PplWare Mobile

Microsoft Portugal apresenta o Windows 8


Ana Narciso

Ana Narciso, colabora com o Pplware desde 2008 e tem especial preferência pela escrita acerca de eventos em que participa, análises a gadgets, análises a serviços Web e notícias em geral. Formada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, trabalha actualmente como Consultora de Business Intelligence. Gosta de poesia e adora concertos de metal.

Destaques PPLWARE

  1. Luis Marques says:

    Essa versão de 70 euros disponibilizada nas lojas é a versão Retail com DVDs de 32 e 64 bits e chave ilimitada (ou seja, a antiga versão Retail)??

    • Marco says:

      boa pergunta, pois se não for ilimitada, é muito caro. Suponho que será ilimitada (Win7 upgrade acho que não tinha limite), mesmo assim no site oficial do windows fala “O preço promocional está limitado a uma atualização por PC e tem um limite máximo de cinco licenças de atualização por cliente.”

  2. Marco says:

    Alguém sabe, se eu tiver Win7 x86 e comprar upgrade ele vem com x86 ou com x64 também? Poderei neste caso usar upgrade win8 x64 usar para actualizar win7 x86? Eu sei que não é possível fazer directamente, eu estou a perguntar se poderei usar o disco do upgrade para instalar x64 de raiz tendo win7 x86 instalado?

  3. MClerigo says:

    Primeiro estranha-se… depois entranha-se.
    Muito bom mesmo!

  4. Eu vou adquirir claro 🙂
    Estou a adorar a versão preview.
    Mas metade dessas apps que estão aí não me aparecem na store :/

  5. L. Melo says:

    Tenho um pc om windows 7 32 bit. Será posível fazer upgrade para o 8 64bits?

  6. MSantos says:

    Já agora, é possivel fazer upgrade a partir de uma versão upgrade? 🙂 ou seja tenho o windows vista original, efectuei um upgrade para Win7 Ultimate e agora pretendo adquirir o upgrade do Win8.

    • Marco says:

      teoricamente é possível, com windows 7 até dava para fazer instalação/formatação sem instalar a versão original ou seja a partir da qual foi feito upgrade. É uma questão de testar, pois com win8 poderá ser diferente.

  7. Rui says:

    Alguém me sabe dizer se a versão que está a €69 é upgrade ou completa? No site da Fnac e Radio Popular dizem que é completa, no site da Worten falam em upgrade….

  8. Rui says:

    boa noite

    é possível para quem comprou o W7 na campanha saka upgrade das novas oportunidades se pode comprar W8 nesta campanha?
    já agora , qual a razão de ser reenviado para o site … view.atdmt.com/action/FY13_Win8_Buy_DownloadPro_PT ?

    obrigado

  9. Emannxx says:

    Agora que chegámos ao dia do lançamento da nova era dos sistemas operativos, pode-se dizer que “o mundo está pronto”.
    https://www.youtube.com/watch?v=PRrQM0_9lM0

    Como se lê por toda a internet, primeiro estranha-se, depois entranha-se. O Windows 8 é a maior evolução do sistema operativo desde 1995, veio para ficar, e a pouco e pouco cada vez mais pessoas o passam a adorar 🙂

    • miguel says:

      é literalmente estares a trabalhares no pc mas parecer um smartphone ou tablet…
      nao considero um bom ambiente para se trabalhar, mas sim para brincar

  10. antonio says:

    eu tenho a versão pirata, posso fazer upgrade?

