Alemanha: automóveis elétricos cortam mil milhões de litros de combustíveis fósseis ano
A força da eletrificação do setor automóvel na Alemanha é medida também no consumo de combustíveis fósseis. Num ano, a frota alemã de automóveis elétricos reduziu a procura destes combustíveis em mais de mil milhões de litros. Será um indício de que o futuro será dos elétricos?
Na Alemanha, a mobilidade elétrica tem seguido um caminho constante no sentido da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, constituindo um marco significativo no esforço de combate às alterações climáticas.
De acordo com dados recentes do Kraftfahrt-Bundesamt (KBA), o número de automóveis 100% elétricos nas estradas alemãs atingiu cerca de 1,4 milhões. Esta evolução reflete não só uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também um compromisso coletivo com um futuro mais verde.
O impacto dos elétricos na Alemanha: redução do consumo de combustíveis fósseis
A crescente frota de veículos elétricos na Alemanha tem conseguido um impacto ambiental notável ao poupar cerca de 1,1 mil milhões de litros de combustíveis fósseis por ano.
Este valor, equivalente ao abastecimento de cerca de 7,4 milhões de automóveis a gasóleo e gasolina, realça a capacidade dos automóveis elétricos para diminuir a dependência de recursos não renováveis e combater a poluição.
Contribuição para a redução das emissões de CO2
A transição para a mobilidade elétrica não só reduz a procura de combustíveis fósseis, como também desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases com efeito de estufa. Estima-se que os automóveis elétricos na Alemanha contribuam para uma redução de aproximadamente 3,4 milhões de toneladas de CO2 por ano quando carregados com energia proveniente de fontes renováveis.
Mesmo tendo em conta o atual cabaz energético alemão, a redução de CO2 continua a ser significativa, com cerca de 2,5 milhões de toneladas por ano. Este progresso sublinha a importância de uma infraestrutura de carregamento ecológica e o impacto positivo das energias renováveis no setor dos transportes.
O ano de 2023 registou um crescimento significativo na adoção de veículos elétricos, com 524.219 novos automóveis 100% elétricos registados na Alemanha. Cada um destes veículos não só representa um passo para a redução da pegada de carbono, como também contribui para a transformação do setor dos transportes no sentido de uma maior sustentabilidade.
Jens Michael Peters, Diretor de Energielösungen und Elektromobilität na E.On Alemanha, sublinha o papel dos condutores de automóveis elétricos nesta mudança, destacando o seu contributo para a mobilidade individual sem sacrificar a sustentabilidade.
A metodologia subjacente aos cálculos
Para calcular o impacto ambiental dos automóveis elétricos, a E.On baseou-se nos dados fornecidos pela KBA, incluindo o número total de veículos e as distâncias percorridas anualmente.
A comparação entre o consumo de combustível dos automóveis convencionais e a poupança gerada pelos automóveis elétricos baseou-se em dados do ADAC, que refletem a eficiência e o menor impacto ambiental destes últimos.
Fonte: Via
Neste artigo: alemanha, elétricos, Kraftfahrt-Bundesamt
Mas ainda existe quem faça essa pergunta?
É obvio que o futuro é eléctrico agora o tipo de energia que alimentará esse eléctrico isso é que ainda não é muito certo.
O motor eléctrico cada vez é mais eficiente já existe motores nos 98% enquanto nos de combustão é de cerca de 30% o que quer dizer que toda a energia(combustível) gasta 70% se vai perder para o ar através de calor gerado que não é gasto.
Isto sem contar com as perdas na transfega e perdas devido à temperatura, já que 1L de gasolina no inverno não é igual a 1L de gasolina no verão.
Não sei mas que autonomia de um VE baixa tanto no Inverso como no Verão isso é certo.
Se não sabes, acabaste de aprender que a densidade dos combustíveis é diferente consoante a temperatura e os VE não são os únicos a padecer desse problema… 😉
No meu carro seja inverno ou verão gasta o mesmo em gasolina. O que só muda é a quantidade que meto dependendo do preço da gasolina 🙂
E dependo da temperatura ambiente, porque a densidade muda.
Não, não gasta, de inverno gasta mais. tem pouca diferença, mas gasta mais, se não nota é porque não anda em cima dos consumos.
