“HarmonyOS levaria 300 anos para competir com Android e iOS” diz fundador da Huawei
A Huawei é uma marca com bastante peso no mercado, nomeadamente no segmento dos smartphones. No entanto, de acordo com o seu fundador, Ren Zhengfei, atualmente o HarmonyOS não é capaz de concorrer com o Android e iOS.
Em entrevista à Dragon, para além desta conclusão, Zhengfei adiantou ainda que levaria 300 anos para que o sistema operativo da marca chinesa conseguisse alcançar os dois outros sistemas mais populares.
HarmonyOS não tem força para competir com o Android e iOS
Quem o diz é o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, numa entrevista dada à revista Dragon. Recordamos que Zhengfei renunciou recentemente ao cargo de CEO da empresa, passando este lugar a ser desempenhado por Guo Ping.
Na entrevista, o executivo comentou a atual situação do mercado de smartphones devido à crise da COVID-19 e referiu que a Huawei deve continuar a investir no seu sistema operativo HarmonyOS.
Mas o fundador da Huawei foi mais longe e referiu que o HarmonyOS não tem força suficiente para competir com os sistemas da Apple e da Google. O ex-CEO adianta ainda que este processo levaria pelo menos 300 anos.
As vendas mundiais de dispositivos com os sistemas operativos Android e iOS são enormes e a Huawei está atrasada. É difícil para os consumidores aceitarem outros sistemas operativos. Assim, o sistema operativo da Huawei pode levar muito tempo para superar o Android e a Apple, mas não mais de 300 anos.
diz Ren Zhengfei
Governo dos EUA continua a ser um entrave para a Huawei
No entanto, Zhengfei salienta que o problema não é nem da Google nem da Apple, sublinhando que mantém boas relações com ambas as empresas, nomeadamente no desenvolvimento do 5G. Talvez o motivo possa estar nas sanções e conflitos por parte dos EUA.
Como se sabe, as empresas que pretendam negociar com a Huawei, devem pedir uma licença especial ao governo americano. E Zhengfei reconhece que esta análise tem demorado, nomeadamente no processo da Google, o que se traduz num problema para a empresa chinesa.
Seria até bom não precisar de usar os componentes ou sistemas dos EUA, mas o que acontece se os consumidores não comprarem os nossos produtos?
Nesse sentido, o fundador adianta que, no caso de haver um novo conflito, a Huawei poderá usar peças chinesas.
Procuramos manter um bom relacionamento com os nossos fornecedores americanos, mas temos alternativas às peças dos EUA, caso necessário. Mudar uma rede de fornecimento é algo complicado e nesta fase de isolamento de alguns países é prejudicial para o mundo. Nenhum país é totalmente auto-suficiente, assim como uma empresa ou os seus fornecedores.
Como sabemos, a empresa chinesa tem-se distanciado dos sistemas tradicionais, nomeadamente a nível das aplicações, com a sua própria loja AppGallery. No entanto, enquanto que existem cerca de 2,1 milhões de aplicações no Google Play, a loja da Huawei tem, para já, cerca de 55.000 apps.
Este artigo tem mais de um ano
300 anos a sério. That is a nice example of the Art of Deception.
com esse pensamento, Huawei não entende nada de gatilhos mentais, é possivel mudar isso em poucos meses, se ela quiser!
Só que não.
300 anos para o sistema da Huawei superar o Android e o iOS ?? E quem o afirma é o fundador da própria empresa ?? Não acredito !! :O
A microsoft já percebeu isso há muito tempo.
Deixa lá rapaz. A Microsoft anda há 34 anos a tentar fazer um SO em condições e ainda não conseguiu.
300 anos é exagero, com 150 ou pouco mais é capaz de superar o Symbian, daí em diante alcança o Firefox OS e mais umas décadas já pega os primeiros Androids se ainda existirem até lá.
Mente limitada amigo tomara tu poderes ter nas unhas um topo de gama huawey e percebidas a raiva do pato Trampa por estar a perder terreno abre os olhos e deixa de ser servo dos gringos
Era só uma piada amigo, para mim tanto faz como tanto fez quem fabrica ou desenvolve, sendo bom e barato tá ótimo
Ele nem se está a referir aos equipamentos Huawey (Huawei) mas sim ao que foi referido pelo ex CEO! nioalberto lol deixa de ser flamer!
Até parece que seriam precisos 300 anos… Se o sistema tiver qualidade e for o que os consumidores querem e mais ainda, basta meter as marcas chinesas a usá-lo e é num instante.
