PplWare Mobile

Toyota volta a ser classificada como uma das piores fabricantes em termos ambientais

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. ElMatador says:

    No entanto, não deixa deixa uma das melhores fabricantes com os carros mais fiáveis….

  2. joser says:

    a pior?
    ou a unica que controla efetivamente o que se polui?

    e as outras “certificadas” como contabilizam com as empresas certificadas independentes e nao sei o que?

  3. Jose Alemão says:

    Boa forma que as marcas de carro descartaveis encontraram para tentar manchar a Toyota que realmente faz carros.

  4. NN says:

    Estes estudos basicamente estao a dizer ” olha..a Toyota e os fabricantes daquele lado do planeta, não alinham na nossa ideia de chular dinheiro, temos de digredir a imagem deles” ….
    A Toyota é capaz de ser das poucas marcas que antes de condenar os seus clientes, procura soluções melhores do que entrar nas modas só porque.

    • JL says:

      As soluções que encontrou não servem os clientes, daí os resultados.

      • PTO says:

        “Não servem os clientes”? Este resultado da Toyota nada tem a ver com satisfação dos clientes, vai lá ler melhor que deves ter-te esquecido dos óculos.

        Eu compro mais depressa um hibrido da Toyota do que um EV, seja de que marca for.

        • JL says:

          Os resultados combinam com o que eu disse. Híbridos já se sabe que até emitem mais que os convencionais.

          Eu não, tanto que já tive um híbrido Toyota e troquei.

  5. JL says:

    Então??? Não era a Toyota que tinha razão ?

    • Mário says:

      O que é que polui mais, um carro que dura 15 /20 anos ou andar a trocar de carro de 2 em 2 anos?
      A lavagem cerebral diz que polui menos andar sempre a trocar e a gastar recursos finitos…

      • JL says:

        Onde está isso na estatística ?

        Diz ? Onde ?

        • IMF says:

          Estás bem da cabeça??

          É preciso estatística para provar que se ficares de carro de 2 em 2 anos poluis mais que manter o carro 10 ou 15 anos?

          Por ser reutilizável, não quer dizer mais ecológico.
          Tudo é possível de reutilizar até os pneus são reutilizáveis, baterias etc.
          Mas não é ecológico.

          Até às emissões poluentes se filtradas são possíveis de reutilizar.
          Mas não faz sentido!!! Nem prático.

          Tal como é possível reparar uma lâmpada fluorescente, mas nunca vi ninguém reparar que dá mais trabalho e é mais difícil que produzir uma nova.

          Usem a cabeça SFF não é só para usar chapéu e segurar os óculos escuros.

          • JL says:

            Mas quem é que fica com o carro 2 anos ?

            Sim, é preciso estatística porque achismo nunca foi dado estatístico.

            Uma lâmpada fluorescente não , mas de led já reparei muitas.

            Mas isso é coisa que é comum nos a combustão, onde gastam peças e fluidos mesmo que não estejam em fim de vida….

            Sim, eu uso a cabeça, mas achismo nem por isso.

      • Toni da Adega says:

        +1 por isso é que se deve comprar Toyota para se poder utilizar um carro mais de 2 anos.

  6. Yamahia says:

    A gente sabe… tão limpinhos que eles são:

    2022
    https://www.epa.gov/newsreleases/us-epa-settles-tesla-over-clean-air-act-violations-fremont-calif-facility

    2023
    Pelos vistos mandaram o acordo às malvas:
    “Tesla landed at 89 on the 2023 Toxic 100 Air Polluters list”

    2024
    https://www.cnbc.com/2024/05/14/tesla-sued-over-air-pollution-from-factory-in-fremont-california.html

    • Realista says:

      O teste incide sobre os produtos, não sobre as fabricas, mas se queres sobre fabricas:

      https://www.nytimes.com/2021/01/14/climate/toyota-emissions-fine.html

      “Toyota to Pay a Record Fine for a Decade of Clean Air Act Violations”

      https://www.climatecouncil.org.au/resources/filthy-five-toyota-ford-among-car-companies-polluting-more-than-australias-coal-mines/

      “Filthy Five: Toyota, Ford among car companies polluting more than Australia’s coal mines”

      https://www.greenpeace.org/eastasia/blog/7536/over-90-of-toyota-manufacturing-facilities-at-high-risk-due-to-climate-change-greenpeace/

      “Over 90% of Toyota Manufacturing Facilities at High Risk due to Climate Change”

      • Yamahia says:

        O produto elektro qd chega à estrada já está mais que poluído e ainda não fez um km.

        • JL says:

          Tal como o a combustão, a diferença é que um deles continua a poluir como se não houvesse amanhã.

          • Yamahia says:

            Combustão é igual ao elektro menos 200.000 kms, se o elektro montar uma bateria de 100 kWh

            Manter um usado a combustão com 200.000 kms percorridos é igual ao elektro menos 600.000 kms, se o elektro montar uma bateria de 100 kWh.

          • JL says:

            Não, não é, nem de longe, nem a 1/4 disso já chega.

            Escusa de vir com esses números da treta porque já sabe que não vai a lado nenhum.

          • Yamahia says:

            No dia que as baterias sejam fabricadas na Noruega, pode ser que venha a ter razão. Enquanto isso não acontece e continuarem a ser países com electricidade maioritariamente suportada por carvão vai ter que levar com estes nrs pq é a realidade crua e dura.
            O Timmermans aguardou 4 anos para dar uma resposta a ver se algum dos países menos poluentes conseguia contrariar a verdade dos factos. Nenhum conseguiu ou nenhum teve capacidade energética de energia impa para o fazer. O Único que se chegou à frente foi a Alemanha, mas já todos abemos o que aconteceu:
            -A Alemanha resolveu levar tudo à frente em busca do carvão. Inclusive destruir florestas milenares, remover parques eólicos e destruir povoados inteiros em busca do aporte energético necessário para o seu fabrico. Em concreto o Carvão e a lenhite!
            E ainda por cima prenderam a Berta!

          • JL says:

            Tanto que acontece que existem números válidos sobre isso.

            Os seus são tão certos que até consideram que o combustivel cai do céu. Enfim.

            Mas há baterias que já se fabricam na Noruega, e há muitos anos.

