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Radares em Lisboa estão a “faturar” bastante! 1380 coimas/dia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Rodrigues says:

    É impressionante a quantidade de selvagens que andam na estrada!
    Maior parte deles deviam ir passar uns tempos atrás das grades…

    • Fusion says:

      Sim porque ir a 60 km/h num local de 50 km/h é ser um selvagem não é?
      Por favor encarceram estes pulhas da sociedade, estes maus do volante a pensar que são todos Torettos..
      …enfim isto tem um nome e chamasse caça à multa

      • Louro says:

        Nao é selvagem mas nao deixa de ser ilegal. Logo quando é apanhado, tem de ser multado.

        • Zé Fonseca A. says:

          Não deves conduzir em Lisboa e Porto.

          • Pedro says:

            Eu conduzo em Lisboa, não todos os dias. Graças a Deus. Outro estava no IC19 e estava uma animala – não tem outro nome – na faixa do meio a conduzir com as duas mãos no telemovel (a mandar sms’s e a rir) e a segurar o volante com os pulsos.

            Isto não é criminoso?

            Quando chego a Lisboa, para não haver danças, coloco logo o LIM a 49 km/h. Acabou-se a dança.

          • yamahia says:

            Eu vi um animal fêmea e era logo com as 2 mãos.
            Aquilo é que era destreza a conduzir. Devagarinho…devagarinho e na faixa do meio eheheh

      • Pedro Mendonça says:

        Fusion não se chama caça à multa mas sim falta de consciência, se há regras e limites é para se cumprir. PONTO

        • k says:

          Há regras para cumprir, concordo. Mas o porque de existir a regra é regulamentar trânsito com o propósito de tornar isto mais seguro para todos.

          Na prática isto não regulamenta nada. O facto de haver uma estupidez de multas só prova que o sistema não funciona. No entanto isto sempre foi assim e não se mexe nem se muda para algo que realmente funcione porque não interessa, o €€ a entrar é fixe.

          Por exemplo, no espirito de regular velocidade, nunca deviam ser usados radares escondidos com a multa a chegar depois. Isso não regula nada, toda a gente multada naquele dia vai passar ali a velocidades excessivas e 3 meses depois quando a multa te chegar a casa, já nem fazes sequer ideia onde ou como ias.

          No entanto, se for colocado um radar com um bruto aviso de antemão que no espaço a frente há controlo de velocidade por radar, podes apostar que naquela zona quase toda a gente vai andar mais devagar, promovendo realmente segurança. Mas isso não interessa tanto porque isso resulta em menos multas, como tal, menos dinheiro a entrar.

          E como tal, sim é caça a multa. É dissimulada com o motivo de “segurança” mas o seu real (e bastante óbvio) propósito é ir buscar dinheiro.

      • Tiago Rodrigues says:

        Já fui atropelado numa passadeira, porque um selvagem, não respeitou a velocidade do local. Felizmente para mim, não fiquei com mazelas físicas, mas ficam sempre as emocionais. O processo decorre em tribunal… e quantos mais radares melhor!

        • Miguel says:

          Foste atropelado porque ele não respeitou a passadeira 😉

          • Tiago Rodrigues says:

            Não não. Fui atropelado porque o condutor não respeitou as regras de trânsito e o peão.

            Relativamente aos comentários que lamentam não ter ficado com mazelas, desejo aos mesmos, que a vida lhes corra pelo melhor, e com muita saúde. Não partilho da sede de inveja, sangue e mal dizer/viver dos outros.

        • Zé Fonseca A. says:

          Pena… não teres ficado com mazelas fisicas, talvez pensasses antes de falar.

          • Cromo says:

            Comentário de muito mau gosto, explica o numero de de multas, que devem pecar por defeito, com pessoas como tu na estrada.
            Não entendo como o ppware permite um comentário selvagem como este.

          • Miguel says:

            Não tem a ver com isso, se foste atropelado numa passadeira, o problema é não respeitar a passadeira, ponto.

        • albino negro says:

          Sabes que as passadeiras não são vias verdes para peões não sabes?
          O condutor DEVE ceder passagem ao peão, e o peão deve parar no passeio olhar, e só depois avançar.
          Há imensos peões que nem olham.
          É passadeira tenho prioridade!!!
          Além que, tal como para condutores, devia ser proibido peões atravessar de telemóvel na não ou phones nos ouvidos.

