MEO, Vodafone, NOS: Preços vão disparar! O que pode fazer?
Como temos vindo a informar, o preço dos serviços das operadoras de comunicações vai disparar até 7,8%. Ainda não se sabe quanto aumentará cada serviço, mas, por exemplo, a Vodafone já disse que essa informação estará disponível no final do mês.
De referir que os aumentos são estabelecidos em função do índice de preço no consumidor, definido anualmente pelo INE - Instituto Nacional de Estatística.
Portugal passará a ter dos serviços mais caros da Europa
Se tem serviços de comunicações, prepare a carteira porque os preços vão mesmo disparar. Tendo em conta o aumento do custo dos tarifários, Portugal passará a ter dos serviços mais caros da Europa.
A DECO - Associação do Consumidor já enviou uma carta à Anacom - Associação Nacional de Comunicações, pois tem algumas dúvidas quanto cumprimento dos prazos e às alterações aos contratos dos consumidores. No entanto, Luís Pisco, jurista da Deco, refere que não há muito que se possa fazer.
Todas as operadoras estão a preparar-se para aumentar os preços dos seus produtos e serviços que pode ir até aos 7,8%.
O que é que os consumidores devem fazer?
Em declarações à CNN Portugal, Luís Pisco refere que...
- A primeira coisa a fazer é consultar o seu contrato e confirmar se, de facto, inclui a cláusula que prevê a possibilidade de atualizações de acordo com o índice do preço no consumidor do INE
- No caso do seu contrato prever uma mensalidade com valor fixo durante um determinado período (por exemplo, de 24 meses), que é considerado de fidelização, há a possibilidade de questionar a legalidade do aumento.
- Requeira ao operador uma comunicação pessoal com a informação concreta sobre o valor do aumento e o valor final a pagar
- Confirme a data em que foi informado da alteração: o aviso deve ser feito com 30 dias de antecedência.
- Verificar se o que lhe é proposto é uma atualização (com base no índice do preço no consumidor do INE) ou uma alteração ao contrato
- Se estiver em situação de desemprego, de doença prolongada ou emigração pode cancelar o contrato com a operadora de telecomunicações
- Famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais podem pedir a tarifa social de internet.
Este artigo tem mais de um ano
Aumento de 3€ = “disparar”?
No meu caso são quase 10€
o meu tarifario atual vodafone vita91
1000 minutos, 100 sms, 3gb net 17,5euros. depois do aumento 18,9 euros
o futuro tarifario que estou para receber o cartão WOO
1000 minutos, 1000 sms, 4gb net 10 euros. depois do aumento 10 euros
arrisco-me a não ter uma rede tão estável na zona onde moro mas dá uma poupança anual 106 euros
É uma pena esse tipo de operadores ainda não ter e-sim, senão já tinha trocado!
Posso pedir um eSIM?
Sim, a WOO já funciona com eSIM!
https://www.woo.pt/net-fixa-gigas?_gl=1*9msxtc*_up*MQ..&gclid=Cj0KCQiA8aOeBhCWARIsANRFrQHejREiEFDrk3c64xefFiiJY77dVD_uy-5FUxh_ib-AttZ5EtISOCgaAjsiEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
se pedires apartir da app da woo podes escolher e-sim 🙂
A WOO já tem e-sim há muito tempo.. alias, é a única operadora que permite pedir o e-sim online na hora..
Infelizmente, não existe stock de eSim de momento na WOO. Recebi recentemente um iphone dos EUA e estou à espera. Embora me tenham dito que iriam ser breves na reposição.
A minha portabilidade fica concluída hoje, depois é só pedir.
eu alterei o sim físico para e-sim em 5 minutos tudo via app
carga nisso!
eu tb abdiquei da Vodafone (Yorn 10GB) que tinha um serviço e app mais sofisticado e da oferta da NOS por já ser cliente na altura e mudei-me para a NOWO*.
Juntei 2 pessoas ao contrato da NOWO (só de móveis) e acordámos dividir por 3, e a parte que me cabe é simplesmente isto:
– 20GB dados móveis
– 5000 minutos/SMS
Custo da minha parte: 9,10€
Mas como também poupei dinheiro às outras 2 pessoas, elas fazem questão de arredondar para 10€. Ou seja, pago 7,5€ mensais por 20GB+5000min/sms.
