Como é viver com um Lumia em 2019? A degradação lenta do Windows 10 Mobile…
Palavras como Lumia, Windows Phone, Nokia, Windows 10 Mobile, Cinemagraph, Live Tiles ou MixRadio provocam saudades junto de um conjunto de fãs e utilizadores que usaram (será que ainda alguém usa?) o sistema operativo móvel da Microsoft.
Eu fui um desses utilizadores, tendo tido vários equipamentos com este sistema operativo desde 2013. Apesar de no ano passado ter rumado ao Android, nos últimos meses voltei a usar o Microsoft Lumia 650. Partilho agora a minha experiência e uma retrospetiva sobre o Windows 10 Mobile.
Desde o lançamento do Windows Phone 7, foram milhões os utilizadores que aderiram ao sistema operativo móvel da Microsoft. Algo que o Windows Phone teve de particular foi a sua capacidade de ser usado por públicos distintos: muitos utilizadores deram o salto de um telemóvel básico da Nokia para um Lumia, ao passo que havia um conjunto de utilizadores que encontravam no Windows Phone um terminal para complementar o seu computador, uma verdadeira máquina de trabalho e produtividade.
Má gestão levou ao insucesso do Windows nos smartphones
O principal motivo do insucesso do Windows Phone foi má gestão por parte da Microsoft. Apesar de as OEM e especialmente os desenvolvedores de apps - com o famoso app gap - terem a sua quota de influência, a Microsoft teve momentos em que aparentava não ter um rumo definido para o seu sistema operativo móvel.
Tal foi desencadeado também pela mudança de CEO na empresa de Redmond, de Steve Ballmer para Satya Nadella, em 2014. A postura de Nadella era bastante diferente da de Ballmer, o que levou a uma mudança na filosofia da Microsoft. Passou a ser dada mais importância aos serviços, a Microsoft agora é uma empresa "cool" que suporta os sistemas operativos dos concorrentes. Inclusivamente, a Microsoft agora ama o Linux!
Nesta "Nova Microsoft", o Windows 10 Mobile não fazia sentido. Era um segmento que dava prejuízo à empresa de Redmond e não estava a evoluir na sua quota de mercado. Esta realidade foi crucial para a Microsoft deixar de desenvolver o Windows 10 Mobile e passar a dar mais primazia aos concorrentes, disponibilizando todos os seus serviços no Android e iOS, inclusivamente o Microsoft Launcher.
Há vários fatores que tiveram muito impacto no desfecho do sistema operativo móvel da Microsoft. A transição entre as várias versões do Windows Phone e Windows Mobile não foram pacíficas: equipamentos que não puderam ser atualizados, quando a Microsoft tinha afirmado que todos os equipamentos com Windows Phone 8.1 íam receber o Windows 10 Mobile. Na transição do Windows Phone 7 para o Windows Phone 8 aconteceu algo muito idêntico. Para além disso, para instalar o Windows 10 Mobile não bastava ir às definições e instalar a atualização como seria de esperar... Era necessário instalar uma app e autorizar a atualização a partir daí. Ora, muitos utilizadores não estavam informados acerca disto e por isso nunca instalaram o Windows 10 Mobile nos seus terminais.
Talvez esta falta de organização e foco dentro da própria Microsoft tenha sido um dos motivos que levaram os desenvolvedores de aplicações a nunca investir tanto no Windows Phone como o faziam no Android e iOS. Neste quesito, a Microsoft disponibilizou diversas ferramentas, criou programas de incentivos ao desenvolvimento para Windows, mas tal nunca foi suficiente. De facto este foi, muito provavelmente, o fator que "mais matou" o Windows 10 Mobile: a quantidade e qualidade das apps que constam na Microsoft Store.
O legado do Windows 10 Mobile
O que mais se destaca no Windows 10 Mobile, e nas versões anteriores do Windows Phone, é a sua "intuitividade" e o design único. Estava algo à frente do seu tempo no que toca à interação com o utilizador... Todos os utilizadores relembram as Live Tiles e de que forma eram bem mais úteis e amigáveis que os ícones estáticos do iOS ou os widgets do Android. O nível de personalização concedia aos utilizadores a liberdade de adequar o Windows ao seu gosto, algo ao nível do Android que também é altamente costumizável.
A própria UX, muito à base de gestos e menus deslizantes, permite visualizar características que chegaram ao Android depois de estarem implementadas no Windows Phone.
O impacto da Nokia no Windows Phone
A Nokia foi, sem dúvida, a grande impulsionadora do Windows Phone. Grande parte dos smartphones Windows eram Nokia e esta trouxe diversas aplicações de excelência para este sistema operativo. A suite Here tinha funcionalidades excelentes e, à data, devia ser a melhor suite de navegação disponível para smartphones.