E quanto mais se notar essa diferença no consumo, melhor é o veiculo, mais eficiente ele é.
e o que tem a densidade a ver com litros? E a densidade entre inverno e verão não é mensuravel no consumo de um veiculo! Se falasse na evaporação da gasolina no verão, isso ainda pode notar no consumo de um veiculo, mas não misture com bacoradas como densidade inverno/Verão
Bacoradas é pensar que Inverno/verão são coisas diferentes quando se todos entendem que a temperaturas diferentes quase todos os objetos possuem volumetrias (densidades) diferentes.
Um 1 Litro de água em estado sólido não tem a mesma volumetria do que em estado sólido pois basta mudar a temperatura para teres uma diferença volumétrica. A água quando muda de estado aumenta o seu volume ou seja a sua densidade é alterada.
Entendido?
*estado líquido.
É bacorada sim comparar a volumetria da água no estado sólido e líquido e com isso fazer uma analogia à diferença de densidade da gasolina de verão para inverno!!!! Por acaso sabe a diferença de densidade da água entre o inverno e o verão? É que por acaso eu sei, porque uso isso diariamente:a diferença é de 0,16%. Agora faça essa aferição num consumo de um automóvel !!! Está bom assim, ou queres mais de força???
A gasolina tem uma densidade de 0.72587 g/mL a 15°C e de 0.770 g/ml at 20ºC.
Basicamente a volumetria altera 1% a cada 10ºC de diferença.
Ou seja se abasteceres 50 L de tarde com 20ºC, se fores medir à noite e estiverem 10ºC só tens 49.5L, embora a massa seja a mesma.
bacorada é desacreditar a física…
Até agora era bacorada, agora já passou a mentira!!! Segundo a tabela de conversão de combustíveis disponível para todos em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/tabelas-de-conversao-da-densidade-e-conversao-de-volume-resolucao-anp-no-894-2022 abre a tabela II, vais à página 67 dessa tabela e verás que uma gasolina que tenha uma densidade de 0,770 kg/l a 20⁰C tem um fator de conversão de 1,0050 para 15⁰C !!! Dá UM LITRO A CADA 200L!!! Deves ser habilidoso para sentir esses 300ml no ponteiro do combustível do carro sempre que atestas!!!
Resultado aplicado: uma gasolina com densidade de 0,770 a 20⁰C tem 0,77385 a 15⁰C.
E segundo as tuas contas a densidade aumentou com a temperatura, quando é ao contrário, o volume é que aumenta com a temperatura, logo a densidade desce com o aumento da temperatura!!! Quiseste dar uma de sabichão e só te desmascaras-te!
Acabaram as lições grátis!
Nota-se que estamos perante alguém que entende do assunto, quando vai buscar informação sobre a mistura de gasolina brasileira quando na verdade a ISO 12185:1996 é a referência para se calcular a densidade da gasolina (CAS: 86290-81-5).
No entanto o nosso combustível é uma mistura e possui densidade variável de 0.72 a 0.775g/cm3. O que significa que até mesmo a 15ºC podes ter diferentes quantidade de combustível agora quanto mais a temperaturas diferentes LOLOL
https://galpibpmsdocfiles.galpenergia.com/DocMgrFiles/00/02/84/8A/0002848A_GASOLINA-PT-9.pdf
Assim, o que afirmei anteriormente é válido 🙂
Partilhas te um link que apenas tem a ficha de segurança da gasolina da Galp, não tem nenhuma tabela de conversão de temperatura. A que partilhei ( que já vi que nem sequer foste ver) tem TODAS as densidades entre 0,500 e 1,098 para as temperaturas entre -50⁰ e 200⁰, por isso é que são 170 páginas de tabelas. Eu apenas fui buscar a densidade que tu falaste, mas se queres outra qualquer, também está lá! Por isso realmente mantém-se que é mentira que a densidade a 15ºC seja 0,72587 como também é mentira que a densidade diminua quando a temperatura baixa!!! Nem sabes o que estás a dizer, enao vou justificar mais nada porque está claro quem é que está a mentir!
