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Seguradoras do Reino Unido admitem temer a chegada dos carros chineses. Porquê?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. says:

    Quem tem certas marcas “tradicionais” já sabem bem o desatino que arranjar peças. Além de que, como aliás diz o artigo, na Europa já quase não se arranjam carros. Aliás, cada vez mais as oficinas “oficiais” não têm mecânicos. Têm “troca peças” que trocam as peças, quer o carro precise ou não. Olham para a lista e pimba, toda de cobrar ao cliente.
    Mas cada vez mais os carros serão tratados como um eletrodoméstico, tal como um telemóvel. Curiosamente, arranja-se peças para um tlm para tudo e mais alguma coisa (exceto iPhone que supostamente temos de ir à loja oficial).
    O que poderia (e devia) haver era um sistema mais ou menos universal de certas peças. Imaginem um PC desktop. Existem muitas marcas e peças, mas há uma série de tecnologias que são compatíveis entre sim. Imaginem haver um acordo universal e podermos “montar” um carro tal qual se monta um PC. Na prática escolhíamos a “caixa” e seria esse o aspeto geral do mesmo. O resto, tudo opcional. Eu acharia piada.

    • GM says:

      Não andas a conduzir um pc na estrada….

      • says:

        Se existem oficinas e mecânicos com formação certificada e existe a inspeção anual, qual é o problema?
        Nesse aspeto gosto da legislação americada (não só nos carros, mas neste caso) na qual existem uma série de normas, mas onde a obrigação de cumprir fica do lado do condutor (na sua maioria).

    • B@rão Vermelho says:

      Por acaso os Ingleses adoram carros clássicos, e há muitos e é muito fácil arranjar peças de substituição para eles, tenho um colega que recuperou um MG antigo e foi a Inglaterra buscar muita coisa.
      E sei também que os seguros por terras de nossa majestade são caríssimos, ainda a tempos estava a ver um dos episódios do Grand Tour, e um dos apresentadores estava a dizer que tinha um Ford escort cosworthe que o seguro era de 7 mil libras.

      • says:

        Sim, lá os seguros são caros, especialmente para os jovens. Lembro-me de um episódio do top gear sobre isso. Eles queriam fazer seguros para miúdos de 17 anos.

  2. Joao Ptt says:

    Quem diria que a marca poderia não vingar no Reino Unido só porque as seguradoras se recusam a segurar um carro que não apresenta as garantias que deveria, segunda a opinião das seguradoras claro… que é quem vai perder muito dinheiro se o fabricante for ainda pior que as outras marcas… o que é difícil já que é uma competição feroz pelo último lugar entre todas as marcas actualmente.

    O tempo em que se comprava um carro e o mesmo durava em média uns 30 anos ou mais já lá vai há muito, mas continua a ser um investimento gigantesco, em muitos casos custam tanto ou até mais que casas.

    • Yamahia says:

      “Quem diria que a marca poderia não vingar …”
      No Brasil, mercado onde essa marca disparou, está igual e a questão das seguradoras nem veio à baila. As pessoas simplesmente precisam doa carros reparados e não há forma de resolver por causa da falta de peças de reposição.

  3. Realista says:

    Estou com uma Berlingo de 2019 parada faz 1 mês porque não há peças de substituição no mercado…

  4. Joao+M says:

    Tive um Clio à espera de uma peça durante 3 semanas (isto há ano e meio). Acontece e, penso eu, acontece com todas as marcas – sejam elas novas, velhas, topo ou não.
    O problema que talvez os elétricos tenham é que como são mais recentes existem menos peças em sucateiros e, dada nova forma de construção de alguns (como os Tesla) um trabalho de chaparia é menos rápido.
    Não esquecer o grande factor do conflito ali nas arábias que anda a fazer com que as mercadorias andem a navegar por outros lados para evitar levarem com um missil no canal ali no mar vermelho. só isso aumentou custos e o tempo.

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