Outro campo no qual a Nokia se destacou, foi a fotografia: Cinemagraph, Lumia Creative Studio, Lumia Camera fazem deslumbrar os amantes da fotografia. Os algoritmos usados nestas aplicações eram muito bons, dando aos Lumia a fama de terem das melhores câmaras do mercado, onde também recorreram à tecnologia PureView e às lentes Carl Zeiss.
Para além do excelente software que a Nokia desenvolvia para Windows Phone, os seus terminais eram de excelente qualidade. Muitas vezes não primoravam no design, com muitos telemóveis a recorrer ao policarbonato quando os iPhone e a concorrência no Android usava materiais mais luxuosos na sua contrução. Contudo, os Nokia Lumia eram equipamentos que duravam bastante tempo e com muita resistência a uso intensivo.
Surface Phone, o D. Sebastião dos tempos modernos
Com a decadência do Windows 10 Mobile, começaram a circular rumores que davam conta do Surface Phone que prometia revolucionar o conceito de smartphone e beber muita inspiração do Nokia McLaren e do Courrier.
Tal nunca se veio a realizar e, assim, o último smartphone lançado pela Microsoft foi o Lumia 650 que chegou a Portugal em março de 2016.
A minha experiência com o Windows 10 Mobile em 2019
Sou proprietário de um Microsoft Lumia 650 que utilizei desde o seu lançamento até 2018. Posteriormente passei a usar o Windows 10 Mobile em momentos esporádicos, mas nos últimos meses decidi voltar para ver como estava a plataforma móvel da Microsoft... E a degradação é evidente.
O Windows 10 Mobile nunca foi tão otimizado e fluído quanto o Windows Phone 8.1, que tinha nestas características um dos seus maiores trunfos. Apesar de o Microsoft Lumia 650 ter sido desenvolvido tendo em vista o Windows 10 Mobile, o seu desempenho nunca deslumbrou. Os ecrãs "A carregar..." e "A retomar..." são uma constante, beliscando muita da produtividade característica deste sistema operativo. Acredito que no Microsoft Lumia 950, o último topo de gama da Microsoft, a experiência seja bem diferente.
A somar a isto, as apps são cada vez menos e piores, o desenvolvimento está praticamente estagnado. O Facebook, Messenger e Instagram deixaram recentemente de funcionar, ao passo que o WhatsApp irá manter o suporte até ao final de 2019. Deste modo, é cada vez mais difícil usar um smartphone Windows porque começam a faltar serviços básicos. Pelo menos os serviços e aplicações da Microsoft funcionam perfeitamente, pelo que ainda é possível tirar algum partido do Windows 10 Mobile.
O ciclo de vida do Windows 10 Mobile está a terminar. O suporte termina no próximo mês de dezembro e a partir daí deixará de receber atualizações cumulativas e de segurança. O suporte das aplicações também irá decrescer ainda mais a partir desse momento. Não será sustentável usar um smartphone Windows.
Assim sendo, estamos definitivamente a chegar ao fim. O Windows Phone e Windows 10 Mobile tiveram um impacto enorme na Microsoft e ficarão para sempre como um dos seus melhores produtos... Mas que fracassou. A Microsoft é hoje uma empresa mais organizada e mais convicta nos seus investimentos. Em 2017 foi anunciado o fim do desenvolvimento, em 2019 é marcado o fim do suporte... Adeus, Windows 10 Mobile!
Android como alternativa ao Windows 10 Mobile
Este artigo tem mais de um ano
Era o meu preferido. Migrei para o Android na hora de substituir o equipamento, que era um Lumia 820. Hoje tenho o android com o launcher da MS.
Tenho muita pena de ver um SO com o WM ,que para mim bate ,mas a milhas o IOS e android ,a desaparecer .Havia muito espaço para este SO no mercado ,mas a falta de apps ditou a morte do sistema .Muito dinheiro deve ter gasto a google e a apple para os devs não desenvolverem apps para o WM.Infelismente hoje uso android ,mas detesto o sistema ,
Nao tem nada haver com isso, tem haver com o facto da Microsoft ter chegado atrasada à guerra dos SO dos smartphones, obvio que custa mais manter 3 apps para iOS, Android e Windows Phone do que só iOS/Android, o mercado é mto reduzido para 3 SOs
Nunca percebi porque que é que um mercado de milhares de milhões de utilizadores havia de ser muito reduzido para 3 SOs. O mercado é gigantesco, mas ainda assim ouve-se isto até à exaustão.
Qual chegar atrasado?
Antes do Windows Phone 7 (e 7.5 Mango e 8 e 8.1 e 10) aqui falado no artigo, já a Microsoft andava nisto há muito com parcerias com a HTC, Qtek, HP e Compaq, por exemplo.
