Governo dos EUA já colocou a Xiaomi numa das suas listas negras
O governo dos EUA tem estado paulatinamente a banir empresas chinesas. Os argumentos são sempre os mesmos, com questões de segurança a serem levantadas. Estas são associadas a uma desconfiança sobre a forma como os dados são tratados.
Depois de termos visto a Huawei e a ZTE a serem banidas, é agora a vez de outro gigante chinês. Falamos da Xiaomi, que acabou de entrar numa das listas negras do governo dos EUA. Não é a mesma das restantes marcas, mas é ainda significativo.
Xiaomi é a mais recente vítima dos EUA
Apesar de estar a poucos dias de abandonar o cargo de presidente, Donald Trump e o seu governo parecem não abrandar. A sua luta contra a China e as suas empresas está novamente a ganhar força, com novas movimentações a serem tomadas.
Desta vez as vítimas foram 9 empresas. Estas foram colocadas numa lista negra do governo dos EUA. São, segundo a descrição que acompanha esta ordem, empresas que alegadamente estão associadas ou são participadas pelo exército chinês.
Lista negra impede investimentos e tira valor
Entre as empresas desta lista consta a Xiaomi, que assim é colocada sob o microscópio. Apesar de não ser a mesma lista que limita a Huawei e a ZTE, esta mudança deverá ter um impacto grande no futuro da empresa, quer no imediato, quer no futuro.
Esta lista, onde agora as 9 empresas deram entrada, irá causar um impacto financeiro imediato por proibir o investimento futuro nestas. Todas as empresas americanas vão ainda ser obrigadas a retirar os seus investimentos feitos até ao dia 11 de novembro de 2021.
Donald Trump quer deixar marca nesta guerra
É por isso natural que a Xiaomi vá ter uma desvalorização grande em bolsa. Terá também, por isso, um valor menor. Há ainda a possibilidade do governo dos EUA barrarem a importação de produtos da marca num futuro próximo. Desta forma controlam a presença que a Xiaomi tem no seu território.
Esta medida é mais uma tentativa de Donald Trump de deixar uma marca nesta guerra comercial contra a China. Huawei, ZTE, DJI e agora a Xiaomi são as faces mais conhecidas destes bloqueios, que aparentemente trazem prejuízo para ambos os países. Resta saber como Joe Biden, o próximo presidente dos EUA, vai tratar este tema.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Donald Trump, EUA, lista, negra, Xiaomi
Ou seja as únicas 2 empresas que continuam mesmo banidas são, por coincidência, aquelas que podiam disputar com os americanos as infraestruturas 5G, por pura coincidência claro. Entretanto há uma empresa de drones que levou uma palmada mas que pode até continuar a vender nos States e a empresa de telemóveis que, mais uma vez só por acaso, até ultrapassou a Apple em volume de vendas leva o equivalente a uma multa financeira mas também pode continuar a vender em território americano.
E como é óbvio isto é tudo sobre “segurança” e não pura estratégia económica nada mesmo.
Mas quem sao os EUA? Pensam que mandem em tudo, falam em espiar e espiar. E os USA? Não espiam?
Aqui por casa vamos continuar a usar produtos xiaomi, os USA nao mandam nada.
É pena quem ainda defenda USA, quando eles só fazem teatro e de vítimas! Conflitos com Russia, Coreia do Norte, Israel e por ai fora… concluindo com China? Pressão na Europa?
Quem é que cria os conflitos afinal? Quem é as vitimas?
Estes gajos (EUA) pensam que são os donos e senhores do mundo?
O problema é que eles acham-se donos do mundo, o mundo acham-nos donos do mundo e são um povo capaz de envergonhar o planeta. Armas e dinheiro, tudo se resume a isso.
Acções expectáveis.
Aquando do bloqueio à Huawei eu disse aqui que outras iriam seguir o mesmo caminho.
A união Europeia devia de começar a fazer embargos económicos aos USA, mas lá está vem sempre a conversa o velho aliado, aliados andarão os Norte Americanos a tentar impingir a democracia Norte Americana, a todos, o ainda actual presidente não quer reconhecer a vitória do adversário conquistada em democracia, e é isto que eles querem dar como exemplo de democracia.
