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Alemanha: automóveis elétricos cortam mil milhões de litros de combustíveis fósseis ano

                                    
                                

Fonte: Via

Autor: Vítor M.


  1. Rodrigo says:

    Mas ainda existe quem faça essa pergunta?
    É obvio que o futuro é eléctrico agora o tipo de energia que alimentará esse eléctrico isso é que ainda não é muito certo.

    O motor eléctrico cada vez é mais eficiente já existe motores nos 98% enquanto nos de combustão é de cerca de 30% o que quer dizer que toda a energia(combustível) gasta 70% se vai perder para o ar através de calor gerado que não é gasto.

    • Realista says:

      Isto sem contar com as perdas na transfega e perdas devido à temperatura, já que 1L de gasolina no inverno não é igual a 1L de gasolina no verão.

      • Nirelle says:

        Não sei mas que autonomia de um VE baixa tanto no Inverso como no Verão isso é certo.

        • Realista says:

          Se não sabes, acabaste de aprender que a densidade dos combustíveis é diferente consoante a temperatura e os VE não são os únicos a padecer desse problema… 😉

          • Nirelle says:

            No meu carro seja inverno ou verão gasta o mesmo em gasolina. O que só muda é a quantidade que meto dependendo do preço da gasolina 🙂

          • Realista says:

            E dependo da temperatura ambiente, porque a densidade muda.

          • JL says:

            Não, não gasta, de inverno gasta mais. tem pouca diferença, mas gasta mais, se não nota é porque não anda em cima dos consumos.

            E quanto mais se notar essa diferença no consumo, melhor é o veiculo, mais eficiente ele é.

          • AdN says:

            e o que tem a densidade a ver com litros? E a densidade entre inverno e verão não é mensuravel no consumo de um veiculo! Se falasse na evaporação da gasolina no verão, isso ainda pode notar no consumo de um veiculo, mas não misture com bacoradas como densidade inverno/Verão

          • Realista says:

            Bacoradas é pensar que Inverno/verão são coisas diferentes quando se todos entendem que a temperaturas diferentes quase todos os objetos possuem volumetrias (densidades) diferentes.

            Um 1 Litro de água em estado sólido não tem a mesma volumetria do que em estado sólido pois basta mudar a temperatura para teres uma diferença volumétrica. A água quando muda de estado aumenta o seu volume ou seja a sua densidade é alterada.

            Entendido?

          • Realista says:

            *estado líquido.

          • AdN says:

            É bacorada sim comparar a volumetria da água no estado sólido e líquido e com isso fazer uma analogia à diferença de densidade da gasolina de verão para inverno!!!! Por acaso sabe a diferença de densidade da água entre o inverno e o verão? É que por acaso eu sei, porque uso isso diariamente:a diferença é de 0,16%. Agora faça essa aferição num consumo de um automóvel !!! Está bom assim, ou queres mais de força???

          • Realista says:

            A gasolina tem uma densidade de 0.72587 g/mL a 15°C e de 0.770 g/ml at 20ºC.

            Basicamente a volumetria altera 1% a cada 10ºC de diferença.

            Ou seja se abasteceres 50 L de tarde com 20ºC, se fores medir à noite e estiverem 10ºC só tens 49.5L, embora a massa seja a mesma.

            bacorada é desacreditar a física…

          • AdN says:

            Até agora era bacorada, agora já passou a mentira!!! Segundo a tabela de conversão de combustíveis disponível para todos em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/tabelas-de-conversao-da-densidade-e-conversao-de-volume-resolucao-anp-no-894-2022 abre a tabela II, vais à página 67 dessa tabela e verás que uma gasolina que tenha uma densidade de 0,770 kg/l a 20⁰C tem um fator de conversão de 1,0050 para 15⁰C !!! Dá UM LITRO A CADA 200L!!! Deves ser habilidoso para sentir esses 300ml no ponteiro do combustível do carro sempre que atestas!!!