*a NOWO utiliza a rede da MEO.
P.S.:
para controlar o tráfego utilizo a app “My Data Manager”.
Em alternativa, basta marcar *#123# que a operadora também informa o saldo de dados e minutos disponível.
As operadoras em portugal ja tem e-sim menos as operadoras virtuais
E ainda querem comprar o Nowo! É óbvio que tem que ser vetado!
concordo!
Querem monopolizar esses filhos duma jumenta!
Liberdade concorrencial.
Alguem sabe indicar mais ou menos qual é a clausula? Estive a ler o contrato e nao encontrei nada, ou falhou-me.
MEO 11.3. No início de cada novo ano civil, aplicar-se-á à mensalidade do(s) serviço(s) e/ou tarifário(s) contratado(s), uma
atualização calculada com base no Índice de Preços do
Consumidor, conforme publicado em cada ano pelo INE, no
valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído.
Na famosa alínea contratual da Vodafone, a mesma alega que fará aumentos baseados na taxa de inflação, que o INE revela todos os anos, para fazer investimentos nas suas infra-estruturas. Pois bem, o declínio do serviço da Vodafone é evidente. Apoio ao cliente miserável, e constantes problemas na rede!
Eu cá reclamo e obtenho várias notas de crédito!
Reclamem também, exijam um serviço a funcionar em pleno!
Que eu saiba, poucas foram as empresas neste país plantado à beira mar, que deram aumentos de 7,8% aos seus funcionários, logo, o empobrecimento está aí!
Não façam nada, e em breve, estamos todos na fila da sopa.
Cumprimentos a todos
Os Serviços de Telecomunicações não podem ser fornecidos por empresas privadas, pois isso coloca em causa a soberania e segurança do País, assim como a privacidade e segurança dos Portugueses, e dá azo posteriormente a situações como a que vem anunciada neste artigo.
Concordo contigo. E a electricidade também.
Eu sou pobre e só posso usar um serviço PRÉ-PAGO sem Internet.
Basta-me usar menos 7,8% o telefone para chamadas. Tudo ficará bem.
Alguem usa a LycaMobile? Sei que usa a rede da Vodafone, para quem não fala muito tem um plano interessante, 500 min/sms Nacionais, 3GB na primeira activação e 5GB nas restantes, 8€ por 30 dias, ou um ano por 80€ o que dá 6,6€ por mês
Sim, tenho como 2º SIM para fazer chamadas e net. Sim usa a rede Vodafone em modo Roaming.
Compro o pacote de 6 mensalidades, cerca de 7,80€/mês. Nas chamadas e SMS é tranquilo, zero problemas. Na net, noto quando estou a navegar no browser ou nas APP, as fotos demoram a carregar, mas consigo fazer Videochamadas, streaming youtube sem problema.
Para quando a abertura do mercado dentro da Europa, vamos a Espanha e temos tarifários fantásticos vamos a Itália, Pelónia e por ai fora é tudo a tromba estendida, chegamos a Portugal e o normal é 3 GB ao preço do ouro, vivemos num mercado aberto deveria ser possível contratar um serviço em qualquer país membro e utilizar onde quisermos
Pode sim.
Pode comprar um cartão pré-pago por exemplo na França, com 100GB de dados por 10€/mês.
Aqui usa o roaming que não tem custos…
Tenho um amigo que detém um desses tarifários.
Na polonia por 18 euros por mes, tenho net 500 mbps de downloads e upload, 300 canais com elevensport e os canais de desporto incluidos e ainda net ilimitada 5g no iphone. Em Portugal que tem salarios mais baixos (Sim a polonia ja passou portugal ha uns anos) e os meus pais acham normal pagar 50 euros por mes para ter triple play em casa.
Antes de mandar ‘bolas’ e bitaites para o ar, convém fazer consultas e pesquisa. Apenas verificando os preços (preços mormais, não são promoções pontuais) da TIM e da Vodafone Italia, pesquisa lá quais os preços que eles têm em prática neste momento. E já agora verifica se algum dos operadores TIM, Vodafone ou Wind têm o chamado ‘Triple-Play, ou seja internet, TV e voz juntos no mesmo pacote de serviço como tens cá em Portugal nos três principais operadores.
