Hertz perde 1,3 mil milhões de dólares depois da aposta nos carros elétricos
A Hertz está a enfrentar um desafio financeiro significativo, tendo reportado uma impressionante perda de 1332 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2024. Pelos vistos, esta perda deve-se em grande parte a questões relacionadas com o seu ambicioso impulso para os veículos elétricos.
O mercado dos carros elétricos parece estar no centro desta crise
O problema central reside na desvalorização acentuada da frota da Hertz, que custou à empresa 937 milhões de dólares até agora. Em média, o valor de cada veículo está a diminuir 537 dólares por mês, um aumento acentuado em relação à desvalorização mensal de 284 dólares registada em 2023.
A Hertz embarcou numa ambiciosa revisão da frota, com o objetivo de estabilizar até 2026, com uma taxa de desvalorização alvo de 300 dólares por mês por carro. No entanto, nos EUA, as taxas de desvalorização subiram para uns alarmantes 592 dólares por carro mensalmente - quase o dobro da taxa de 324 dólares registada noutros mercados globais.
Em resposta, a Hertz planeia vender 30.000 veículos e recalibrar a sua estratégia de frota para refletir a realidade da procura de aluguer de veículos elétricos. Essa mudança ocorre depois de a empresa ter encomendado inicialmente 100.000 veículos elétricos em 2021, apenas para enfrentar perdas crescentes com o declínio do valor de revenda.
A Hertz até cancelou um pedido subsequente de 65.000 carros da Polestar depois de reconhecer o desafio de vender VEs usados de forma lucrativa.
Valores de revenda em queda livre
O mercado de revenda transformou-se num ponto de dor significativo. A loja online da Hertz oferece informações sobre esta desvalorização: os Chevrolet Bolts custam apenas 15.000 dólares, apesar de terem menos de 100.000 quilómetros, os Teslas Model 3 estão cotados ligeiramente acima dos 20.000 dólares e um Ford Mustang Mach-E GT quase novo, com menos de 20.000 quilómetros, é vendido por 37.775 dólares.
Este problema de desvalorização foi agravado pelos cortes de preços da Tesla, que se propagam pela indústria, destruindo o valor de revenda dos elétricos concorrentes. Quando a Tesla reduz os preços dos novos modelos, o valor da frota existente da Hertz cai quase imediatamente, agravando as perdas da empresa.
Para agravar os problemas, a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão.
Para além dos obstáculos operacionais, a hesitação dos consumidores em relação aos VEs usados também é prejudicial. Os estudos sugerem que os compradores têm receio de comprar elétricos usados devido ao ritmo acelerado dos avanços tecnológicos. Os novos modelos prometem frequentemente uma maior autonomia e caraterísticas por um preço semelhante, fazendo com que os modelos mais antigos pareçam desatualizados e menos apelativos.
Esta resistência em investir em elétricos usados cria um ciclo vicioso: as vendas em segunda mão mais lentas fazem baixar os preços de revenda, intensificando as perdas da Hertz.
Leia também:
Nada tem a ver com o aluguer de veículos. Boa parte do negócio das empresas de aluguer é a revenda de automóveis. Compram carros em massa e conseguem preços muito mais baixos. Por vezes ainda os conseguem vender mais caros passado o tempo útil de aluguer (que é calculado tendo em conta também o valor de revenda).
O problema da hertz foi a Tesla (e outras) terem reduzido o preço de venda dos veículos novos. Certamente não foi bom para a hertz, mas de repente até parece que é mau o preço de um bem baixar. São vicissitudes do mercado e a venda/revenda de veículos é sempre flutuante. Quando ganham rios de dinheiro não se queixam.
Exatamente…
Também és dos que acreditas que a inflação negativa é boa?
Em primeiro lugar “Inflação negativa” chama-se deflação.
Em segundo lugar os preços baixarem não significa que seja necessariamente deflação, por exemplo hoje consegues comprar uma TV de 55” por €500 quando elas custavam em 2010 cerca de €5000 a €6000.
E isso não é deflação, mas sim que os custos de fabricar essa tecnologia baixaram imenso porque criaram novos processos, existiram economias de escala, entre outros.
A deflação é tão boa ou tão má como a inflação. Depende do contexto e de muitos fatores. Se houver deflação mas houver melhorias económicas, não vejo mal nenhum. Agora haver inflação sem ganhos económicos já é mau. Isto simplificando muito. Mas estaríamos aqui o dia todo a discutir o assunto e há sempre muitos pontos de vista (e muitos bolsos) diferentes. O que é bom para uns não é necessariamente para outros.
Tivemos um período (ainda lá estamos??) de inflação alta. Foi mau para muita gente. Mas também houve quem esfregasse as mãos de contente.
Também tem a ver com a manutenção. Foi noticiado, a 12 ou 13 de janeiro deste ano, que a Hertz tinha decidido vender 20,000 dos seus carros eléctricos nos EUA devido aos custos de manutenção, portanto não, não tem apenas a ver com o preço de revenda.
Que pena, fiquei chocado, ou melhor, elecrocutado.
