MEO, NOS e Vodafone lançam plano de combate à COVID-19
O tempo é de "guerra" contra um inimigo invisível. Neste momento crítico sem precedentes, as principais operadoras apresentaram ao Governo um plano para minimizar os impactos da pandemia em Portugal.
Depois de oferecerem 10GB aos clientes, há agora um plano com novas medidas. Saibam em que consistem.
No âmbito do atual Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República por causa da COVID-19, os cidadãos são chamados a permanecer em casa. Nesse sentido as empresas de comunicações eletrónicas têm uma especial responsabilidade em garantir as condições de bom funcionamento dos serviços de comunicações.
O plano agora apresentado pelas operadoras é composto por seis eixos de atuação:
- 1. Manter a qualidade de serviço das redes de comunicações
- 2. Assegurar a capacidade de rede necessária para funções críticas do Estado
- 3. Promover a contenção da expansão do vírus
- 4. Alertar para procedimentos anti fraude
- 5. Contribuir para o incentivo ao teletrabalho nas empresas
- 6. Apoiar a comunidade
Estas medidas apresentadas pelos três operadores estarão em vigor por tempo indeterminado e serão revistas e/ou ajustadas em função da evolução da COVID-19.
De acordo com o documento enviado pelas operadoras ao Pplware pode ler-se...
#1 - Manter a qualidade de serviço das redes de comunicações
Assegurar a integridade e continuidade das suas redes e serviços para garantir o bom funcionamento das comunicações eletrónicas em Portugal é o principal foco dos operadores. Esta condição é fundamental para que os portugueses possam estar em casa permanentemente e, a partir de casa, possam trabalhar, aprender, manter contactos sociais e entreter-se, por um período cuja duração é ainda incerta.
Os operadores têm vindo a reforçar a capacidade das suas redes, de modo a orientar essa capacidade para a geografia onde os utilizadores passaram a estar, mais nas suas residências, e menos nos centros de escritórios e empresariais.
As redes já estão dimensionadas para suportar as horas de pico e também estão preparadas para responder a um acréscimo de tráfego, nomeadamente residencial, mas é essencial realizar uma utilização responsável da Internet e de acordo com as melhores práticas, de modo a prevenir eventuais congestionamentos das redes e a perturbação dos serviços de comunicações eletrónicas essenciais para as comunicações interpessoais (voz e SMS), para o ensino e trabalho à distância.
As operadoras têm ainda tomado várias medidas no sentido de garantir que as suas equipas estão disponíveis, remotamente sempre que possível, e fisicamente quando estritamente essencial e viável, para assegurar a continuidade das operações e toda a assistência técnica que seja necessária.
#2 - Assegurar capacidade de rede necessária para funções críticas do Estado
Os operadores irão assegurar que as funções críticas do Estado mantêm total conetividade, promovendo um reforço de rede onde ele seja mais necessário, e mantendo um diálogo próximo com o Governo, no sentido de em tempo real manter e reforçar essa conetividade dentro dos condicionalismos existentes.
#3 - Promover a contenção da expansão do vírus
Os operadores têm vindo a adotar medidas que visam conter a expansão do vírus, com especial destaque para a promoção do teletrabalho constante no ponto 5, mas igualmente no que se refere às atividades de relação com Clientes. Nesse contexto, e sem prejuízo das normas legais e em particular as vigentes no período de Declaração do Estado de Emergência, os operadores recomendam fortemente a adoção das seguintes medidas enquanto se mantiver ativo o risco de contágio:
- Suspensão de toda a atividade comercial presencial;
- Restrições aos horários dos pontos de atendimento ao público (aplicável apenas no caso de imposição legal dessa obrigatoriedade);
- Promoção de uma maior racionalização da rede de lojas sujeitas à obrigatoriedade de abertura, mediante permanente avaliação perante níveis de procura, disponibilidade de recursos e cobertura geográfica;
- Rotação dos recursos de atendimento nos espaços comerciais em funcionamento, dentro das condicionantes existentes;
- Promoção e comunicação de informações e recomendações, junto dos seus colaboradores e clientes, em alinhamento com os conteúdos programáticos da Direção Geral de Saúde e outras autoridades competentes, relativamente a boas práticas de prevenção do contágio, com especial atenção à garantia de manutenção de distâncias de segurança;
- Divulgação junto dos seus colaboradores e clientes de regras de boa utilização dos serviços prestados de modo a assegurar a continuidade dos mesmos na atual situação de emergência (e.x. privilegiar canais digitais em detrimento dos presenciais).