O provedor da Anacom bem tentou , no processo do concurso das frequências 5G, as operadoras nacionais fizeram pressão Politica QB e o Costa simplesmente atropelou o Provedor.
Tenho 50GB no telefone… Polónia.
Já recebi , aumento de 7,8 %
È desta que corto a Netflix
a NOWO está com uma promoção até 31 janeiro!
acabei de falar com eles e parece que têm o compromisso de não aumentar os preços até ao fim da vigência do novo contrato, apesar desta informação que o Pplware divulgou sobre o aumento até 7,8%.
A ver vamos…
Meo é 7,8% no pacote mais 0,50€ na mensalidade de cada cartão adicional.
Meo vai por 7,8% em cima dos contratos. Incrivel como podem fazer isto assim, como se as pessoas pudessem fazer o mesmo ao contrato com o patrão. Como se com a deflação baixassem os preços ou que seja efectivamente ou se a totalidade dos custos tenha efectivamente aumentado 7,8%, duvido que tenham dado esses aumentos aos colaboradores por exemplo.
A NOS vai aumentar? É que ainda não vi nada a esse respeito.
Digo o mesmo…mas certamente eles devem aumentar…pode é nao ser nessas proporçoes de valores…é esperar!
Depois façam artigos e dizer que o 5G vai ser de borla até Março.
Só neste país é que se vê isto.. a Anacom serve para 0
Qual contrato? Não tenho cópia foi tudo pelo telefone… Se pedir uma cópia do meu contrato dizem que não têm…
A questão que eu coloco é:
– tenho um contrato de fidelização por x tempo. A meio desse período a operadora diz que vai aumentar o preçário em 7.8% (ou outro qualquer, isso é irrelevante);
– Então, se eu não aceito ou recuso essa alteração ao contrato inicial, devo ter o poder de o denunciar e portanto recusar, mesmo que isso implique a perda do serviço, sem qualquer dever de indemnizar o operador com o valor relativo ao restante período.
Verdade?
Agora contem me lá se isso é possível e como se faz.
Não é verdade!
Como isso é possível?
Nas “Condições Gerais” do “Contrato de Adesão ao Serviço Fixo e/ou Serviço Móvel” da Vodafone, no ponto “F. Preços, Períodos e Condições de Utilização” alinea 2. diz o seguinte:
“De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).”
Ou seja, todos os anos eles podem aumentar os preços no 1º trimestre, e tu concordaste com isso
Isso é nos contratos novos. E nos antigos? Eu nem cópia do contrato tenho…
Nos antigos não tem. Pelo menos no meu. Só acabo a fidelização em Novembro…
Contudo, eles desde o início do contrato, fizeram asneira e ando a pagar menos 5€ mensalmente do que estava acordado na altura que renegociei. Ou seja, deveria pagar 34.9€ e ando a pagar 29.80 mais um canal do puto que também deveria ser pago (Nick+). Se eles corrigirem os valores, aí reclamo pelo aumento, caso contrário deixo andar….
Se não há contrato é lei geral logo não podem aumentar.
Mas também diz isto:
5. A alteração unilateral das presentes condições contratuais pela Vodafone, será comunicada, por escrito, ao Cliente, nomeadamente através de SMS ou através de inserção da informação na respetiva fatura de serviço, com uma antecedência mínima de um mês relativamente à data da sua entrada em vigor. O Cliente poderá, ainda, obter informação atualizada sobre os preços aplicáveis e as novas condições contratuais nas lojas e agentes da Vodafone, bem como em vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes.
6. Quando aplicável, e caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá resolver o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para o efeito notificar a Vodafone da sua intenção no prazo de 30 (trinta) dias relativamente à data da referida comunicação.
@ Alexx Se no teu contrato não tem essa alinea, podes e deves reclamar junto do Tribunal Arbitral do Consumo (CIAB, CICAP, CNIACC) ou outra Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) que podes consultar aqui: https://www.consumidor.gov.pt/parceiros/sistema-de-defesa-do-consumidor/entidades-de-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo/ral-mapa-e-lista-de-entidades.aspx
Nos anos anteriores consegui reverter os aumentos da MEO desta forma.
