Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº34

Foi em 2011 que iniciámos a nossa rubrica Comandos Linux para Totós. Foram mais de 30 artigos escritos que certamente ajudaram os mais novatos a entrar no poderoso mundo do GNU/Linux, em especial a dominar a linha de comandos.

Tendo em conta a importância do Linux nos dias de hoje, o Pplware repesca esta rubrica para assim tentarmos, pelo menos, chegar aos 100 tutoriais. Vamos lá?


Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”.  Sabe copiar ficheiros através do terminal do Linux? E diretórios? E se for apenas os atributos de um ficheiro? O Pplware dá uma ajuda…

1) Operação simples para copiar ficheiros

Para copiar ficheiros no terminal Linux usamos o comando cp. Para tal basta usar o comando, indicar o ficheiro de origem e o ficheiro de destino: cp origem destino

Exemplo

cp ppinto /tmp/ppinto2

2) Copiar sem reescrever o ficheiro no destino

Se copiarmos um ficheiro para um determinado local e ele já existir, o ficheiro é simplesmente reescrito, no destino, “silenciosamente”. Para que o utilizador seja alertado que o ficheiro já existe, deve usar o argumento -i.

3) Não permitir que o ficheiro no destino seja reescrito

No caso do utilizador pretender evitar que o ficheiro (já existente) no destino seja reescrito deve usar o argumento -n.

4) Como copiar diretórios?

Para copiar diretórios o utilizador pode usar na mesma o comando cp mas tem de colocar o argumento -r.

5) Como copiar apenas se o ficheiro de origem for mais recente que o de destino

No caso de apenas pretender que o ficheiro de destino seja reescrito se o de origem for mais recente deve usar o argumento -u.

6) Copiar atributos entre ficheiros

Por fim, uma opção interessante é o facto de ser possível copiar atributos entre ficheiros (incluindo informações sobre o dono do ficheiro e timestamp). Para tal basta usar os parâmetros –attributes-only –preserve.

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me (ppinto at pplware.com) ou através do Grupo Linux do Pplware no Facebook.

Rubrica Comandos Linux para Totós

Exit mobile version