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Vodafone vai aumentar os preços já a 1 de março de 2023

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Security says:

    A taxa de inflação que tanto falam, reflete-se também no salário dos colaboradores? Ou serão eles também esquecidos da inflação?
    Esse argumento da inflação não cola sempre, principalmente quando se vê que apenas inflacionam para os mesmos de sempre.

    • Ze Nandoooo says:

      Verdade. Pior é que quando vês um Estado a tentar combater a inflação, mas a ajustar os preços dos impostos com base nessa mesma inflação…

      • blablaefactos says:

        Diz la quais os impostos, que aumentaram em 2023 ao nivel da inflaçao media de 2022 ( p ex ao mesmo nivel destes aumentos das operadoras e afins)???

        • Ze Nandoooo says:

          Impostos poderá não ter sido a melhor palavra, mas podemos trocar por serviços.

          https://pplware.sapo.pt/motores/preco-das-inspecoes-aumentou-saiba-quanto-vai-pagar-em-2023/

          “O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República […]. resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%”

        • Tabonitota says:

          Gostava depois quando deixarmos de ter inflação, se estes preços irão depôs baixar. Sei que para subir faça sentido mas para descer também deveria haver. Enfim ….

          Nota: quem perceber de economia saber que subir salários ao nível da inflação só fará com que que está última ainda suba mais. Scala mobile em Itália há uns anos atrás. Basta ver inquérito aconteceu. Escalada da inflação com subida dos salários sempre a correr atrás. Infelizmente temos que mudar hábitos , e ajudar quem precisa e está no limiar da pobreza (4 milhões de portugueses?).

        • blablatouadormir says:

          IUC, ISV e IMT aumentaram ~4% em 2023

          Por isso sim, os impostos também foram ajustados com base na inflação, ainda que num valor percentual diferente das operadoras.

    • icked says:

      Claro que sim. Como recebem o ordenado minimo têm sido aumentados todos os anos /s

      • David Guerreiro says:

        Só aqueles com salário mínimo, todos os outros vai depender da boa vontade da empresa. De qualquer forma, um colaboradora que receba 800€ brutos, após descontos, vai receber menos líquido do que alguém que receba o salário mínimo.

    • David Guerreiro says:

      Aumentar salários na proporção da inflação não gera bom resultado. Quem trabalha acha certo, mas do ponto de vista económico não é nada bom. Isso gera uma espiral de inflação. Em Itália faziam isso desde 1977 até ao início da década de 90 e deu muito mau resultado.

  2. k says:

    Este aumento também se aplica a contratos celebrados entre 01/01 e 28/02?

    • David Guerreiro says:

      Não, a Vodafone até hoje sempre honrou os contratos. Quem fizer contrato com o preço antigo, paga o mesmo até ao final. Sempre foi assim. Ao contrário da MEO, que aumenta os preços durante a vigência do contrato. Penso que a NOS também faz como a Vodafone, mas não tenho a certeza.

      • patanisca says:

        Desta vez não será assim. Os clientes antigos também estão a receber as notificações de aumento.

      • Bruno M. says:

        A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
        Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

        Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
        2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as
        tarifas, a duração dos períodos de utilização e
        todas as suas características constam do tarifário
        em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
        momento da assinatura do presente contrato e
        está disponível para consulta em vodafone.pt ou
        através do Serviço de Apoio a Clientes,
        constituindo para todos os efeitos parte integrante
        do presente contrato.

        De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

        O Ponto 7 da Alínea F também diz:
        7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

  3. Miguel says:

    Podiam também deixar a nota que qualquer cliente ‘impactado’ por esta inflação tem o direito de rescindir a linha sem ter de pagar o que quer que seja (estando fidelizado).

    • qwertyuiopus says:

      Espera por essa sentado. Nem para dar um desconto aos clientes fidelizados prestes a renovarem o contrato.

      Bem, mais um aumento, é a guerra meus amigos, vem tudo da Ucrânia.

    • David Guerreiro says:

      A Vodafone não sobe o preço a contratos em vigor. Nunca o fez. Será para as novas adesões, ou renovações após 01/03/2023. A MEO é que aumenta durante a vigência do contrato.

    • Bruno M. says:

      A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
      Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

      Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
      2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante do presente contrato.

      De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

      O Ponto 7 da Alínea F também diz:
      7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

      Cumps.

  4. Rui Soares says:

    Estranho (ironia), a MEO também vai aumentar em 7,8% o meu contrato…
    Mas isto não é nada concertado, nada…
    Coincidencias do cara… caraças.