          • AdN says:

            Resultado aplicado: uma gasolina com densidade de 0,770 a 20⁰C tem 0,77385 a 15⁰C.
            E segundo as tuas contas a densidade aumentou com a temperatura, quando é ao contrário, o volume é que aumenta com a temperatura, logo a densidade desce com o aumento da temperatura!!! Quiseste dar uma de sabichão e só te desmascaras-te!
            Acabaram as lições grátis!

          • Realista says:

            Nota-se que estamos perante alguém que entende do assunto, quando vai buscar informação sobre a mistura de gasolina brasileira quando na verdade a ISO 12185:1996 é a referência para se calcular a densidade da gasolina (CAS: 86290-81-5).

            No entanto o nosso combustível é uma mistura e possui densidade variável de 0.72 a 0.775g/cm3. O que significa que até mesmo a 15ºC podes ter diferentes quantidade de combustível agora quanto mais a temperaturas diferentes LOLOL

            https://galpibpmsdocfiles.galpenergia.com/DocMgrFiles/00/02/84/8A/0002848A_GASOLINA-PT-9.pdf

            Assim, o que afirmei anteriormente é válido 🙂

          • AdN says:

            Partilhas te um link que apenas tem a ficha de segurança da gasolina da Galp, não tem nenhuma tabela de conversão de temperatura. A que partilhei ( que já vi que nem sequer foste ver) tem TODAS as densidades entre 0,500 e 1,098 para as temperaturas entre -50⁰ e 200⁰, por isso é que são 170 páginas de tabelas. Eu apenas fui buscar a densidade que tu falaste, mas se queres outra qualquer, também está lá! Por isso realmente mantém-se que é mentira que a densidade a 15ºC seja 0,72587 como também é mentira que a densidade diminua quando a temperatura baixa!!! Nem sabes o que estás a dizer, enao vou justificar mais nada porque está claro quem é que está a mentir!

          • Realista says:

            Pensei que estivesses familiarizado com Fichas de Segurança pois lá encontram-se descritas todas as características físico-químicas de todas as substâncias. Uma vez que não sabes podes encontrar essa informação no ponto 9 (página 13):

            Densidade 0,720-0,775 g/cm³ (EN ISO 12185)

          • AdN says:

            És mesmo ou só te estás a fazer que és??? Nesse ponto por acaso diz qual é a densidade exacta a 15 e a 20⁰C??? É pior que uma parede!!! Não falas do facto de dizeres que a densidade é mais alta a 20 que a 15 porquê? Porque não gostaste de ser apanhado a mentir , não é? Pois continuas a tentar encobrir a tua mentira, mas não consegues!

          • Realista says:

            Não sei se leste para que serve essa tabela.

            Essa tabela serve para corrigir o preço dos produtos petrolíferos com base na temperatura de 20ºC. precisamente porque os preços dos combustíveis ALTERAM consoante a temperatura:

            “estabeleceu coeficientes de correção de preços dos derivados de petróleo, para as vendas que se realizarem à temperatura superior a 2O°C, de forma a impedir que. o consumidor de tais produtos
            pagasse mais que o devido.”

            hahahaha

          • AdN says:

            E???
            Alguma vez eu disse que não havia diferença? Ou disse que a diferença não é tão grande como a que disseste?
            Afinal está comprovado que és mesmo, não te estás a fazer…

          • Yamahia says:

            Estamos aqui a falar de volumetrias de 0,1 vá que seja 1% e os elektrofans fazem logo uma festa.
            Já perdas de quase 50% num Tesla a -8ºdeve ser normal . porque comem e não reclamam. Deve ter a ver com os referral’s.

      • PJA says:

        E de manhã e á tarde? LOL.

    • Rui Tobias says:

      70% desperdiçado sob a forma de calor e som, que muita malta gosta de ouvir. Nos elétricos podiam adicionar um mecanismo para fazer barulho com o rodar do motor. Um pouco como os miúdos faziam com as bicicletas, quando punham um pedaço de qualquer coisa na roda para imitar o barulho de uma motorizada.

      • Blackbit says:

        “Nos elétricos podiam adicionar um mecanismo para fazer barulho…” isso já existe e é até uma determinada velocidade (20 ou 30km/h algo por ai).