            Deixe-se de hipocrisias e cresça um bocado, já chega desse mimimi sem significado nenhum a tentar manter vivo o que já está mais que morto.

          • Yamahia says:

            Nrs sem significado. Pouco mais q experimentos.
            O principal é mesmo a China e na Europa mas a uma gr distância Alemanha e Polónia.

          • JL says:

            Ou pouco mais que invenções.

        • JL says:

          E um híbrido não ? E hidrogénio ? Que ainda são piores e você gosta tanto ?

          • Yamahia says:

            De uma bateria de elektro faz 99 híbridos da Toyota! É 200.000:99= só 2 000 kms mais conspurcado que uma combustão tradicional. Penso que facilmente nivelados ao fim do 1º ano de uso, se de facto o condutor souber tirar partido do sistema híbrido.

            H2 ainda não aprofundei o assunto.

          • JL says:

            Então mostre lá um híbrido com uma bateria de 4.5 kilos?

            Que interessa ? Emitem 3.5 vezes mais que os não híbridos.

            Tanto é que obtiveram a nota que têm.

            Nem vale a pena aprofundar, da maneira que conhece os eléctricos e confunde propositadamente os números, com H2 nunca lá chega.

          • Yamahia says:

            A carcaça tb conta?

          • JL says:

            Não contei num nem noutro, daí a conta ser como disse, 4.5, e já estou a considerar as maiores baterias.

          • Yamahia says:

            Sabe .mais q os engenheiros da Toyota. Uma bateria de 100 dá para 99 híbridos. Qt a mim um muito melhor aproveitamento de recursos. Não acha?

          • JL says:

            Nenhum engenheiro da toyota disse esse disparate, por acaso foi o grupo de marketing da europa, dai ter saído disparate.

            Mas continuo a aguardar, que me mostrem uma bateria de um hibrido que pese 4.5 kilos.

            E por acaso eram 90, e não 99.

            Não, não acho, até porque vão usar mais baterias, continuam a usar praticamente o mesmo combustível, no caso dos plugin até usam mais, portanto é sim, um mau aproveitamento de recursos, que não resolve nada.

            Mas qual é o seu hibrido ?

    • Toni da Adega says:

      Diesel Gate 4ever ❤️

  7. Pedro Ambiental says:

    E as marquinhas chinesas, está tudo bem com esses?

    • Mr. Y says:

      «Due to methodological difficulties in studying climate policy engagement in China, InfluenceMap has not analyzed the five largest Chinese automakers or climate policy engagement in the region itself, but has outlined key policies in the region.»

  8. superfan says:

    “Climate policy engagement score” ? Se calhar depois compensa no “Inclusivity policy engagement score”. A UE está por detrás destas tretas de ESG e no futuro planeiam que condicione contratos publicos, subsidios e até limite bancos nos seu empréstimos a quem tenha scores insuficientes . A seguir provavelmente passa-se a dar o score às pessoas …

  9. areiaParaOsOlhos says:

    Lá porque uma grande parte do mundo acha que o futuro é apenas carros electricos não quer dizer que a Toyota esteja errada por não concordar e por diversificar. Já agora, quantas marcas estão a desenvolver alternativas viáveis à mobilização como por exemplo o hidrogénio além da Toyota e da Honda que estão precisamente no final destas tabelas? Ou ser ecológico é só um veiculo eléctrico com toneladas de litio e outros recursos escassos e dificeis de obter? Em casa tenho 2 toyotas com mais de 20 anos e um Honda com 12 para satisfazer as necessidades de mobilidade de 5 pessoas, era muito mais certo comprar 3 teslas, gastar o dinheiro equivalente a uma casa nova, recursos para 3 baterias gigantes, etc etc

    • Yamahia says:

      “Lá porque uma grande parte do mundo acha que o futuro é apenas carros electricos”
      Permite rectificar.
      1⁰ A maioria dos políticos actualmente no parlamento da UE (vão se vela depois de Junho)

      2⁰ Um Estado dos EUA que em breve vai ajoelhar perante face à eminente vitoria de Trump.

      3⁰ Um condado nos confins do norte da Europa de nome Noruega já conhecidos por hipócritas e demagogos.

      • JL says:

        Hipócritas são os portugueses, que têm petróleo e preferem comprar fora.

        • Pedro says:

          O caro JL fica mesmo ferido com este tema.
          Caro, primeiro deveria verificar quantos carros produz a toyota por minuto. Depois devia pensar se tem alguma para ensinar à maior fabricante de carros do mundo.
          Fanatismos não valem a pena.

          • JL says:

            Mas quem falou mal da toyota ?

            Que interessa quantos produz ?

            Que interessa se é a maior, também comete erros e não sabe tudo, se assim não fosse não recorria a outros fabricantes, até à tesla já recorreu.

            Sim, fanatismos não vale a pena, por isso não seja fanático.

        • Yamahia says:

          Até temos, recentemente Portugal, via GALP, ficou dono de poços com conteúdo suficiente para abastecer PT por 148 anos.

        • IMF says:

          JL por culpa de falsos ecologistas como tu!!!!

          Não a poluição, nos não vamos poluir, mas andamos a comprar eletricidade fora de fontes não renováveis.
          Andamos com carros a baterias que foram produzidas a conta de muita poluição.
          Andamos a compara produtos petrolíferos onde são libertados gases tóxicos.

          Andamos a importar bens onde são produzidos por meia dúzia de tostões a custa de energia poluente.

          Temos altos níveis de consumismo, mas não samos ECO.

          Deixem de ser hipócritas, o ambiente da muito dinheiro a alguns e andamos nestas tretas para inglês ver…

          Depois admiram se doa agricultores andarem descontentes.
          Dos 4milhoes que são “dados” ao miniatura Agricultura.

          4M
          -1.2 para os agricultores ( produtores)
          – 700mil para a gestão dos 4milhoes

          O restante é desviado a pretexto ECO, para sustentar uma máfia ecologica e da floresta!

          Se os 4 milhões fossem investidos como era suposto na Agricultura, havias de ver que muito desse mato que anda aí a arder e a poluir, estava cultivado.

          Mas aí acabava se a mama dos ECO.