Então não é que o futuro é elétrico e tal e sugem notícias destas? Deve ser do aquecimento global, certezinha. Recomendo que aceitem as perdas e vão dar uma volta à Índia para apanharem ar fresco.
E quando a hertz esteve praticamente na falência, antes de eléctricos ? Foi devido a quê?
Quem é que tu pensas que és para vir para aqui com questões pertinentes?
Se lhes tiras os motivos para criticar, vão ficar fulos contigo…
Lol
Foi devido aos carros a carvão. Está nos livros…
Os senhores da hertz deviam ter contacto o JL para gestor de veiculos elétricos… os eletricos valorizavam logo 1000%
Onde falei em valorizar ? não consegue ser um pessoa e argumentar em vez de se fazer vitima ?
Ainda vais a tempo de vender o elétrico e só perdes 80% do valor inicial. XD
Onde é que posso comprar? Falam tanto da desvalorização mas não encontro nada…
onde encontro?
Continuo à espera deles a esse preço, onde estão ?
Perderam porque não souberam gerir, pois apostar em VE é lucro fácil garantido.
Deviam ter seguido os conselhos da consultora electrificada Realista&JL SA.
E não souberam, porque deixam os carros fazerem tantos KMS ? Alguma vez alugou carros com 100 mil KMS ?
Aprende-se muito com os especialistas em gestão de frotas de Rent a Car aqui no PPlware.
Por não saber é que pergunto.
Este ano tive uma avaria no meu rodas pedi um carro do seguro que até foi da hertz. Seat Arona a gasolina de 2021 com 20 ou 30 e tal mil kms. Segundo o rapaz da hertz, o carro já estava no “fim da linha” no que toca ao aluguer e ía para venda. Aliás, até me derem um cartão com o site de carros usados da hertz.
Eles certamente fizeram as contas antes de comprar os carros. Não contavam eram com as descidas de preço dos carros novos. Mas é a vida. Quando se conta com ganhos financeiros é o que pode acontecer. Se o preço das casas cair também se queixam, se subir estão todos caladinhos…
Descidas de preços em carros novos? Onde? Mostra lá um exemplo….
Andas distraído:
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-baixa-o-preco-do-model-y-pela-terceira-vez-no-espaco-de-um-ano/
https://pplware.sapo.pt/motores/se-esta-de-olho-no-megane-e-tech-aproveite-renault-baixou-lhe-o-preco-em-5000-euros/
Eu disse carros!
Se calhar convém dares uma vista de olhos aqui:
https://www.multiopticas.pt/
Aqui falam de Carros (plural), nao fala que 1 modelo especifico
https://www.youtube.com/watch?v=sNZ81XsE1wI
Os carros a combustão não aguentam tanto…
Normalmente são os elektros que andam menos kms numa rent-a-car. Aquilo tem pouco alcance.
Andam menos não, andam mais.
Basta ver pelos KMS dos que estão à venda.
Não é isso q se apura nos testemunhos de quem aluga. Quem quer fazer kms seja correr um país ou uma região exige a combustao. Um elektro não serve para isso. Ninguém quer passar as ferias na seca à espera q o carro carregue, e com razão.
Mas é isso que os números deles indicam, basta ver os KMS com que são vendidos.
Quem quer ver o país não faz 500 kms de cada vez na autoestrada. Anda aos bocadinhos.
Recentemente fui a lisboa e apanhei vários bolt elétricos (mesmo sem pedir especificamente).
Calma Zé, quem vai visitar um país só passa tempo na estrada a ver os outros carros. Loooo
Os turistas quando alugam um carro vão logo a correr fazer viagens de 1000km só para irem a um restaurante e voltar…
É assim que se faz turismo.
100 000 não. Mas 80 000 sim.
Portanto não alugou, e com quantos anos ?
Ainda agora aluguei um a gasolina, que com 2 meses tinha 10 000km
Ora bolas, então fazem menos que os eléctricos.
“Para agravar os problemas, a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão.”
Afinal parece que é um facto provado e comprovado que a desvalorização dos elétricos é muito superior aos carros a combustão e nos EUA ao que parece ainda é pior
« a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão. »
Alguém sabe o motivo?
Porque possuem mais uso que os outro automóveis…
Mais um especialista.
Qualquer pessoa que saiba fazer umas contas, sabe que, pelo menos por agora, o custo de um elétrico, incluindo a compra, utilização, manutenção e valor de revenda passado uns anos deixa qualquer um de cabelos em pé.
Então qual teve para saber isso ?
@JL quando tiveres duvidas fala com uma gestora de sinistro de uma seguradora, pergunta-lhe as dores de cabeça que dão os elétricos na resolução de sinistros… E já agora custos.
Hoje aprendi que se bater com um Bugatti e a culpa for minha fica mais barato do que se for com um qualquer carro elétrico…
Para isso falo consigo, já que fala com toda a gente.
Curioso, porque deram-me um toque há uns meses e não houve problema nenhum, teve algum problema com o seu VE ?
Ok especialista.
Mas o mesmo é válido para os carros a combustão.
Então os BEV são piores que os ICE a longo curso quantos mais Km fizerem é isso que estás a dizer?