      • says:

        Mas há algum problema em ter carros (quase) silenciosos? Um carro elétrico faz o mesmo ruído que faz um carro a gasolina minimamente recente. Faz mais barulho o rolar dos pneus do que o motor. Além disso, acho que menos ruído é bom, não?
        Mas se alguém tiver saudades, podem sempre arranjar uns MP3 de um Punto GT com a panela de escape com buraquinhos para mandar rateres ou um Golf TDi com uma wastegate que assobia a cada mudança. Assim matam as saudades.

        • Mr. Y says:

          É necessário por causa dos cegos, assim como crianças, idosos e até os ciclistas.

          • AdN says:

            Pela essa ordem de ideia, a bicicleta também tinha de ter obrigatoriamente um dispositivo de simulação de um motor para não assustar os peões, os cegos, as crianças e os idosos que ouvem mal!

    • João-Sousa says:

      Certo, mas as fontes de energia que alimentam os elétricos têm perdas muito maiores do que os tais 2% de ineficiência atribuídos aos elétricos.
      No global, tendo em conta que algumas fontes renováveis têm perdas menores a eficiência será superior aos 30% que se atribui aos carros com motores térmicos, mas será pouco maior que isso.
      Uma central térmica terá uma deficiência semelhante a um motor a Diesel.

      • JL says:

        As renováveis têm perdas em quê? No vento ? No Sol ?

        Errado, uma central termica de ciclo combinado só tem o dobro da eficiência de um motor diesel, cerca de 60%.

        • João-Sousa says:

          Uma turbina eólica ou hidroelétrica transforma o movimento do motor em energia elétrica sem perdas nenhumas?

          • JL says:

            Mas tem perdas de quê ?

            O que o vento não produziu em energia é transformado em calor e fumo ?

          • Toni da Adega says:

            Qual é a % de perdas de uma turbina eólica?

          • Realista says:

            Podes medir eficiência (comparar uma hidroelétrica com outra coisa qualquer) mas perda significa que tens um valor final a dividir por um valor inicial.

            Qual é o valor inicial? É zero.

            Logo nessa equação para calcular a perda tens impossível como resposta…

          • Yamahia says:

            “Qual é a % de perdas de uma turbina eólica?”
            Até cerca de 30%, dependendo do estado de conservação da turbina.

            E se a rede estiver saturada, a energia tem que ser aterrada. É uma prática indesejável por vários motivos, inclusive ambientais, mas um negócio sempre lucrativo para a concessão pq o contador não pára e o estado paga!

          • JL says:

            Mas perdas de quê? Perderam vento para onde e quem ficou a perder ?

            E não, a eficiência do vento é cerca de 50%, não pode parar o vento não é?

    • painelsolardapaz says:

      Se os electricos sao o futuro, porque o preço da electricidade nao para de bater recordes?

  2. Zé Fonseca A. says:

    mil milhões parece muito mas na alemanha deve equivaler a uma semana de combustivel vendido

    • Orlando BB says:

      Mil milhões e a poluição que geram continuam a ser os mesmos na alemanha ou noutro sitio de planeta (bom, se calhar algo menos que usam veículos mais recentes e menos poluentes). Evitar isso é o ideal.

      • Zé Fonseca A. says:

        sem relevância, se a população mundial continuar a aumentar qual o sentido de avançar para algo “menos poluente”? é tudo uma questão de escala e é só adiar o inadiável

  3. Rui Tobias says:

    Ótimas notícias. Em Portugal também será muito positivo, basta ver que, com as chuvadas, a eletricidade tem estado ao preço da… chuva!
    No futuro, quando os painéis solares forem mais eficientes, também vamos poder ter energia barata durante o verão e o sul de Portugal poderá ser uma potência energética. Tudo isto enquanto retiramos dinheiro e poder a estados autocráticos sem valores e contribuímos para limpar o planeta da poluição.

  4. Manel says:

    Os interesses do petróleo que muitas vezes se escondem por detras de ditadores, não estão a gostar nada da emancipação energetica da Europa. Menos dinheiro para petroleo é menos dinheiro para armas.