          E o que dá dinheiro é os ECO, por isso é que cada vez temos mais grupos como Coercus, ZERO, etc.

          Para mamar a conta de estudos.

          Mas encomendas um estudo a eles forrado de notas, eles dão uma conselhos, e está bom.

          Caso contrário não avança!!! E é manifs etc.

          Ecologistas de Lisboa há muitos, e são os que vão ao talho comprar bifes em covetes de plástico.
          E comer camarão tigre importado.

          Ohhh menino, essas teorias dos ECOs é só para ganhar dinheiro, se não houvesse €€€ não havia ecologistas.

          • JL says:

            Eu não sou falso nem verdadeiro, já que não sou ecologista, isso é mania dos petrolheads.

            Se o ambiente dá dinheiro, é aumentarem os impostos ainda mais.

            Não entendi o que os agricultores têm a ver com o assunto..

            Realmente não entendi nada da sua conversa, deve ter sido porque o assunto não lhe convém.

  10. PTO says:

    Ou seja, quem não venerar os EV’s é considerado um mau fabricante em termos climáticos? Eu compro mais depressa qualquer modelo hibrido da Toyota do que um EV de outra marca qualquer.

    Aliás o mercado já está a demonstrar desde Março que prefere os hibridos aos EV’s, pelo que parece que afinal quem tinha razão era a Toyota. Até os próprios construtores já questionam a viabilidade dos EV’s do ponto de vista comercial porque o mercado pura e simplesmente não os está a procurar na quantidade que os “zandingas” políticos andaram a divulgar que iria acontecer. Foi só parar os subsídios governamentais e as compras cairam a pique.

    Era por demais previsível que isto ia acontecer, só mesmos os tolinhos e fanáticos dos EV’s é que nunca perceberam isso.

    • JL says:

      Que o mercado tem a ver com o assunto ?

      Aconteceu o mesmo com os híbridos, foi parar os incentivos e caíram a pique.

      Só os fanáticos e tolinhos dos a combustão é que não sabem separar os assuntos.

      • Yamahia says:

        Os híbridos estão a incrementar e os elektros a derrapar.

      • PTO says:

        Os híbridos continuam a vender bem e a subir de quota em relação aos EV’s e tu sabes disso tão bem como eu. Mas lá está, fanatismo provoca cegueira.

        =========================================

        “VENDAS DE CARROS EM GERAL SOBEM 12,1%

        No total, em janeiro deste ano, foram vendidos 851.690 carros novos da União (UE), o que representa um aumento homólogo de 12,1%.

        De acordo com a ACEA, todos os principais mercados do bloco europeu “registaram um crescimento significativo” na venda de novos automóveis, com a Alemanha (+19,1%), Itália (+10,6%), França (+9,2%) e Espanha (+7,3%) na liderança.

        No mês de janeiro de 2024 foram matriculados em Portugal 15.737 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 7,5% que no mesmo mês do ano anterior.

        ELÉTRICOS REPRESENTAM 10,9% DO MERCADO

        Em janeiro, os automóveis elétricos representavam 10,9% da quota de mercado (contra 9,5% em janeiro de 2023), enquanto os automóveis híbridos elétricos detinham uma quota de quase 30%, “solidificando a sua posição como a segunda escolha preferida entre os compradores de automóveis da EU”, sublinha a ACEA.

        A quota de mercado combinada de automóveis a gasolina e gasóleo totalizou quase 50% em janeiro de 2024, marcando um declínio em relação aos 54% de há um ano.”

      • JL says:

        Onde é que disse que não estavam a vender bem ? não era melhor ler o que os outros escrevem em vez de fazer fanatismo ?

        • PTO says:

          Continua a iludir-te.

          Afinal quem tinha razão era mesmo a Toyota. Tentar forçar os consumidores a comprar EV’s nunca iria correr bem e a resposta dos consumidores está a ser dada de forma bem clara, com o declínio continuado nas suas vendas e que vai continuar a agravar-se.

          https://youtu.be/NK-daiscK9I?si=Dt5vijnc6fgcl6SD

          https://youtu.be/qFQ0brC19Ro?si=EIAe0GF31FGujycR

          • JL says:

            A eludir em ?

            Declínio ? Mas estão a aumentar, só se está a falar de diesel, que já nem a Toyota tem.

            Tal como está em declínio uma das tecnologias que a Toyota apostou, quer saber qual ?

          • PTO says:

            Só se está a falar de diesel? Isso só pode ser má fé ou o tal fanatismo.

            Em ambos os videos fala-se do aumento da venda dos híbridos e da queda sistemática das vendas dos EV’s, que chegaram a menos 30% em Março deste ano.

          • JL says:

            Não, não estou a falar de diesel, até estou a falar de eléctricos.

            O seu fanatismo é que não permite mais.

            Tanto que veio defender a Toyota por algo que nem é acusada.

            Eu não disse em lado nenhum que estavam em queda…

          • PTO says:

            Quem achou que se estava a falar de diesel foste tu com a tua frase “Só se está a falar de diesel”.

            Eu vim apenas relembrar que afinal a Toyota tinha razão em achar que adotar exclusivamente o caminho dos EV’s era um erro. E está demonstrado que é, o mercado (leia-se consumidores) não está interessado em ir por esse caminho. Daí a razão das vendas dos EV’s estarem a diminuir brutalmente em relação a 2023 e os híbridos estarem a aumentar as suas vendas cada vez mais.

            Foi isso que eu disse e que está perfeitamente comprovado nos videos que partilhei. As tuas respostas foram apenas no sentido de desviar a atenção disso, por isso percebe-se bem onde está o fanático.

            Percebeste agora ou vai ser preciso um desenho?

          • JL says:

            Mas a Toyota não acha que é um erro, tanto que está a apostar neles .

            As vendas não estão a diminuir, estão a abrandar o ritmo de subida, que é algo bem diferente.

            O fanático continua a ser o mesmo, já que quem veio desviar o assunto foi você.

            Já tinha percebido inicialmente, quem não entendeu o artigo foi o PTO, mas o fanatismo fala mais alto.

          • PTO says:

            Dizes tu: “Mas não reduziram 30%, nem perto disso, isso só mesmo ideia de um iluminado, tem aqui artigos a falar disso.”

