Especialista diz que em breve a maioria dos elétricos terá 500 km de autonomia
Sendo uma opção relativamente recente, ainda existem muitos entraves à adoção de um carro elétrico. Desde o impacto das baterias, passando pela logística das estações de carregamento, até à autonomia que, para já, é insuficiente. Sobre esta último, há um especialistas que dá garantias.
Em breve, a maioria dos carros elétricos terá uma autonomia de pelo menos 500 km.
O futuro conta com carros mais autónomos
O professor Maximilian Fichtner, especialista em baterias e responsável pelo departamento de sistemas de armazenamento de energia do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), deu recentemente uma entrevista onde falou, entre outras coisas, sobre os benefícios da mobilidade elétrica e da enorme evolução que a indústria vai sofrer nos próximos anos.
Conforme explicou o professor, os principais avanços relativamente às baterias centrar-se-ão na densidade energética. Esta irá aumentar consideravelmente pela chegada de novos materiais (ânodos de grafite e silício, por exemplo) e pela melhoria das estruturas das embalagens.
Hoje em dia, as baterias contêm apenas 25%-30% de material de conservação, sendo que o resto são aditivos, invólucros, entre outras coisas. Nesse sentido, Fichtner refere que, nos próximos anos, a proporção efetiva desse material poderá quase duplicar, reduzindo os custos de produção e a capacidade das células.
Além disso, acredita que a tecnologia dos eletrólitos sólidos poderá vir a ser o auge das baterias, embora ainda careça de investigação e de análise de questões, como os custos.
Fatores alinhados para que os elétricos prevaleçam
As atuais baterias constituídas por iões de lítio já estão numa curva descendente, na medida em os químicos LFP já quebraram a barreira dos 100 dólares por kWh. Este que é o valor que muitos consideram como aquele em que os custos entre modelos térmicos e elétricos se vão igualar.
Mais do que isso, o professor considera que, tendo em conta a rápida evolução da indústria automóvel elétrica, gamas superiores a 500 km "serão em breve tomadas como garantidas". Para isso, as estruturas de carregamento também precisam de evoluir.
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Fonte: Foro Coches Eléctricos
Neste artigo: autonomia, baterias, carros elétricos
E demorar 10 minutos a carregar num posto público e o preço do carro a 15000€.
o estado já tratou de meter imposto… por isso já nao fica muito barato carregar num posto “publico”
o mais barato é em casa e ligado á tomada do vizinho
E não te esqueças de usar também o Wifi do vizinho!
500km? Até mais , mete mais bateria e depois ficam tipo barcos como o Mercedes com 5 metros de comprimento , ridículo , a ideia do elétrico é giro mas está ainda a anos luz de ser pratico muito menos para Portugal aonde existem dezenas e dezenas de zonas sem um único posto para abastecer o carro e ligar na corrente normal boa sorte a levar 1 dia para carregar um ciclo completo.
Se 500km de autonomia chegam e sobram para a maioria dos consumidores, por que razão haveriam de meter mais bateria para ficarem barcos, como tu dizes?
Para mim não chegava , o meu diário é perto de 120kms mais ou menos e não tenho posto para carregar no meu concelho , faz isso 5 dias na semana e lá se vão os 500kms , carregar como manda a regra das bateria dos 1020% até aos 90 e pouco numa tomada normal durante a semana? Não dá simples , não é pratico e as baterias tem o limite que tem e mais kms só com maior volume dai os barcos de 5metros como o Mercedes que saiu. É horrível é giro todos virarmos EcoFriend mas para mim não dá , é esperar por os motores de hidrogénio.
Ó caramelo, 120Km por dia é para meninos. Numa tomada normal, bastam 8 horas para carregar esses 120Km.
Um conselho: antes de dizer disparates, um pouco de informação livra-nos de dizer barbaridades.
FiFi eu faço todos os dias 80kms para cada lado 160kms por dia chego a casa as 8 horas da noite e ligo á tomada demoro 30 segundos e no outro dia as 8 horas da manha tenho 100% novamente gastava 12€ por dia agora gasto 2€, e ainda tinha que andar a desviar-me para ir a uma bomba de combustível. Já disse em outro posto que em portugal já há um carregador em cada município e não há cidade nenhuma que não tenha um carregador. O Tesla Model 3 não parece ser um barco e faz 600kms e posso dizer que dos 0 aos 100 com o “brutal” peso das baterias não há carro a combustão que o acompanhe.
essa ideia de que 500km chegam para a maioria dos consumidores é uma opiniao tua ou tem alguma base estatistica?
Fifi, tomara tu o barco EQS da Mercedes.
O meu M3P demora 40 segundos a carregar, que é tempo que demoro para sair do carro e ligar o cabo.
Depois entro em casa e no dia seguinte, demoro mais 20 segundos para desligar o cabo e entrar no carro que está sempre com 90% da carga.
Faço a volta de 300Km por dia que me custam 5€.
Tem 86.000Km e gastei até hoje um jogo de pneus.
Não faz fumo, barulho nem tem fugas de oleo queimado.
Compreendo porem que não é de todo o carro indicado para broncos ignorantes.
E quando derem para trocar em 3 minutos com se faz num vulgar empilhador eléctrico, então nesse dia penso em comprar um!
Vai ser ainda melhor quando não for preciso queimar carvão e gás natural para carregar o carro elétrico.
mesmo assim é mais eficiente que o carro a combustão
Quando chegarem a ter autonomia de 1000 km com carregamentos a 100% em menos de 15 minutos, passam a ser opção para mim. Até lá, não.
Pois, como fazes mais de 800km por dia faz todo o sentido. E como não dormes não podes esperar 6-8 horas para ele carregar durante a noite. Faz mesmo todo o sentido.
faz muito mais sentido ter 2 carros. 1 electrico para quando a autonomia é suficiente e um não electrico para quando a autonomia não é suficiente.
Faz todo o sentido para mim da mesma forma que não faz sentido para ti. Não conheces a minha realidade como não conheço a tua. A minha opinião é tão válida como a tua ou a de qualquer um. Tens alguma dificuldade com isso ?
Nenhuma dificuldade. Os argumentos da treta é que me metem confusão. Só isso.
Então não tens dificuldade, mas achas que os argumentos diferentes do teu são uma treta e fazem-te confusão. Muita coisa se explica agora…
Quais argumentos? Não o vi dar nenhum argumento.
Acho que se olha para os eletricos pelo lado errado. O problema não está na autonomia, mas sim, no tempo de carga. Quando conseguirmos reduzir o tempo de carga para tempos aceitáveis, uma bateria com 300/400 kms de autonomia será o suficiente para 70% da população que faz menos de 80kms por dia. Depois poderá haver outras soluções com baterias com mais capacidade para aqueles que percorrem mais de 200kms por dia.
Há Cada Gajo, então para ti não é treta precisar de 1000km por dia e não ter tempo durante a noite para carregamento. Muita coisa se explica agora…
Sabes onde vivo ? Sabes em que condições vivo ? O que tu sabes da minha vida para tecer esse comentário ? Tens de compreender que nós não somos iguais e que temos diferentes expectativas sobre as coisas em função do contexto individual de cada um. Não tenho condições para ter um carro elétrico a carregar durante a noite. Tenho de me deslocar para o carregar. Por isso, quanto mais autonomia melhor . É muito dificil para ti compreender isso ? O país não é só a tua cidade e a tua moradia.