PplWare Mobile

Cerca de 6000 pessoas queixam-se de cartão bancário clonado

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Fazer levantamentos de dinheiro com MBWay e pagar o máximo possível com MBWay, evita muitas fraudes.

    • Manuel da Rocha says:

      Atenção que está a ficar, cada vez, mais simples, clonar o seu SIM e os dados, do seu telemóvel.
      Com software, que circula, em todas as redes sociais, é possível pagar, usando o MBway, da sua conta, sem que você veja qualquer aviso e, até, o código SMS, é usado. Já são 2537 situações, dessas, registadas, só em Portugal. Só em Janeiro já há 831, provavelmente vai crescer ainda mais, ao mesmo tempo, que a SIBS irá subir 5000%, as comissões, culpando a “melhor segurança”.

  2. Max says:

    “Clonagem” do cartão bancário (de débito ou de crédito, sendo que alguns são as duas coisas) corresponde, segundo a CGD a:
    “Através da utilização de um dispositivo colocado nas caixas multibanco ou nos terminais de pagamento, as informações do cartão são copiadas. A partir daí, já com acesso ao PIN e ao número de cartão, é feita uma cópia dessa informação.”
    Mas tenho dúvidas que os números da GNR, mencionados no post, se refiram só a essa clonagem ou a todas as queixas por movimentos da conta a que o queixoso atribui o uso indevido dos dados do cartão bancário (especialmente número do cartão, data, CVV e PIN). Esses dados também podem ser obtidos em caso de roubo, perda ou extravio do cartão (como o roubo da carteira, com talões bancários, senão mesmo o PIN, fraude pela internet e phishing. Seja como for, é um número elevado.
    O link é o que diz a CGD em caso de clonagem do cartão (roubo, extravio ou furto), recomendando ter sempre à mão o contacto do banco e o nº do cartão para comunicar imediatamente, porque:
    “depois de ter alertado o seu Banco, não pode ser responsabilizado pelas operações que venham a ser realizadas de forma fraudulenta.
    Se o cartão já tiver sido usado, e se não tiver existido, da sua parte, negligência ou incumprimento das suas obrigações, só terá de suportar as perdas dentro do limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada à conta ou ao cartão, até ao máximo de 50 euros.
    No entanto, se não respeitar as condições de utilização do cartão ou se não comunicar o seu extravio ou utilização fraudulenta, terá de pagar todos os valores das operações de pagamento não autorizadas.”
    https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/o-banco-e-eu/Pages/Como-evitar-que-o-seu-cartão-seja-clonado.aspx

    • Zé Fonseca A. says:

      há uns bons anos, ainda não existia revolut e tive o meu cartão de credito clonado nos EUA (algo banal de acontecer já que o cartão nunca é passado na máquina à tua frente), quando dei por ela já tinham ido 2k, o seguro do banco devolveu tudo até ao ultimo centimo

  3. Rui Goncalves says:

    Apple pay e o mais seguro, usem cromos

  4. PorcoDoPunjab says:

    A melhor maneira de impedir a clonagem dos cartões é pagar em dinheiro.
    By PorcoDoPunjab

    Pago tudo em dinheiro.
    Não uso os meus cartões em terminais de ninguém.
    Até hoje tem sido uma estratégia vencedora…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.