Por isso sou a favor de software ou serviços que nao seja feito na América para eles não terem este poder todo.
– Redes Sociais
– Sistemas Operativos
– Software
– Data Centers
– etc…
De alguma forma concordo com isto.
Toda a gente sabe como na China se trata a privacidade dos utilizadores, utilizando-as para outros fins convenientes.
E acreditas que os EUA também não o fazem? E a Rússia…. Todos querem controlar.
Sr. Carlos Fernandes, você usa Xiaomi?
Você prefere a democracia chinesa ou a democracia americana?
E o que eles obrigaram os outros a fazerem o que eles querem tem a ver com democracia? Os chineses podem ter 1001 defeitos, aí não há sequer discussão, mas pudeste ver no caso da Huawei mais rápido tens o grande exemplo Americano a torcer-te o braço para obedeceres.
Se se tratasse de democracia, elas punham as provas cá fora e que cada um decidisse como agir. Agora essa do “estamos a salvar o mundo” e só por coincidência ainda ganhamos dinheiro com isso hmmmm
Eu prefiro a democracia chinesa! mas nao era essa a questão, a guerra de hoje em dia são por dados e dados são poder, ou você acha que o EUA são os paladinos guardiões dos nossos dados! Por isso eu uso xiaomi que assim to apoiando o pais que vejo que tem mais futuro
Nunca vai dar em nada. Enquanto a xiaomi continuar com hardware de empresas americanas ninguem vai banir.
Também acho que o android está na altura de ser substituido por um OS mais “limpo” e com possibilidade de escolhar funcionalidades na instalação. Vamos ver o novo OS que supostamente a huawi iria lançar este ano…
Se esse OS for realmente melhor do que o android, nao vejo porque nao a huawei partilhar/desenvolver juntamente com xiaomi realme oppo e etc… As aplicações da playstore rapidamente estariam todas essa plataforma.
“…acho que o android está na altura de ser substituido por um OS mais “limpo” e com possibilidade de escolhar funcionalidades na instalação.”
Consegues fazer isso no iOS? Claro que não…
Nem é preciso, o IOS é desenvolvido para uma unica marca. Um sistema para ser compativel com tantos dispositivos de marcas diferentes tem de estar carregado de porcaria. Por isso mesmo é que a apple continua com 6GB de RAM enquanto que um android de topo para acompanhar tem de estar nos 8 ou 12GB.
Passou à frente do iphone em telemóveis mais vendidos, passa para a lista negra! Tudo normal!
Isto só vem provar que o desenvolvimento tecnológico na China há muito que ultrapassou o estagnado e dependente mercado de 2 ou 3 empresas americanas. Obviamente que a HUAWEI está muitos e largos anos à frente da tecnologia 5G e em breve 6G.
Infelizmente a UE tem à frente dos seus destinos gente sem eles no sítio para literalmente ignorar aquilo que os EUA dizem sobre estas empresas.
Não entendi, a UE é um carneirinho para os EUA, como é visível, no caso do 5g, logo não ignoram obedecem.
Antes de defenderem a China, e se tiverem Netflix, vejam este documentário para perceberem o que os EUA não querem para o seu futuro: https://www.netflix.com/pt-pt/title/81090071
E acho que nós também nos devíamos de preocupar… A correr como corre actualmente, daqui a umas décadas viramos escravos dos chineses, e já começa em Portugal (China Three Gorges, Fosun, etc.)…
https: //eco.sapo.pt/2018/12/04/xi-jiping-patrao-chines-da-energia-e-banca-portuguesas-chega-a-portugal/
Vai ver se na Coreia do Sul ou no japão trabalham as mesmas horas semanais que nos EUA. Tb miguem se preocupa com a carga de trabalho em países como Bangladesh. Nos países asiáticos entendem o trabalho de um forma diferente dos ocidentais.
Por acaso vi esse documentário esta terça-feira, o que achei mais relevante foi a empresa chinesa permitir filmarem aquilo as claras.
Outra coisa, essa empresa era o n.º 2 mundial na produção de chapa de vidro para o mercado automóvel e a n.º 1 era japonesa com um volume parecido. O expectável era a empresa chinesa ser 10x maior que a japonesa e que nos estados unidos houve-se uma empresa 3x maior que a japonesa, isso seria um mundo equilibrado, mas isso não interessa a quem esta no topo.