#4 - Alertar para procedimentos antifraude
Perante a atuação de terceiros que indevidamente se intitulam como representantes dos três operadores, a MEO, a NOS e a Vodafone esclarecem sobre os procedimentos operacionais que já vigoravam, alertando para:
- Nenhum destes operadores realizará visitas presenciais, de sua iniciativa, sem um pedido prévio de assistência por parte dos clientes;
- As deslocações ao domicílio dos clientes apenas se realizam por motivos de falhas técnicas e avarias, sempre a pedido próprio do cliente;
- Qualquer visita ao domicílio só acontece com agendamento prévio com o cliente, por via telefónica, através das linhas habituais;
- Todos os técnicos e equipas operacionais dos operadores estão munidos do respetivo cartão de identificação, sendo que a sua exibição deverá ser exigida pelo cliente antes de dar entrada na habitação.
#5 - Contribuir para o incentivo ao teletrabalho nas empresas
Com o objetivo de promover o teletrabalho, os operadores adotaram desde a primeira hora as seguintes práticas (que recomendam às restantes instituições públicas e privadas):
- Adoção de sistemas de VPN (redes privadas virtuais) para garantir o acesso remoto dos colaboradores aos sistemas das empresas;
- Dotação, sempre que possível, dos colaboradores com equipamentos portáteis e de serviços de acesso à Internet;
- Utilização de sistemas de segurança de acesso remoto (e.g. firewalls);
- Adoção de ferramentas colaborativas e de videoconferência.
Adicionalmente aconselha-se:
- Identificação das equipas/funções essenciais à continuidade do negócio;
- Implementação do teletrabalho total às equipas não essenciais;
- Implementação de teletrabalho em regime de rotatividade para equipas internas essenciais à continuidade do negócio;
- Adoção de procedimento de medição de temperatura à entrada dos escritórios;
- Definição de regras de distanciamento mínimo de 2 metros procedendo, se necessário, à redefinição dos postos de trabalho;
- Medidas reforçadas de higienização das instalações que se mantenham abertas ao público ou dos espaços de escritórios onde os colaboradores responsáveis por funções essenciais à continuidade do negócio tenham de permanecer, onde se incluem:
- (i) aplicação de regras de clean desk;
- (ii) disponibilização de dispensadores com desinfetantes para mãos em pontos estratégicos de circulação das pessoas (e.g. entrada dos edifícios, elevadores, etc.), garantindo a gestão eficiente dos produtos em causa, atendendo à escassez dos mesmos e à canalização prioritária de desinfetantes para organismos de saúde;
- (iii) rotinas de limpeza reforçadas aos puxadores / trincos das portas, corrimãos, botões de chamada e interiores de elevadores, máquinas de vending e outras superfícies onde o contacto físico ocorre de modo recorrente;
- (iv) Portas de acesso (interiores) devem manter-se abertas para redução do contacto físico.
Além do incentivo ao teletrabalho dentro das suas organizações, e de forma a minimizar os impactos que a COVID-19 está a ter na vida dos Portugueses, os operadores MEO, NOS e Vodafone oferecem por um período de 30 dias, 10GB de dados aos seus clientes particulares e empresariais de serviço telefónico móvel.
#6 - Apoiar a comunidade
Assegurar a manutenção de níveis de conetividade à comunidade é o objetivo primordial dos operadores.
Porém, conscientes do impacto radical da mudança do modo de vida, de trabalho e de ensino, resultantes do tempo de crise excecional que vivemos, os operadores, com o objetivo de minorar as consequências do isolamento, tomaram a decisão, juntamente com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, de não cobrar a mensalidade aos clientes.
Adicionalmente, como acima identificado, os operadores anunciaram a oferta de 10GB de dados aos seus clientes de serviço telefónico móvel.
Nos esforços de apoio à comunidade escolar os operadores têm dedicado igualmente especial atenção à utilização da internet que viabilize soluções de ensino online e à distância.
Os operadores têm também, através dos canais digitais de contacto, como o SMS e o email, informado e sensibilizado os clientes para que privilegiem a utilização dos canais digitais em detrimento dos canais presenciais.
Dependendo da evolução, os operadores estão ainda a articular medidas de reforço que possam contribuir para que o isolamento social permita, numa fase posterior, o mais rápido regresso à normalidade.
