COVID-19: Afinal como funcionam as soluções para rastrear contactos?
Sobre as soluções para fazer o rastreamento de contactos, para ajudar na luta contra a COVID-19, muito se tem falado. O medo aponta sempre para a privacidade, mas será que a privacidade está em causa, tendo em conta o funcionamento dos sistemas?
De referir que as soluções desenvolvidas são para contact tracing e não contact tracking. A tradução parece ser a mesma, mas, na verdade, há diferenças... que fazem a diferença!
Ao longo das últimas semanas temos apresentado algumas soluções que estão a ser desenvolvidas para contact tracing (e não contact tracking). Apesar das duas palavras se traduzirem num simples "rastreamento" o conceito é diferente. Dizem os dicionários o seguinte:
- Tracing: seguir o caminho completo (para trás), do ponto atual até ao ponto onde começou.
- Tracking: seguir o caminho do ponto de partida para onde quer que vá/esteja.
Pelas questões de privacidade, a Comissão Europeia lançou um guia com as diretrizes a serem seguidas para os Estados-membros.
Afinal como funcionam as soluções para rastrear contactos por causa da COVID-19?
Existem várias soluções a serem criadas para ajudar na luta contra a COVID-19. Vamos falar da portuguesa monitorCovid19.pt, da PEPP-PT e da app da Google/Apple.
monitorCovid19.pt
Após descarregada a app, a pessoa tem a possibilidade de a ligar e desligar. Uma vez instalada a aplicação não solicita nenhum dado à pessoa, nem sequer autorização para obter dados do próprio telemóvel. A única autorização que pede é para utilizar a tecnologia Bluetooth do telemóvel. O que a aplicação faz é periodicamente difundir na proximidade – 2, 5, 10 metros – um aviso com uma identificação absolutamente anónima daquele telemóvel.
Minuto a minuto, a aplicação envia sinal a dizer que o telemóvel XK2532 está aqui. Está constantemente a fazer isso e a aplicação está à escuta de identificadores, também eles anónimos, que possam estar na proximidade. Sempre que ouve um desses identificadores armazena localmente. Quando o utilizador é confirmado pelo Serviço Nacional de Saúde como um caso positivo, “é lhe perguntado se não se importa que sejam disponibilizados, de forma pública, aqueles identificadores anónimos que andou a enviar”. Se der autorização, e se já tiver a aplicação instalada e ativa, o telemóvel emitirá os respetivos alertas para quem se cruzou com aquele infetado nos últimos 14 dias - saber mais aqui. Não se sabe se será esta a app a ser usada em Portugal.
Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT)
Chama-se PEPP-PT e é um sistema de contact-tracing com informação centralizada. Na prática, esta solução tem como principal objetivo o rastreamento de proximidade, permitindo de forma rápida e eficaz “monitorizar” novas cadeias de transmissão do SARS-CoV-2, informando pessoas potencialmente expostas. A equipa de desenvolvimento do sistema é constituída por cem pessoas de várias áreas.
De acordo com o último EU Toolbox publicado, o PEPP-PT considera duas abordagens no que diz respeito à preservação da privacidade: “centralizado” e “descentralizado". As aplicações que forem desenvolvidas ao abrigo da PEPP-PT seguirão um critério obrigatório para garantir a privacidade da população: utilizarão o sistema de Bluetooth dos telemóveis, e não GPS. Além disso, cada smartphone emitirá um ID numérico para o utilizador, temporário e anónimo, pelo que a identidade das pessoas será sempre protegida. O sistema PEPP-PT também não permite que sejam registadas geolocalizações.
App da Google/Apple
Pouco ou nada a acrescentar. As APIs fornecidas pelas gigantes tecnológicas irão também fazer uso da tecnologia Bluetooth. O funcionamento é idêntico às anteriores. Podem saber mais sobre este sistema aqui.
No geral, se nada falhar, as plataformas/apps e APIs garantirão a privacidade dos utilizadores. Mas não é assim em todos os países! Por exemplo, em Singapura é colocada online informação sobre cada doente com Covid-19, incluindo a idade, o local de trabalho e o sítio onde se encontra em isolamento. O nome do paciente é ocultado, sendo-lhe atribuído um número.
Na China, o Governo atribui a cada cidadão um código QR com uma cor específica conforme os sintomas que registaram ou as pessoas com quem estiveram em contacto.
Na Coreia do Sul usam-se câmaras de videovigilância, dados de localização dos smartphones e registos de compras dos cartões de crédito para rastrear os movimentos dos doentes infetados pelo novo coronavírus e estabelecer as cadeias de transmissão..