O que realmente se passou foi uma mudança de estratégia na gestão da companhia.
O Nadella acha que o futuro são o serviços (e parece que tem tido milhões de dólares de razões!!!) e por essa razão deixou cair o hardware (será que a linha Surface vai sobreviver?).
Como o Windows Mobile vive de hardware específico, ao contrário de um qualquer PC onde qualquer um instala um qualquer sistema operativo, sem ele morreu…
A MS até disponibilizou ferramentas para os desenvolvedores fazerem apps ,mas nem assim .Se o WP\WM tivesse as apps que há no android ,tenho muitas duvidas que a apple tivesse quota de mercado nos smartphones nos dias de hoje
De facto conheci um ex programador da Supercell que afirmou exactamente que a Apple mantinha contractos milionários de exclusividade com a Supercell e outras editoras de software. Até tentaram fazer o mesmo com a Facebook. A Google ja pagou multas elevadas devido a ações do genero. Mas aconteceu que muitas apps “exclusivas” para a Apple foram parar ao Android mas portadas por terceiros, para Windows ninguém se deu ao trabalho devido às licenças e dificuldades da Microsoft para publicar na loja(outro dos motivos de falta de apps). E nem sequer é dispendioso fazer apps para os 3, porque todos usam ARM, as alterações nas app de Android para Windows sao mínimas (afirmo por experiencia própria), e ambos dispositivos até usam hardware comum.
Triste com tudo isso.
É terrivel…. parei de usar Lumia em meados do ano passado (630 e 535), comprei um Xiaomi RN4, o meu primeiro telemóvel Android, troquei o MIUI pelo Resurrection Remix (de entre muitas outras ROMs que testei), entretanto este mês a porta micro USB do mesmo avariou e enquanto esperava pela peça para o reparar usei o 535 outra vez, já não o conseguia usar… Ao fim de uma semana só me deu vontade de atirar o telemóvel pela janela.
E é como disseste Eduardo, o suporte de apps está cada vez pior e o W10M não está nada amigável em termos de performance, também levei em consideração comprar um 950, mas depois de experimentar o RN4 com Android, já não volto atrás.
Infelizmente nunca atingiu um patamar que me levasse a migrar de Android e perdeu-se concorrência, que tem ajudado à estagnação do mercado.
Daqui a pouco vem a MS dizer que o win10 da prejuízo e vira-se para Linux
Más notícias para ti:
As receitas provenientes do Windows até cresceram no ultimo trimestre.
E vira-se para o RedHat que é gra… wait what?!
Voltei ao Android o ano passado através de um Nokia 8, deixando o meu 640XL (que teimosamente adquiri em finais de 2017) com W10 na gaveta após cerca de 3~4 anos de Windows Phone/Mobile.
Fui actualizando sempre o SO ao longo deste ano, tendo até alterado o registo para fingir ser o 950 e poder receber as últimas actualizações. O mesmo fiz com o meu 532, agora relegado a leitor de áudio na aparelhagem.
Esta semana o N8 foi para arranjo, e lá voltei a um SO que não esqueci ou esquecerei, intuitivo, leve, belo, mas que perdeu, infelizmente, apps neste último ano a nivel de comunicações e produtividade, definhando lentamente.
O meu irá até ao ultimo dia.. Lumia 950, o melhor hardware de todos os tempos. ainda hoje não encontro nada tão versátil..
Based and microsoftpilled
Nostalgia 🙂 O meu primeiro smartphone (2006?) tinha o Windows Mobile 5.0, não me lembro da marca, sei que deslizava um teclado físico. Em 2013 comprei um Samsung Ativ S I8750 com o Windows 8 , uma máquina, quando vi que não actualizava lá tive em 2017 de saltar tb para um Xiaomi RN4. Gostava muito da estabilidade do Windows, não me lembro de o reiniciar, só o desligava nos aviões.
A Microsoft nunca apostou verdadeiramente no mobile
A Microsoft na era Nadella, a atual, nunca apostou porque antes disso o Windows Mobile 5 e 6.x batia-se com a Nokia e o seu Symbian 60 taco a taco.
Quer se goste ou não, foram tomas determinadas decisões pela gestão da companhia e algumas coisas mudaram, infelizmente para os utilizadores da plataforma móvel do Windows.
Ainda hoje utilizo Windows 10 Mobile mas estou à espera do próximo smartphone que será Android. Ficou incomportável o seu uso com as aplicações a deixarem de funcionar de dia para dia. Nunca usei outro sistema operativo a não ser windows e só espero que a mudança seja relativamente fácil e não decepcione muito. Vou ter saudades de ter o meu computador na palma da mão.