Este conjunto de medidas são fundamentais para ajudar a travar a disseminação da COVID-19. Além disso, como se pode ler, as operadoras tentarão manter toda a qualidade dos seus serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Empresas de comunicação não era suposto fazerem isso o ano inteiro? Empresas de comunicação os maiores carteis de portugal e agora vêm com falinhas mansas -.-‘
Basicamente, foi logo aquilo que me veio à cabeça quando li os primeiros pontos do “plano”…
Se aumentassem a largura de banda para os residenciais para poderem estar em teletrabalho é que eram espertos
Se tiveres ADSL em casa, tecnicamente não é possível milagres, se tiveres fibra e tiveres um pacote “básico” 100/100Mbps, que impacto terá para o teletrabalho passarem para 500/100 ou 1000/200?
estou a trabalhar via 3G com varias reuniões através do Teams e não tenho tido assim taaantos problemas!!
Se preferia internet mais rápido preferia.. mas é o que temos…
Esse caso é tipo o ADSL, não há milagres. Ou então é tentar outra operadora, pode ser que haja 4G.
Já reclamei, aliás isto só começou a acontecer quando vieram todos para casa e foi precisamente isso que me disseram na nos que “há congestionamento” e que a “infraestrutura não está preparada para tanta gente”
Olha eu estou a fazer o mesmo que tu com calls via Teams e estou por Wi-Fi que tem sido uma boa porcaria.
Tenho 500mb contratados e ontem nem 5 tinha. Net com quebras constantes. Terrivel.
Até a TV que está ligada por cabo dá sinais do péssimo sinal na netflix com a qualidade a ser reduzida para a minima possivel.
Péssimo serviço!
Reclama. Eu tenho 100/100 contratados e tenho os 100/100.
Isso é problema técnico, alguem tem de resolver.
Ah e não, não é ADSL.
Não vale a pena, eu tenho 500mb contratados e ontem nem chegava a 5. A quebra era constante, muito mau mesmo.
Alteram o vosso servidor de DNS no router, sistema operativo ou no browser. No Firefox existe a opção de ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) do Cloudflare que é bastante rápido. Assim as operadoras não conseguem fazer traffic-shaping.
Olá,
Podia-me explicar mais sobre este assunto? De que maneira é que o traffic shaping se relaciona com DNS?
wut?! 😀
traffic-shaping no DNS?
Desde que tenho DoH ligado voltei a ter a velocidade normal no Youtube. Portanto ajuda sim.
What? Explica lá isso melhor..
quando se sabe umas quantas palavras bonitas mas não se sabe o que significam dá nisso… “ÉS UM INÓQUE PÁH!”
mudar o dns permite contornar bloqueios de sites feitos no servidor dns do operador, mas o tráfego não é encriptado nem nada do género, continua a ser feito em “plain text”, daí que se o isp quiser limitar certos tipos de tráfego (p2p por exemplo), ainda o consegue fazer.
em relação ao doh, esconde os pedidos de dns do isp? sim, também contorna os mesmos bloqueios que mencionei acima, ficam encriptados, mas se usares um site http em vez de https é o mesmo que nada, e ainda restam outras formas e protocolos que o isp pode usar para saber o que estas a fazer e aceder, não é solução total para privacidade, nem muito menos para o traffic-shaping. a melhor forma de controlar o traffic-shaping é com vpn, e a forma mais fácil de testar isso é com tráfego p2p… os resultados são claros e visíveis “a olho nú”. toma o meu caso como exemplo: tenho 200mbps contratados… a sacar torrents conseguia um download máximo a rondar 2.5mb/s, mas com a vpn ligada já cheguei a passar dos 20mb/s até (muito muito raro) e o download constante/média fica BEM acima dos 2.5mb sem vpn. isso acontece porque o isp vê X quantidade de tráfego a entrar e sair mas não consegue distinguir se é p2p, um download normal pelo browser, etc etc, e assim não consegue limitar aquele em concreto…
PS: ligo a VPN no router (por openvpn) porque consigo velocidades bem próximas do contratado, quando que ao utilizar a app da vpn no pc a mesma baixa para menos de metade, mas isso depende de outros factores, podendo até ser melhor para ti a usar a app…
Desde que tenho DoH ligado voltei a ter a velocidade normal no Youtube. Portanto ajuda sim. O VPN não é necessário.
Wait what? Parece o meu tio agricultor quando fala do mobdro e não diz nada de jeito.