Se fizeres 1 km num BEV e 1km num ICE as diferenças são enormes a nível ambiental.
Se adicionares a produção, precisas de abater essa diferença porque os BEV necessitam de mais recursos. No entanto, como circulam mais abatem mais depressa a diferença e em menos tempo sendo mais benéficos para o ambiente.
Entendido?
E qq dia é a Uber. Infelizmente não será a Uber a arcar com o prejuízo mas sim os desgraçados que trabalham para a Uber.
Nem depois dos comentários anteriores. O modelo de negocio da Hertz é comprar e vender depois, e nesse processo ganhar nas duas frentes, no aluger e na revenda. A Uber é outro modelo de negocio… enfim.
Não adianta… ele já tem um preconceito bastante profundo contra carros elétricos e nem se lembra que existem condutores de UBER com carros a combustão e esses é que estão a levar com a pancada.
E qual é a diferença @Miguel? Tal como a HERTZ, a Uber quer fazer greenwashing no entanto o ónus dessa veleidade (aquisição e depreciação) passa para quem tem q comprar os carros para poder trabalhar para eles. A Uber lava daí as mãos.
E da primeira vez que teve quase na falência foi o quê?
2014 – https://www.forbes.com/sites/nathanvardi/2014/08/20/shares-of-hertz-fall-after-company-discloses-operational-problems/
2018 – https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2018/03/20/hertz-seems-to-be-hurting-under-the-hood/
2021 – Falencia
https://restructuring.ra.kroll.com/hertz/
https://www.reuters.com/article/us-hertzglohldg-bankruptcy-idUSKBN22Z03W/?taid=5ec88724fb44e00001b15a33
Tambem foi culpa dos Elektros??
continuem com a promoção dos eletricos puros prototipos de uma tecnologia ainda sem maturidade sufeciente para estar num mercado onde os carros tem de durar 20 anos
Avisa a Ford, porque os carros elétricos deles feitos em 1997 ainda circulam nos dias de hoje.
Por isso é a Ford anda tão bem nas vendas só na Europa vai despedir 4.000
Agora a durabilidade das baterias é um problema?
+1 deviam apostar no Hidrogenio que tem mais que provas dadas
Então é melhor apostarem nos que duram, que são os eléctricos.
Mercado segunda mão de elétricos e híbridos sub 20k, começa a dar cartas, onde se inclui Tesla Model 3.
Não é preciso ser um genio para perceber que ia dar bosta !
quantos parolos esperavam ter para comprar em 2º mão um carros a bateria ?
Po cá vai ser o mesmo alguns só vão acordar pra vida quando o quiserem vender.
só no stand virtual estão 459 teslas pra venda, fora o resto.
Qual é a diferença para ter parolos que compram a combustão em segunda mão ?
Eu comprei um em segunda mão, qual é mesmo o problema ?
Curioso, porque no StandVirtual estão 44 500 carros não tesla.
E nenhum barato, vocês bem dizem que andam pela rua da amargura, mas não encontro nem um barato
Para teres uma ideia de números.
A Tesla tem só o modelo mais vendido do mundo nos últimos anos e tem 459 teslas à venda, mas se fizeres uma consulta encontras 518 BMW serie 3 à venda desde 2015 a 2024.
Pela tua lógica ninguém quer BMW…
.. ou então a tua lógica está errada.
O problema do carro elétrico num rent-a-car é o cliente que na maioria dos casos é um turista que quer um carro para passear e conhecer outro país.
Neste cenário quem aluga um carro elétrico, sem saber onde carregar e perder tempo à espera da carga, com viagens curtas e tempo limitado…
Deve ser por isso que têm poucos kms com poucos anos. Devem ter andado no tapete rolante. LOOOL
Pode ser que aprendam. Da melhor forma, a perder dinheiro.
Pela segunda vez ? Só que da outra vez não tinham ve’s.
Da primeira vez foi por causa do aumento do preço da palha.
Então mas elétricos era o futuro! XD
Quem caiu na patetice de comprar um elétrico perdeu 80% do valor do carro em 2-3 anos. Parabéns! XD
Não sejas egoísta… partilha lá onde estão esses carros desvalorizados.
Há dias era 50, agora já é 80% ? Ainda estou à espera deles.
Não é novidade nenhuma que os EV’s, por diversas razões e até devido à própria evolução da tecnologia elétrica, desvalorizam muito e depressa. Só é novidade para quem anda desatento e pelos vistos a Hertz não só andava desatenta como caiu na asneira de comprar carros elétricos à pazada, de tal forma que teve de cancelar encomendas a vários fabricantes, senão o prejuízo seria exponencialmente maior e mais grave.
Seguramente que não voltam a cair no mesmo erro, pelo menos não desta dimensão.
Eu queria saber onde posso arranjar essas carros desvalorizados… nunca os vi.
Eu também.
Então que cancelamentos de vários fabricantes foram esses ?
Ter quase falido em 2020 ou 21, também foi devido aos eléctricos, chego à conclusão que os eléctricos são culpados dos males de todo o mundo. Looool