Do Windows 1.0 ao Windows 10 numa viagem de GIF
A epopeia do Windows é fantástica. Nenhum outro sistema operativo tem uma história tão rica, tão intensa e ao mesmo tempo com tantos intervenientes. É património mundial, é ex libris da humanidade e, à linguagem universal, tudo isto concentrado nos bits e bytes que acompanham já muitas gerações.
Muitos de nós nascemos antes do Windows mas crescemos com ele. Isso faz toda a diferença, até porque para grande parte dos que estão a ler isto... o Windows foi também ferramenta de trabalho. Claro que há muitos mais que também desconhecem a história do Windows, como esta, do Windows Desde Sempre..., hoje mostramos de forma rápida, lúdica, a viajem no tempo. Vamos à boleia de um GIF pelos anais da evolução numérica do Windows.
Muitos cibernautas desconhecem o nascimento do Windows, ou os primeiros passos deste sistema operativo, com o Windows 1.0. Desconhecem igualmente que existiu um Windows 2.0 e que foi relevante por alturas de 1987. Claro que o mais famoso dos Windows da pré-história foi o Windows 3.0... mas foi na versão Windows 3.1 que tudo começou de verdade!
O mundo evoluiu, o conceito de multimédia começa a fazer sentido, mais cores, mais poder gráfico e eis que chega o Windows 95/NT40. Nestes sistemas foram lançadas novidades que ainda perduram actualmente. Isso mostra a importância deste período da vida do Windows.
Não vamos espalhar muito esta informação, mas houve um Windows que não foi divulgado, que foi o Windows 96, nem tão pouco vamos deixar escapar a informação que foi testado o Windows 97, isto porque estamos quase a chegar ao Windows 98 e aí sim já muita gente começa a saber lidar com o computador tal como hoje o conhece. Foi apresentado ao mundo, em grande estilo pela primeira vez o famoso Blue Screen of Death... ou o ecrã azul da morte... lindo!!!
Segue-se o grande e fantástico... Windows 99? Pois, sabia que não estava à espera deste, até porque também não foi anunciado ao mundo. Mas o mundo empresarial haveria de conhecer um dos mais fantásticos sistema operativos da Microsoft, o Windows 2000 ou NT 5.0.
Agora sim, vamos lá falar no Windows ME, o grande sistema operativo que deu muito o que falar, por trazer tantos problemas. Criou, dizem, uma tendência, mas disso falamos a seguir.
Como sabem, depois de um desastre vem a bonança e o melhor Windows de sempre é o Windows XP. Este ainda hoje é dos mais usados no mundo e a Microsoft muito tem feito para tirar do utilizador os "vícios" que este sistema criou em cada um de nós. Não vale a pena, este sistema operativo deveria ser considerado "Património da Humanidade", visto que já instruiu milhões dos mais brilhantes profissionais que temos hoje ao serviço no mundo. Este foi e será o Windows que ninguém esquecerá porque varreu o passado e abriu as portas ao futuro.... mas a empresa de Bill Gates queria dar um passo grande a seguir!
Antes de mostrar o grande passo, a Microsoft apresentou ao mundo empresarial mais um grande trundo, o Windows server 2003, voltava aqui a dar cartas.
Vamos ainda falar do que um dia se pensou que seria o maior passo na história da humanidade, quando se sonhou com este Windows... o Windows Longhorn, quem se lembra?
O grande passo (em falso) foi conseguido então com o Windows Vista, onde a empresa gastou milhões com esta pérola. Lá está, este foi mais um discípulo da tal tendência criada com o Windows ME, contudo por esta altura, nascia também o Windows Server 2008, que trouxe às empresas uma grande mais valia.
Depois de mais de 10 milhões de linhas de código limpas do Windows Vista, nascia o Windows 7. Um fantástico Windows que voltava a colocar a Microsoft no caminho certo. Depois nasceu o Windows 8, seguiu-se o Windows 8.1 e por fim o fantástico Windows 10. Agora a história vai amadurecer estes últimos e criar as linhas que escreverão o seu próprio rumo.
Este artigo tem mais de um ano
Só gostava de saber quem ensinou a Micro$oft a contar… ‘-‘
mesmo a serio… o win 2000 o milenium ficaram na gaveta…
Windows Milenium = Windows ME
Uma coisa é o nome comercial do sistema operativo (Windows 95, Windows 2000, Windows XP, Windows 7, Windows 10), outra coisa é a versão do sistema operativo.
No Windows, na linha de comandos (ou WINKEY + R) e escrevendo “winver” (sem aspas) consegue-se ver a versão do Windows. O Windows 7, por exemplo, é na verdade o Windows 6.1. Se fizeres isso em todas as versões do Windows desde o Windows 95, e acredito que antes também, vais ver os números a crescer devidamente.