Será que li bem? Os operadores também não vão cobrar mensalidade?
“Porém, conscientes do impacto radical da mudança do modo de vida, de trabalho e de ensino, resultantes do tempo de crise excecional que vivemos, os operadores, com o objetivo de minorar as consequências do isolamento, tomaram a decisão, juntamente com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, de não cobrar a mensalidade aos clientes.”
Não deviam era cobrar o plano internet porque a malta está a trabalhar! agora fins lúdicos.. mesmo de gozo!!
Eles oferecem porque é lixo… não há nada para ver nesses canais agora dado estar tudo parado.
Não há football vão oferecer o quê?
E medida importante como dizer que empresas afetadas (e mmos pessoas) nao pagariam este 3 proximos meses no fim desses meses mas sim diluidos nos proximos 6 ou 12 meses por exemplo. Isto é altura de deixar so de olhar para a carteira…
E o técnico continua a entrar em casa do cliente depois de ter andado sabe-se lá onde…
Lol tens um problema queres que te resolvam ,querias que tivessem um técnico só pra ti , não te trates não.
Eu sou o técnico que vai a todo o lado amigo, seja lares, seja clínicas… Daí estar a advertir, pensem 2x antes de chamar o técnico
ponham máscara, abram todas as janelas pra ventilar, tudo o que o técnico tocar limpe tudo com um pano embebido em sprays com lixivia, limpe o chão onde o tecnico andar usualmente com esfregona com uma dose de lixivia, feche as janelas depois de meia hora, foi assim que fiz quando me vieram instalar uma maquina nova de secar roupa
sem contar as embalagens, foram todas pro lixo direto.
Um técnico só entra se o senhor ligar a pedir assistência/serviços!
Ora veja lá, não lhes peça nada a ver se lhe aprece à porta…
A não ser as testemunhas de Jeová, essas aparecem sem ser convidadas!! :s
Agora nem elas aparecem, porque respeitam o recolhimento. E não são mal educadas… lol
Era importante era reduzirem as mensalidades aos mínimos possíveis (e impossíveis)
Boas… alguém sabe a qual dos pacotes se aplica a não cobrança de mensalidade da Sport TV, BTV e Eleven Sports? Premium, Premium HD ou Multiscreen?
Acaba por ser uma questão “acessória” mas é só para não cometer nenhum erro e depois arrepender-me quando vier a fatura…
cumps
FANTÁSTICO!!!!!! Agora que não há jogos ,vem a enorme benesse de não cobrar canais que estão ás moscas.
se queriam fazer alguma coisa pela sociedade que está em quarentena ,com filhos em casa,porque não desbloquear os canais de filmes.
Exatamente!!!!!
E as medidas tomadas acho q deveriam ser características de sempre e não só durante a pandemia! Só p inglês ver!!!
e que tal lerem um ou dois livros em vez de estarem colados ao televisor? não chega os canais que existem? querem borlas? quem vai pagar os salários aos funcionários se não cobram as mensalidades?
Um técnico só entra se o senhor ligar a pedir assistência/serviços!
Ora veja lá, não lhes peça nada a ver se lhe aprece à porta…
A não ser as testemunhas de Jeová, essas aparecem sem ser convidadas!! :s
Bla bla bla…”paninhos quentes”…. Só para dizer que fizeram alguma coisa.
Até fica vergonhoso ter este artigo de marketing medíocre, sem desmascarar e escrutinar primeiro estas empresas de telecomunicações cujas liberdades perante a lei são muito duvidosas e condenáveis.
Estas empresas são as que ganham mais e ainda terem este mês pago as pessoas de quarentenas as faturas ainda são mais caras ainda fazense vítimas vergonha….
O que é preciso fazer para adquirir os 10 GB de net na Meo?
Estas são as mesmas empresas que ainda hoje em dia não garantem cobertura rádio integral do país de qualquer uma das tecnologias que utilizam… é sempre em % da população… que é para esconder o facto de muitas partes do país estarem sem cobertura ou com péssima cobertura… nos tempos dos telefones analógicos a cobertura era óptima mas de lá para cá nunca mais se verificou tal… a tecnologia evolui no sentido oposto.
Engraçado!!!