    • JOaquin Lopes says:

      Armas essas que sao fabricadas pelo ocidente. Os arabes tem dinheiro mas n tem o know how. A tecnologia sempre foi o calcanhar de aquiles deles

      • Orlando BB says:

        JOaquin Lopes, na tua literatura o Irão e Israel são “ocidente”? (só a título de exemplo)
        É que entre estes produzem uma boa parte do armamento mundial…

        E além destes posso dizer-te mais uns que só na tua literatura são o “ocidente”
        – AVIC + CSGC + CETC + Norinco (China)
        – Almaz-Antey + United Shipbuilding (Rússia)
        – EDGE (Emirados Árabes Unidos)

        Ora bem, acho que só nestes (grandes) exemplos podes ver que o “ocidente” não é culpado de tudo neste planeta…

    • JL says:

      Para eles é indiferente, se venderem menos basta aumentar o preço, e até ganham mais.

  5. JOaquin Lopes says:

    Os carros eletricos sao o futuro mas nunca alimentados a litio, a europa n tem litio suficiente logo é trocar o petroleo dos arabes pelo litio da america latina e china. O futuro sera baterias nucleares de fusao, motores de ioes, baterias de sodio.

    • AM says:

      Recordo que neste caminho, o lítio usado nas baterias é reaproveitado numa percentagem muito elevada…se se fizer no lítio como já se faz em muita coisa chamada economia circular, a Europa pode ficar menos dependente, díria.

      • JOaquin Lopes says:

        Sem duvida que a reciclagem tera um importante papel mas baterias de ioes de sodio tem muito mais potencial tendo em conta que muito mais abundante e barato.

    • JL says:

      Então já são o passado, presente e futuro, porque eles não são alimentos por lítio, mas sim por energia eléctrica, o lítio que colocar neles é o que retira no final da vida, não existem perdas em manutenções e trocas de peças.

    • says:

      Eu ouvi dizer que havia lítio em Portugal. Será verdade? 😉

    • João-Sousa says:

      Acredito nas baterias de sódio e outras que apareçam nos próximos anos, mas baterias nucleares de fusao são uma utopia muito maior do que o hidrógenio

  6. Antonio says:

    Estamos a esquecer que foi preciso combustíveis fósseis para produzir a energia elétrica consumida pelos carros, já estamos a contabilizar isso ou nem por isso ?

    • JL says:

      Nem toda foi produzida com combustíveis fósseis.

      Também foi precisa electricidade para produzir e fornecer combustíveis fósseis.

    • Orlando BB says:

      Antonio, estás a esquecer-te que em 2024 nem toda a energia produzido é gerada por combustíveis fósseis? Em Portugal as fontes de estatísticas são variadas e o modo como calculam mas cerca de 40% (contínuos) da energia elétrica em Portugal é produzida por fontes verdes, 60% fósseis. Mas no entanto esta energia poluente é maioritariamente usada na indústria, logo a usada nos carros elétricos é maioritariamente verde. E quem tiver casa com painéis pode carregar parte do carro com energia verde.

      Mais: Portugal poderia estar 100% do tempo apenas com energia verde MAS as produtoras ganham mais em vender a maioria ao estrangeiro e usarmos 2/3 fósseis (mais barata). É que o Português típico interessa-se ZERO se a energia vem do carvão ou solar… De resto é o negócio “da china”: EDP recebe e recebeu durante décadas um “extra” na nossa fatura para implementar energias verdes, mas na realidade 2/3 são vendidos ao exterior e o lucro…fica na EDP!!! Portanto, nós pagamos o investimento mas só 1/3 desse investimento é revertido para nós! O resto é lucro para a EDP. Isso é que é negócio… é preciso uns génios na administração dessa empresa…

  7. Pedro says:

    Já são poucos os que se deixam enganar, até os Americanos já os estão a chutar para canto,é só uma questão de tempo

    • JL says:

      Sim, é uma questão de tempo até os a combustão acabarem.

    • Orlando BB says:

      “até os americanos” LOLOL mas eles são exemplo para alguém neste mundo das energias verdes?! Então um dos países que mais dinheiro faz com a venda de fósseis e do uso para energia deles…ia ser um exemplo do uso de EV?