Pensei que estivesses familiarizado com Fichas de Segurança pois lá encontram-se descritas todas as características físico-químicas de todas as substâncias. Uma vez que não sabes podes encontrar essa informação no ponto 9 (página 13):
Densidade 0,720-0,775 g/cm³ (EN ISO 12185)
És mesmo ou só te estás a fazer que és??? Nesse ponto por acaso diz qual é a densidade exacta a 15 e a 20⁰C??? É pior que uma parede!!! Não falas do facto de dizeres que a densidade é mais alta a 20 que a 15 porquê? Porque não gostaste de ser apanhado a mentir , não é? Pois continuas a tentar encobrir a tua mentira, mas não consegues!
Não sei se leste para que serve essa tabela.
Essa tabela serve para corrigir o preço dos produtos petrolíferos com base na temperatura de 20ºC. precisamente porque os preços dos combustíveis ALTERAM consoante a temperatura:
“estabeleceu coeficientes de correção de preços dos derivados de petróleo, para as vendas que se realizarem à temperatura superior a 2O°C, de forma a impedir que. o consumidor de tais produtos
pagasse mais que o devido.”
hahahaha
E???
Alguma vez eu disse que não havia diferença? Ou disse que a diferença não é tão grande como a que disseste?
Afinal está comprovado que és mesmo, não te estás a fazer…
Estamos aqui a falar de volumetrias de 0,1 vá que seja 1% e os elektrofans fazem logo uma festa.
Já perdas de quase 50% num Tesla a -8ºdeve ser normal . porque comem e não reclamam. Deve ter a ver com os referral’s.
E de manhã e á tarde? LOL.
70% desperdiçado sob a forma de calor e som, que muita malta gosta de ouvir. Nos elétricos podiam adicionar um mecanismo para fazer barulho com o rodar do motor. Um pouco como os miúdos faziam com as bicicletas, quando punham um pedaço de qualquer coisa na roda para imitar o barulho de uma motorizada.
“Nos elétricos podiam adicionar um mecanismo para fazer barulho…” isso já existe e é até uma determinada velocidade (20 ou 30km/h algo por ai).
Mas há algum problema em ter carros (quase) silenciosos? Um carro elétrico faz o mesmo ruído que faz um carro a gasolina minimamente recente. Faz mais barulho o rolar dos pneus do que o motor. Além disso, acho que menos ruído é bom, não?
Mas se alguém tiver saudades, podem sempre arranjar uns MP3 de um Punto GT com a panela de escape com buraquinhos para mandar rateres ou um Golf TDi com uma wastegate que assobia a cada mudança. Assim matam as saudades.
É necessário por causa dos cegos, assim como crianças, idosos e até os ciclistas.
Pela essa ordem de ideia, a bicicleta também tinha de ter obrigatoriamente um dispositivo de simulação de um motor para não assustar os peões, os cegos, as crianças e os idosos que ouvem mal!
Certo, mas as fontes de energia que alimentam os elétricos têm perdas muito maiores do que os tais 2% de ineficiência atribuídos aos elétricos.
No global, tendo em conta que algumas fontes renováveis têm perdas menores a eficiência será superior aos 30% que se atribui aos carros com motores térmicos, mas será pouco maior que isso.
Uma central térmica terá uma deficiência semelhante a um motor a Diesel.
As renováveis têm perdas em quê? No vento ? No Sol ?
Errado, uma central termica de ciclo combinado só tem o dobro da eficiência de um motor diesel, cerca de 60%.
Uma turbina eólica ou hidroelétrica transforma o movimento do motor em energia elétrica sem perdas nenhumas?
Mas tem perdas de quê ?
O que o vento não produziu em energia é transformado em calor e fumo ?
Qual é a % de perdas de uma turbina eólica?
Podes medir eficiência (comparar uma hidroelétrica com outra coisa qualquer) mas perda significa que tens um valor final a dividir por um valor inicial.
Qual é o valor inicial? É zero.
Logo nessa equação para calcular a perda tens impossível como resposta…
“Qual é a % de perdas de uma turbina eólica?”
Até cerca de 30%, dependendo do estado de conservação da turbina.
E se a rede estiver saturada, a energia tem que ser aterrada. É uma prática indesejável por vários motivos, inclusive ambientais, mas um negócio sempre lucrativo para a concessão pq o contador não pára e o estado paga!
Mas perdas de quê? Perderam vento para onde e quem ficou a perder ?
E não, a eficiência do vento é cerca de 50%, não pode parar o vento não é?
Se os electricos sao o futuro, porque o preço da electricidade nao para de bater recordes?