A hipocrisia dos gringos…
E a UE sem políticas próprias no seguidismo destes capangas…
Incrível como o pessoal aqui consegue ser tão ingênuo. Os EUA não são uns santos, sim espiam, mas eles são nossos aliados mais importantes (a Europa mal se consegue defender sozinha), claro que existe um colonialismo americano, mas preferem democracia Chinesa ou Americana? Acham mesmo que uma super potencia global chinesa é melhor que uma americana? Falam tanto de sexismo, racismo, falta de direito humanos, democracia, liberdade de expressão blá blá, querem comparar esses campos com a China?
Para não falar, os EUA roubam dados sim sr, especialmente suas companhias, mas ter comunicações Chinesas em que espiam informações dos países ocidentais (devo lembrar que a China não é nosso aliado e recebe propaganda anti ocidental desde que nasceram) pode meter questões de segurança em risco.
Ah já sabem da situação da Republica Checa com o Taiwan e China? Em que a China ameaça um país da UE por visitar o Taiwan? https: //www.noticiasaominuto.com/mundo/1573564/pequim-adverte-republica-checa-que-pagara-caro-por-visita-a-taiwan já falei dos campos de minorias etnicas na china?
Mas vá lá, eles estão mais avançados em alguns campos e produzem produtos mais baratos, vamos comprar tudo a ele e deixar eles comprarem nossas economias, que pode correr mal? Acordem para a vida, falem tanto da Russia e EUA, um mundo em que a China é a Super potencia em 1º lugar é um mundo muito pior. Mas o ódio aos americanos mete muita gente cega. A China é um Estado com super vigilância e que os direitos humanos é uma porcaria e tem 0 de valores democráticos.
https: //expresso.pt/internacional/2021-01-14-A-China-mente-e-engana-a-comunidade-internacional-ha-meio-seculo
Entrevista muito boa. Hipocrisia do EUA? Sim, mas vocês que não acordem para a China que vão ver o mundo nos próximos 25 anos vai melhorar muito.
Isso é uma teoria engraçada mas quando os EUA fazem aquilo que fizeram com Portugal, pura chantagem para fazermos aquilo que eles querem, onde é que estão a ser melhores??
E repito se estão assim tão preocupados porque é que só 2 empresas é que estão realmente banidas e só por coincidência são as empresas que podiam competir com os americanos e provavelmente eram mesmo a maior competição na questão do 5G.
Mesmo a Xiaomi já devia estar banida há muito por essa lógica porque fora os smartphones têm mil e um produtos para casa, incluindo câmaras de segurança. Agora esta restrição económica (e que nem sequer proibe a Xiaomi de poder continuar a comercializar em território americano acrescente-se) acontecer um par de meses depois da Xiaomi ultrapassar aquele que é o maior fabricante americano e uma das grandes empresas em bolsa mais uma vez cheira só a interesses económicos
Só te faltou dizer que o Trump é um gajo porreiro! E já agora, que a mulher dele casou por amor…
Sr. Tmmy você escreveu muito bem, concordo com você, mas ha uma coisa a europa nao se consegue defender sozinha, e se esqueceu de outras, os USA deram muituissimo dinheiro a portugueses e continuam a dar, e a china tirou-nos muitissimos postos de trabalho por causa de na china nao haver direitos humanos, mas muitos ingenuos da tugolandia preferem chinocas, pois tem todo direito respeito a vossa decisao, até podem ir viver para a china e pedir a cidadania chinesa, ali nao brincar.
Eu Logo vi…..depois da Huawei ia ser a xiaomi pois está a conquistar mercado….estes Americanos não convencem ninguém com essa coisas do espiar, sem provas ninguém acredita, sei que a China não é perfeita pois é uma ditadura, mas os Americanos lá por ser democracia também não são flor que se cheire.
Como já aconteceu a muitos impérios das águias, caíram e eles também irão cair futuramente.
Porque dominar assim o mundo não vai ser para sempre….
Acho mesmo que o ideal é esperar pelo Joe Biden para ver o que ele vai fazer com este dossiê…