      • Antonio Ferreira says:

        Ainda agora saiu uma noticia no jornal, que os novos radares apanharam um carro a 240KM/h (duzentos e quarenta) na 2ª circular em Lisboa, onde o limite máximo é de 80KM/h (OITENTA). Não se chama caça á multa, não é selvagem, até é um condutor bem atinadinho. Muito gosta o tuga (felizmente nem todos) de se estar a cagar para as regras.

    • secalharya says:

      Os selvagens estão na assembleia da república.

      Chular o povo até não aguentarem mais.

  2. Fusion says:

    Nem eles estavam a espera que desse uma renda tão boa.
    Resta é saber se esses radares mudaram alguma coisa, é que se não mudar nada no que toca a segurança rodoviária, é só caça a multa.
    Quem não gosta de receber uma multa em casa quando se é “apanhado” a 53 km/h

    • Paulo Pedroso says:

      A 53km/h não vai receber, pois existe a margem de erro de 6km /h

    • ASilva says:

      “Resta é saber se esses radares mudaram alguma coisa”. Se não mudaram nada é porque as coimas ainda não pesam nos bolsos dos infratores e por isso as masmas deveriam era ser ainda mais altas.
      “Quem não gosta de receber uma multa em casa quando se é “apanhado” a 53 km/h” Se conheces casos desses só os tens é de denunciar,… ou é apenas choradinho de quem não cumpre com os limites de velocidade?

      • Fusion says:

        Nunca tive nenhuma multa de velocidade, felizmente vivo numa zona do país onde não se pratica caça a multa. Pelo menos aqui existem coisas mais importantes onde se gastar o dinheiro dos contribuintes e outras preocupações do que andar a caça de condutores

        • Maria says:

          tretas.
          entra-se em conta com a incerteza do aparelho.
          Além disso, o dinheiro dos contribuintes é muito bem aplicado aqui na prevenção, que andar depois o dinheiro dos contribuintes a ser desbaratado na limpeza de pisos, socorro aos sinistrados, filas de carros a poluir o ambiente enquanto aguardam o tratamento de ocorrências provocadas por fracos cidadãos. etc…

          • Fusion says:

            Engraçado que só se faz prevenção em cidade grandes com muitas pessoas (logo maior lucro).
            Venha para o interior veja se encontra radares assim.
            Eu respondo, não, não vai encontrar porque aqui não é tão lucrativo monetariamente como em Lisboa ou no Porto.

            E já agora para finalizar, na minha cidade e nas cidades ao lado, não me recordo de sequer nenhum acidente relacionado com velocidade, na verdade a maior parte dos acidentes a causa da velocidade é a que tem menos percentagem, no entanto bora multar pessoas que andam a 60km/h, ou pior vamos colocar limites a 80 km/h mas no km seguinte baixamos os limites para 50km/h sem avisar e apanhamos uns quantos

          • Zé Fonseca A. says:

            O teu interior é diferente do meu.
            Interior é sinonimo de tunning e racers, além de conduzir bebado, para além disso as curvas são feitas a cortar e as rotundas por fora.

        • Vilna says:

          Ou sejas praticas o não respeito pelas regras e isso é que é bom.

        • Zé Fonseca A. says:

          Vives numa ilha?

    • Há cada gajo says:

      Não estavam à espera ? Tens de ler o orçamento da CML para este ano… Depois conta.

  3. Nuno Silva says:

    Estou confuso …. Mas os radares não são para prevenção da sinistralidade ?!? Ainda não vi uma única estatística e dizer que foram prevenidos X ou Y acidentes ou outra coisa qualquer …

      • Fusion says:

        Estudo português, numa cidade portuguesa por favor. E já agora diz-me porque é só efetivo nas grandes cidades tipo Lisboa ou Porto?

        1) Será que é por ser mais lucrativo nessas cidades?
        2) Será que só nessas cidades os condutores são selvagens a conduzir?
        3) No resto do país ou condutores cumprem as regras, ou o governo apenas não quer saber porque não compensa o investimento?

        • pedro says:

          Näo, amigo.
          Chama-se controle de risco.
          Risco=Probabilidade*consequencias.
          As medidas, a bem do dinheiro dos contribuintes aplicam-se onde é mais provável e ou tem mais consequencias. Não há dúvida nenhuma onde se devem aplicar.
          fim de aula de riso assessment

    • Jose says:

      pior, é muito mais periogoso reduções de 120 para 80 ou 80 para 50 em algumas vias em poucos metros. Tudo a travar de repente é muito mais seguro. Não me venham falar em segurança.