Recordes de preço baixo ?
Exato, por isso é que são presente e futuro.
Conhece alguma alternativa de futuro que seja sustentável que não se baseie em electricidade ?
Negativos?
mil milhões parece muito mas na alemanha deve equivaler a uma semana de combustivel vendido
Mil milhões e a poluição que geram continuam a ser os mesmos na alemanha ou noutro sitio de planeta (bom, se calhar algo menos que usam veículos mais recentes e menos poluentes). Evitar isso é o ideal.
sem relevância, se a população mundial continuar a aumentar qual o sentido de avançar para algo “menos poluente”? é tudo uma questão de escala e é só adiar o inadiável
Ótimas notícias. Em Portugal também será muito positivo, basta ver que, com as chuvadas, a eletricidade tem estado ao preço da… chuva!
No futuro, quando os painéis solares forem mais eficientes, também vamos poder ter energia barata durante o verão e o sul de Portugal poderá ser uma potência energética. Tudo isto enquanto retiramos dinheiro e poder a estados autocráticos sem valores e contribuímos para limpar o planeta da poluição.
Se com o preço da chuvas queres dizer € 0.217 o KW. Então acho que a chuva está muito cara.
Mude de tarifário, estes últimos dias tem estado a 0.05 cêntimos +iva por dia. ciclo simples.
Mesmo em tarifário indexado e tarifa simples:
https://goldenergy.pt/precos-de-referencia/
– €0,1832/kWh (sem desconto)
– €0,1612/kWh (com db e fe)
Hoje das 00:00 as 18:00 0€ omie + 5c taxas o kw (TAR + Coopernico + Perdas)
Das 18:00 as 22:00 vai custar certa de 13c (tudo Incluído)
das 22:00 as 09:00 de amanha vai custar 8centimos(tudo Incluído)
amanha :
09:00 as 16:00 5c
16:00 as 17:00 7.4c
17:00 as 18:00 11c
18:00 as 19:00 16c
19:00 as 20:00 24c
depois vai caindo e a partir das 22:00 já está a 9centimos.
De salientar que tenho painéis solares e bateria, está automático a guardar 10kw seja do sol seja do período mais barato do dia, para não consumir da edp entre a 18:00 e a meia noite
Anda ser enganado então, neste momento tenho a .02 o kWh.
Engano Meu :), é 5 cêntimos +iva, Coopernico indexado hora a hora.
JL, que tarifário tens?
Indexado ao omie, ibelectra.
Nesse Preço inclui TAR ??
é que a TAR custa 3.65centimos o kw, como pode pagar 2 centimos ?
Na minha fatura não vem com 3.65 cêntimos, onde inventou esse valor ?
O valor não é inventado, o ano passado até era negativo, recebia para gastar se a omie estivesse a 0.
Desde Janeiro que o valor é
Tarifa simples 0,0365€/kw
Tarifa bi-horária:
Horas de fora de vazio 0,0502€/kw
Horas de vazio 0,0092€/kw
O Tarifário está no site da ERSE. quero com isso dizer que nunca vai pagar 0.02€/kw porque a própria ERSE cobra mais que isso
Paguei a factura de Dezembro e Janeiro a €0.2121 (desconto feito pele Endesa) sendo o preço origina €0.2171 agora na próxima factura sei que vou pagar menos mas também sei que em Junho ou Julho pago €0 na factura 🙂
Liga pra lá que eles baixam isso pra 0.13€
Também mete o combustível mais caro que encontra ?
Os interesses do petróleo que muitas vezes se escondem por detras de ditadores, não estão a gostar nada da emancipação energetica da Europa. Menos dinheiro para petroleo é menos dinheiro para armas.
Armas essas que sao fabricadas pelo ocidente. Os arabes tem dinheiro mas n tem o know how. A tecnologia sempre foi o calcanhar de aquiles deles
JOaquin Lopes, na tua literatura o Irão e Israel são “ocidente”? (só a título de exemplo)
É que entre estes produzem uma boa parte do armamento mundial…
E além destes posso dizer-te mais uns que só na tua literatura são o “ocidente”
– AVIC + CSGC + CETC + Norinco (China)
– Almaz-Antey + United Shipbuilding (Rússia)
– EDGE (Emirados Árabes Unidos)
Ora bem, acho que só nestes (grandes) exemplos podes ver que o “ocidente” não é culpado de tudo neste planeta…
Para eles é indiferente, se venderem menos basta aumentar o preço, e até ganham mais.
