Criadora do jogo Minecraft proíbe NFTs e Blockchain na plataforma
Os NFTs e demais criptomoedas são um assunto que a uns causa curiosidade e interesse, mas a outros causa sobretudo desconfiança. E se por um lado há empresas que receberam de braços abertos estas tecnologias, outras há que recusam veemente a sua utilização.
E é esse o caso da Mojang Studios, pois a empresa criadora do popular jogo Minecraft proibiu o uso dos NFTs e de Blockchain na sua plataforma.
Já muita tinta se escreveu sobre os NFTs, ou Tokens Não-Fungíveis, e as pessoas começam a ficar cada vez mais esclarecidas sobre este e outros temas relacionados com as criptomoedas e vendas digitais. Várias empresas e produtos já adotaram estas novidades, como por exemplo a Hyundai, o jogo Habbo Hotel, a SEGA, o Instagram, o Polium One, que é a primeira consola do mundo direcionada para NFTs e Blockchain, entre muitos outros.
No entanto, do outro lado, existem marcas e personalidades que não veem com bons olhos estas tecnologias e alertam para as desvantagens das mesmas. Por exemplo, recentemente, Bill Gates afirmou que os NFTs eram "100% baseados na teoria do mais tolo".
Minecraft não quer NFTs nem Blockchain no seu jogo
Ao contrário de outras criadoras de jogos eletrónicos, a Majong Studios recusa-se a ter NFTs e Blockchain no Minecraft. Desta forma, a empresa não quer ter nada a ver com estas tecnologias e fez questão de deixar essa decisão bem clara no site oficial do jogo.
De acordo com as informações, um dos motivos que esteve na origem desta decisão é o facto de a criadora querer oferecer uma experiência de jogo equitativa para todos os jogadores. Ou seja, ao não incluir NFTs e Blockchain, os jogadores não perdem o acesso a itens exclusivos.
Por outro lado, os NFTs não são ainda assim tão confiáveis, além de que, segundo dados recentes, as vendas desta tecnologia caíram de 12,6 mil milhões para mil milhões de dólares em apenas seis meses.
NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain. Este título define originalidade e exclusividade a bens digitais. Sigla para "Non-fungible Token" ("Token não-fungível", em tradução livre), os NFTs têm chamado a atenção depois de serem pagas somas milionárias para adquirir este tipo de ativo na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Graças a deus
Não sei qual é o problema, com tantas MICROTRANSAÇÕES nos jogos que as NFTs não fazem muita diferença!
A questão não são as micro-transacções mas sim o que está por trás do conceito de NFT
Propriedade, interoperabilidade e mobilidade?
ya, isso é o conceito, mas e o que está ainda mais para trás disso?
por exemplo, através das NFT e criptomoedas, como vais impedir lavagem de dinheiro? obfuscação de capital/offshores? como vais regulamentar e controlar tanto a moeda como o seu utilizador, se as criptomoedas são praticamente impossiveis de rastrear? como vais fazer a população pagar – de forma justa – os impostos?
o dinheiro vale tanto quanto o valor que lhe dão… se tens uma moeda que o estado não consegue monitorizar, controlar, etc, cada um faz o que quer e se isso acontece, diz adeus ao Estado. Diz adeus à escola publica, saúde publica, etc, isto torna-se a terra de ninguem… o pessoal esquece-se muito dos pilares sobre o que está assente a sociedade, tudo gira à volta do estado, desde o teu trabalho à escola que os teus filhos frequentam.
É só uma questão de tempo até os aceitarem…
E começarem a vender.
Aleluia !!