  11. James Bond says:

    Fui o primeiro a adquirir! Quando cheguei à loja (às 21 horas de ontem)eu era o único na fila. Entretanto foram chegando mais pessoas e quando finalmente, às 9 da manhã de hoje a loja abriu, a fila, que começou na Mouraria, já estava no Cais de Sodré!
    Apesar de ter aguentado 12 horas à espera posso, ao menos, dizer que fui o primeiro! Por isso, valeu a pena…pois as minhas expectativas são enormes! Enormíssimas, aliás! Estou ansioso para começar a instalar antivirus…
    Sim, estou a pensar em comprar o tablet com o Windows 8! Aliás, estou a pensar em comprar tudo o que traga esse último grito da tecnologia: Windows 8

  12. Nuno Pais says:

    Já está a verificar aplicações e dispositivos! 🙂

  13. joão says:

    Pensa adquirir um tablet com Windows 8? Não, é muito caro para a realidade portuguesa.

  14. Melo says:

    Boa Noite!
    Sou portador de deficiência visual (baixa visão)e gostaria que me esclarecessem alguns pontos quanto às ferramentas de acessibilidade do W8. Assim sendo, pretendia saber se:
    – A Lupa permite ampliação de tela cheia ou apenas uma área em redor do rato/cursor.
    – Permite alto contraste?
    – O Narrator lê na língua de Camões? Qual s sua qualidade?
    – Lê arquivos .doc, páginas da internet, pdf e outros arquivos?

    Atualmente uso o Vista com um softfware especifico para deficientes visuais (zoomtest)e receio migrar para o W8 e ficar apeado quanto à acessibilidade.

    Se puderem testar as ferramentas de acessibilidade e disponibilizar feedback agradeço imenso.
    Abraço,
    Melo

  15. Renato says:

    Prepare-se windows 8 porque eu quero lhe usar 😛

  16. Joao Ribeiro says:

    Gostaria que allguem me informasse acerca se cada versão e actualizável ae 5 computadores?
    Obrigado
    Boas noites

  17. BGuerreiro says:

    Alguem sabe qual o preço da versão completa , não upgrade ? sera que é desta que vou comprar o windows ? cof cof cof

    • SandS says:

      Boas,

      Fiz uma pesquisa no kuantokusta e a versão completa de 64 ou 32 bits aparece com um mínimo de 136 euros. Com a inclusão de ambas fica na barreira dos 200 e tal, mas pouco sei desses pacotes.

      Cumps

    • Gerardo says:

      A não ser que por motivos profissionais precises mesmo da versão completa, podes comprar o upgrade pois para todos os efeitos é a mesma coisa. Eu comprei o upgrade por 14.99 e instalei de raiz. Ele não pede nenhuma chave antiga nem nada que se pareça. Não tem diferença nenhuma da versão full….

  18. SandS says:

    Boas. Aos que adquiriram a versão de 30 euros no site. Podem dizer se dá para fazer uma instalação limpa? Isto é formatar e instalar de raiz ao invés do upgrade propriamente dito?

    Cumps

    • JJ says:

      Encontrei uma reposta clara a esta situação no site da Microsoft:

      “Se você preferir (e se estiver disponível em sua região), poderá comprar a atualização como DVD em uma loja de varejo cadastrada. Se você estiver atualizando de um DVD, observe que deverá ter o Windows em execução no PC quando iniciar a atualização. Para reformatar o disco rígido, inicie o PC da mídia e formate o disco rígido através da experiência de instalação para instalar o Windows, e não antes disso.”

      Nesse sentido, entende-se que tem que se instalar sempre primeiro o Windows anterior e depois instalar o Win8.

      • Marco says:

        interessante, pois eu com o upgrade do win7 conseguia fazer instalação de raiz sem precisar de instalar versão anterior.

        • Bruno Sousa says:

          Desta vez o suporte de instalação deve verificar se existe uma instalação previa do sistema operativo ( win7, xp ou vista) , Mas para teres uma instalação “clen” deves arrancar 1º pelo DVD de instalação que ai te dará a oportunidade de formatares o disco.

  19. Rui "ALL" Sousa says:

    Eu tinha o Vista com licença no portátil, entretanto tenho lá o Win7 “não comprado”.

    Posso usar essa chave de licença para fazer o update para o Win8 ao preço x e instalar isso no meu Desktop ou apenas dá para comprar essa actualização se tiver o Vista instalado e teria tb que ser apenas no Portátil?