Os carros eletricos sao o futuro mas nunca alimentados a litio, a europa n tem litio suficiente logo é trocar o petroleo dos arabes pelo litio da america latina e china. O futuro sera baterias nucleares de fusao, motores de ioes, baterias de sodio.
Recordo que neste caminho, o lítio usado nas baterias é reaproveitado numa percentagem muito elevada…se se fizer no lítio como já se faz em muita coisa chamada economia circular, a Europa pode ficar menos dependente, díria.
Sem duvida que a reciclagem tera um importante papel mas baterias de ioes de sodio tem muito mais potencial tendo em conta que muito mais abundante e barato.
Então já são o passado, presente e futuro, porque eles não são alimentos por lítio, mas sim por energia eléctrica, o lítio que colocar neles é o que retira no final da vida, não existem perdas em manutenções e trocas de peças.
Eu ouvi dizer que havia lítio em Portugal. Será verdade? 😉
Acredito nas baterias de sódio e outras que apareçam nos próximos anos, mas baterias nucleares de fusao são uma utopia muito maior do que o hidrógenio
Já mandei vir umas pequenas para testar.
Estamos a esquecer que foi preciso combustíveis fósseis para produzir a energia elétrica consumida pelos carros, já estamos a contabilizar isso ou nem por isso ?
Nem toda foi produzida com combustíveis fósseis.
Também foi precisa electricidade para produzir e fornecer combustíveis fósseis.
Antonio, estás a esquecer-te que em 2024 nem toda a energia produzido é gerada por combustíveis fósseis? Em Portugal as fontes de estatísticas são variadas e o modo como calculam mas cerca de 40% (contínuos) da energia elétrica em Portugal é produzida por fontes verdes, 60% fósseis. Mas no entanto esta energia poluente é maioritariamente usada na indústria, logo a usada nos carros elétricos é maioritariamente verde. E quem tiver casa com painéis pode carregar parte do carro com energia verde.
Mais: Portugal poderia estar 100% do tempo apenas com energia verde MAS as produtoras ganham mais em vender a maioria ao estrangeiro e usarmos 2/3 fósseis (mais barata). É que o Português típico interessa-se ZERO se a energia vem do carvão ou solar… De resto é o negócio “da china”: EDP recebe e recebeu durante décadas um “extra” na nossa fatura para implementar energias verdes, mas na realidade 2/3 são vendidos ao exterior e o lucro…fica na EDP!!! Portanto, nós pagamos o investimento mas só 1/3 desse investimento é revertido para nós! O resto é lucro para a EDP. Isso é que é negócio… é preciso uns génios na administração dessa empresa…
Já são poucos os que se deixam enganar, até os Americanos já os estão a chutar para canto,é só uma questão de tempo
Sim, é uma questão de tempo até os a combustão acabarem.
Vai ser difícil:
“First-time BEV owners say they are open to considering non-BEVs in the future. However, almost half (48%) say they will consider a plug-in hybrid vehicle (PHEV) and 39% say they are willing to consider hybrid or internal combustion engine (ICE) vehicles. Meanwhile, 38% of previous BEV owners say they are willing to consider a PHEV and only 19% would consider a hybrid or ICE vehicle for their next purchase.”
https://www.motor.com/2024/03/quality-and-styling-distinguish-top-ev-models-but-public-charging-woes-felt-by-all/
Vão considerar até ver os preços.
LOOL
Mudem para tesla e têm os problemas resolvidos.
“até os americanos” LOLOL mas eles são exemplo para alguém neste mundo das energias verdes?! Então um dos países que mais dinheiro faz com a venda de fósseis e do uso para energia deles…ia ser um exemplo do uso de EV?
Se desses o exemplo dum país europeu nórdico ou até de certas regiões na china que estão a apostar brutalmente em energias verdes e elétricos (mas agora de produção chinesa…) isso sim, agora dar exemplo dum país que está na cauda mundial de preocupações ambientais…
Ah isso claro que é uma questão de tempo alias dá para ver a tendência de vendas de carros a combustão
Poupa nos carros, gasta nas centrais. Vai dar ao mesmo ou pior.