Muito bom resumo Eduardo.
Também eu usei um 535 e um 650 até esta semana. O que me levou a migrar para Android foi o facto do L650 ter perdido a app fb, que servia para sincronizar as fotos com os contactos, pois eu usava o browser para tudo. O Whatsap também já avisava a morte, então troquei para Huawei mate 20 lite. E não migrei para IPhone porque são “por o graficamente” caros, ponto. Comprar modelos mais antigos está fora de questão pois hoje em dia tudo está datado, ao fim de um tempo deixam de funcionar e não é por velhice ou mau uso. O que me “assusta” é a quantidade de apps para tudo e mais alguma coisa, mesmo aquelas que nem sabemos para que servem. Atenção, a protecção de dados não nos serve de nada, todos sabem tudo de nós! Nós temos de dar consentimento para ter o dispositivo como queremos. O telemóvel é um espião, cautela.
Adorava meu Lumia 640XL apesar da câmera ser ruim para um Nokia. Na época que telas grandes não era moda e o limite era 5 pol. fui obrigado a migrar pq os apps básicos já não eram tão atualizados, mas na minha opinião a UI do WP da de 10×0 no Android que só faz mudar ícones e barra de notificação a cada versão. Talvez a falta de hardware pra concorrer com iphone e galaxy foi ruim por parte das parceiras.
Excelente artigo. Revi-me em grande parte do texto.
Obrigado.
Saudades do meu Nokia 520 com WP 8.1. Muitos sites não aceitavam o browser nativo (IE), e eu não gostava dos substitutos. UC browser e Opera Mini para mim sempre foram péssimos, respeitando quem gosta. E não sentia falta das aplicações. Telefone, SMS e Internet era suficiente para mim.
Intuitivo? Esse SO de intuitivo nada tinha.
Muda o tempo verbal para presente pois ele ainda existe e tem suporte oficial.
Da mesma forma que o iPhone e até macos, em vez de pensar, tenta fazer e verás que facilmente chegas.
Certamente nunca perdeste mais de 5 minutos com um Windows Mobile pois pensarias de forma completamente diferente 🙂
.Perdeu 10 minutos a mexer no telemovel ?
Não é intuitivo suficiente pra me fazer perder 10 minutos.
Cada um tem as suas limitações, não se culpe por isso.
Tenho meu Lumia 640 guardado na gaveta.
(Spoiler Alerte: um pequeno comentário um pouco extenso :))
Sou um orgulhoso utilizador de um Nokia Lumia 930, o último Nokia Windows já que depois passaram a ser Microsoft, (tendo já sido cliente HTC e antes disso QTek mas sempre na plataforma móvel da Microsoft) e sinceramente até hoje não sinto falta de aplicações, aliás nunca senti..
A maioria das aplicações atuais baseiam-se em serviços web e, como tal, o browser serve para a maioria das ocasiões, e para aqueles que vão dizer “ai e tal não tens notificações” a minha resposta é “ótimo! menos chilria o caixote :)”
Para quem “precisa” de aplicações, pode sempre recorrer à aplicação “fazedora” de aplicações “PAWA” que cria aplicações web progressivas (suponho que o Windows 10 Mobile foi o primeiro sistema operativo móvel a suportar as PWA). Existe também para PC 🙂
Quando comecei a ler o artigo, pensei que iria ler algo escrito por alguém da “velha guarda”, do tempo do Microsoft Pocket PC 2000 e dos primeiros dispositivos móveis, mas não invalida a opinião, bem pelo contrário foi bom ver que numa altura em que o Android já dançava bem alto e o iPhone começava a sua sendo pelo status alguém se virou para o Windows Phone 7 e não foi com a corrente 🙂
Já agora, o meu 1º PIM foi um “Palm m100” monocromático, a plihas, que se juntava a um Nokia 5110. Passados um par de anos evoluí para um Qtek 2020 onde juntava o melhor dos 2 mundos num só equipamento e num sistema operativo muito moderno (para aquele tempo 🙂 ).
Depois a Palm foi comprada pela HP e passou a WebOS que depois foi comprada pela LG, e é hoje usada nas TVs deles, e o Pocket PC evoluiu até ao Windows 10 Mobile que morre oficialmente no final deste ano.
Pelo meio desaparece o Meego (alguém se lembra?), o Linux Mobile (antes da Canonical já havia equipamentos móveis a correr Linux, procurem e pasmem com os resultados!) e até o BlackBerry… O Symbian está a ter uma 2ª vida, na versão 40, com os featurephone absurdamente caros que a Nokia tem lançado.
É a evolução, quer gostemos ou não, e teremos de nos ajustar a ela.