    Qd tiver que reinstalar, irei que instalar primeiro o Vista sp antes?!

    • Emannxx says:

      Terás de ter uma versão genuína do Windows XP, Vista ou 7 instalada na máquina para poderes instalar a versão de upgrade do Windows 8. O setup não arranca sem primeiro verificar se possuis alguma das versões que indiquei 😉

    • Marco says:

      não sei se com 8 vai ser igual, mas pelo menos com 7 foi assim, uma vez fazes upgrade e depois já não precisas de ter licença anterior para re-instalar.

  20. João says:

    Qual a diferença em termos de utilização de um windows comprado de um windows tirado na internet pirateado? É mais lento? Pior?

    • JJ says:

      Não se trata de uma situação de performance directamente.

      Alem de ser ilegal, pode vir com vírus ou erros. Pode ainda vir limitado em funcionalidades, pois podem exigir um registo oficial e legal do SO. Para mais que quase de certeza que não será possível realizar actualizações. E ainda existe a possibilidade, de quando o próprio SO, por motivos de tentativa de actualização, verificar que não é original, pode bloquear algumas funções, bem como apresentar permanentemente uma informação a informar que o SO é pirata e a recomendar comprar o original.

  21. Ribeiro says:

    ATENÇÃO: Achei por bem avisar toda a gente que tem maquinas dual boot e tem um pc/portátil com uefi.

    O Windows 8 activa o latente Secure Boot da Uefi, impedindo o boot de sistemas operativos não considerados seguros AKA distros de linux, freebsd, e todos que não forem pagar à Intel por um chave.

    Tenham portanto cuidado e esperem ver como a situação desenrola… É provavel que só grandes distribuições estejam dispostas a pagar à intel para ter uma chave.

  22. Rúben says:

    Bom dia amigos,

    Uma questão noob!

    Comprando esta versão upgrade é me disponibilizada uma iso para instalar o windows ou vou ter de instalar sempre o windows 7 e depois o 8 por cima?

    Cumps

    • Emannxx says:

      Tens de ter uma versão anterior do Windows (XP, Vista ou 7) instalada no sistema e devidamente activada/validada ANTES de tentares instalar a versão de upgrade.

      Por exemplo, se o teu PC veio com o 7 instalado de raiz (OEM), terás de o reinstalar antes de poderes instalar o Windows 8 versão upgrade.

      • JJ says:

        Então se formatar o PC tenho de primeiro instalar a versão anterior e depois é que instalo a versão 8?

        • Rui "ALL" Sousa says:

          Tb gostava de saber…

        • Emannxx says:

          De novo: Nao é necessário formatar o PC com o Windows 8 porque ele tem uma funçao de reset embutida nele. Podes fazer um refresh – onde sao corrigidos possiveis erros no sistema, ou um reset, que funciona como formatar o pc – tudo é apagado e reinstalado num processo automático, sem as partes mais complicadas existentes numa típica formataçao.

    • JJ says:

      Encontrei uma reposta clara a esta situação no site da Microsoft:

      “Se você preferir (e se estiver disponível em sua região), poderá comprar a atualização como DVD em uma loja de varejo cadastrada. Se você estiver atualizando de um DVD, observe que deverá ter o Windows em execução no PC quando iniciar a atualização. Para reformatar o disco rígido, inicie o PC da mídia e formate o disco rígido através da experiência de instalação para instalar o Windows, e não antes disso.”

      Nesse sentido, entende-se que tem que se instalar sempre primeiro o Windows anterior e depois instalar o Win8.