  5. costathepigy says:

    O aumento de preços está a acontecer em vários segmentos da sociedade. A culpa é da COVID-19, da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e da inflação,e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias.

    • João Silva says:

      Diz me lá se a culpa dos equipamentos eletronicos terem galopado de preço é culpa do Costa? Nomeadamente tudo o que seja networking galopou de preço que foi uma coisa abismal.
      Mas pronto, é fácil culpar.

    • blablaefactos says:

      “…e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias…”. Mais um que come gelados com a testa. Le com atençao (se conseguires perceber alguma coisa, pq ha gente que inculca mitos na cabeça e dp so acredita na fé e no pai natal), o ultimo relatorio da OXFAM, apresentado ha dias no forum de davos. Sempre aprendes alguma coisita, independentemente de quais governos estao no poder.

    • Joaquim Sobreiro says:

      Tudo como estava previsto com a plan_demia. Por isso existiram os confinamentos dourados. Tudo continuará de acordo com a agenda 2030, para isso existe a informação oficial. Segue o rasto do dinheiro e chegarás sempre aos mesmos.

      • Ze Manel says:

        Mais um…
        As pessoas fazem a propria agenda 2030, subscrevem serviços de tudo e mais alguma coisa. qq dia até para ir á casa de banho subscrevem papel higiénico as a service

    • Rui partes says:

      Inflação é causada unicamente pela mal gerência de “pandemia” com lockdowns.

  6. Jorge pais says:

    Para ser mais fácil para todos. Sim está previsto nas condições gerais de venda o eventual aumento face às vicissitudes atuais. A única maneira de não ter este aumento é, claro está, mudando de tarifário para algo mais barato , o que nem sempre é possível e de outro lado faz uma fidelizaçao. Em contrapartida como já foi dito , os clientes dispões de 4 meses para rescindir os contratos com exoneração de pagar o que quer que seja. Em relação a salários nada aumenta. Pena este sector ser super descartável pelos governos e o pessoal que trabalha no mesmo não ser unido.

  7. Tiago Rodrigues says:

    A mim não vai aumentar porque garantiram-me durante 24 meses, aquando fiz a adesão ao RED infinity Giga por 24,90€ no período da Black Friday!

    • Zé Fonseca A. says:

      Cuidado, às vezes aumentam na mesma e dizem-te, se quiseres podes rescindir.

    • mamba says:

      Não é bem assim. Todos os anos existem acertos dos valores das faturas tendo em conta a inflação.
      Costumava era ser 1% ou 2%, não longe disso. Sempre foi assim.
      A atualização dos valores tendo em conta a inflação costuma estar descrita no contrato. Vai ver isso bem.

    • Tiago Rodrigues says:

      A mim garantiram-me 24 meses sem aumentos.

      Caso contrário, rescindo!

      Simples!

      • David Guerreiro says:

        E vão manter. A Vodafone nunca fez aumentos durante a vigência do contrato. Quem é cliente Meo é que está acostumado (mal, diga-se de passagem) a que aumentem os preços durante o período do contrato.

        • João Fernandes says:

          Errado! Está explícito no contrato que os preços são revistos no primeiro trimestre do ano à taxa de inflação! Recebi um email a dizer que o preço do meu serviço vai ser revisto… Sou cliente Vodafone. Portanto a Vodafone vai sim aumentar preços durante o período de contrato.

          • Pedro says:

            Não, o João Fernandes não está correcto. O que o David Guerreiro disse, sim está correcto. Sou cliente Vodafone à anos, já fiz 4 ou 5 renovações de contrato. Durante a vigência do contrato, o que foi acordado inicialmente, fica até ao final. Já me aconteceu em renegociações depois do contrato sofrer aumentos, mas depois de acordadas as condições, nunca fizeram aumentos.

            Este ano será estreia, e por ter sofrido aumentos da MEO desta forma é que mudei para a vodafone. Aumento de quase 8% não cabe na cabeça de ninguém quando o contrato foi renovado à 4 meses atrás… Até parece que o preço da energia não estava já esse quando me apresentaram o pricing.

          • Bruno M. says:

            @Pedro!

            Se estiver no contrato aumentos de ano a ano, haverá aumentos de ano a ano e é legal!!!

            Qual é a dúvida?!

            Ponto F nr 2!
            Veja o seu contrato! Está explicito!