Se nada aparecer do lado da Microsoft, quando o Lumia 930 deixar de ser útil, partirei para um dispositivo com Android One (iPhone está fora de questão pelo interface que sempre achei muito infantil…) removendo todas as aplicações da Google e colocando os serviços da Microsoft (que segundo o Nadella é o futuro da companhia).
Palm m100 que saudades de escrever nela… ainda hoje acredito que escrevia mais rápido (pela simbologia) na Palm que nos teclados android minúsculos…
Os blackberry faziam-me lembrar as Palms 🙂 Quanto a atualidade Sony com Android pela estabilidade e qualidade de Fotos 🙂 não ha nada decente (a venda em Portugal) que seja parecido com o melhor telemóvel que tive: Nokia 7270 … o Samsung em concha não se vende em Portugal…
Eu adorava o Lumia 930, só nunca o adquiri mesmo por causa de não ter o glance.
Ainda uso o meu Lumia 930 🙂
No final do ano acaba o suporte e o WhatsApp que costumo usar muito.
Provavelmente terei que mudar, mas será com muita pena 🙁
Eu ainda continua a usar o meu L925. Ainda funciona, emos o Bluetooth. No mais tudo funciona. Com + o Windows 10.
Tive um 640xl e adorei, depois fui obrigado a mudar para o Android Devido á falta de apps para o Windows 10 mobile. A Microsoft ao ter “assassinado” o windows 10 mobile comteu o maior erro de sempre, recentemente o Bill Gates reconheceu o erro de não terem investido nos smartphones. A Microsoft tentou copiar o monopólio da Apple , deveria era ter copiado o sistema de negócios da Google em que oferece quase de borla o sistema operativo aos fabricantes de telemóveis , pois os lucros estão sim nos serviços e não na venda do sistema operativo. O outro erro gigante foi a incompatibilidade entre as várias versões do Windows mobile/phone , é mesmo de loucos , bastava copiar o que fazia a concorrência Android/iPhone . A longo prazo pode ditar a morte da Microsoft pois são os dispositivos móveis que serão os “reis” das redes de telecomunicações tudo ligado a nuveis sobre estarao sediados os servidores e serviços. Já nem falo da nova tecnologia emergente do IoT, e toda estás tecnologias sem Windows, não estou a “ver” uma Microsoft gigante só a apostar na nuvem com o Windows server , pois vai perder o mercado dos micro computadores.
Estás aí a escrever coisas que não fazem o menor sentido – A MS não tentou copiar a Apple e não teve nada a ver com o SO ser pago ou não por OEM (até porque não era na realidade – existiam acordos).
Acerca do dispositivos móveis no futuro: sim, são o futuro, mas não são os que conheces hoje e que dás como um equipamento de futuro.
E, já agora, a MS é a 2º maior empresa na “nuvem”. A MS também está no IoT em força.
O teu conhecimento sobre os serviços da MS é muito fraco.
Dou-te uma dica:
Microsoft Azure.
informa-te e depois volta cá
Caro Cortano aproveito para lhe dar um conselho ” vá ensinar a missa a um padre” pois eu já usava e abusava da rede internet e outras redes na década de 80 do século passado quando 99% do povo nem sonhava ter computadores ligados em rede . Para sua informação sou Administrador de Sistemas há mais de 33 anos , se os meus conhecimentos sobre a MS são fracos então V.Exa e 99.99% do povo neste planeta não têm nenhum conhecimento sobre a MS . O meu comentário não é sobre a actual MS que V.Ea pouco conhece mas sim sobre o que se vai passar daqui a 25 ou 50 anos , e o que será a MS nessa altura. Só para terminar tenho conta aberta na Azure ha Uma carrada de anos e já fiz formação nas instalações da MS sobre a Azure e tenho servidores em Windows e Linux a trabalhar na Azure .
Mas o Luís Martins de cima não é você que escreveu aqui.
É que um discurso não tem nada a ver com o outro.
MAS… daqui a 25 ou 50 anos… ora bem… 25 anos em tecnologia é demasiado tempo para servir de conversa de discussão.
Se o seu conhecimento fosse superior ao dos outros em 99.99% não dizia as besteiras que diz!!!
Daqui a 25 ou 50 anos… sim senhor, belo periodo temporal para conversa para alguém que se diz uma expert em tecnologia.
Deixe que lhe diga não há mais de 50 pessoas neste planeta como eu que têm tantos anos de experiência de administração de sistemas de correio electrónico, tenho muito mais para lhe dizer porque que sou um super pioneiro na área da tecnologia mas não quero dizer mais pois V.Exa não merece. E tenho provas do que já fiz e do que acertei nas minhas previsões da há 44 anos atrás pois nessa altura fui classificado como um “maluco” , maluco que em 1988 já era uma Administrador de uma rede de servidores de e-mail que interligava mais de 8 países e em 1991 fiz a primeira ligação de Angola via satélite à rede de dados portuguêsa e á rede internacional de correio electrónico. Hoje posso dizer e provar que Portugal foi dos primeiros países deste planeta e arredores na implementação de correio eletrônico às empresas e ao público.