  4. etc says:

    isto de as pessoas levarem multas não acho que seja problema, se não estás a cumprir as normas é levar multas para aprender.
    O que não acho justo é o valor das multas, devia ser calculado através de outras formas em vez de valores fixos, por exemplo através de percentagem do salário.

  5. João says:

    Acho que seria interessante a comparação de acidentes em período homólogo antes da existência dos ditos radares.
    Se apenas falarmos em multas, estamos a dar ao da mais sentido a que os radares apenas existam para gerar receita.

  6. Black Russian says:

    Faturar é uma coisa , receber é outra…..

    Aqui a minuta está sempre pronta a seguir.

    Vão mas é mamar na quinta pata do cavalo …..

    Temos pena , é assim….

  7. Miguel says:

    Lá estão a conseguir atingir os valores do Orçamento de estado, falhou em 2020 há que recuperar agora o valor perdido 😉

  8. Vasco says:

    Ficam mais umas ideias para facturação e que poderão contribuir para a melhoria da segurança rodoviária: 1 – Detecção de mudança de direção sem utilização de pisca. 2 – Detecção de circulação nas vias à esquerda sem ser no acto de ultrapassagem, com um período bem definido entre o início e o fim dessa manobra. 3 – Aceleração insuficiente ao entrar numa via rápida ou auto-estrada, perturbando o fluxo do trânsito. 4 – Não paragem em sinais de STOP.
    As câmaras são baratas, podem-se colocar aos milhares pelas ruas das cidades, e todo o sistema pode ser interligado ao SIBS para desconto imediato da multa na conta bancária dos prevaricadores.

    • Nunxx says:

      “As câmaras são baratas, podem-se colocar aos milhares pelas ruas das cidades, e todo o sistema pode ser interligado ao SIBS para desconto imediato da multa na conta bancária dos prevaricadores.”

      Essa era boa, LOL. Era só a sacar sem prestar contas a ninguém…
      Tresanda a loucura ou insanidade.

      • Vasco says:

        Nunxx, nem acho loucura nem insanidade nenhuma. Mas, respeito a sua opinião. Vá-se preparando mentalmente para liquidações automáticas. Depois logo contesta em tribunal, mas apenas à posteriori. A análise de video em tempo real está cada vez melhor.

        • Nunxx says:

          LOL, serve para quem serve. Ou seja, para quem permite.
          Eu, além de não permitir e até ser anticonstitucional, tenho uma conta práticamente a zeros e ponho lá dinheiro quando é preciso.
          Portanto, comigo bem podem rezar.
          Vasco, esse seu espirito não é de Vasco. Investigue e mude o nome… ou o espirito.

  9. Hugo Cunha says:

    E ainda só 6,5% pagaram as multas.

  10. Antonio Ferreira says:

    Se as regras existem, e sejam elas quais forem, são para serem cumpridas. Não cumpre, temos pena.

  11. B@rão Vermelho says:

    Até eu que conduzo devagar de carro raramente ultrapasso os limites mas quando tenho de ir a Lisboa com os 50 kl que depois passa a 80 kl e volta a baixar para os 50 kl, ainda vou receber qualquer coisa em casa.

    • Miguel says:

      Pois, daí eu considerar caça à multa…

      • Louro says:

        Nao existem sinais a dizer que o limite de velocidade mudou?

        • iDroid says:

          Os sinais de velocidade são obrigatórios; não estou a ver um limite de velocidade passar de 80 para 50 sem a indicação de que mudou o limite…

        • B@rão Vermelho says:

          Existe e são bem explícitos, mas na conversa com outro ocupante ou outro motivo qualquer, olhares pelos retrovisores ou uma mini saia 🙂 vais acabar por “pecar” eu falo por mim ser apanhado com limite de 50 é mais provável se fosse sempre 80 estava completamente descansado só em alguma situação muito anormal é circulo dentro das cidades a essa velocidade

      • Pirata says:

        Claro que é caça à multa, só os pobres sem carro é que acham que não é.
        Só malta que conduz é que acha que faz sentido grande parte dos limites de velocidade onde os radares estão colocados.
        Sabem lá eles que diariamente provavelmente violam varias leis sem as saber.