            =====

            Mais uma vez, vai ver os vídeos que partilhei acima. Mas desta vez põe os óculos.

            Se mesmo assim não conseguires ver onde é relatada a quebra de 30% na venda de EV’s, então recomendo-te uma ida ao oftalmologista com urgência.

            Caso até isso falhe, a tua única e derradeira hipótese é recorreres à ajuda de uma instituição de tratamento psicológico.

            Boa sorte!

        • PTO says:

          A realidade – As vendas dos EV’s caem 30% em 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

          A realidade alternativa do JL – “As vendas não estão a diminuir, estão a abrandar o ritmo de subida.”

          Ou seja, algo que vende menos 30% de um ano para o outro não é considerado diminuição das vendas, de acordo com o nosso iluminado JL.

          Isto nem inventado, só se vê costuma ver este tipo de falácia da boca dos políticos… e da boca de fanáticos com palas.

          Quanto à Toyota, aprende a ler, já deves ter idade para isso. Eu nunca disse que a Toyota tinha dito que os elétricos eram um erro, o que eu disse foi que a Toyota declarou que seguir EXCLUSIVAMENTE o caminho dos elétricos era um erro. E de facto é, as provas estão à vista, o mercado prefere híbridos em vez de EV’s.

          Podes usar a engenharia verbal que quiseres que a realidade não muda: os EV’s estão a DIMINUIR as vendas brutalmente e a venda de híbridos está a aumentar consideravelmente. Sabes o que é isso? É o mercado a mostrar o que prefere.

          Tenho pena é dos construtores, que gastaram biliões para cumprir uma medida política que lhes foi imposta e que não teve em conta o desejo dos consumidores. Mais um tiro no pé da UE e que todos andamos a pagar, quanto mais não seja com o aumento exagerado dos preços dos carros novos e usados.

          • JL says:

            Ena, o homem que veio do futuro já ai anda. LOOOL

            Mas não reduziram 30%, nem perto disso, isso só mesmo ideia de um iluminado, tem aqui artigos a falar disso.

            Dos fanáticos com palas ? quais, aqueles que vêm falar de vendas quando o assunto é prestação ambiental ?

            Eu já aprendi a ler, até li que a toyota vai lançar mais uns suv eléctricos junto com a Suzuki.

            Curioso a toyota dizer isso quando não tem mais nenhuma solução senão elétrica.

            Mas hibridos são eléctricos, não entendi….

            Os que estão a diminuir são os diesel, os evs estão, ou estiveram a abrandar o ritmo de crescimento, quem o diz não sou eu, são os analistas.

            Eu sei, o mercado a dizer que quer carros mais baratos, já todos sabemos disso, por isso é que a toyota vai avançar em conjunto com a suzuki.

            Foi imposta ? onde ? em Marte ou em Vénus ? é que na terra não foi.

          • Yamahia says:

            “…por isso é que a toyota vai avançar em conjunto com a suzuki.”
            Que grd trica tintas.
            A Suzuki e que foi pedir à Toyota que a ajudasse na techno elektra.
            Vá-se curar.

          • JL says:

            Então qual é a diferença ? Explique lá ?

            Toyota e Suzuki unem-se !?!??!?!!

            https://pplware.sapo.pt/motores/subaru-e-toyota-unem-se-para-construir-tres-suv-eletricos-por-ser-arriscado-faze-lo-sozinhas/

            Mas espere lá, segundo vocês e outros a Toyota sabia tanto de tecnologia ? Que grande banho de água fria, se bem que considero a Toyota uma grande empresa e capazes de muita tecnologia, mas nos últimos tempo tem vindo a ficar para trás.

          • Yamahia says:

            A Volvo tb andou a encomendar e a montar motores TDI nalguns modelos. Isso fez com que a VAG avançasse em conjunto com a Volvo no lançamento da tecnologia TDI?.
            Claro q não . O mesmo se passa com TOYOTA vs SUZUKI. Este últimos limitam-se a comprar o que já está pronto à Toyota, uma forma de reduzir o risco em investimentos megalómanos. A Toyota vende e ganha uns cobres.
            Ganham os dois. É o que normalmente se passa em todas as simbioses uma relação comercial onde ambas as empresas beneficiam-se mutuamente. É uma parceria estratégica. Nada mais.

          • JL says:

            Investimentos megalomanos ?

            Bem menos que até produzir motores novos.

            E porque vão investir, compravam, tal como a toyota já faz atualmente. A Toyota já usa baterias há 30 anos e nunca produziu nenhuma.

            Acho que voltou a não ler, se a situação fosse a mesma que já havia, não havia noticia, agora ambos vão investir, portanto “unem-se”.

          • PTO says:

            Dizes tu: “Mas não reduziram 30%, nem perto disso, isso só mesmo ideia de um iluminado, tem aqui artigos a falar disso.”

            =====

            Mais uma vez, vai ver os vídeos que partilhei acima. Mas desta vez põe os óculos.

            Se mesmo assim não conseguires ver onde é relatada a quebra de 30% na venda de EV’s, então recomendo-te uma ida ao oftalmologista com urgência.

            Caso até isso falhe, a tua única e derradeira hipótese é recorreres à ajuda de uma instituição de tratamento psicológico.

            Boa sorte!

          • JL says:

            Que me interessa o que os videos dizem, interessa é que os que fazem esses números dizem, só existem 2 fontes, a acap e a acea.

            Então mas um canal que se chama de Piston Punding é que relata números ? Lool, isto soa mesmo a canal de rebanho e que os iluminados seguem, tenho aqui um bom link para si também.

            https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-vendas-europa-primeiro-trimestre-hibridos-eletricos-combustao-2024/

            Um crescimento de 3.5% no primeiro trimestre com um abrandamento de 11% no mês de Março.

            Os que caíram foram os a gasolina 1% e 10.9% os diesel, que continuam a despencar cada vez mais.

            Fica aqui mais um link interessante para si e também para o yahamia, apesar de toda essa negação, só vão atrasar o inevitável.

            https://pt.euronews.com/green/2024/04/30/teorias-da-conspiracao-passaram-da-covid-19-para-o-clima-que-impacto-podem-ter-nas-eleicoe

          • Yamahia says:

            Não, os elektros caíram no 1º trimestre de 2024 a comprar com igual periodo do ano passado. E se compararmos com o último semestre de 2023, a queda é estrondosa. Afundanço total.