            Tudo o que acontecer depois é cortesia ou não da Operadora. Ponto.
            Depois pode dizer o que bem lhe entender, mas veja o ponto F nr 2 do seu contrato!!!

            Claro como a água!

          • Bruno M. says:

            @Pedro:
            P.S.:
            Acabei de consultar o meu contrato antes da renovação:
            Não mencionava qualquer aumento anual pela inflação!

            Em 2023 no novo contrato já menciona!

            Obviamente se não menciona eles garantem o valor até ao final do contrato!

            Tendo esse ponto explicito só por cortesia a vodafone altera o que quiser! Ponto!

        • Bruno M. says:

          O que o João Fernandes disse está correcto!!

          Garantem-te mas:

          A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
          Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

          Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
          2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
          todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
          momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
          através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
          do presente contrato.

          De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

          O Ponto 7 da Alínea F também diz:
          7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

          • Narciso Miranda says:

            No meu contrato só tenho o seguinte nos pontos 2 e 7 da alinea F:

            2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração
            dos períodos de utilização e todas as suas características constam
            do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da
            assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em
            vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes 16 912 (tarifa
            aplicável), constituindo para todos os efeitos parte integrante do
            presente contrato.

            7. O direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos
            previsto no número anterior não se aplica nos casos de mera
            atualização de preços por referência à taxa de inflação anual
            verificada, nem nos casos em que as alterações sejam propostas
            exclusiva e objetivamente em beneficio do Cliente.

    • Bruno M. says:

      Garantem-te mas:

      A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
      Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

      Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
      2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
      todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
      momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
      através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
      do presente contrato.

      De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

      O Ponto 7 da Alínea F também diz:
      7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

  8. Jota says:

    Daí ser (muito) importante a Autoridade da Concorrência impedir a compra da Nowo pela Vadafone!

    • Tiago Rodrigues says:

      Sem dúvida!!! E em breve temos mais 2 operadores em Portugal!
      É uma questão de tempo…

      As frequências foram vendidas, por isso, em breve estão aí!

      Estejam atentos!

    • David Guerreiro says:

      Infelizmente, duvido que impeçam. Podem exigir que as frequências do 5G sejam alienadas, nada mais do que isso.

  9. Wolfheart says:

    Matérias primas com preço pré-guerra – https ://www.dinheirovivo.pt/mercados/materias-primas-ja-estao-em-niveis-pre-guerra-mas-alivio-vai-demorar-a-chegar-as-familias-15616631.html
    Gostaria de saber se depois os preços voltam a baixar…

  10. Hali says:

    Acho piada as culpas…
    Covid ,Guerra, só falta as alterações climáticas.

    Eu gosto é de ver o mesmo produto vendido em dois locais diferentes, vindo do mesmo sítio com diferença de 40% no preco

  11. marcelo rebelo de sousa says:

    sem stress o costa o medina e o galabinha tem tudo sobre controle

  12. Luis says:

    As operadoras mais cara da Europa vão novamente subir os preços? Que notícia chocante…
    e os salários dos trabalhadores da vodafone, sobem na mesma medida?

  13. Dalex says:

    Basta aumentarem uns meros Gigas e um router ou box nova que muitas pessoas já não se lembram destes aumentos. Voltar aos preços que estava é que já não volta.

  14. sergio says:

    agora só falta a “NOS”, certamente também vai aumentar preços

  15. Luis says:

    Podem me definir o que querem dizer com aumentos nas telecomunicações? De que serviços falam?
    Muito obrigado!

    • Pedro says:

      Não falam de serviço nenhum. Dizem que vão subir preços e depois chutam para 30 de Janeiro para o cliente se esquecer até lá.

      Prática desleal no mínimo.

  16. José Machado says:

    A NOS já avisou os clientes do mesmo através de um email enviado no dia 9. Mas dizem que só sabem o valor final do aumento no dia 23, a quando do anúncio da taxa final de inflação.
    https://cliente.nos.pt/info/condicoes/televisao site onde os clientes iram saber o valor do aumento.

  17. Fábio says:

    Todos os tarifários. Sejam estes por contrato ou não.

  18. Antonio says:

    VERGONHOSO o que as empresas ditas “monopolistas” conseguem fazer em Portugal. Enfim, os governos servem para estas situações, na fiscalização e regulação do mercado, ou não!

    PS: Nos, Meo e Vodafone aumentam de igual e são tudo do mesmo saco!

    QUEREMOS PREÇOS IGUAIS A ESPANHA

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