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: RTP
Quando é que conseguem distinguir a abordagem PEPP-PT (Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing )(PEPP-PT) da da Apple+Google? Diz o post:
– Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT) … tal, tal … tal. tal …
– App da Google/Apple – “Pouco ou nada a acrescentar. As APIs fornecidas pelas gigantes tecnológicas irão também fazer uso da tecnologia. Bluetooth. O funcionamento é idêntico às anteriores”.
E porque abandonou a Alemanha o PEPPT-PT e optou pela Apple+Google se o funcionamento é idêntico? Umas dicas;
Ambas usam contact-tracing por Bluetooth-LTE (não se trocam ficheiros, troca-se um “sinal” com muito poucos dados) . Relativamente ao iPhone, o PEPPT-PT precisava que oiPhone estivesse permanentemente desbloqueado, com o Bluetooth ligado e com a app a correr em 1º plano. Para isso, a Apple tinha que alterar as definições do iPhone e a Apple recusou-se – por ser inconveniente para o utilizador por consumir bateria e permitiar ataques/publicidade por Bluetooth.
Por causa dessa recusa da Apple – e por haver diferenças entre a abordagem centralizada da informação e descentralizada, quer nos protocolos (como o DP-3T na descentralizada), quer nos níveis de segurança (sendo que em nenhum é de 100%) – muitas apps contact-tracing e abordagens centralizadas, com todo o seu mérito, vão para o galheiro e está-se à espera das app/API da Apple+Google para Android e iOS.
“App da Google/Apple
Pouco ou nada a acrescentar. As APIs fornecidas pelas gigantes tecnológicas irão também fazer uso da tecnologia Bluetooth. O funcionamento é idêntico às anteriores.”
Estamos um pouquinho equivocados e com dificuldades técnicas
“De referir que as soluções desenvolvidas são para **contact tracing** e não **contact tracKing**.”
Brilhante. A propaganda agora nem se passa por criar palavras novas. É só remover uma letra e o conceito é completamente novo. Apesar de serem sinónimos.
https://www.merriam-webster.com/thesaurus/tracing
Synonyms of tracing – the act of going after or in the tracks of another
chase, chasing, dogging, following, hounding, pursuing, pursuit, shadowing, tagging, tailing, **tracking**, trailing
Taduções
https://www.linguee.com/english-portuguese/translation/tracing.html
https://www.linguee.com/english-portuguese/translation/tracking.html
Óh… já estão os conspiradores a ver coisas onde não existem. Se assim fosse, não tinhas nas APIs forma de desligar isso. Não percebo porque raio acreditam que a Terra é plana. Só conspirações.
Não é teoria. São definições de dicionário.
> Não percebo porque raio acreditam que a Terra é plana. Só conspirações
Acho que demonstras a tua falta de argumentos quando o melhor que consegues é tentar colocar argumentos inexistentes na boca da pessoa com que discordas.
Não referi conspiração nenhuma, apenas que os termos escolhidos são sinónimos e, é fácil de ver que não referi nada em relação à rotundidade da Terra.
Se (demonstradamente) do nada crias estas relações, acho que és tu que está a criar teorias sem qualquer fundamento.
Sim é uma conspiração, estás a assumir o que na realidade, as provas até agora mostradas (como o argumento que mostrei da API) não provam. Essa teoria é igual à da Terra plana, não tem base a não ser na cresça e nada mais (sim é um exemplo absurdo, mas é igual ao usado para definir os termos).
Se um dia tiveres razão, sou o primeiro a dizer-te que “meu caro, tens razão”. Mas atualmente “brincar” com as letras nas palavras e querer fazer um teoria… 😉 sabes que é errado.
Um faca serve para cortar pão. Mas também serve para ferir.
Ninguém pode dizer que estas ferramentas (contact tracker apps), por muitos bons usos que possam ter, têm restrições inerente ao seu design que impedem que os dados recolhidos sejam usados forma abusiva.
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/india-obriga-todos-os-funcionarios-a-usar-app-de-rastreio-da-covid-19/
> Sim é uma conspiração, estás a assumir o que na realidade, as provas até agora mostradas (como o argumento que mostrei da API) não provam.
Formas de rastreamento anteriores tinham limitações relacionadas com o facto de as pessoas terem noção de que eram vítimas de uma acção agressiva, o que provocava reações de repúdio por essas tecnologias.
‘Contact tracing’ está a ser propagandeado como algo distinto para que seja aceite de forma voluntária, sem que haja associação entre conceitos.