Agora, repito, tem que corresponder ou ultrapassar o que os consumidores querem.
“Assim, o sistema operativo da Huawei pode levar muito tempo para superar o Android e a Apple, mas não mais de 300 anos.”
Onde está escrito que levará 300 anos? Não seria até 300 anos? Isso poderia ser uma semana, um mes, um ano…
Até 300 ou <=300, não é isso?
E até não pode ser 300 anos? Mania de complicar.
“O ex-CEO adianta ainda que este processo levaria pelo menos 300 anos.”
Literalmente disseram que levaria 300 anos ou mais, entretanto o que o fundador disse foi 300 anos ou menos. Literalmente o oposto…
Numa clara ironia o que ele disse é que demora tempo, as traduções podem escapar detalhes mas “So, Huawei’s operating system to surpass Android and Apple’s operating system, may take a long time, but not more than 300 years.”
Não será uma questão de qualidade, mas de quantidade. De 55k para 2,1M apps ainda vão ter que passar uns aninhos.
2,1M em que 2,0M são lixo, qualquer cágado faz uma aplicação e mete na playstore!
E mesmo assim insiste em investir nele?
Realmente… 🙂
Foi uma forma simpática de dizer, “esqueçam o harmonyos e comprem antes android ou ios”… porque em ~5 anos podia estar no meio e em 7 anos no topo caso quisessem se bem que o “preço” para isso é alto..
O título mostra o quanto é difícil interpretar texto, não?
O André disse tudo o que o autor da notícia não percebeu!
Pois…
A mensagem em Inglês: “It will take no longer than 300 years to surpass Android and Apple” ou seja, não precisam de mais de 300 anos para superar o Android ou Apple. ( O André no comentário acima têm razão naquilo que diz.)
O que o Ex-CEO esta a tentar passar uma mensagem que o HarmonyOS não é uma ameaça para o Android e IOS. É o tipo de mensagem para os deixar em paz, pois estamos muito atrasados . Enquanto isso podem continuar a trabalhar no sistema e a melhora-lo.
A mensagem que passam para os potenciais clientes e que não dá muito confiança. (Mas certamente esta mensagem só passa fora da china).
Tal como é referido no artigo, e de modo obviamente especulativo, para chagar ao patamar do Android ou iOS, o HarmonyOS não demorará mais de 300 anos para lá chegar. Portanto, os 300 anos, que foram deixados entre aspas, são exatamente essa referência especulativa… 300 anos para lá chegar, como forma de dizer, está longe, mas pode ser possível.
Agora, a Huawei tem vários exemplos dessa dificuldade, basta ver o que já tentou a Samsung, com o Tizen ou a Microsoft com o Windows Phone e… não é fácil. 😉
e o BADA!!!
Entre aspas que dizer que estão a transcrever uma citação o que escreveram “HarmonyOS levaria 300 anos para competir com Android e iOS” o que ele disse “HarmonyOS não levaria 300 anos para competir com Android e iOS” totalmente diferente não?
Para, o webos do zire, da palm, era a melhor cois que tinha e foi engolida pela iphone. Dava pra fazer tudo nele, inclusive podia ver vários aplicativos cópia e conversões. Joguei demais supernintendo nos meus platões, digitava na tela, resumos, lia livros, vi Filmes e já minhas músicas nele, tirava fotos, etc. Hoje quem lembra? Tenho na minha TV.
Se eles próprios dizem 300, devem ser uns 600.
Eu acho que serão 3 anos.300 anos é uma tontice pegada.Nem é crível que uma pessoa com esta posição tenha dito uma asneira destas,é completamente absurdo !!
Aí, daqui a seis meses, o sistema já está pronto e só esperando os desenvolvedores portarem. Chinês é foda até pra sacanear a concorrência.
Isso faz sentido, até porque os outros sistemas não tem nem ainda 80 anos.
Titulo mais uma vez a aldrabar o que ele disse foi que não eram necessário 300 anos para superar IOS e Android.
Há 13 anos alguém dizer que em 5 anos a nokia deixaria de existir como player em telemóveis era chamado de louco.
Aplicações podem haver milhões se depois o que interessa e é usado são 5 ou 6 e com o evoluir até podem deixar de haver aplicações e correr tudo num browser e não é necessário pagar 30% nem andar a desenvolver para 2 sistemas diferentes , basta sair um telemóvel ou ecosistema fora da caixa que seja do agrado de muitos que isto vira tudo de repente.