Estás empresas não deviam estar fechadas ,quando têm o serviço digital e telefónico? Falo isto porque sou funcionário de uma destas empresas numa loja num Hipermercado e ainda se mantém aberto e contudo, foi decretado o encerramento das lojas em hipermercado e supermercados,contudo acrescentar sou diabético de insulina e tenho uma cardiopatia congénita e a empresa não olha para mim como funcionário,isso sim é de lamentar.
Nem sequer temos segurança a nível laboral são umas luvas e uma máscara que me vão proteger???
Obrigado
Se não estão a cumprir com as medidas actuais, ligar para a policia e expôr a situação. Depois cabe a eles fazer cumprir a lei.
Um post no ppware, ou outro site do género, é o mesmo que não fazer nada.
Doença congénita deve dar direito a baixa neste período… se pagam a 100% não sei, mas com essa patologia, diria que vai para a lista das pessoas em risco (também estou lá).
Infelizmente as medidas não vão ser suficientes para dar conta dos problemas económicos que tantos vão passar. E só está a começar….
Votos de boa sorte e saúde!
E que tal ligar para a PSP?
Não é verdade.
A MEO recusou instalar os serviços em minha casa no passado dia 19 de Março. Dizem que não asseguram a instalação a quem está a viver no município de Ovar. Portanto não asseguram a quem mais precisa de apoio. Mais uma treta com marketing.
e nao deve instalar, e muito menos voçe nao deve abrir a porta, nao sabe de que casa o tecnico saio.
Em vez dos canais de desporto em sinal aberto (não há campeonatos, serve para …….), deviam era por os canais Hot e Playboy em sinal aberto para a malta se animar……………
Se deram 10 GB a cada cliente. Eu sou cliente da meo (MEO TOTAL) Até agora nao recebi nada. Faço a mesma pergunta que fez a Margarida Pinheiro. Como vou recebe los?
Hoje fui ao site da meo, ao meu perfil, e para os ter só tinha de clicar no anuncio. Vá ao seu perfil MEO, ou talvez a´te pela app, e eles estarão lá.
Instalem a app da NOS, depois sigam as instruções nas ofertas.
Boas
Entre na na aplicação e siga os passos que são descritos no banner superior.
Empresas que possivelmente serão das menos afectadas ao nível da facturação, contudo alguma medida concreta que se traduza em Euros, nem vê-la… não esperaria outra coisa destas empresas “vale tudo”.
Entretanto os trabalhos dos call centers continuam a trabalhar sem quaisquer condições. A Meo desponibizou um para de luvas para os trabalhos dos call center… Mais nada. É uma vergonha… Também são humanos, tb têm filhos e são filhos de outros,… Com uma diferença ganham o ordanado minimo
boa noite. e tudo muito bonito mas salva guardar os tecnicos isso nao e feito. entram em casa de todo o tipo de gente e isso ele nao querem parar. nem luvas alcool ou mascaras sao dadas aos tecnicos. expondo a sua segurança e a dos outros.
As Lojas desses Operadores Continuam Abertas a Antender ao Público Mesmo depois do Estado de Emergência Decretado pelo Governo. Os Donos disto tudo…
As Lojas desses Operadores Continuam Abertas a Antender ao Público Mesmo depois do Estado de Emergência Decretado pelo Governo. Os Donos disto tudo…
Estas empresas de telecomunicações são o máximo… dão uma mão vazia e outra cheia de nada!!!.
Tudo muito bonito na teoria, na prática continuam a realizar instalações e a fazer trocas de equipamentos para mais recentes, quando os clientes continuam com o serviço funcional. Quando as operadoras se preocupam mais com angariar novos clientes em vez de garantir que os que já tem continuam com serviço, algo de muito errado vai na cabeça de quem manda, que por acaso deve estar em casa bem confortável.
