por outro lado, este foi também o ano em que alguns projectos de distribuições Linux voltaram a dar sinais de vida, como foi o caso do Damn Small Linux. Hoje deixamos aqui as 25 distribuições que analisamos ao longo do ano de 2012. O TOP será feito por vocês, colaborem!
Distribuições Linux Analisadas
- Linux Slax 7 Green Horn
- Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch
- Linux Mint 14 “Nadia”
- Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal
- elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS
- Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar
- ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows
- SolusOS – Uma distro Linux para a família
- Edubuntu 12.10 – O Ubuntu Linux para a escola
- Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE
- Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE
- Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
- Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot
- Fuduntu 2012.4 – Um nome divertido… uma distro a sério!
- WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve
- Damn Small – Uma distribuição Linux com 50 MB
- Backtrack 5 R3
- Big Linux
- PinguyOS
- Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista
- Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português
- Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar
- Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
- Fedora 18 “Spherical Cow” Beta
- Ubuntu Gnome Remix 12.10 – O Ubuntu sem Unity
Chegou o Linux Slax 7 Green Horn, com apenas 210 MB
O Slax é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware, com o ambiente gráfico KDE, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Após 3 anos de silêncio, Tomas Matejicek, responsável pelo projecto, anunciou este mês disponibilização da versão final do Linux Slax 7 , baptizado com o nome Green Horn, com apenas 210 MB.
Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch
Inicialmente o projecto Cinnarch tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.
Linux Mint 14 “Nadia”
O Linux Mint 14 é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.
Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos
elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.
Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows
Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O. Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
SolusOS – Uma distro Linux para a família
O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas. Esta distribuição traz como ambiente gráfico o GNOME 2.30.2, Kernel 3.3.6 e uma boa seleção de aplicações direcionadas para as tarefas diárias, produtividade, Multimédia, etc.
Edubuntu 12.10 – O Ubuntu Linux para a escola
O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
A distribuição Ubuntu é sem duvida uma das mais populares e impulsionadoras do GNU/Linux a nível doméstico. É um sistema operativo bastante rápido, seguro, intuitivo, com excelente suporte, que está disponível para servidores, desktops, netbooks entre outros.
Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot
Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema . O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.
Fuduntu 2012.4 – Um nome divertido… uma distro a sério!
O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium, LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve
O WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS).
Damn Small – Uma distribuição Linux com 50 MB
Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou, por exemplo, usar uma ferramenta de virtualização.
Backtrack 5 R3
Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.
Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o Backtrack a suite/distribuição ideal para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes.
Big Linux
Big Linux , é uma distribuição que tem como interface gráfica o KDE e que é desenvolvida quase só por uma pessoa que na Blogosfera se dá a conhecer como Big Bruno , mais informação aqui , esta versão foi lançada após 2 anos de interregno entre a Big Linux 4 e a actual 11.10 .
PinguyOS
O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.
Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português
A equipa responsável pelo projecto Caixa Mágica, anunciou em Maio, a disponibilização do Caixa Mágica 18. Esta nova versão trouxe algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores, esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.
Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão, inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, está agora também disponível em inglês.
Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.
Fedora
O Fedora é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir. Em Maio foi disponibilizado o Fedora 17 “Beefy Miracle” e depois de vários atrasos (cerca de dois meses), eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” já em finais de Novembro.
Ubuntu GNOME Remix 12.10 – O Ubuntu sem Unity
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.
Depois do Kubuntu e Xubuntu, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Ubuntu GNOME Remix 12.10.
Estas foram as 25 distribuições Linux e as que tiveram mais impacto a nível de comentário. Pedimos agora que nos ajudem a escolher o TOP 25 das distribuições apresentadas: