EUA mantêm bloqueio à Huawei até 2021 porque há “risco para a segurança nacional”
A saga parece não chegar tão cedo ao fim e os Estados Unidos alegam riscos à segurança nacional para bloquear a Huawei. Segundo Trump, o veto à empresa chinesa será estendido até 2021. Esta contenda já vem de 2019 e tem criado alguns problemas em vários níveis, quer à marca da China, quer a outras empresas que cooperavam com a Huawei.
Estas limitações impostas por Trump estarão em linha com os seus ataques após o surto da COVID-19. O presidente apontou baterias à China, que culpa pela pandemia e pelos prejuízos humanos e económicos.
EUA continuam a barrar a Huawei
Segundo a Reuters, o presidente dos EUA irá estender o quinto bloqueio aplicado aos negócios, com a Huawei, por empresas americanas. A fazer um ano, desde que tudo começou, há empresas em rota de colisão, como é o caso da Google. Isto, porque a proibição de cooperação tem complicado a vida à empresa asiática e afetado diretamente os seus produtos e serviços.
Os últimos lotes de smartphones Huawei e Honor não possuem serviços da Google como resultado deste bloqueio. Aliás, já mostramos aqui essa ausência e eventualmente formas de colmatar o problema. Assim, não se sabe até quando irá persistir este bloqueio, já que, ao contrário do que se pensava, a nova extensão da proibição de negócios com a Huawei não se estende por alguns meses, mas por um ano.
A empresa chinesa tem-se distanciado dos sistemas tradicionais, nomeadamente a nível das aplicações, com a sua própria loja AppGallery. Contudo, enquanto que existem cerca de 2,1 milhões de aplicações no Google Play, a loja da Huawei tem, para já, cerca de 55.000 apps.
Mas há um bloqueio total?
Pelo que temos visto, há sim um bloqueio cirúrgico aos negócios da Huawei. Isto, porque algumas licenças temporárias foram concedidas para que existam empresas americanas a negociar com algumas das empresas chinesas. Conforme é sabido, um desses casos com licenças temporárias é a Microsoft, que pode vender o seu sistema operativo Windows para os portáteis da Huawei.
Para já, esta situação será mantida, embora a empresa asiática já tenha lançado, na China, computadores com sistema operativo Linux. Além, disso, foi igualmente dado a conhecer que está em desenvolvimento um sistema operativo Huawei para os seus computadores, o HarmonyOS.
Portanto, se esta contenda continuar por mais tempo, a Huawei estará na disposição de trocar o Android e o Windows pelo seu HarmonyOS, assim como usar a sua loja AppGallery como ponto de venda de aplicações. A empresa tem tecnologia que poderá usar sem necessitar das empresas americanas.
No entanto, tal como foi avançado pelo seu responsável, para lutar lado a lado com o Android e iOS 300 anos serão necessários! Claramente a mostrar que, não sendo impossível, é complicado.
Até 2021 os EUA estarão de costas voltadas para a Huawei
Desta forma, a nova ordem executiva assinada pelo presidente Trump estende-se até maio de 2021, mantendo assim o bloqueio para as empresas americanas e os seus negócios com empresas que continuam a representar o tal "risco à segurança nacional", como é o caso de Huawei ou ZTE. Algo que permanece assim, apesar das reuniões e concessões implementadas para minimizar ao máximo o impacto negativo para as empresas americanas.
Assim, resta-nos estar atentos ao desenvolvimento da estratégia da Huawei. Isto, porque a continuar desta forma, já com equipamentos a testar software e serviços que não são de empresas americanas, a competição poderá aumentar. Quem ganha é o utilizador com trunfos de ambos os lados a tentar captar a atenção de quem compra e usa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Go Trump!
Depois do CFO da huawei ter sido preso por técnicas de espionagem, é normal que havemos de duvidar das intenções deles.
sim os States são santinhos queres ver…..
Chineses e Americanos são farinha do mesmo saco! Também todos os fabricantes e empresas de prestação de serviços vendem os nosso dados, nos dias de hoje a informação é bem mais precioso que existe, não existe negócio com mais lucro! Gostaria mesmo assim ver a China a vetar comércio com os EUA… A Europa só tem de começar a prestação mais atenção ao desenvolvimento e olhar mais para os nossos produtos e o resto é conversa!
São tudo a mesma coisa, EUA matou dezenas de médicos e ativistas que denunciaram o COVID-19, matou outras centenas que comentaram sobre o assunto nos chats exclusivos da America, pq na America vc não pode escolher qual app usar, sumiu com outros milhares que se manifestaram num certo estado da America chamado Hong Kong, ah esses americanos que vendem armas na esquina e balas na mercearia, onde qualquer cidadão de bem pode comprar para se defender do estado opressor.
Se não fosse pelos americanos malvados, tu nunca poderias acessar o Pplware!
Hélder, A China é maior exportador do mundo, se os chineses deixaram de vender aos EUA, as empresas vão despedir milhões de funcionários. A China é que precisa do mercado americano, pois não ao contrário,. Só o facto dos RUA terem aumentando as tarifas para certos produtos chineses já fez a economia chinesa , ter baixado o crescimento econômico. Com o vírus, cálcula se que na China haja entre 80 a 100 milhões de desempregados. Só este ano quase 9 milhões de estudantes vão entrar no mercado.
Hélder , é a China que precisa do mercado interno americano. A China é o maior exportador do mundo. Se China deixasse de vender aos EUA, milhões de pessoas iam para o desemprego. Apesar de ter 1.4 biliões de pessoas apenas 500 milhões são classe média ( mas bem menos ricos que a classe média americana). Só com o aumento das tarifas a produtos chineses, imposta pelo Trump, já fez a economia chinesa, crescer menos. Com o Coronavirus, a China tem entre 80 a 100 milhões de desempregados,. Parar piorar só este ano, 9 milhões de estudantes vão entrar no mercado de trabalho! Se a China entrar em recessão por alguns anos, vai estalar uma revolução social, ou até a queda do partido comunista chinês. Imagina 20/300 milhões de pessoas sem emprego!!
Precisa sem dúvida! Aliás inclusive a China depende da soja dos EUA por exemplo! Mas sinceramente os EUA têm mais a perder, os americanos não gosta de trabalhar e precisam de fabrico chinês… Nós europeus temos de aproveitar sem tomar partidos, porque se dependermos de ambos estamos tramados e tivemos infelizmente um bom exemplo recentemente.
E o Snowden está refugiado na Rússia por ter denunciado as técnicas de espionagem americanas. É normal duvidarmos das intenções dos EUA.
Bem, isso dura até 2021 se o Trump for presidente até lá. Este ano há presidenciais, e se o Joe Biden vencesse, acabava logo isso do bloqueio à Huawei no primeiro dia. É que esse tipo come e bebe com os chineses, dava-lhes tudo.
Quem vai se lixar nisto tudo vai ser os EUA pois a Apple depende do consumo chinês (80% das vendas das Icoisas). Ainda não perceberam que isto não tem nada a haver com a “segurança” mas sim com a Cisco ter perdido cota do mercado nas redes. Os EUA estão a tentar fazer com que os consumidores comprem produtos da Cisco e assim poderem espiar tudo e todos como fazem com a coluna da Apple e de outras empresas americanas.
Quem quer apostar 10.000€ que o Trump vai ser reeleito em 2020?!
A China teve a sua chance de tentar acabar com o Trump e não conseguiu…
Quem quer apostar mais 10.000€ que o Obama vai ir preso?!
Obama preso porque? mas por mim pode ir, ele o Bush e a Clinton