Elon Musk diz que o mundo precisa de produzir mais petróleo e gás
O CEO da Tesla, uma das mais sonantes fabricantes de carros elétricos, acredita que o mundo precisa de produzir mais petróleo e gás. Esta opinião surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está a prejudicar o seu fornecimento.
Elon Musk elegeu a sua plataforma predileta para fazer as alegações.
Sendo a Tesla uma fabricante de carros elétricos, é desde sempre uma concorrente dos carros de combustão interna, ou seja, alimentados por combustíveis fósseis. No entanto, o CEO Elon Musk acredita que o mundo deve produzir mais petróleo e gás.
Embora pareça contraditório, esta alegação surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia que, direta e indiretamente, está a envolver o mundo inteiro. As repercussões da invasão fazem-se sentir, por exemplo, em termos do fornecimento de petróleo e gás provenientes do país invasor.
Hate to say it, but we need to increase oil & gas output immediately.
Extraordinary times demand extraordinary measures.
— Elon Musk (@elonmusk) March 5, 2022
Tendo em conta estes tempos extraordinários, é necessário recorrer a medidas extraordinárias. Nas palavras de Elon Musk, é crucial que a produção de petróleo e de gás aumente, de modo a que os impactos da guerra nesse sentido não sejam tão graves como se prevê.
Obviamente, isto afetaria negativamente a Tesla, mas as soluções energéticas sustentáveis simplesmente não podem reagir instantaneamente para compensar as exportações russas de petróleo e gás.
Como sabemos, o mundo está altamente dependente do petróleo e do gás da Rússia. Conforme recorda o The Verge, embora essa dependência não tenha impedido os países de se posicionarem contra a Rússia, após a invasão à Ucrânia, a verdade é que surgem receios relativamente ao aumento dos preços da energia e dos combustíveis.
Relativamente à alegação de Elon Musk: como é normal, é difícil saber se terá algum projeto na manga. Afinal, embora seja o CEO de uma importante fabricante de carros elétricos, não descarta a importância dos combustíveis fósseis neste momento de (suposta) transição.
Não sou a favor de demonizar a indústria do petróleo e gás. Vamos precisar de queimar combustíveis fósseis durante muito tempo. A questão é apenas a que ritmo avançamos para um futuro energético sustentável.
Disse Elon Musk a Joe Rogan num podcast, no ano passado.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Elon…. A partir da Arábia Saudita, estou ajudar a trabalhar nisso arduamente!
Continua entretanto mandar satellites starlink que nos fazem falta para substituir a porcaria dos sistemas VSAT! 🙂
Arranjas trabalho por aí?
deves pensar que arabia saudita e a europa la pias finiho
Escassez mexe com a producao dele… portanto nada de novo
E se haver mais gas e petroleo, vai ficar mais barato . Simples.
Temos que fazer isso e claro, ao mesmo tempo, lutar para arranjarmos formas mais sustentaveis e amigas do ambiente. Ja temos a energia nuclear que ajuda em grande parte para combater as alteraçoes climaticas, mas muitos paises preferem nao usar.
mas depois os plasticos e os refiandos e lixo eletronico continuam a poluir. muitos paises pelo mundo mandam o seu lixo para paises asiaticos e africanos. ninguem faz nada sobre isto! money over people, people over people. im better than you cuz im british and you paskitani blablabla
E é verdade wtf.
Ou preferem usar o gas russo ?
Já toda a gente se esqueceu do drama das alterações climácticas. Estamos quase no ponto sem retorno. O Mundo precisa é que todos invistam nas energias alternativas, que melhorem as actuais e criem novas.
Exatamente.Infelizmente ninguém,mas ninguém mesmo liga a isso. 🙁
Pois . Há que descarbonizar a industria do armamento e tornar as guerras mais sustentáveis.
Palmas pela óptima resposta!
A única alternativa é nuclear
“Estamos quase no ponto sem retorno.”
Sim estamos sempre “quase no ponto sem retorno” há mais de 30 anos, e é sempre não resolvido com mais impostos…
Lembra o dito sobre o Brasil: “Brasil é um pais de futuro e sempre será”.
Reactivem as térmicas a carvão enquanto não houver alternativas ao gás e petróleo Russos, e entretanto aperfeiçoem e multipliquem as fontes de energias alternativas. Se não chegar, que venha o nuclear. Petróleo e gás Russo é para lhes por uma cruz.
As necessidades aguçam o engenho, se reactivarmos as térmicas a carvão, ninguém vai gastar recursos para multiplicarem as fontes de energia.
A única resposta inteligente por este lado.