            Ainda assim, o Diesel está a vender mais que os elektros no 1º trimestre. e mantém estável a sua linha de vendas ao longo dos últimos 15 meses, o que é dramático para quem pretende forçar a mudança do paradigma.

            Para compensar as carrinhas a gasóleo subiram as vendas 12,2% para 336.698 unidades no 1º trimestre. Mantendo a participação no mercado nos 84,2%. Outro sinal dramático para os investidores, com o dinheiro de todos nós, na ME.
            Caricato e revelador de toda esta palhaçada é constatar que as vendas das carrinhas EV são de tal forma insignificantes, que recorrem à velha táctica de meter no mesmo saco as carrinhas PHEV. Mesmo assim a participação nas vendas do conjunto EV+PHEV baixou no 1º trimestre de 6.2 para 5.8%. Anedótico! Vá lá que as HEV têm direito a um separador próprio.
            A própria solução a gasolina está a vender mais que o conjunto EV+PHEV.

          • Yamahia says:

            P.S. Esse artigo publicado na EuroNews, é próprio de quem sente que está prestes a perder o poleiro e tenta arranjar um bode expiatorio.

          • JL says:

            Ah pois, tão claro como o seu desejo. Loooool

          • JL says:

            Tanto caíram que eu referi isso.

            Errado, os diesel venderam menos, tanto que no último venderam venderam metade dos eléctricos em Portugal, isto sim é preocupante, sabendo que temos um parque com cerca de 65% de diesel, ou seja, já Ninguém quer diesel.

            Ah agora já não serve a desculpa dos ligeiros a diesel que não havia modelos ? Portanto carrinhas eléctricas também não há.

            Exato, apesar dos híbridos + eléctricos venderem quase o dobro dos a gasolina, os diesel têm agora 8 %>

          • PTO says:

            És extraordinariamente falacioso nas tuas respostas. Um dos videos que partilhei e que fala do enorme decréscimo na venda dos EV’s é precisamente da Razão Automóvel, a mesma fonte que tu acabaste de partilhar. Mas tu preferiste ignorar este facto e só mencionar o outro video que partilhei porque dava mais jeito para a tua argumentação. És intelectualmente desonesto.

            Quanto às teorias da conspiração lamento mas, no que me diz respeito, falhaste completamente o alvo. Se há algo que nunca fui, não sou e nem serei é adepto ou sequer consumidor de teorias da conspiração. Tens de começar a perceber que, por muito que te custe (e deve custar bastante), nem todos que discordam com o caminho forçado de se seguir a eletrificação automóvel são pessoas incultas e dadas a conspirações.

          • JL says:

            Tanto não ignorei que postei os números deles, e confirmei a descida , mas não nos números que postou, eu não ignorei , ou quer que repita os números ?

            Portanto não sou falacioso, apenas realista.

            Não existe nenhum caminho forçado, senão os números só tinham tendência a aumentar, existe sim um mercado livre e por isso estes números. Não são incultas, simplesmente preferem negar, foi isso que disse.

            Tanto que conspira que aparece com videos com nomes no mínimo estranhos e com números que não correspondem à verdade.

          • Yamahia says:

            @JL, pq foi buscar as vendas em PT para suportar os seus delírios?
            Deixe que lhe diga que foi uma má jogada. Por cada três automóveis matriculados em Portugal, dois foram importados usados de outros países.
            A venda de novos que está a invocar nada pode contra a avalanche de usados que por aí entra.
            Culpa exclusiva da carga fiscal desajustada idealizada pelos decisores tugas. O parque circulante diesel vai continuar a incrementar em PT a cada ano. Grave pq o que aí chega está a poluir mais que os novos que poderiam ser vendidos em vez daqueles, caso a carga fiscal fosse mais justa a exemplo do que a UE obrigou o estado de PT a fazer nas importações de usados. Por isso, mais uma contactacão que os políticos estão-se bem a marimbar para o ambiente. Querem é guito.

          • JL says:

            Por acaso fui buscar os números da Europa ou será que não leu:

            “Elétricos a perder terreno. Vendas de híbridos são as que mais crescem na Europa”

            Então e porque vai sempre buscar os números da Alemanha, e quando e treta de energia, da Polónia ? Também é para suportar os seus delírios ?

            O tema são novos, e se vierem usados, quer dizer que já foram novos e também vêem eléctricos usados, o meu é um deles.

            Vai incrementar até a situação do diesel mudar, que não falta muito, de qualquer modo continuam a cair nas vendas.

            Em novos já sabemos quais poluem menos e nem os híbridos lá entram.

            Se tivessem a marimbar para o ambiente não davam incentivos, nem mesmo aos diesel.

          • PTO says:

            Diz o iluminado JL: “Por acaso fui buscar os números da Europa ou será que não leu: Elétricos a perder terreno. Vendas de híbridos são as que mais crescem na Europa””

            Ora, isso foi exatamente o que eu referi e demonstrei no video da Razão Automóvel que partilhei, mas Sua-Alteza-Real-O-Sabe-Tudo-JL, em vez de dizer “sim é a realidade, é isso que está a acontecer”, preferiu dizer logo de seguida que não existia uma diminuição das vendas dos EV’s mas sim uma diminuição da subida das vendas (uma falácia absurda). Depois decidiu enveredar por um chorrilho de subterfúgios e desviar a atenção da queda de vendas dos EVs na Europa, implicando com o outro video que partilhei e que fala APENAS do mercado dos USA.

            O iluminado JL nem sequer sabe ser intelectualmente honesto numa discussão do assunto. Primeiro tenta contrariar a conclusão do video da Razão Automóvel, para mais à frente vir usar EXATAMENTE a mesma argumentação (igualmente retirada da Razão Automóvel) para responder a quem o contesta.

            O JL-Sabe-Tudo não passa de um desonesto intelectual que usa todas as manhas argumentativas para defender os EV’s, chegando ao ponto de até se contradizer quando acaba por usar em sua defesa a argumentação de quem antes contestou.