  12. Sergio says:

    “Um mês depois de terem entrado em vigor, os 41 radades de Lisboa renderam, pelo menos, 5,1 milhões de euros em multas. Segundo dados avançados à CNN Portugal pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), nos primeiros 30 dias de funcionamento (entre 1 e 30 de junho)”

    Como diz um utilizador aí acima, só paga quem quer .. porque dum total 5.1 M só converteram para receita 275.724€

  13. PorcoDoPunjab says:

    Posso dar mais ideias para reduzir a sinistralidade hihihi, veículo descaracterizado com câmaras no interior a filmar tudo o que é carro estacionado no passeio, em segunda fila, no meio da rua com os 4 piscas ligados porque foi beber a cerveja ao café, parado na paragem do autocarro, etc, depois é só mandar foto na carta junto com o papel das finanças e ou paga ou penhora-se.
    O freguês é que decide.
    Primeiro paga, depois pode reclamar à vontade.

    Se quiserem posso dar mais ideias…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  14. TugAzeiteiro says:

    Bora todos comprar Citroen’s AMI… como aquilo não passa dos 45kmh não levamos nenhuma multa… vamos é criar o caos no transito, mas isso é secundário!

  15. pedro vagaroso says:

    Se instalarem radares no IC17 no sentido “Benfica-> Algés”, garanto que a dívida externa portuguesa seria saldada em 2 dias…

  16. Opiniões da treta says:

    A mim, podem-me apanhar noutro sítio qualquer, mas nunca em Lisboa, pois se tiver o azar de ser obrigado a entrar nessa cidade, vão ter o gajo mais leeeeeeeento a circular…….
    Ou faço como todos os bons samaritanos que aqui escrevem, não conduzo e chamo de selvagens, maníacos, criminosos aos outros que conduzem…

  17. Alexandre says:

    Para mim isto tudo é apenas muito fumo! Realidade: numa cidade grande o maior problema não é o excesso de velocidade, que na sua maioria das vezes nem se consegue “atingir” tal é o trânsito, é sim as infrações ao Código da Estrada como: falta de sinalização de mudança de faixa, falta de sinalização nas rotundas, não saber fazer rotundas, passar traços contínuos. Depois temos os chico espertos, que por exmplo na A5 para a Ponte 25 de Abril, vão até ao limite e metem-se constantemente à frente de todos. Na IC17 para entrar na A5, a mesma coisa e aí é pior, passam traços contínuos na boa.
    Isto sim causa os tais “toques” que por sua vez funcionam como rolhas no trânsito. Não é o excesso de velocidade numa cidade!
    Mas claro, os “velhos do Restelo” irão sempre afirmar que é o excesso de velocidade que tira vidas…eu diria que isso é ver o copo meio cheio!

    Sou a favor de mais policia nas estradas, mais carros descaracterizados da policia no meio do trânsito e a multar estas infrações CONSTANTES na cidade de Lisboa. Colocar pinos de ferro em alguns traços contínuos para evitar os chicos espertos!

    • Pirata says:

      Claro, como condutor também sou a favor de mais policia na estrada. É a verdadeira seguranca na estrada.
      Radares destes? É admitir que os automobilistas não são nada mais do que contribuintes.

    • B@rão Vermelho says:

      Eu ainda acrescento mais um ponto que leva a entupir as estradas é a estranha atração que os Portugueses têm pela desgraça alheia tudo a fazer orçamentos é incrível, quantas e quantas vezes provocam acidentes na faixa contrária por estarem a olhar para um acidente

  18. bruno says:

    Mas qual é a novidade, alguém tem dúvidas a instalação de radares serve um único propósito! Encher os cofres do estado?? Alguém duvida disso ?? Os numeros falam por si… Pra que ter um carro que em 3 segundos atinge 100 kms, se não podes usufruir. (Pra que banda larga se não podes fazer downloads, jogar online, ou video streaming?) Epa nao venham com histórias da carochinha não enganam ninguém passo na IC19 / 2 Circular todos os dias é acidentes, os radares não vieram mudar o número de acidentes falo por experiência própria.

    • Vasco says:

      Da para usufruir sim senhor. Custa dinheiro mas reunir uma amigos e participar num track day é a melhor forma de usufruir do gosto de sentir a potência da máquina, no local mais adequado como um circuito. Na via pública é que não pode.

    • Paulo says:

      Bonito é que muitos digam que se trata da caça à multa quando os novos radares foram introduzidos e bem publicitados. Em Pina manique detectaram um veículo a 240 km hora e ninguém repara que desde que começaram a funcionar nunca voltou a. Haver acidentes no local

    • Zé Fonseca A. says:

      Maioria dos acidentes em lisboa nunca foi por velocidade, é sempre por distração ou chico espertice.