Eu também acertei em muita coisa no que toca a prever o futuro…
Acho que todos em algum ponto na vida prevemos coisas que acontecem posteriormente.
Mas isso não faz de mim um expert na matéria e, em especial, quando os tempos em que estamos se movem a um ritmo muito mais acelerado que há 20 anos atrás.
Não digo que a MS vá aguentar no topo mais 25 anos, mas se calhar nenhuma das outras do top 10 se vão aguentar.
Daqui a 25 muita coisa será diferente e muita tecnologia nova vai surgir.
Ou, daqui a 25 anos o planeta estará tão podre que nem grandes companhias existem.
Provavelmente até será este o cenário.
25 ou 50 anos é um timeframe para falar do desenvolvimento de oliveiras, não de tecnologia, e mais especificamente, de uma empresa tecnológica.
Além do mais, se é assim tão expert, saberá que o mercado de micro computadores é um mercado estagnado há muitos anos e com tendência para diminuir.
Isto já se sabe há uns anitos! A MS já se adaptou a essas mudanças e têm sido uma das mais inovadoras do segmento mobile (não confundir com smartphones).
Por isso hoje é a empresa nº 2 em serviços de cloud.
Portanto, se vocês quer mesmo continuar com a conversa, deixa de falar em 50 anos porque eu de oliveiras não percebo nada.
V.exa não percebeu nada do meu comentário ,o erro da Microsoft foi não ter usado o open source como o fez Google com o Android , deveria ter oferecido em modo Open source o Windows mobile aos fabricantes de smartphone para eles poderem investir no fabrico de smartphones com o Windows tal como o se passa com o Android. Sim tem razão que a MS é na “nuvem” provável a segunda maio do mundo , mas daqui a 25 anos tudo vai mudar e se a MS estiver na décima posição já é muito bom. E é fácil “adivinhar porquê” olhe para o se está a passar na Huawei, olhe para as leis ” da cloud” da Alemanha , agora adivinhe o que vai fazer a China ou a Índia etc ninguém vai querer ficar refem de um país como o EUA .
Você não apanhou o essencial na história do WM com a estratégia do Balmer.
O WP tinha 90% do market share do Windows phone. Vendia equipmentos abaixo do preço de custo.
Nenhum OEM quis entrar neste mercado porque não ganhava.
Varias marcas lançaram equipamentos WP e desistiram à 2a edição.
Daqui a 25 anos se calhar nem a a Amazon anda por cá.
Para um expert como você já devia ter percebido que nos dias de hoje, até 10 anos em tecnologia é uma eternidade.
Ubuntu lançou um SO mobile e ninguém pegou nele.
Blackberry mudou para Android e não venceu.
As coisas não se resumem ao custo do sistema operativo.
Há mais de um ano q meti de lado o android e voltei a usar o 640XL. Para quem quer perder o vício das redes sociais e ter um sistema mais seguro, só mesmo o windows phone
Que se saiba, o W10M é o sistema mais seguro comparado com os outros, há vários artigos na net a explicar o porque de ser seguro.
Bom artigo.
Parabéns Eduardo.
Havia tanto para falar sobre o Windows Phone/Mobile!!! 🙂
Fui utilizador do SO a partir do Windows Phone 8.0.
Lá por casa passaram muitos modelos diferentes de Lumia. Comecei co o Lumia 620 e acabei no Lumia 950 (com dock para Continuum e uma bela capa Mozo). Infelizmente o L950 avariou no ano passado e deixei de seguir pessoalmente o que se ia passando (ou não), no WM.
Tenho pena que o sistema tenha morrido, mas se calhar estava condenado à partida.
Hoje tenho um iPhone e ao fim de 1 ano de utilização já estou cansado no sistema e do interface, é chato.
Esta grelha de icons do iOS é tão desmotivante e “sem sal”.