            Um fanático, que pura e simplesmente se recusa a ver para além das palas pró-EV’s que usa. Não admite outros caminhos e tudo que não seja uma adoração plena aos EV’s é, para ele, um sacrilégio e interpretado como um ataque pessoal. Um patético triste e fundamentalista.

          • JL says:

            Portanto como não conseguiu arranjar argumentos, partiu para o ataque.

            Se eu sou fanático também você é, tanto que veio falar de um assunto que nada tem a ver com o artigo em si.

            A única coisa que contestei foram os seus numeros, que já vimos que estão errados.

          • Yamahia says:

            Se realmente estivessem preocupados com o ambiente aliviavam a carga fiscal sobre os carros novos, não lhe parece?
            Desta forma continuamos a comer com usados onde a carga fiscal é mais justa por condenação/imposição da UE.
            Qt as importações o foco é diesel 2000cc para cima que é onde vale a pena. Elektros e gasolinas de baixa cilindrada são a excepção pq realmente não vale a pena. Mais vale comprar novo em PT.

          • JL says:

            Tanto aliviaram que os eléctricos e híbridos pagam menos impostos, portanto ligam mesmo a essa parte.

            Quanto mais cilindrada mais pagam, e muito bem.

          • Yamahia says:

            Sim, a gente sabe como é.
            Um hibrido 4.0 polui muito menos que um puro 2000c.c. Por isso é que o híbrido tem uma redução no ISV de 75% + 75% no IVA s/ISV.

            Para se conseguir tiar um puro 2000cc em Portugal com a carga fiscal equivalente ao 4000cc híbrido, tem que se ir buscar um 2.0 com 10 anos. De certeza que vai poluir muito menos.

          • JL says:

            Exato, como vê fazem muito pelo ambiente .

          • Yamahia says:

            É isso e o pai natal.

          • JL says:

            Um carro com 10 anos polui mais que qualquer outro, já que não tem tanta evolução de sistemas e coitado, já anda todo roto.

          • Yamahia says:

            Toto roto não está, no entanto eventualmente polui mais que um mais recente da mesma gama. Daí se concluir que o melhor era esquecerem os impostos sobre os veículos novos e praticarem as políticas fiscais idênticas aos restantes países do bloco.

          • JL says:

            E é assim que queriam meter a funcionar, tanto que haviam caros que iam pagar quase 1000 euros de imposto por ano, coisa que qualquer carro com poucos anos já paga noutros países, mas enfim, isto é o paraíso dos carros que pagam poucos impostos, porque essas medidas não são “populares”.

            Mas enfim, ainda assim já fazem muito, metem os que realmente poluem menos a pagar ainda menos ou quase nada e os híbridos a pagar mais, ainda assim vemos os diesel a pagar mais que os a gasolina quando são estes que mais poluem.

            Portanto fazem muito pelo ambiente, mas não conseguem fazer tudo devido à popularidade, que para o português parece ser o mais importante.

          • Yamahia says:

            PT, qd foi obrigado a baixar impostos sobre os importados, perdeu uma bela oportunidade de mostrar que realmente está preocupado com o ambiente. Ao manter impostos altos sobre os carros novos, sem paralelo em tida a UE, ao mesmo tempo que é obrigado a baixar as calças sobre os carros velhos teoricamente mais poluentes, tomou uma opção clara que mostra que não está preocupado com as questões ambientais.
            Teria sido tão fácil nivelar a carga fiscal por ex com os q se praticam aqui ao lado em ES. Aí sim. Evitaria que por cada 3novas matriculas, 2 são carros velhos.

            Qt aos subsídios sobre fósseis esses são os q se destinam à produção de electricidade. Mais uma vez o exemplo de PT, entrega de mão beijada 3.3 mil milhões a cada ano para o gás destinado à produção de electricidade ao mesmo tempo que carrega os combustíveis rodoviários em 11 mil milhões ano a ano.
            Não há lugar nenhum no mundo, excepto HK, que sobrecarregue tanto os combustíveis rodoviários como faz a UE.
            E isso para sermos justos tem que acabar. Estou 100% de acorso que se acabem com os subsídios na UE à produção de electricade na UE ao mesmo tempo que esse valor poderia ser melhor investido por exemplo no transporte de distribuição de alimentos.

          • JL says:

            Teve oportunidade, as manisfestações aliadas às eleições é que pararam tudo, mas ainda estão a tempo.

            Não falam em lado nenhum nos combustíveis ligados à produção de electricidade, tanto que o valor nem se aproxima de tal.

            Tem mesmo a ver com combustíveis usados nos transportes, tal como já foi referido por outras entidades.

            Há pois, existem é umas quantas exceções que são produtores, todo o resto carrega neles, e ao que parece não tanto como deviam.

            Sim, todos andamos a pagar aquilo que os poluidores não pagam.

          • Yamahia says:

            “Sim, todos andamos a pagar aquilo que os poluidores não pagam.”
            Termino como comecei:
            -O maior poluidor é o sector elektro.

          • JL says:

            Por acaso não, é o sector dos combustíveis.

          • Yamahia says:

            Olhe que não..olhe que não
            Em 2023, o petróleo ainda era o combustível fóssil mais consumido no mundo mas…seguido de muito perto pelo carvão e pelo gás natural. Estima-se que o petróleo tenha representado cerca de 33% do consumo total de energia.
            O carvão é o segundo combustível fóssil mais consumido, com uma participação de cerca de 25% no mix energético global em 2023.
            O gás natural é o terceiro combustível fóssil mais consumido, com uma participação de cerca de 22% no mix energético global em 2023. Portanto 22+25 são 47% um valor muito superior aos 33% atribuídos ao petróleo.

            Mais, vejo muito poucos transportes accionados por carvão e gás, no entanto vejo muitas termoeléctricas a recorrem ao petróleo. Tbm vejo imensos geradores a usarem gasóleo e gasolina. Então aqueles dos datacenters, JASUS, hospitais idem, bombas de gasolina ibidem. Etc…

          • JL says:

            Que é que uma coisa tem a ver com outra ? Só falta inventar agora que esses com combustíveis só são usados para produção de electricidade. Looooooooool

            A indústria nem o usa para outros fins.