  19. nope says:

    mas é mesmo só isso que vão conseguir fazer: facturar.
    Entretanto, o “povo”, que não sei como aguenta estas maquinetas e nem uma destrói, tem de andar mais devagar e a gastar mais (combustível anda tão barato, why not?), tudo em prol do verde e da prevenção. Hehehe

    Então quando colocam aquele radarzinho numa descida, em que passa de repente o limite de 80 para 50, ou 50 para 40…

    Só cai quem quer, e só os falsos moralistas é que adoram estas medidas, uns inseguros de primeira.

  20. Paulo says:

    Bonito é que muitos digam que se trata da caça à multa quando os novos radares foram introduzidos e bem publicitados. Em Pina manique detectaram um veículo a 240 km hora e ninguém repara que desde que começaram a funcionar nunca voltou a. Haver acidentes no local

  21. Black Russian says:

    Faturar é uma coisa , receber é outra…..

    Aqui a minuta está sempre pronta a seguir.

    Vão mas é mamar na quinta pata do cavalo …..

    Temos pena , é assim….

  22. Roque says:

    não aceito esta visão “Se as regras existem, e sejam elas quais forem, são para serem cumpridas. Não cumpre, temos pena.”

    exemplo a avenida . Santos e Castro que vai da alta de lisboa a ternima perto do aeroporto , tem duas faixa para cada lado , atravessa uma area deserta … é só pode andar a 50 kms … queria que esperimentassem a passar por a 50 kms hora .. é ridiculo … nesta caso pura caça á multa

  23. Realista says:

    Como em tudo neste país, toda a gente discute este assunto com um sentido clubista, sem olhar para exemplos de falta de bom senso. Neste bom senso não se discute a necessidade de radares. Claro que são necessários com alguns animais que andam aí a conduzir. Nem se discute neste bom senso o tipo que andava a 240kn/h. Isso nem merece discussão. É apanhar estes tipos e castigá-los.
    Gostava era de ver qual a margem acima do limite de velocidade a que respeitas as 1380 multas/dia.
    É que se a maioria for a 15 ou 20km acima do limite, então é bem feito.
    Mas se a maioria for por irem a 53 numa zona com limite a 50, então é injusto.
    Claro que diferença entre +3 e +15 há todo um mundo cinzento

  24. Alex says:

    Não deves frequentar Lisboa muitas vezes. Eu não tenho problemas com os radares excepto um que por acaso ainda não me apanhou. O Radar há saída da ic19 entrada na segunda circular, a seguir à saída para o túnel de Benfica e a estrada que vai dar a 7 rios, é o maior abuso da câmara de Lisboa. Já lá avia um radar para 80 kmh eles trocaram por um de 50kmh para uma pequena fracção da estrada que não justifica. Salta de 80 para 50 para uns metros mais à frente 80 outra vez. É ridículo.

  25. Há cada gajo says:

    Os radares só foram feitos para fazer dinheiro. Não servem para outra coisa. Se querem reduzir a suposta sinistralidade, então a aposta é na educação. Mais: quem continua a usar e a abusar do argumento da sinistralidade deve viver noutros tempos pois quantos carros circulam hoje em dia ? quão mais seguros são os carros atualmente ? quantos sistemas de segurança existe em qualquer carro ? Qual é hoje o numero de vitima por carro a circular ? quanto era há 40 anos atrás ? A ideia é só uma : fazer dinheiro. Deixem de ser ingénuos.

    • Vasco says:

      E que sistemas de segurança existem para peões? A passadeira? Não chega. E para os animais? As vedações falham e a menos que se vedem todas as estradas em perímetro urbano não estou a ver como prevenir que cães e gatos se atravessem à frente de um carro, e nessas situações a velocidade interessa: o animal tem mais hipóteses de conseguir escapar a um atropelamento. Pensar apenas em termos da segurança do condutor e da protecção que os carros mais modernos conseguem oferecer aos que viajam dentro de um habitáculo é pensar de forma algo egoísta. E os restantes utentes das vias públicas, como motos e bicicletas? E os níveis de ruído provocados pelo atrito dos pneus no asfalto que provocam um background noise péssimo para a saúde humana, etc, etc. Devemos é todos cumprir na medida do possível e sabendo que não somos infalíveis a Lei. A previsibilidade de comportamentos é uma conquista do intelecto humano que tornou possível a convivência social e se permitiu a construção de sociedades organizadas – o código da estrada é uma manifestação legal desse elemento de previsibilidade, como o são todas as leis, e se cada um fizer o que lhe der na real gana quando conduz, ou seja, se este “achar” que a 80 vou nas calmas nesta estrada e o outro achar que já agora a 90 km/h também não se vai mal, caminhamos para a anarquia. Eu sou completamente a favor dos radares – e não necessariamente das limitações actuais nos moldes em que estão concebidas. Os limites podiam e deveriam ser variáveis em função da ocupação da via num determinado período de temo, os sinais deveriam ser alteráveis em função desse factor, das condições metereológicas, etc. Tecnologia para isso, sensores e tudo o mais é algo que já existe desde finais do SÉc. XX… Não existe é governança competente para actuar de forma preemptiva. Mas é outro assunto completamente diferente. Por agora existe a Lei e é a Lei que temos de cumprir.