Tudo electricidade de fontes renováveis na Alemanha deve ser piada.
Poupa nos carros, que por sua vez poupa as centrais de refinação, que por sua vez poupa na economia porque o país deixa de ter que IMPORTAR petróleo…
Será que deixa?
Se necessitam de menos mil milhões de litros…
As emissões globais aumentaram, apesar dos elektros
Pois aumentaram, são produtores de petróleo, mas há malta a pensar que o petróleo é extraído com energia solar…
Queres comparar o preço de um produto feito de mil e uma formas produzido dentro de um país com um produto limitado que tem que ser importado porque é extraído em alto mar e ainda tem de ser refinado e transportado em camiões ? Dizer que vai dar ao mesmo prova um desconhecimento grotesco da tua parte o que um país gasta a produzir eletricidade é irrisório comparado com todo o dinheiro gasto no petróleo e sua refinação.
Para produzir electricidade são necessários combustíveis fosseis ou recorrer à importação.. No caso de PT, para além de recorrer ao gás,(nas ilhas petróleo ou fuelóleo a 70%)tem tb q importar cerca de 20% do q consome.
A produção de renováveis é intermitente e nos momentos de grande produção, boa parte da electricidade produzida é perdida por incapacidade da rede.
Ou pequena parte, a ilha não é o mundo., nem a Polónia.
Em Portugal continental o fóssil é menos de 12% na europa é menos de 30% o fóssil está em declínio há largos anos, tudo o resto +80% são energias renováveis que continuam a produzir mesmo quando não precisamos o que me parece um excelente problema para ter e continua a poder ser vendida mas vejo tanto pessoal preocupado de onde vem a eletricidade quando os carros forem elétricos afinal estamos optimos, parecem os velhos antigamente a perguntarem de onde vem a eletricidade quando todas as casas do país tiverem luz
É melhor deixar de emprenhar pelos ouvidos:
https://app.electricitymaps.com/map
Obrigado pelo mapa só mostra que Portugal é dos melhores neste aspeto, com 91% de renováveis, Noruega Suecia Islandia e França ainda melhores que nós
Fora a energia q tem q importar, não é?
Mas estavas a falar da Europa…30% fóssil só se for piada.
P.S.França não é verde. França é nuclear.
Então o mapa não conta já com a importada ? Até aparece lá as setas a indicar.
Não vejo setas a indicar nada de Marrocos em direcção à Península!
Nesta altura do ano não via de certeza…..
Pois, mas há. Não é é declarado, como sempre, para não pagar a taxa do carbono. A bronca já estalou e já foi há 2ou 3 anos.
E não e só a questao da península. Outros países da UE tb importam electricidade suja do norte de África e de outros mais a oriente.
Desde quando a electricidade paga taxa de carbono ? O que tem de pagar é a fonte que emitir carbono, que eu saiba a electricidade não tem emissões.
“Centrais a carvão marroquinas, livres de taxas pelas suas emissões de CO2, estão a vender à Península Ibérica eletricidade mais barata”
https://leitor.expresso.pt/diario/sexta-26/html/caderno1/temas-principais/governo-portugues-preocupado-com-importacao-de-eletricidade-de-marrocos
É disto que estou a falar @JL
O motinhas tem de estar a brincar connosco então agora manda-me uma noticia de 2019 há 5 anos atras ahahahhahahhhahah
A prática mantem-se ruizinho.
E quais são as de cá que têm taxas de CO2 ?
Essas contas não devem contemplar as parcelas do carvão, das centrais a óleos pesados e outras áreas de produção dos VE, como a destruição da natureza para roubar o que ela tem de útil e que é consumida numa só geração: ESTA EM QUE VIVEMOS.
Portanto, pela tua lógica não se pode produzir painéis solares nem eólicas porque para a produção desse tipo de equipamentos também é necessário consumir recursos…
Comentar depois do almoço dá nisto.
Então os combustiveis não destroem a natureza ? curioso porque é a parte que os ambientalistas mais se queixam.
Está a falar de combustiveis então ? já que é uma coisa que só dura uma vez….
Acho que no futuro se vai encontrar mais materiais que tornaram os actuais obsoletos. No caso das baterias poderá existir uma autonomia de 10 mil km por carga. Mas vai demorar séculos até isto acontecer.
Séculos?