  23. Joao Pimentel says:

    O Windows 7 com um “complicometro” ! acho que ainda é pior que o Windows ME

  24. joão says:

    Ao tentar instalar o update no Samsung nf110 o teste de compatibilidade deu algumas msg de erro, entre elas alguns drives proprietários que não proprietários compatíveis e a resolução do ecrã: pedia para alterar a definição para 1024×768 enquanto que tenho 1024×600 (recomendado pela Samsung)

    • Emannxx says:

      A resolução minima para utilizar o Windows 8 é 1024×768, qualquer resolução abaixo desta fará com que o sistema não execute as aplicações modern (aka metro) e terás, muito provavelmente, outros problemas de compatibilidade.

      Para utilizar as funções “snap” (colocar apps ao lado umas das outras etc.) é necessário ter, no mínimo, 1366×768.

  25. MD says:

    Está lá tudo explicado no site

    Excelente atualização, excelente negócio

    Durante um período de tempo “limitado”, atualize para o Windows 8 Pro por um preço especial. Consulte abaixo os detalhes completos da oferta. *

    Faça o download do Pro € 29.99

    Ou pode comprar o Windows 8 Pro por um preço de revenda estimado (ERP) de € 59.99 num revendedor participante.

  26. Gaius Baltar says:

    Tenho dúvidas que podem ser as de alguns leitores: tenho o Windows 7 “pirata” instalado, mas gostaria de sair da ilegalidade. Pergunto:
    1) Quanto custarão as várias versões do Windows 8?
    2) É possível sair de uma condição pirata para legalizada sem formatar o disco e instalar todos os programas novamente?
    3) Onde podemos adquirir o software?
    4) Tenho serials keys de 2 PCs no trabalho com XP e um portátil com Vista, todos originais, apenas o PC de casa é pirata, poderei comprar a actualização pro W8 por €40? Em caso positivo, terei que instalar o Windows original na máquina que quero actualizar ou posso apenas fornecer a key na hora da compra/actualização?
    Se minhas questões foram fora do contexto peço desculpas e agradeço que me possam orientar onde posso encontrar essas respostas.

    • JJ says:

      Respondendo:

      1) Podes visitar o site do Windows e verificar os valores, a rondar os cento e tal euros.

      2) Isso seria possível, se tivesses o original na maquina em questão. Ou se conseguires fazer o que indiquei no ponto 4.

      3) Lojas físicas ou lojas online.

      4) Isso não te consigo dar uma resposta concreta… porque se comprares num desses PC’s onde esta o original e gravares para um DVD, não sei se é possível pegar nesse DVD e tentar instalar noutra maquina…

  27. Samuel Gomes says:

    Alguém sabe a que build corresponde a versão final?

    Obrigado

  28. Dna says:

    Acho que esta versão é boa é para ecrãs touch. Testei no VAIO da fnac e fica porreiro.

  29. Marcos Santos says:

    Por agora vou ficar pelo meu Win 7 Pro 64, está a funcionar muito bem com SSD, fiz uns testes com o Windows 8, gosto, mas precisa de touch e algumas apps/games em DX11 não funcionam muito bem, um grande exemplo Crysis 2 em DX11 não corre em condições… Vou aguardar a ver o que se vai passar, para me fazer mudar do 7 para o 8.

  30. A. Lopes says:

    Chegou o Windows 8? Bom, então é altura de actualizar do Windows XP pró Windows 7! lol

  31. Zéi says:

    Essa coisa do reset em vez de um format e instalação de raiz não me convence muito…

    • João Meixedo says:

      É provavelmente a única nova função do Windows 8 que me atrai. O XP já tinha a possibilidade de fazer um reset, arrancando com o cd original, desde que ele conseguisse detectar a instalação prévia, mas essa possibilidade desapareceu no Windows 7. Aliás, as ferramentas de recuperação do Windows 7 eram provavelmente a pior função da versão.
      Com o Reset, só são substituídos os ficheiros do sistema, ou seja, nem os programas não microsoft, nem os ficheiros do utilizador são afectados. Ficas como uma “nova” instalação do SO sem teres de perder uma pipa de tempo a fazer backup às tuas coisas.