      • Há cada gajo says:

        O melhor sistema de segurança do peão é a sua educação e bom senso e que infelizmente vão desaparecendo. Só para dar um exemplo : o peão não pode “atirar-se” para uma passadeira sem avaliar se o transito o viu ou se o transito é capaz de parar a tempo de se fazer uma travessia em segurança. O peão simplesmente atravessa-se à frente da viatura porque “tem direito”. É um mau principio e não há radar que resolva.

  26. Profeta says:

    Acho muito bem. Isto cada vez esta pior e com cada maluco na estrada. E alem disso acho que deveriam criar uma lei que duas multas por excesso de velocidade (consoante a velocidade ultrapassada) deveriam apreender a carta. Seja caca a multa ou nao, se as pessoas forem mais civicas na estrada podem evitar muitos acidentes. Mas que isto esta cada vez mais uma selva com animais atrasados mentais que nao sabem respeitar o proximo isso esta.

    • Há cada gajo says:

      E a culpa é de quem ? Não querem um ensino facilitador e pouco exigente ? Isto começa quando ainda há fraldas no rabo. Agora, achas que o radar resolve ? Simplesmente não, porque o radar foi colocado com outro objectivo : fazer receita.

  27. Yamahia says:

    Eu agora ando a 30 kms/h ou menos, excepto nas AE’s onde ando a 51 kms/h.

  28. Aberta a caça à Multa de 1 Janeiro a 31 de Dezembro says:

    Rídicula esta caça à multa. Acaba por ser mais um “imposto disfarçado” visto que em determinadas zonas como por exemplo a segunda circular ou (muitas) outras avenidas ou eixos com extensas retas, com separador central e sem acesso a peões é exigido em demasiados locais o máximo de 50 km/h, testando a paciência dos condutores e a constante atenção ao velocímetro o que leva a descurar a atenção à estrada. Em determinadas zonas, o limite é de 80 passando logo depois a 50 como que levando o condutor a “ciladas” que concerteza trazem mais receitas para a câmera de Lisboa. Quem controlará estes novos ganhos? A que bolsos vão parar estas receitas extra? Gostava de saber se os Srs. governantes e o se o Sr. Moedas cumprem sempre os limites? Dúvido! Paga Povinho e não bufes!

  29. falcaobranco says:

    Isto é como os combustiveis… eles metem os radares, avisam, o pessoal continua a passar a rasgar pano, a levar com multas…o que eles pensam? O tuga nao muda de mentalidade…siga para bingo…continua!!

  30. Ochinês says:

    Então quer dizer que os radares em Liboa são operados pela polícia municipal.
    Distribuição habitual das multas e coimas por infrações rodoviárias:
    – 40% para o Estado, ou seja, para o Ministério das Finanças;
    – 30% para a entidade em cujo âmbito de competência fiscalizadora for levantado o auto de contraordenação (PSP ou GNR);
    – 30% para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

    Mas, se as multas e coimas forem passadas pelas polícias municipais, a divisão passa a ser outra: 55% do valor apurado reverte a favor do município, com as Finanças a ficarem com 35% e os restantes 10% a irem para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária .

    Olha os s*c*n*s, hem! E ainda por cima foram comprar os radares mais sofisticados, medem a velocidade num sentido e no outro, em todas as faixas.

  31. compro essa também says:

    Fenomenal mike !

    Esta qiunta produz bastantes patos

    Não será mesmo um aviario !

    Destes da moda, alimentados na natureza …

    😉

    Dos, regras são para os outros e para mim exceções …

    É bem !!

    Arroz de pato !!

    Bem bom !!

    BOM APETITE !!!

  32. Yamahia says:

    Já baixaram o nr de acidentes? Ultimamente ten sido uma desgraça.. Nao se consegue circular em condições por causa dos estampanços!

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