Há pouco mais de 100 anos, houve uma gigantesca revolta, um pouco por todo o mundo quando o automóvel apareceu. Por um lado, os donos e fabricantes de carruagens e os donos e criadores de cavalos. Por outro, e a maior de todas, os tipos que faziam vida com a apanha da caquinha dos cavalos das ruas. Sim, porque imagine-se o que seria uma cidade como, por exemplo, New York, onde se tinha de andar de galochas no meio da caca.
Acho que vamos ter evolução mais cedo. Podemos ter melhores baterias. Não acredito muito em 10 mil kms de automonia porque é uma quantidade enorme de energia, mas tudo é possível. Podemos vir a ter carros de combustão a hidrogénio (mas vejo tudo muito lentinho), podemos ter carros a bateria +/- como agora mas com a utilização de vias que carregam os carros por indução (tal como se carrega um tlm sem fios). Ou até pode ser que apareça (finalmente) o sistema de distribuição de energia eléctrica sem fios e em larga escala, tal como Nikola Tesla pretendia.
Mas vai ser mais rápido.
O que falta por impulsionar a massificação é uma tecnologia de bateria (sódio por exemplo) que seja fácil e barata de produzir em todos os países e não dependerem de minérios raros e caros.
Um grande passo foram as LFP que já são mais baratas e seguras; o seguinte serão as de sódio ou algo similar.
A questão é que é preciso haver uma baixa para as empresas “acordarem” e sentirem que agora o trunfo é a bateria (já que a nível de potência, motores, software etc já não há muito mais trunfos) e aí investirem centenas de milhões nessa investigação.
Nem por isso, as baterias armazenam energia da mesma forma, hoje um veiculo que tem uma bateria NMC pode no futuro levar uma bateria de outra tecnologia qualquer, e posso dar exemplos.
Tenho uma viatura que de origem trazia uma bateria NiCd liquida dos anos 90 e hoje tem uma bateria NCA já deste século, de 2015 – 2016.
Engraçado a quantidade de pessoas que opina (a maioria do contra) quando a notícia é sobre carros elétricos. Não têm mais que fazer? Não querem, não comprem e deixa estar quieto quem quer. Eu ainda tenho carro a diesel e espero ter mais alguns anos porque não preciso de trocar de carro de 15 em 15 dias, mas quando trocar já deve ser elétrico. Ainda um dia destes ainda a micar uma AMI. Para as voltinhas durante 350 dias por ano, chega bem. Para os 15 dias de férias “fora”, vou de comboio, avião ou alugo uma Vespa em Itália. E ainda para mais com a poupança que terei que em vez de gastar quase 100 paus por mês gasto uns 10… oh, oh.
O AMI têm dois problemas para mim:
1 – Não pode circular em AE
2- Só leva 1 passageiro
Se não fosse isso já tinha um AMI ou um Renault Twizy há anos lol
Isso é pensar de forma errada. O que o pessoal faz é comprar o carro necessário para ir de férias 1x ao ano e depois aproveitar o mesmo veículo para os restantes 360 dias.
Eu diria que isso é que é a forma errada de pensar é comprar o carro a pensar numa vez que vão de ferias, vou comprar um carro enorme para ir 1 vez de férias e andar o resto do ano vazio? porra compro um bem mais pequeno poupo uma batelada de dinheiro e nas férias se for mesmo necessário levo os 2 carros não faz sentido nenhum comprar um carro bem mais caro para ir de férias uma vez
Tens 52 fins de semana á disposição @Rui, caso ainda não tenhas reparado.
E entre esses 52 fins de semana, saís num dia e tens de voltar no outro, caso não tenhas reparado…
Para ir passar fora um fim de semana até uma mochila serve, 4 ou 5 mochilas até um smart leva. Se comprar um carro enorme para ir passar uma quinzena ao algarve já não faz sentido então comprar um carro grande para ir passar uma noite fora por semana ainda consegue ser pior
Depende.
Já cheguei a ir para Almeria só com 2 dias. Saio as 18 ou um pouco antes e estou lá entre a 01 e as 2 já considerando a diferença horária. Umas 2horas na disco, passar pelas brasas e curtir à farta Sábado e domingo.
2ª às 06 ou pouco depois já estou embicado para Lisboa. Chego, almoço e vou fazer a tarde+ o serão da praxe e tá feito.