      • Zéi says:

        Devo dizer que o reset até funcionou bem, no entanto esta coisa do interface metro… ainda não sei bem como classificar isto nem a Microsoft por ter tirado de opção de ver o ambiente de trabalho quando se inicia a máquina!

  32. fire says:

    Será que dá para instalar no Macbook air de 2010 com 2G de ram? Este OS parece-me muito bom.

  33. Carlos Eduardo says:

    boas pessoal, podem me dizer como é que saco a versão do kaspersky 2013 para a modern ui em PT-PT? obrigado 🙂

  34. RickPinto says:

    Ainda hoje fiz o upgrade, e a windows store já não funciona …
    Estou a fazer o primeiro reset… Lol

  35. Gaius Baltar says:

    Para minha grande surpresa o meu Win7 “pirata” foi aceito pelo Windows Installer, sendo efectuada a verificação das apps compatíveis (apenas umas 5 de menor importância não foram compatíveis). Após a correcção dos conflitos, fui direccionado para a compra do produto, que correu como qualquer outra compra online. A instalação iniciou-se normalmente e quando saí de casa para trabalhar o processo já se encontrava em 88%. Seria isso uma tentativa da Microsoft para por fim à pirataria? Fiquei muito aliviado por poder estar legalizado por tão pouco.

    • SandS says:

      Boas,

      E com a versão que compras-te, podes formatar agora o computador com o windows 8? Fizes-te a instalação de não guardar nada ou actualizas-te?

      peço a quem comprou que se poder para testar se dá para depois formatar pois é a duvida principal. Ou seja se dá para formatar e se a instalação sem guardar nada é uma fromatação e instalação limpa do windows 8.

      Cumprimentos

      • Gaius Baltar says:

        Boas,
        Escolhi a opção actualizar, pois não queria instalar todos os programas (ou aplicações como agora a MS chama) novamente, sem falar em ter que copiar tudo do backup externo (filmes, vídeos, músicas, fotos, etc.). Para formatar é necessário um ficheiro ISO, que custa mais 15€.

        • Miguel says:

          Incorrecto! Com a versão digital é possivel criar um ISO e grava em DVD. Arrancar por DVD, escolher instalar WIN 8, e depois gerir as partições (criar, eliminar e apagar).

          Portanto com a versao digital de 30€ é possivel ter uma instalção clean de raiz logo que a máquina tenha, no inicio do processo de instalação, um versão do windows xp, vista ou 7 genuina que poderá ser formatada durante o processo.

  36. Jaime says:

    E quanto à compatibilidade para as Impressoras ?
    Será que não vamos ter o mesmo problema de quando saiu o Seven?
    No meu caso tive que adquirir uma impressora nova.
    Mais ums despesa a acrescentar !

  37. João Sousa says:

    eu gostaria de instalar o windows 8, mas hoje eu fiz o teste para saber se as aplicações e drivers são compatíveis, mas deu-me que o VB 2010 não é compatível, e eu preciso deste programa porque eu ano a estudar, informática e começamos a dar VB2010
    alguém pode tentar ou quem tenha, dizer-me se não ou não?

    obrigado

    • JJ says:

      Segundo a explicação do site da Microsoft, esse teste por si só não garante que esse programa não ira funcionar. Se funcionar no Windows 7, quase de certeza que funciona no 8.

      Li num site, que se realizar o update a partir do Windows 7, como é possível manter os programas, é recomendado desinstalar os programas que são indicados como incompatíveis e então depois fazer o update do Windows. Depois de actualizado, voltas a instalar.

      Eu não se isso funciona ou não, porque ainda não instalei o Windows 8 e também não tenho o Windows 7.

      • Gaius Baltar says:

        Mas a tua explicação está correcta JJ. Tive 5 aplicações que eram incompatíveis com o Windows 8, mas na prática apenas a da Asus que possibilita carregar o iPad mais rapidamente em uma porta USB não pôde ser instalada no Win8

  38. Redin says:

    ATENÇÃO
    Andam a circular emails suspeitos vindos do remetente “Windows” a dar conta de promoções na compra do novo windows8.
    Eu recebi um email desses e como é lógico nem me atrevi a clicar seja lá em que link fosse porque a microsoft não envia emails para ninguém.