O Windows surgiu como uma cópia do MacOS para PC’s, e sempre o será.
E com esse comentário ganhaste a noite, não é ? Então parabens !
E não foi o sr. Steve Jobs que “roubou” o principio de funcionamento do sistema operativo da Xerox para usar no MacOS?
E macos sera uma copia de…
Do Lisa.
Que por acaso também é sistema operativo introduzido pela Apple 😀
Exacto.
Que por sua vez foi “inspirado” no sistema da Xerox 🙂
Se tivesses a mínima noção de historia da Apple sabes que tanto a Microsoft como a Apple “roubaram” a terceiros… Xerox is the real mvp!!!
Xerox …
Mostra lá algo mais avançado que isto, antes de 1983:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Apple-LISA-Macintosh-XL.jpg
Menus, ícones, várias janelas, drag&drop, cut, copy&paste…
Pois é… falar é fácil…
Devia ser por isso que ninguém tinha um!
Estava no mercado, pois estava?
Lá por ser demasiado avançado para o tempo e logo demasiado caro, é outra coisa.
Aprende a pesquisar por ti mesmo e não a pagagaiar aquilo que os outros dizem. Os primeiros S.O com janelas tal como se conhece hoje nõ foram nem da Apple nem Microsoft mas sim da Xerox. Isso conta a história. Se alguém aqui tem direito a reclamar a originalidade é a Xerox, não a Apple. Enquanto a Apple anda com a mania de patentear ideias dos outros (não patenteadas) para processar os outros, a Xerox orgulha-se por ver as suas ideias aproveitadas e usadas para produzir produtos mais interessantes.
A Apple também cria, inova e tem as suas inovações usadas para outros projectos. Mas neste assunto, não foi criou, aproveitou uma ideia já existente.
muito bem dito…não esquecer que o Sr. bill Gates foi a IBM para tentar vender o software e eles não quiseram por causa do rato do PC (que hoje utilizamos), foi gozado, danado, bill gates desenrascou-se e hoje temos o império MICROSOFT.
sugiro que pesquises melhor.
Tretas.
O papagaio és tu.
#1 Steve Jobs pagou para ter acesso à tecnologia. A Xerox processou a empresa que era muito mais pequena na altura, e perdeu
#2 O que a Xerox tinha, era uma ideia mínima, que nem sequer era deles completamente, a Apple é que desenvolveu tudo que foi copiado pela microsoft.
a xerox diz que se orgulha mas tem é grande vergonha porque quedo apresentou o foz lhes mostrou o primeiro pc pensarem que aquilo era lixo assim como todas as outras tech inventadas por cientistas seus nos tempos livres que para xerox era lixo mas alguém foi visionário e viu utilidade naquilo. Se fosse pel xerox o mouse, interfacegrafica e mesmo o pc ainda estavam na gaveta. Isto é a prova que não basta só ter boas ideias é preciso saber o que fazer com elas.
E sobre o que disseram sobre o windows é verdade. O Bill trabalhou na apple como informático e criou uma copia do SO da apple chamada DOS, o windows surgiu algum tempo depois quando ele foi humilhado pelo Jobs pois o osx da apple era bem melhor que o dos, foi então que o gates deu alta volta na miscrosoft er criaram o windows com interface gráfica.
LOL, Bill Gates trabalhou na Apple? LOOOOOOL
Tu reinventas a história…
É com cada um pior que o outro. Estejam mas é calados.
Porque é que saltam sempre o desastre do windows me (milenium). O meu computador tinha esse SO.
Desastre porquê? Só porque o teu pc não o corria em condições?
não, porque o windows ME foi o windows com mais bugs lançado até hoje. E não vale a pena dizer o contrário, foi admitido pela própria M$ que foi um erro lançá-lo.
Para mim era fantástico, nunca tive um único ecrã azul coisa q o XP me dava todos os meses.
Rodava qualquer coisas que lhe metesse. Chegou a rodar o GTA vice city que saiu muito depois.
Acabei por ter o XP porque o PC queimou num pico de tensão durante uma trovoada.
Fantástico este artigo de artigos… Parabéns.
Se formos a ver o windows pouco mudou. Se metessem agora o windows 1 e o windows 10 nos 80’s ninguém estranhava.
Só pode afirmar isso quem não conheceu e trabalhou com TODAS as versões Windows. E eu comecei com a 1.0… Simplesmente lamentável tanta ignorância!
Pouco mudou? Fogo… Eu acho que mudou bastante. Aliás, do 7 para o 8 a mudança foi radical!!