Há tb aqueles feriados q calham à 6ª ou numa 5ª ou 3ª que dá para fazer umas mini férias com 1 ou 2 pontes e isso não é para ser desperdiçado em casa.
Está a dizer que um gajo com 50 anos faz uma viagem de oitocentos e tal KMS, vai para a discoteca e volta logo para o trabalho ? Looool
Ah grande home…
Não te esqueças deste:
https://odditymall.com/includes/content/urinate-in-car-aid-extendable-water-bottle-hose-thumb.jpg
Não @JL, Sábado e domingo é pá beach
@Realista qd a coisa aperta vou regar as ervas. Não uso disso eheh
O @Toni da Adega estava a ser irónico 🙂
” Não querem, não comprem e deixa estar quieto quem quer”
Exacto.
Não fora o facto de quererem ostracizar a solução a combustível e consequentemente os seus possuidores, tratados por x’s como criminosos, à custa de argumentos na sua maioria falaciosos e certamente que ng se iria insurgir contra a opção elektra!
São esses argumentos parvos que se tentam desmontar, nada contra e a ver se anda de carro de bois ou de carro elektro!
Essa é a desculpa que agora usam pela azia que têm, porque desde sempre são tratados da mesma forma, nada foi alterado.
Pare de usar desculpas esfarrapadas só porque é hater.
Sim, são esses argumentos parvos que mais usam. Nada contra ? outra vez não é contra ?
Não são desculpas, nem são são de agora. Aliás isto não passa de um filme dejá vu e bem antigo qd se passou o mesmo em relação à gasolina vs diesel. Já todos sabemos como vai acabar.
Bem antigo ? Então os gasolina andaram a pagar os incentivos ao diesel ?
Sim sabemos como vai acabar.
na minha teoria,ate podia ter o mundo so electricos,mas as condicoes de “estufa” vao sempre permanecer,agora cabe aos srs poderosos qual a mentira que vao utilizar,para depois dizer é feito pelo humano,nao se esqueçam,veiculos electricos,para apagar a pegada humana,antes era o carvao,depois os foseis de que tanto se fala era mais ambientalista,passado umas dezenas anos,os foseis ja nao sao tao ambientalistas,mas ficamos em que? mafia de hoje é mais sofisticada,ha sempre outro problema qual deles vai ser?
“…ha sempre outro problema qual deles vai ser?”
O próximo problema vai ser: o nosso lindo planeta sofre muito com a produção de baterias. É favor comprar um carro a H2. Para entrar nas cidades. O carro a H2 tem que ter capacidades de levitação de modo a que não emita partículas provenientes do desgaste de pneu enquanto circula em ambiente urbano.
Quem desobedecer ao disposto, será severamente multado e a viatura apreendida e dada para abate à economia circular.
Como ? Se os H2 sao mais pesados ?
Com capacidade de levitação o peso é um factor secundário.
Ah ok, então anda a ver muitos filmes.
Não entendi o que há de errado aí ? Tal como os elétricos agora são uma tecnologia nova superior há atual tanto a nível de ambiente como de carteira no futuro de certeza que irá aparecer uma tecnologia superior aos elétricos chama-se a isso evolução que pela conversa não parecem saber o que é, se no futuro inventarem um carro a andar a agua salgado depressa se larga os elétricos, e nessa altura vai haver gajos tal e qual como vocês a dizer que os elétricos são bons e os da agua salgada são péssimos, vocês já existiam no tempo das carroças a dizer que as carroças é que eram boas e os carros a combustão não serviam para nada, a história tem tendência a repetir-se
Onde é que os ambientalistas dizem que os veículos eléctricos são para apagar a pegada humana ?
E onde disseram que os fósseis é que eram bons para o ambiente ?
Que grande confusão que vai por aí.
Já agora, uma sugestão para um artigo PPLWARE:
Oil industry has sought to block state backing for green tech since 1960s:
https://www.theguardian.com/environment/2024/mar/08/oil-industry-has-sought-to-block-state-backing-for-green-tech-since-1960s?fbclid=IwAR0de6vp0Q16s7kkwnkBJoVtZZq7YbwtVAoBvwfije2sam_8S8vVU14ZI9w
A industria petrolífera tem feito lobby contra tudo o que é energia renovável desde os anos 60.