    Na falta de certezas, fica o aviso…

  39. Diogo says:

    Aproveitem para conseguirem o Pack Media Center Edition enquanto é grátis:

    http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/feature-packs

  40. JJ says:

    Eu já comprei o Update… mas queria gravar para um DVD e o assistente de actualização, não me da a opção para criar imagem ISO…
    Alguém sabe o que se pode fazer?
    Já procurei na net e não encontrei nada.

    • Gaius Baltar says:

      Já recebeste o e-mail de confirmação? neste há uma opção de requisitar um DVD de instalação. Tenta por aí.

      • JJ says:

        Sim… mas isso é pedir a Microsoft que me envie o DVD. O que eu queria, era fazer o download da imagem para montar o DVD e gravar.

        Em todos os tutorias que encontro, dizem que essa opção estaria depois da compra, junto com as opções “instalar agora” “instalar mais tarde pelo desktop” “instalar em imagem iso” (mais ou menos assim). Eu só tenho as duas opções… Queria a terceira…

  41. Gonçalo says:

    Será que se eu fizer o upgrade e não gostar, posso voltar à versão anterior do SO?

    • JJ says:

      Desde que tenhas forma de instalar a versão anterior, sim! Ou seja, tens de ter o disco do Windows que tinhas e reinstalar tudo novamente.

      • Gonçalo Santos says:

        Isso é bastante lixado. Nem todos os portáteis trazem cd windows para instalar, vêm sempre com o system recovery. Nesse caso o mais certo é ficar-me pelo 7

  42. Gerardo says:

    Pessoal, só para informar que a promoção dos 14.99 funciona. Já tenho a minha chave original do Windows 8 Pro e não comprei nenhum computador novo. É a prova que quando vendem a preços realistas as pessoas aderem. Por isso já sabem, se quiserem uma chave original basta aderirem á promoção e dizerem que compraram um Pc numa data fictícia, mas que seja abrangida pela promo.

    Depois vão correr um executável que parece que vão instalar o Windows, mas não se preocupem façam seguinte, ele no fim deixa criar o ISO para instalar mais tarde.

    • João Sousa says:

      e aonde é que se faz a inscrição da versão do windows 8 a 14.99€?

      • Gerardo says:

        Lê o último paragrafo do artigo:

        “Quem adquiriu um PC com Windows 7 a partir de 2 de Junho de 2012 pode, até 31 de Janeiro de 2013, transferir o Windows 8 Pro por apenas €14,99. A Microsoft Portugal aconselha todos os clientes que beneficiam da Oferta de Upgrade Windows a consultar o retalhista onde o PC foi adquirido e reconfirmar as condições de acesso ao upgrade aqui.”

  43. Miguel says:

    fiz ontem o upgrade e, no geral, tou bastante satisfeito. já era tempo da microsoft ter um “store”.

  44. Gerardo says:

    Para o pessoal que tentar instalar num segundo computador e não conseguir activar por dizer que já foi activado noutro PC deverá fazer o seguinte:

    tecla win + R
    Escrever: slui.exe 4
    Escolher Portugal e ligar para o número grátis
    Proceder á activação telefónica (Se a gravação automática perguntar em quantos PC’s está instalado, não se esqueçam de dizer 1 :D)

  45. Jorge Geraldes says:

    Viva

    isntalei o windows 8 “em cima” do windows 7 e agora sempre que faz atualizações dá erro.
    Já a alguém aconteceu o mesmo?

    Abraço e obrigado

    Jorge Geraldes

  46. Atualizei o meu sistema operacional do Windows 7 para o windows 8. Agora eu tenho problema com o encerramento. Tenho de desligar o computador portátil pressionando o botão de abrir/fechar. Não sei por quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.