            Deviam mas era retirar-lhe o quadro se energia, com tanto preconceito que tem sobre a electricidade….

          • Yamahia says:

            Como já disse por várias x’s concordo que “tirem o quadro” a agregados q consumam mais q 75kWh/mês por cabeça (os tais 300kWh por agregado tipo de 4 pessoas). A partir desse limite é carregar os kWh de impostos na mesma ordem de grandeza daqueles que se aplicam à gasolina e ao gasóleo ou retirar o quadro como vc diz.
            Só assim teremos uma sociedade mais justa.

          • JL says:

            Então tirem também do quadro as empresas que gastam gasóleo por necessidade e fazem como noutros países que aumentam os impostos tanto nos combustíveis e nos carros para os que os usam para passear.

  11. Rui says:

    Toyota VS cafeteiras com rodas ? A serio que estão a tentar comparar ?

    Estes temas nunca deveriam parar de existir. É uma forma de quem gosta realmente de carros ter uns artigos humoristicos para rir de vez em quando

    • Yamahia says:

      Chamar cafeteiras eléctricas. Fvr não ofender as cafeteiras tradicionais looolooolool

    • JL says:

      Onde vê essa comparação ?

      • Yamahia says:

        Cafeteiras são os elektros. Mas convém não ofender as cafeteiras tradicionais! O termo só se aplica às cafeteiras eléctricas!

        • JL says:

          Errado, cafeteira serve para fazer calor, e isso é propriedade dos a combustão, tanto que até se chamam de térmicos.

          • Yamahia says:

            As baterias tb esquentam e não é pouco.

          • JL says:

            Esquentam não, são aquecidas para funcionar melhor.

          • Yamahia says:

            Não esquentem não. Puxe lá pelo carro a temperatura ambiente superior a 30º e vai ver se não sobreaquece:
            “How should I drive to preserve my car’s range in hot weather?
            A smooth, jolt-free ride reduces the risk of the car’s battery overheating. Turn the air conditioning on while the car is charging so that you don’t need to use it as much during your journey.

          • JL says:

            Não, nunca passou dos 40° c de bateria e de 80 graus no núcleo do motor.

            Isso é uma particularidade dos a combustão, onde 70% da energia que consomem vai para a atmosfera em forma de calor, daí serem veículos térmicos, na verdade produzem principalmente calor, e um efeito secundário é a produção de força motriz.

            Pronto, lá vem ele que um caso da para todos. Enfim.

  12. B@rão Vermelho says:

    Eu acho que os térmicos ainda por cá vão andar muito tempo, as marcas já estão a pensar lançar novos modelos com motores térmicos e a repensarem a estratégia, é certo que não há nada neste mundo que agrade a todos, Deus que é Deus não agrada à todos.
    Continua a haver muitas pessoas que o VE não consegue cumprir os requisitos de necessidade, quer seja por não conseguir carregar em casa quer pelo ou autonomia.
    O que é indesmentível é que é mais agradável estares parado atrás de um VE do que um térmico por isso todos eles contribuem para a pegada ecológica, com vantagens para os VE.

    • Yamahia says:

      “é mais agradável estares parado atrás de um VE do que um térmico ”
      Convido-te a passar umas férias que seja em Antofagasta que apesar de distar uns aparentes seguros cerca de 300 kms da mina de Chuquicamata , já tá td cheio de cancro em Antofagasta !

      • JL says:

        Então quantos dias lá esteve ? como foi a estadia ?

      • JL says:

        Então mas como fazem veiculos a combustão sem usar minério dessa mina ?

        • Yamahia says:

          Lá está ele a comparar o elefante com a formiga!
          Já se gastou mais cobre nos últimos 20 anos, do que desde a idade do bronze até ao surgimento dos carros elektros.

          • JL says:

            E depois ? Afinal está a culpar os eléctricos sem razão.

            Essa mina existe desde 1882, só falta vir dizer que foi criada para a primeira leva de eléctricos.

            Quem está a comparar a formiga com o elefante é você, só que culpou a formiga.

          • Yamahia says:

            Qual a duvida? Quem consome montanhas de cobre é a industria elekta. Não só os carros como tb toda a infraestrutura necessária para os carregar.

          • JL says:

            Toda a indústria consome cobre, sem ele não há nada para ninguém.

          • Yamahia says:

            Consome mas não eram estas quantidades pornográficas!
            E ainda agora a procissão vai no adro. Esta loucura elektra tem que parar!

          • JL says:

            Se aumentou nos últimos 20 anos, não foi devido aos eléctricos, não estavam cá nessa altura, diga antes que com a evolução de toda a tecnologia, inclusive híbridos que têm mais motores e geradores que os eléctricos, aumentaram a procura.

          • Yamahia says:

            20 anos foi um indicador aproximado. Se não atingiu, altera para “desde o reaparecimento da indústria do carro elektro”

          • JL says:

            Desde os anos 90 que tem aumentado, nem é indicador, já que está incorretos, claro que não apanhei, não pertenço a nenhum rebanho onde tenho de seguir números falsos.

          • Yamahia says:

            Oiça, isto começou a mexer no ano 2000 através do EV1 da GM.
            Bem vistas as coisas, são 24 anos. Portanto 4 anos acima do que tinha estimado.
            Como vê vc só engalinha com as coisas pq quer.

          • JL says:

            É isso, foi 1000 veículos que foram produzidos que aumentaram a procura de cobre. Loooooooooooollllll

          • Yamahia says:

            A partir daí foi sempre a abrir.

          • JL says:

            Foi a abrir para os destruir, a história é bem conhecida, escusa de inventar.