Diria isso mais depressa de um MAC do que dum Windows…
Pois mas ai o problema está entre a cadeira e o monitor.
Só se foi do OS 9 para o OS X. Tive acesso a quase todas as versões e continuo a usar na versão mais recente (OS X El Capitan Public Beta) e o conceito continua o mesmo. Só se estiverem a falar do design, isso sim, foi um pulo gigante do Mavericks para o Yosemite.
Esqueceram-se de mencionar as versões “plus” dos sistemas operativos com “evoluções” gráficas e de apresentação
Só um reparo o Windows 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1 não eram SO’s. Eles corriam no MS-DOS esse sim um verdadeiro SO
Sim, é verdade, mas esta é a história do Windows, não a história dos sistemas operativos da Microsoft.
+1
bons S.O´s para jogar o italia 90…quem se lembra deste jogo??? passei horas a jogar 🙂
Grande jogo… +1
Tb eu, e supaplex? e Gobliiins? E pushover? e Gods? e o meu maior vicio com 5 aninhos o Dune 2…Grandes tempos…
Preferia o Paradise Café!
Ainda me lembro do meu “PC” um 088 da schneider. Ja com drive 3.5, disco de 20mb, placa vga e um monitor policromático… Corriam os tempos do ms-dos 5… Ainda me lembro de experimentar o dr-dos e de instalar o windows 1.0…. Wordperfect, era o topo, até mesmo comparando com o word 2.0…. Tempos de andar com floppies atrás, caixas e caixas delas…. Grandes tempos!
belos tempos, tb tinha um, anterior, cm floppy no teclado,monocromático e um disco externo (caixote) de 20mb. Pena n correr o mandy.exe
A usar Windows desde o 3.1. Bons tempos. Mas o SO que mais usei foi o 95, depois o 98 Bsod que veio a ser substituído pelo fantástico 98SE. Para mim houve 5 grandes sistemas gráficos, chamemos-lhe assim, porque os Windows sem msdos, no corriam. Windows 1,0 por ter sido a estreia. Windows 3.1 porque ser uma versão óptimizada, corrigida e atualizada do obsoleto 1.0, Windows 95 por ter sido um salto de gigante para o visual que passamos a ter no Windows. Windows 98se por ser uma versão final corrigida e melhorada do Windows 95 e mais tarde do 98. Windows XP e 2000 server marcaram um standard de qualidade e estabilidade, que se mantém até hoje, depois do falhado ME. Depois veio o falhado Windows vista que veio a ser sucedido por uma versão novamente revista e melhorada., o estável Windows 7, depois voltou a aparecer novos Windows, o 8 e uma tentativa de um melhorado 8.1 à imagem do 98 e 98se. E finalmente o mais poderoso Windows 10. Isto para dizer o seguinte. Até aos Windows 10, todos os Windows como é o caso do Windows 2.0, Windows 3.0, Windows 98, Windows ME, Windows vista e 8.0, na minha opinião foram previews. Uma espécie de Microsoft insiders. Porque foi a partir da barracada de problemas que esses deram que criaram os outros mais estáveis. E este tipo de comportamento já faz parte do ADN da empresa. Por isso a partir do ME (o meu último erro) só tive XP, Seven, e agora 10. Já aprendi a evitar os preview. 🙂
Até aqui o Me foi a ovelha negra!!!! Não pode ser!!!! Será que vai haver um só para o ME???!!!
O Me e o Vista, eu passei pelos dois e ainda fico durido só de ouvir esses nomes… Não sou tão old school como algum pessoal aqui, mas do win 3.1 até ao 10 usei todos. Para mim a melhor decisão da micosoft de sempre continua a ser a morte do clip.
Os mais antigos tornaram-se abandonware . Este site, que é legal, permite descarregar os vários OS’s : https://winworldpc.com/library/
Utilizem um virtualizador para experimentar 😉
Muito fixe. Obrigado.
Conheces algum site que tenha as versões em PT-PT ?
http://www.vetusware.com
Pode ter PT ou BR….
Ninguém se lembrou do OS2 da IBM.
Acho que utilizei um sistema antes do Windows versão 3, mas não tenho a certeza, certeza mesmo é que o 3 usei bastante, e o 3.1 e o 3.1.1… Já passaram tantos anos? xD
Os sistemas que mais gostei foram o 95 (pela inovação) e o XP (pela estabilidade e ser intuitivo), o 7 foi suficientemente bom, mas espero que com o 10 fique ainda melhor. Para já, o meu PC (de 2011) com o 10 ficou mais estável e rápido (tinha o 7), a ver como se desenrola a experiência nos próximos anos de utilização…