Da minha parte já usei um 620, o 640 e depois o último que adquiri, e ainda uso, é o 950. Nunca vi nos outros sistemas operativos um telemóvel que pudesse ser usado em ambiente desktop através do continuum. Digam o que disserem, essa para mim foi A revolução tecnológica no 950 e no HP Elite X3. A câmara fotográfica é incrível hoje em dia e a performance até é bastante boa considerando a idade do aparelho. Em relação às apps, mesmo faltando as oficiais, o que sempre me agradou no sistema foram as chamadas app clientes, algumas bem melhores que as oficiais. Quem se lembra do 6tag que permitia fazer coisas que o instagram não permitia (por ex, partilhar publicações dos outros). E quando não há apps cliente? Temos o browser que ajuda muito. E as coisas que o sistema nativo permite fazer ao passo que no Android tem de ser feitas através de mais uma app que temos de instalar? E as live tiles… AInda hoje podem ser recuperadas no android através de um launcher. Ainda não vi em sistema algum algo melhor que isso. Além das suas capacidades, permitem uma personalização que fará com que seja dificil encontrarmos dois écrans iniciais iguais em aparelhos Windows. Isto são apenas alguns exemplos mas há muitos mais. Da minha parte ainda aguardo o regresso do sistema, mas através de um Windows 10 sem ser mobile.
Ainda uso o meu Nokia 1520 diariamente. Comprei o mesmo em Maio de 2014, estamos em 2019! Continua impecável pois tive sempre cuidado com o equipamento. Bela maquina fotográfica, continua rápido e preenche 98% das minhas necessidades. De vez em quando considero comprar outro equipamento pois deixei de ter o Messenger que parou de funcionar à umas semanas e não consigo instalar as apps para trotinetes etc. O problema é que não consigo mentalizar-me a mudar apesar de conhecer bem o Android pois os restantes membro da família têm equipamentos com este sistema. Quando um dia mudar, tem que ser para um equipamento que permita instalar um custom rom, retiro tudo da google menos os mapas e instalo os serviços Microsoft que precisar
Ainda uso o 950. O windows mobile 10 tem uma interface anos luz â frente de ios e android. Enquanto durar vou usar o 950. Depois logo se vê… Vai deixar saudades…
Sò não uso o meu 950 xl ,porque devido a uma queda ,o chassi empenou ,e desligava-se .Mas concordo,o user interface ainda está hoje muitos anos á frente de android e IOS ,que parece que nunca evoluíram desde as primeiras versões
Tal como a Samsung já anunciou os smartphones aproximam-se do fim. Os foldables serão a última evolução, os smartphones sem margens, Notch e pop ups ou rotativas levaram ao fim da imaginação do que poderá mais ser criado ou da evolução do design dos smartphones.
O ideal será as apps num futuro próximo deixarem de necessitar de OS, basta um hardware atualizado e compatível e a app fará boot sem necessitar de sistema. Os últimos smartwatches de companhias chinesas usam OS tão leves que me faz lembrar os tempos do Windows 3.1 em espaço necessário e hardware extremamente básico.
Haverá sempre gamers a desejar um equipamento, que poderá vir a ser ou não chamado de smartphone, pois os sim’s serão substituídos por e-sim, para a grande maioria num futuro próximo a operadora apenas necessita de fornecer uma ligação rápida e cobertura de net, cada x menos usamos a velhas sms…
Os werables são o futuro da comunicação das redes sociais, os fãs da fotografia terão equipamentos voltados para isso assim como já referi os gamers também, O Android será vencido pela vontade humana do fim do abuso de poder dominante, e OS mais leves não são pela mão da Huawei mas por outras. E como evoluí a tecnologia e a sociedade em 8 anos! Estar sem net e smartphone é como ter um membro amputado, daki a outros 8 anos como estaremos???
Android com o Square Home, fica quase tão bom quanto um Windows Phone.
Ainda uso o meu Lumia 650 🙂 Gosto muito dele e a única razão que me fez comprar um Android neste momento foi por quase todas as aplicações básicas deixarem de dar 🙁 Porém ainda assim continuo a tencionar usá-lo 🙂
Experimenta o square home
Boas,
Ainda utilizo o meu Lumia 920, cuja as fotos são excelentes!
Vou testar o Square Home
Que matéria bem escrita, por isso tantas interações, sou usuário de Nokia, então herdamos o Windows e viramos fãs acho que isso se deve com muitos daqui.
Esperei pra mudar o S60 do meu Novia N8, direto pra um 920, pois meu upgrade de aparelho se dava de câmera, sempre pra uma com mais mega pixels 5, 8, 16 e por ultimo 48, adora meu Lumia 920 Branco 64 Gigas, fiz milhares de fotos, aposentei uma câmera semi profissional da Fiji por ele, usei por quase 5 anos e vendi, pois o microfone de ligação estava ruidoso, ainda peguei 800,00 –
Depois comprei um Idol4S, que DECEPÇÃO COM DOIS MESES, o autofalante superior começou a emitir ruidos que impossibilitavam falar ao celular, era de um acabamento jamais visto, todo em vidro e metal, câmera e velocidade ótimas 320Gigas de armazenamento, continum super rápido, mas era ALCATEL, e a garantia era nos estados unidos no Brasil não existia nada que poderia arrumar ou substituir.