> Essa teoria é igual à da Terra plana, não tem base a não ser na cresça e nada mais…
É fácil de demonstrar a implausibilidade da teoria da Terra plana, Caso necessites eu até posso dar-te algumas experiências que podes fazer em casa.
Se tiveres algo que demonstre a impossibilidade de os dados recolhidos não poderem ser mal utilizados, ou que as apps de contact tracing não possam NUNCA ter “malfeatures”, eu aceito a tua comparação.
Referir genericamente para o código no GitHub que aponta para o um switch não serve, porque o que interessa são os dados recolhidos. E vale a pena notar que a maior parte das apps nem sequer são open-source.
> sim é um exemplo absurdo, mas é igual ao usado para definir os termos.
Talvez sejas dos poucos que não percebe como os exemplos se distinguem.
Mostrei a brincadeira das letras, mas não fui eu que a criei. Quem a criou foi quem criou o termo “contact tracing”, e eu não gostaria de estar, sequer remotamente envolvido nesse processo.
Eu percebo o que estás a querer dizer, mas até teres uma prova, não podes acusar seja quem for nessa conspiração, verdade? Como te disse, se um dia for como dizes, claramente sou o primeiro a dizer, tens razão. Se sabes como demonstrar que a Terra é redonda, então como provas que o que está a ser feito vai de encontro à tua conspiração?
Agora sou eu que não entendo? Foste buscar outros exemplos ainda mais fora de contexto. Primeiro porque as aplicações serão geridas pelas regras da Comissão Europeia e tem por trás a Apple e a Google que serão obrigadas a seguir as regras. É o que tens até agora, daí em diante, estás a conspirar que a Terra é plana.
Mas a brincadeira das letras serviu para consolidardes a conspiração. Volto a dizer, se depois se verificar que tens razão, eu irei dar-te essa razão. Até lá…
> Agora sou eu que não entendo? Foste buscar outros exemplos ainda mais fora de contexto. Primeiro porque as aplicações serão geridas pelas regras da Comissão Europeia e tem por trás a Apple e a Google que serão obrigadas a seguir as regras.
Estás a falar desta Google?
https://googlemonitor.com/2012/googles-top-35-privacy-scandals/
Deste nível cumprimento?
https://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/franca-aplica-multa-recorde-a-google-por-violacao-a-lei-de-dados-pessoais
https://olhardigital.com.br/noticia/google-leva-multa-milionaria-por-violar-direito-de-ser-esquecido/97913
Destes pessoal hospitalar, incapaz de tratar dados irresponsevelmente?
https://eco.sapo.pt/2019/05/17/ja-houve-quatro-multas-em-portugal-por-causa-do-rgpd-uma-foi-ao-hospital-do-barreiro-e-tres-a-empresas-privadas/
Ou estás a falar desta Apple?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vazamento_de_fotografias_de_celebridades_em_2014
https://www.forbes.com/sites/jeanbaptiste/2019/08/28/apple-apologizes-for-eavesdropping-on-customers-keeping-siri-recordings-without-permission/
Estamos a falar dos mesmos certo? Parece-me que se não tentas desviar a conversa com chavões e palavras mal-utilizadas não tens argumentos.
Ah… e alguém que trabalha em comunicação devia saber que existe muita diferença entre “teoria da conspiração” de “conspiração” e de “teórico da conspiração” de “conspirador”, mas deve fazer parte da mesma doutrina que dá o spin a “contact tracking”.;)
Não, estamos a falar apenas da API, o resto serão aplicações desenhadas pelas entidades mediante as regras estabelecidas pelo órgão regulador, que no nosso caso é a CE. Voltas a baralhar tudo para levar a água ao teu moínho. Estamos a falar de tecnologias diferentes. Imagina, estás a ir buscar notícias de coisas com mais de um ano. Esquece lá isso, estás fora de contexto.
> Esquece lá isso, estás fora de contexto.
Obviamente…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/alerta-app-para-tracking-do-coronavirus-tem-malware-nao-instale/
https://pplware.sapo.pt/internet/covid-19-assunto-esta-a-ser-usado-em-forca-pelos-cibercriminosos/
Outra vez a misturar as coisas. Começamos a falar de alhos e está novamente me bugalhos. Eu já te disse que depois, quando esta app que está em causa for aplicada, vamos ver como funciona. Se tiveres razão, eu dou-ta, mas para já, estás a misturar coisas que não fazem sentido. Eu percebo onde queres chegar, mas atualmente não é isso que está em causa.