EUA vão banir WeChat Pay, Alipay e mais seis aplicações de pagamento chinesas
Está aberta mais uma frente de confronto entre os EUA e interesses da China. Segundo informações, o governo Trump diz que as apps de pagamento chinesas, incluindo o WeChat Pay, são uma ameaça à segurança nacional. Por ordem executiva, todas as transações nos EUA com essas aplicações devem cessar atividade em 45 dias.
Depois do TikTok, agora é a vez das aplicações de empresas da China que permitem transações financeiras nos smartphones.
Trump continua a querer banir serviços chineses como o WeChat Pay
O presidente Trump emitiu uma ordem executiva a proibir transações nos Estados Unidos com uma variedade de aplicações de plataformas de pagamento chinesas a partir do dia 18 de fevereiro de 2021. A ordem diz que esta "ação agressiva" deve ser tomada porque as apps têm acesso aos dados de um grande número de utilizadores.
[O] ritmo e a difusão nos Estados Unidos de certos aplicações móveis e de desktop, e outros softwares desenvolvidos ou controlados por pessoas na República Popular da China, incluindo Hong Kong e Macau (China), continuam a ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos.
Neste momento, devem ser tomadas medidas para lidar com a ameaça representada por essas aplicações de software ligados à China
Refere a Ordem Executiva.
As apps visadas mais proeminentes são WeChat Pay e Alipay. O pedido também lista outros serviços de pagamentos menos conhecidos, como QQ Wallet, Tencent QQ, CamScanner, SHAREit, VMate e WPS Office.
As empresas americanas têm 45 dias a partir da data do pedido para cumprir. No entanto, os detalhes precisos de quais tipos de transações devem ser proibidos ainda não foram anunciados.
As seguintes ações serão proibidas a partir de 45 dias após a data deste pedido, até o limite permitido pela legislação aplicável. [Qualquer] transação por qualquer pessoa, ou com respeito a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos, com pessoas que desenvolvem ou controlam as seguintes aplicações de software ligadas na China, ou com as suas subsidiárias.
Refere o pedido.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos deve esclarecer os detalhes e, segundo a Reuters, planeia fazê-lo antes de 20 de janeiro.
Joe Biden toma posse dia 20 de janeiro
A data de 20 de janeiro não é ao acaso. Conforme já foi anunciado, o presidente eleito Joe Biden toma possa a 20 de janeiro. Embora a nova administração não tenha feito comentários sobre esta ordem executiva em particular, recentemente disse que poderia interromper ou atrasar regulamentações que não devem entrar em vigor até o dia da tomada de posse.
A Ordem Executiva segue tentativas anteriores do governo Trump de proibir o uso de aplicações de redes sociais chinesas, como o WeChat e, em particular, o TikTok. O serviço TikTok não é nomeado nesta nova ordem e os prazos anteriores para banir esta rede foram atrasados.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Acho muito bem, so falta mudarem as fabricas todas da china para India e Vietname e deixar a china isolada. Nao fosse o Ocidente e eles continuavam a passar fome como passaram antes da globalizacao.
Ou seja, a tua forma de resolver um suposto problema é fazer exatamente o mesmo que levou a esse problema -.-
Porque achas que consegues parar o consumismo? 😀
Eu uso a Alypay e a WPS Office e nunca me senti ameçado. Eu quero lá saber o que os mongos amaricados pensam fazer ou querem fazer.
Boas será que me podes fazer um pagamento por alipay e eu dou te o dinheiro.
Tiro o chapeu aos EUA unicos a fazerm frente a ameca do ccp!
ainda falavam mal do Trump, que grande senhor! A defender os interesses do seu pais, ao contrario dos nossos que defendem os seus bolsos apenas.
Sim, mas tem de haver rigor, não pode ser o vale tudo e passar para cima de todos em rigor disso.
Além disso o que é que ias defender? A MB Way? Infelizmente a rede sibs só funciona em meia dúzia de paises nao ias longe
Certo… É melhor serem só eles a ter os teus dados pessoais.
PCC*
Realmente é bom. Só falta alguém fazer o mesmo com os EUA e a NSA
Até hoje, em que se materializou um suposto “medo” do Ocidente face à China provocado por equipamentos e serviços tecnológicos de empresas chinesas?
Já os americanos, todos os países europeus foram e são vigiados de forma brutal, havendo provas irrefutáveis disso.
Sabe-se porque, tem uma democracia a funcionar e os sistemas de checks and balances… e em ditaduras como a chinesa??? o que se sabe??? NADA!!!
Abre os olhos rapaz…