      • B@rão Vermelho says:

        @Yamahia, eu compreendo que os VE não são para todos.
        Eu adoro viajar e viajo o máximo que consigo, recomendo ires a Cuba, não só pelas paisagens e praias fantástica mas para “veres” o cheiro que há no ar quando passas ao pé dos poços de extração de petróleo, acredita é insuperável, fica dentro dos veículos até parece que queima a garganta, quando falo de Cuba acredites ou não é das primeiras coisas que me lembro é do cheiro que ficava dentro dos autocarros horrível.
        Ou vais para o sudoeste Asiático e fazes uma deslocação entre ilhas em barcos rápidos com 300 cv e levas com o cheiro a gasolina pelo caminho todo quando chegas ao destino já nem te lembras onde estas ou o que lá foste fazer. 🙂 🙂
        Já falamos aqui que também gostas de motas como eu, eu vou todas as semanas ao hospital Santa Maria, e odeio quando fico parado atrás dos autocarros, o fumo a entrar dentro do capacete o calor vindo do motor desculpa mas não é agradável.
        Qualquer coisa que fazemos têm impacto no planeta, os vegetarianos acham que se deixássemos todos de comer carne, não se tinha de abater floresta para cultivar vegetais, ou contaminar mais os solos com adubos e fertilizantes, não há soluções milagrosas, há é as que são menos más e neste aspeto dentro das cidades é mais agradável se a maioria dos veículos serem VE.

        • Yamahia says:

          @B@rão, o problema das cidades são os carros independentemente de serem a combustão ou elektros. Por isso vais de mota, certo?
          Qt a Cuba mesmo assim consegue ser dos paises com menor nr. de emissões per capita. Algo não bate certo com a história que a indústria elektra nos quer vender.
          Qt ao cheiro e calor emanado por certos autocarros em Lx, concordo ctg. Pelos vistos inspeções só contam para o coitado do automobilista. Olha é fugir deles. Afinal tens uma mota, nada te pode prender à traseira daquelas farroncas.
          Em relação ao cheiro a gasolina, não conheço esses barcos, mas em princípio discordo. Por exemplo na mota, se não chegar aquele aroma a característicao já não se sente da mesma maneira
          Abç

          • JL says:

            Sim, e vamos mesmo passar por riscos contínuos só para fugir ao autocarro…

            A Ford tem a solução para isso, estou farto de dizer.

          • B@rão Vermelho says:

            @Yamahia, fugir de trás dos autocarros eu bem tento, mas por vezes não tens para onde fugir, já lá estão outros motares a ocupar o meu lugar 🙂 , ainda não comprei uma mota de trial, para andar por cima dos carros e autocarros 🙂 🙂
            Eu compreendo mais do que tu pensas que os VE não são para todos, eu ainda não tenho nenhum VE por não ter onde carregar, espero até ao final deste mês começar a mudança para a minha nova casa e em 2025 provavelmente irei comprar um VE até aos 25K €, e acredita que nunca comprei um carro deste valor, mas não confio num VE em segundas núpcias.

  13. Grunho says:

    Poluir mais só se for por os carros durarem mais anos e fazerem muitos mais quilómetros antes de irem para a sucata. Mas isso até é positivo para o ambiente: uma parte enorme da poluição que os carros causam vem da produção. Quem respeita o ambiente não troca de carro.

  14. PJA says:

    A Toyota o maior fabricante de automóveis do mundo segue o seu caminho o resto é conversa.

    • JL says:

      A nokia também pensava assim, entre muitas outras..

      • Yamahia says:

        Os fabricantes de carros elektros tb chegaram a pensar assim no início do sec XX. Por volta de de 1900, um terço de todos os veículos na estrada eram eléctricos, e foi o que se viu!
        Hoje com ainda não chega a 1.5% em circulação na UE de todos os subsídios e benesses e já andam aí a deitar foguetes. Impressionante.
        Ao contrário da Nokia, a Toyota está a incrementar no nr. das vendas e nos lucros, apesar da nova techno já a cair de madura já com tempo mais que suficiente para matar 2 ou 3 nokias!
        Já agora, ao contrário da Nokia, a Toyota não está a tentar seguir o rebanho. E tb ao contrário da Nokia, a Toyota sabe mais da Techno de olhos fechados que qq marca 100% elektra de olhos abertos!

        • JL says:

          Errado,essa é a história da carochinha que a malta da tecnologia pré-historica gosta de inventar, e mal contada por sinal.

          Os diesel também só conseguiram vingar com subsídios, depois de muitas tentativas após os anos 80. Loool

          Nop, a Nokia morreu porque se deixou ficar para trás, tal como a Toyota, tanto que para fazer os primeiros eléctricos com baterias de maior densidade recorreu à tesla, portanto não sabe mais que outros, nem em outras tecnologias, as baterias dos híbridos nem são deles, são da panasonic entre outros fabricantes.

          Se soubesse faziam carros mais eficientes, o que não acontece.

          • Yamahia says:

            A Toyota não está a ficar para trás, bem pelo contrário, esta a seguir muito em frente.
            Quem esta a ficar para trás é a opção elektra, claramente. A matemática ainda é uma ciência exacta e não mente.

          • JL says:

            Eles próprios consideram que estão a ficar para trás, não é preciso vir você dizer o contrário.

            Exato, pela matemática ser uma ciência exata é que existem estes estudos.

            Tanto que consideram que prometem mundos e fundos de eléctricos com tecnologias avassaladoras….

    • Rui says:

      Exatamente! No final de contas quem manda é o cliente e não o militante.

  15. Gyver says:

    Notícia encomenda de proposito para prejudicar a toyota. Já muito fazem eles pelo ambiente. Outros inventam sistemas pouco fiaveis como o adblue e filtro de particulas que acaba por fazer os carros encostarem na oficina. A toyota simplesmente faz carros que não vão à oficina por tudo e por nada. Pena não terem uns designs menos asiaticos que assim compraria um.

  16. Vitolas says:

    A ousadia em criticar uma marca quase centenária que sempre fez veículos que duram dezenas de anos sem necessitar de grande coisa e muitas delas em situações extremas e, sendo uma marca onde os proprietários os mantem durante muito muito tempo ( por motivos óbvios) é qualquer coisa de especial. Movimento woke em força na indústria automóvel.

  17. Jou says:

    Para mim é a melhor fabricante de automóveis, só lamento ter deixado de comercializar motores a gasóleo, ou híbrido a gasóleo, ou gaz.
    Motores eléctricos ou tem que ser muito mais baratos ou não tem viabilidade.
    Os motores a diesel deveriam evoluir no sentido de ” calar” os ecologista, mas continuarem a ser fabricados.

    • JL says:

      Híbridos a gasóleo não fazem qualquer sentido, por isso haver cada vez menos.

      Se é o melhor fabricante, já os devia ter desenvolvido….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.