Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Afinal como funcionam as soluções para rastrear contactos?

                                    
                                

Fonte: RTP

Autor: Pedro Pinto


  1. Dark Sky says:

    Quando é que conseguem distinguir a abordagem PEPP-PT (Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing )(PEPP-PT) da da Apple+Google? Diz o post:
    – Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT) … tal, tal … tal. tal …
    – App da Google/Apple – “Pouco ou nada a acrescentar. As APIs fornecidas pelas gigantes tecnológicas irão também fazer uso da tecnologia. Bluetooth. O funcionamento é idêntico às anteriores”.

    E porque abandonou a Alemanha o PEPPT-PT e optou pela Apple+Google se o funcionamento é idêntico? Umas dicas;

    Ambas usam contact-tracing por Bluetooth-LTE (não se trocam ficheiros, troca-se um “sinal” com muito poucos dados) . Relativamente ao iPhone, o PEPPT-PT precisava que oiPhone estivesse permanentemente desbloqueado, com o Bluetooth ligado e com a app a correr em 1º plano. Para isso, a Apple tinha que alterar as definições do iPhone e a Apple recusou-se – por ser inconveniente para o utilizador por consumir bateria e permitiar ataques/publicidade por Bluetooth.

    Por causa dessa recusa da Apple – e por haver diferenças entre a abordagem centralizada da informação e descentralizada, quer nos protocolos (como o DP-3T na descentralizada), quer nos níveis de segurança (sendo que em nenhum é de 100%) – muitas apps contact-tracing e abordagens centralizadas, com todo o seu mérito, vão para o galheiro e está-se à espera das app/API da Apple+Google para Android e iOS.

  2. zenmaster says:

    “App da Google/Apple
    Pouco ou nada a acrescentar. As APIs fornecidas pelas gigantes tecnológicas irão também fazer uso da tecnologia Bluetooth. O funcionamento é idêntico às anteriores.”
    Estamos um pouquinho equivocados e com dificuldades técnicas

  3. Mai um says:

    “De referir que as soluções desenvolvidas são para **contact tracing** e não **contact tracKing**.”

    Brilhante. A propaganda agora nem se passa por criar palavras novas. É só remover uma letra e o conceito é completamente novo. Apesar de serem sinónimos.

    https://www.merriam-webster.com/thesaurus/tracing

    Synonyms of tracing – the act of going after or in the tracks of another

    chase, chasing, dogging, following, hounding, pursuing, pursuit, shadowing, tagging, tailing, **tracking**, trailing

    Taduções
    https://www.linguee.com/english-portuguese/translation/tracing.html
    https://www.linguee.com/english-portuguese/translation/tracking.html

    • Vítor M. says:

      Óh… já estão os conspiradores a ver coisas onde não existem. Se assim fosse, não tinhas nas APIs forma de desligar isso. Não percebo porque raio acreditam que a Terra é plana. Só conspirações.

      • Mais um says:

        Não é teoria. São definições de dicionário.
        > Não percebo porque raio acreditam que a Terra é plana. Só conspirações

        Acho que demonstras a tua falta de argumentos quando o melhor que consegues é tentar colocar argumentos inexistentes na boca da pessoa com que discordas.

        Não referi conspiração nenhuma, apenas que os termos escolhidos são sinónimos e, é fácil de ver que não referi nada em relação à rotundidade da Terra.

        Se (demonstradamente) do nada crias estas relações, acho que és tu que está a criar teorias sem qualquer fundamento.

        • Vítor M. says:

          Sim é uma conspiração, estás a assumir o que na realidade, as provas até agora mostradas (como o argumento que mostrei da API) não provam. Essa teoria é igual à da Terra plana, não tem base a não ser na cresça e nada mais (sim é um exemplo absurdo, mas é igual ao usado para definir os termos).

          Se um dia tiveres razão, sou o primeiro a dizer-te que “meu caro, tens razão”. Mas atualmente “brincar” com as letras nas palavras e querer fazer um teoria… 😉 sabes que é errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.