Depois veio a mudança e o comunicado da Microsoft de tirar a DLL que possibilitava as atualizações e falar do fim do suporte ao 8, que todos já confundiram e começaram a parar, vários DEVs saíram na mesma semana. APPS de banco começaram a parar, musicas, e o pior sistemas e aplicativos da própria MicroLixo foram tirados antes do tempo da loja.
Que tristeza, nos que fizemos de tudo, crescemos com a internet usando Lumia, enquanto outros tinha apps melhores e mais acabados, mas usávamos genéricos, adaptações mas não largávamos o osso.
Hoje uso um iphone X, pela velocidade e câmera.
Não uso android, prefiro ficar sem celular a usar isso, uso tudo da Google, mas android sou contra, sempre fiz campanha contra a Apple, mas o google foi a pá de cal em nosso sistema.
Até hoje quando vou fazer algo que fazia mais rápido com o Windows lembro-me dele. Que nostalgia! Dava pra trabalhar bem melhor nele.
O Carregador de QI que é de 6 anos atrás uso no iPhone, seus carregadores e cabos funcionando até hoje.
Penso que no futuro vai ser tudo PWA, e terá um sistema como se fosse um boot, e tudo baseado em web e cache.
Microsoft nunca mais, uso ainda PC, mas faço campanha contra o sistema e a empresa hoje, quem daqui não começou a usar o Bing por causa do sistema, pagar cota de ondrive, integrar com windows, E O PIOR forçava amigos e familiares a comprarem Lumias falando que era melhor, tínhamos grupos pra debater, e por ai vai.
O Windows vai ruir logo logo, vai ter um sistema WEB, pois hoje tudo podemos fazer na web usando apenas o Browser, tem matérias que gente que edita video, controla servidores, sistema de ERP e CRM, tudo no Browser e com apoio de sistemas PWA que simulam app nativos com login e cache super rápidos.
Valeu pessoal
Apesar de todas as mancadas da MS, eu Lumia 640XL vai muito bem depois de cinco anos de ainda intenso, funcionando impecavelmente e no mesmo estado de quando saiu da caixa. Mesmo com a morte do S.O., pretendo dar ao gadget uma aposentadoria gloriosa, usando-o como tablet e player de mídia, como se fosse um iPod.
Sou brasileiro, moro no Nordeste e ainda uso um Lumia 640 lte com a versão 1709 do Windows 10 mobile
Triste com tudo isso.
Não permitam que acabem por favor.
Tenho e irei continuar a utilizar o meu 950 xl até este avariar. Nao necessito de rd
Tenho e irei continuar a utilizar o meu 950 xl até este avariar. Nao necessito de redes sociais e numa altura em que todos falam na saúde do planeta, mudar para quê? Para consumir mais?
Ainda uso o 640xl para acesso a internet, assistir vídeos e ouvir músicas no que acho ainda muito bom. Para quem consegue viver sem facebook e whatsapp, ainda dá pra utilizá-lo para várias coisas. Lamento a incapacidade da Microsoft.
Seria interessante que os que ainda utilizam windows mobile ou os admiradores do sistema que fizessem reinvindicações, baixo assinado virtual a fim de que algumas empresas continuassem atualizando seus apps, bem como alguma empresa, peituda, assumisse a sua continuidade, mesmo que de outros meios, talvez, possíveis.
Júlio não é fácil, senão repara.
Quando a própria MS desenvolve aplicações para o Android, exemplo disso é o Microsoft Launcher e as outras APP’s do MS Office e agora o Edge baseado no Chrome.
Continuo a dizer, até porque ao fim de semana utilizo o meu velhinho Nokia Lumia 920, a interface do WM10 deixa a anos luz qualquer interface para Android e posso dizer que tenho o mais puro que existe no Android o AndroidOne.
Só um exemplo, coloquem um telemóvel c/ WM10 c/ mais de 6 anos, o último topo de gama de qualquer fabricante com o Android 10 como o meu e tentem escrever um SMS, Menssenger ou algo com texto e comparem o dicionário e sugestões do WM10 e o do Android.
Não tem nada a ver. E a interface essa também por muito personalizada que seja, nem de perto nem de longe chega aos calcanhares do Windows Mobile ou Windows Phone.
O Sistema Operativo só não foi um sucesso porque a MS queria fazer o mesmo que a Apple com o iPhone, mas esqueceu-se que o comboio ia em andamento já fazia algum tempo e depois acabou com a Nokia, a referência em telemóveis.
Custa, tudo sabemos, mas lamentavelmente não há retorno para o WM ou WP.
Cumprimentos
JR
Joaquim, também já migrei para o android 🙁 , eu utilizo o Teclado SwiftKey da Microsoft
Vou testar também