Um técnico que esteja infectado mas sem sintomas, que vá a 4 casas por dia com 4 pessoas em cada uma, está sujeito a infectar cerca de 20 pessoas por dia, se isto não é cagar nos técnicos e clientes só por causa do dinheiro…
E que tal suspender os pagamentos até isto acalmar, se estão tão solidários era uma boa ação com os clientes mas é claro que a ganância do dinheiro é maior mesmo nesta altura , enfim o pobre ainda ajuda mais ,
Blá blá blá.. Podera , Bem Sabem que é Essencial nesta Fase de Expiriªençia Provocada por Um Governo Secreto , As Operadoras Colectarem o que os Cidadâos Submetidos a Uma Rotina Nªao Imaginavel, nas Nossas Vidas, para As mesmas Operadoras se Inteirarem melhor as Pretençoes do que os Utilizadores Sobre tudo os Internautas Pesquisam e Vªeem na RED Pois é de Vital Importªançia para ESSE MESMO GOVERNO SECRET DAS SOMBRAS QUE NADA MAIS É DO QUE UMA INTELIGªENÇIA ARTIFIÇIAL QUE ESTÁ EM FASE DE VªER COMO A POPULAǪAO A NIVEL GLOBAL REAGE .. PARA ESSE MESMO GOVERNO SECRETO OCULTISTA DOMINAR NA TOTALIDADE AS . PESSOAS SÓ QUE , O TIRO SAILHES PELA CULATRA POIS AS PESSOAS JÁ ESTªAO DESPERTAS E NªAO ESTªAO DISPOSTAS A ENGOLIR MAIS SAPOS TENHO DITO
Que vergonha.
10 GB? agora que tou em casa com Wi-Fi? E a sporttv para que serve se não tem competições? Abram mas é os canais dos filmes… Disponibilizem vídeo clube grátis… Abram canais temáticos, Globo, Telecines etc etc… So sabem cobrar, não dão nada a ninguém… Falta de consideração pela situação e pelo povo…
Bebe mas é água !! Não sabes o que dizes !! Se as operadoras de telecomunicações fizessem isso perderiam milhões de euros.Mas você é doido ?? Era bom,era !! Já agora dava-se tudo de graça !! Ora,ora… 😐
Podiam ajudar pelo menos por algum tempo, não me refiro para sempre, tens o exemplo da Madeira que deu Luz e agua grátis este mês, na Italia e na Espanha tambem o fizeram… só aqui nada dão. Tenho a certeza que ias gostar… e não te sai do bolso a ti
Quanto ao bebe água e ao não saber o que digo e ser doido… acho que podias ser mais bem educado e respeitar as diversas opiniões, apenas partilhamos opiniões diferentes sem necessidade de entrar em confronto com ninguém, é para isso que servem estes “blogs”.
Se não sabes ser assim, tenta pelo menos uma vez e vais ver como sabe bem conversar educadamente com outras pessoas… Se não consegues, dedica-te a outra coisa!
Fica a dica… tenta ser mais cordial.
Dava tudo de graça? Que engraçado você é! Essa seria uma atitude digna das operadoras, acha que recebem pouco? E fazerem de nós parvos? Para que é que eu quero 10gb, se estou em casa?
Tanta parra e tão pouca uva….
Fiz contrato com Vodafone de fibra e nada… No dia da instalação não havia capacidade estrutural… Fiz contrato 500mbts Fibr Nos e nada,não há ninguém para instalar. Solução: Peguei Num escada e fantástico tenho net em casa… E anda bem…,
É o vale tudo praticamente
NOS telefonou oferecer um mês, o que acabaram por fazer foi aumentar periodo fidelização em 24 meses. So me apetece chamar todos termos ofensivos…..
Oferecem 10 GB onde tamos em casa cm net fixa. Oferecem canais desportivos onde futebol está parado no mínimo 1 mês. Oh miséria. Vejam lá se suspendem o pagamento, se oferecem 3 meses de canais desportivos após.começar a liga..também ta
É tudo cantigas de bandido, estou sem serviço meo fibra desde sexta feira, já cá esteve o técnico em casa ontem, prometeram reparar até hoje, e nada, estou em teletrabalho, sem internet e sem um único canal de TV, nesta situacao de quarentena a meo ainda brinca com a situação. Mas enfim.
Os suspeitos do costume cheios de moral. Estes tipos sao a cabeça do que se está a passar devido às radiações que todos os dias matam a população e estao aqui cheios de moral?
Fala um pouco mais diço, paresse ser um tema entereçante
A nova geraçao que aí está, fala por si. Frequencias altissimas que o nosso corpo nao tolera.
ve isto ja agora https://www.youtube.com/watch?v=BwyDCHf5iCY
Mas eu, que vou receber mais tarde que o normal, e por ter um plano de pagamento, vou levar com suspensão do servico.
As operadoras são uma vergonha. Trabalho na zona da Guarda e Viseu, tenho covid. Não sei mas não fasso questão nenhuma de saber. Eide continuar a trabalhar e ir fazer instalações. Clientes otarios deviam morrer todos. Assim já não me põem lá em casa.. Continuamos a correr casa em casa. Juntos vamos infectar Portugal