Fatura MEO triplay de Janeiro tudo igual para já !
É só em fevereiro que a Meo aplica os novos valores. A Vodafone será em Março
Estamos na europa, eu pago uma mensalidade de 15 euros no Luxemburgo e uso o meu cartao em Portugal, 15 gigas internet em 5G por mes e chamadas ilimitadas, mas pode escolher internet ilimitada e em 5G por 39 euros por mes.
Boas,
As condições gerais de oferta do meu serviço, na página 7 diz: “. De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1º trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).” – AHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
No MEO, é a clausula 11 (novos contratos(?)).
Comecem a cancelar, a partilhar internet e tv
Aqui no prédio instalamos o router numa cave e para cima (andares) vão vários cabos de rede saídos do switch e cabo coaxial partilhado para as tv. Em cada casa colocamos um router e vários AP’s
Pagamos 1gb na vodafone e todos temos RF tv, mensalidade é partilhada por todos e nem 10€ é
Comecem a fazer isto a ver se aprendem
Na primeira avaria que tiveres e forem ai ficas sem isso e ainda te sujeitas . Deves pensar que o pessoal não vê os cabos e não suspeita.
E tu deves pensar que a malta não desliga os cabos antes de eles cá virem… Só vêem o que têm de ver, não vão ver as casas todas nem têm nada que mexer nas caixas que não são deles. E se começarem com coisas ainda lhes chegamos a roupa ao pêlo!
Deves pensar que o pessoal que anda no serviço aos anos que vai nessa cantiga ou que é otário, que não percebe. Era só entrar no router ou fazer o testes no pda para ver quantos mac adress ou nats estão pendurados atrás. RF a mesma coisa, passado 6 derivações nas frequências digitais nem abre o canal, no analógico senhor grãozinho na TV. Cabo de RF ainda mais fácil, é seguir o retorno. Tás enganado, no meu tempo faturei muitos, queres, pagas como os outros e caladinho. A mim também ameaçavam, outros iam buscar 20 paus, comigo não adiantava. Ou em alternativa vais pra politica, ai podes gamar á grande e ainda ser condecorado e indemnizado á fartazana.
Meu caro tivemos até hoje 0 avarias, sempre trocamos o router para o mais recente e ninguém disse nada.
O router da vodafone só vê 1 IP e 1 mac address, claro que vê montes de ligações mas isso com uns 5 torrents também se vê.
O tráfego ronda os 10tb/mês.
Relativamente ao coaxial, vai para uma box especial vinda da china que pega no sinal digital e faz novas derivações digitais e analógicas
Temos switch ubiquiti e vários routers.
Já tivemos cá técnicos e estamos a fazer 4 anos de contrato, a renovar para mais 2.
Este esquema está em pelo menos em vários prédios dos arredores de Lisboa, desde Camarate até Parque das Nações/Olivais.
Ninguém nos diz nada desde que pague a fatura 😉
Façam isto !!! Partilhem !!!
E quanto aos canais premium prefiram piratas! Principalmente nunca paguem Sportv ou Eleven
Obrigado pelos comentários. Pela hora e acesso ao domínio, foi então possível determinar o IP. Passei isso ao Rodrigues da central, ele diz que vai dar-te uma surpresa natalícia, portanto, boas festas
Quanto aos colegas, depende da sobrecarga e da presa e da zona onde se vive. Na minha zona havia incentivos para caçar “gatos “.
Bem podes tentar, uso isto, aquilo 😀 não podemos dizer.
Agora falando a sério, não me admira nada o ataque à Vodafone, o roubo de dados da Altice e por aí fora. A segurança em Portugal é pouca comparada com a de Espanha.
Já que és técnico Meo aprende a desativar o nauser presente nos routers, desativa também o user 1234 da NOS, e da Vodafone que é Vodafone123. Eh pah mas deixa-os estar ativos, dá imenso jeito a quem tem logins e trabalhou com as fabricantes 😉 xiuuu
Este esquema utiliza-se muito aqui em Matosinhos
As redes são todas partilhadas, até por wifi, numa rua só 1 vizinho meu tem net e tv, pagamos todos
Felizmente são belas ideias