“Apelo à ação”: Ferrari alerta rivais para os carros elétricos chineses
Não é um aviso inédito, mas chega por via de uma voz diferente. A Ferrari está a avisar os seus rivais relativamente à chegada dos carros elétricos chineses, assegurando que esta deverá ser um "apelo à ação" para as fabricantes europeias.
Na perspetiva de Benedetto Vigna, diretor-executivo da Ferrari, numa entrevista à BloombergTV, a chegada dos carros elétricos chineses é um "apelo à ação" para as fabricantes europeias. Com o seu primeiro supercarro totalmente elétrico a chegar no próximo ano, a Ferrari está a avisar os seus rivais sobre os modelos oriundos da China.
As pessoas estão a definir isto como uma guerra, mas para mim é uma boa competição.
Disse Vigna, referenciando uma altura em que as tensões entre a China e a Europa se intensificam.
Tensão entre a China e a UE não parece assustar a Ferrari
Recorde-se que o limite que a União Europeia (UE) tem para anunciar os resultados da sua investigação, relativamente aos apoios chineses aos seus carros elétricos, está perto.
Com potenciais taxas a serem adotadas pela UE e após a decisão americana de taxar em 100% os carros elétricos chineses importados, a China está a considerar retaliação.
Taxar em 25% as importações de veículos com motores grandes, pela China, pode afetar gravemente as fabricantes de automóveis de luxo como a Porsche, Audi e Range Rover, que representam grande parte das importações de automóveis da China.
A Ferrari, por sua vez, está menos exposta do que os seus rivais, afirmando que manterá a sua quota de vendas, na China, abaixo dos 10% devido às tarifas existentes.
A China não é para a Ferrari o que é para outras marcas de luxo. O mercado na China ainda não está maduro.
Planos para o supercarro elétrico da Ferrari
Vigna confirmou que a Ferrari planeia lançar o seu primeiro supercarro totalmente elétrico até o final do próximo ano. Espera-se que o modelo eletrificado seja lançado no quarto trimestre de 2025.
Em novembro do ano passado, o diretor-executivo adiantou que o desenvolvimento do veículo estava a correr "como planeado, mas alguns processos estão até mesmo adiantados". Este disse, ainda, que vários clientes já manifestaram interesse em comprar o primeiro veículo elétrico da Ferrari, estando à espera do seu "carro verde".
A Ferrari pretende que 60% das vendas sejam de veículos híbridos e elétricos até 2026.
“A Ferrari pretende que 60% das vendas sejam de veículos híbridos e elétricos até 2026.”
O híbrido é que estragou tudo. Qq auxiliar eléctrico ao arranque já faz com que o veículo seja considerado um híbrido.
Os mild hybrid não são assim tão maus em cidade conseguem andar grande parte do tempo em hibrido claro que nada comparado a um plug in que com uma autonomia de 50km já vou e venho do trabalho só em eletrico
O gajo da Ferrari perdeu uma grande oportunidade estar calado pois esse “menos de 10%” podem vir lhe a custar caro.
A Ferrari é das únicas marcas do mundo que se pode dar ao luxo de escolher quem são os seus clientes.
Claro que todas as marcas europeias deveriam estar com medo, estas guerras de sanções e impostos astronómicos para proteges as marcas ocidentais, pode fazer perder os mercados orientais e emergentes. A china vai responder dificultando a venda de marcas ocidentais no pais o que vai provocar grande prejuízo para algumas marcas europeias que já estão a ficar para trás na corrida pelos elétricos.
A Ferrari é a marca com mais avarias e por isso é que tem menos de 10% na china pois os chineses não são burros ao ponto de comprar um automóvel que avaria a cada X anos.
Que haja marcas com medo é normal, mas a Ferrari? Lol.
Se há marca de automóvel que nunca irei comprar é Ferrari.
Depois é sempre a mesma conversa da treta.
Façam carros que não avariam a cada semana e baixem os preços.
O problema é que as marcas europeias ficaram paradas no tempo e nos últimos anos a qualidade foi desaparecendo e os preços sempre a subir para que os accionistas ganhem dinheiro.
Ainda bem que há carros chineses baratos e pelos vistos, superiores às marcas estabelecidas.
Nem com a amante de nazis e pau mandado dos EUA não eleita para o cargo (Ursula von der Leyen)vai conseguir parar a insolvência de muitos dos fabricantes.
A Ferrari está preocupada com os chineses ? Lool