Starlink pede autorização para levar internet via satélite aos aviões, carros, barcos…
O mundo poderá ver em poucos meses uma revolução no acesso à Internet. Gradualmente, a Starlink implementa a sua constelação de satélites, que poderá levar a internet aos meios rurais, ao meio do oceano e a locais que nunca beneficiaram desta rede. Agora, a empresa quer dar um passo adiante e pede, para isso, autorização para ligar carros, barcos ou aviões por satélite.
A SpaceX entrou com um pedido ao regulador dos EUA para colocar as suas antenas nos veículos. Se o pedido for aprovado, em breve haverá terminais em "Estações Terrestres em Movimento".
A implementação destas "Estações Terrestres em Movimento" poderá ter impacto nos veículos, como carros, camiões, aviões ou navios. Basicamente, são veículos que podem ter uma antena de comunicação portátil. Assim, a tecnologia da empresa de Elon Musk irá permitir que um navio em alto mar tenha banda larga a 175 Mbps. Também permitirá que um camião ou um comboio possa ter sinal mesmo no meio de zonas rurais, em áreas sem qualquer outro tipo de sinal de comunicação.
Cobrir o mundo com internet... vai mudar o planeta
Até o momento, a SpaceX lançou mais de 1.100 satélites para o projeto Starlink. No passado mês de outubro, a SpaceX começou o serviço numa versão beta pública para os clientes nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Conforme foi conhecido, o preço fixou-se nos 99 dólares por mês. Já este ano, mais zonas do planeta foram abrangidas, incluindo Portugal.
Conforme demos a conhecer, o serviço está já a ser comercializado em Portugal com o preço de 99 euros. Contudo, para já, apenas se pode fazer a pré-inscrição, visto que o serviço poderá ainda demorar 6 meses a ficar ativo por terras Lusas.
Ainda assim, segundo os dados fornecidos pela empresa à entidade reguladora, atualmente, o projeto conta com mais de 10 mil utilizadores.
Quer internet via Starlink? Veja se a sua zona tem cobertura
Através do próprio site, indicando a morada, os utilizadores podem ficar a saber se a sua zona tem cobertura da rede Starlink. Além disso, é apresentado o preço a pagar pelo serviço.
De acordo com as simulações que fizemos, só em hardware o valor é de 499 euros e o serviço em si tem um valor de 99 euros mensais. Há ainda um custo adicional de 61 euros referente ao envio de material.
O kit "fixo", que é entregue aos utilizadores, é composto por uma parabólica, cabos (de rede e energia), router e documentação de suporte.
Empresa tem já muitos interessados dos mais variados veículos
A SpaceX não indicou na sua informação partilhada na sexta-feira se os terminais de utilizador Starlink para veículos em movimento terão um design diferente dos pratos que estão a ser enviados aos primeiros clientes.
Contudo, a SpaceX disse que cada “ESIM”, ou Estação Terrestre em Movimento, é “eletricamente idêntica aos seus terminais de consumidor previamente autorizados”, com “montagens que permitem que sejam instalados em veículos, navios e aeronaves”.
A empresa de Elon Musk também referiu que “garantirá a instalação” dos terminais de veículos através de “instaladores qualificados”. Embora a SpaceX não tenha dito se estes instaladores serão funcionários da empresa, as suas estruturas continuam a expandir-se. A Starlink já tem planos para uma nova fábrica de equipamentos em Austin, Texas.
SpaceX wants to connect more than just homes to its Starlink satellite internet:
The company submitted an FCC request to begin installing and operating terminals on "moving vehicles" – from cars and trucks to ships and jets. https://t.co/ekXLqjP1fy
— Michael Sheetz (@thesheetztweetz) March 8, 2021
A empresa espacial pediu no ano passado à FCC autorização para realizar testes experimentais em jatos particulares e com a sua frota marítima de embarcações. No entanto, o pedido de sexta-feira é por uma “licença geral” muito mais ampla para as operações.
Algumas questões colocadas ao CEO da empresa tinham como intenção perceber se os Teslas iriam ter o equipamento para receber esta tecnologia. No entanto, Musk, num tweet, esclareceu que a SpaceX “não está a ligar os carros da Tesla ao Starlink” com os terminais ESIM, observando que o “terminal é muito grande”.
Musk refere que este terminal é para aeronaves, navios, camiões grandes, entre outros.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Excelente
É uma peça que falta na globalização do mundo, acesso à rede em locais remotos. Ainda há outras coisas por fazer mas este é um bom passo.
Já espero para ter em casa 🙂
Por menos de metade do preço tenho uma velocidade 3x superior…
Sim, no alto de uma montanha, numa aldeia remota no interior, no meio do oceano… Tens tudo. Tá bem.
Satélite ?
3x mais rápido a fazer comentários inuteis, 3x mais rápido a sacar p0rn0 g4y, 3x mais rapido a não dizer nada de jeito, continuamos?
Ninguém tem nada a ver com os teus gostos int21h… Se gostas de levar na anilha, problema teu.
Como bom pacóvio já sei que vais ter starlink.
como bom troll, so dizes m€rd4. Fraquinho, 2/10
Portanto em qualquer localidade/localização consegues uma velocidade 3x superior. Cool.
Tens que me dizer como consegues isso. Na minha casa antiga tinha 10x menos velocidade e ficava somente a 2km de distância.
È desta que fico com net no barco, a um preço porreiro.
Para andares no cacilheiro sempre houve cobertura…
Está caro o preço. Pagámos demasiados impostis para poder ter esse gasto mensal. Mais rendas ou empréstimos para pagar não estou a ver como vai haver dinheiro pra pagar isto.