      Se desses o exemplo dum país europeu nórdico ou até de certas regiões na china que estão a apostar brutalmente em energias verdes e elétricos (mas agora de produção chinesa…) isso sim, agora dar exemplo dum país que está na cauda mundial de preocupações ambientais…

    • Rui says:

      Ah isso claro que é uma questão de tempo alias dá para ver a tendência de vendas de carros a combustão

  8. Yamahia says:

    Poupa nos carros, gasta nas centrais. Vai dar ao mesmo ou pior.
    Tudo electricidade de fontes renováveis na Alemanha deve ser piada.

  9. FSNUNES1 says:

    Essas contas não devem contemplar as parcelas do carvão, das centrais a óleos pesados e outras áreas de produção dos VE, como a destruição da natureza para roubar o que ela tem de útil e que é consumida numa só geração: ESTA EM QUE VIVEMOS.

    • Realista says:

      Portanto, pela tua lógica não se pode produzir painéis solares nem eólicas porque para a produção desse tipo de equipamentos também é necessário consumir recursos…

      Comentar depois do almoço dá nisto.

    • JL says:

      Então os combustiveis não destroem a natureza ? curioso porque é a parte que os ambientalistas mais se queixam.

      Está a falar de combustiveis então ? já que é uma coisa que só dura uma vez….

  10. Nirelle says:

    Acho que no futuro se vai encontrar mais materiais que tornaram os actuais obsoletos. No caso das baterias poderá existir uma autonomia de 10 mil km por carga. Mas vai demorar séculos até isto acontecer.

    • says:

      Séculos?
      Há pouco mais de 100 anos, houve uma gigantesca revolta, um pouco por todo o mundo quando o automóvel apareceu. Por um lado, os donos e fabricantes de carruagens e os donos e criadores de cavalos. Por outro, e a maior de todas, os tipos que faziam vida com a apanha da caquinha dos cavalos das ruas. Sim, porque imagine-se o que seria uma cidade como, por exemplo, New York, onde se tinha de andar de galochas no meio da caca.
      Acho que vamos ter evolução mais cedo. Podemos ter melhores baterias. Não acredito muito em 10 mil kms de automonia porque é uma quantidade enorme de energia, mas tudo é possível. Podemos vir a ter carros de combustão a hidrogénio (mas vejo tudo muito lentinho), podemos ter carros a bateria +/- como agora mas com a utilização de vias que carregam os carros por indução (tal como se carrega um tlm sem fios). Ou até pode ser que apareça (finalmente) o sistema de distribuição de energia eléctrica sem fios e em larga escala, tal como Nikola Tesla pretendia.
      Mas vai ser mais rápido.

      • Orlando BB says:

        O que falta por impulsionar a massificação é uma tecnologia de bateria (sódio por exemplo) que seja fácil e barata de produzir em todos os países e não dependerem de minérios raros e caros.

        Um grande passo foram as LFP que já são mais baratas e seguras; o seguinte serão as de sódio ou algo similar.

        A questão é que é preciso haver uma baixa para as empresas “acordarem” e sentirem que agora o trunfo é a bateria (já que a nível de potência, motores, software etc já não há muito mais trunfos) e aí investirem centenas de milhões nessa investigação.

    • JL says:

      Nem por isso, as baterias armazenam energia da mesma forma, hoje um veiculo que tem uma bateria NMC pode no futuro levar uma bateria de outra tecnologia qualquer, e posso dar exemplos.

      Tenho uma viatura que de origem trazia uma bateria NiCd liquida dos anos 90 e hoje tem uma bateria NCA já deste século, de 2015 – 2016.

  11. says:

    Engraçado a quantidade de pessoas que opina (a maioria do contra) quando a notícia é sobre carros elétricos. Não têm mais que fazer? Não querem, não comprem e deixa estar quieto quem quer. Eu ainda tenho carro a diesel e espero ter mais alguns anos porque não preciso de trocar de carro de 15 em 15 dias, mas quando trocar já deve ser elétrico. Ainda um dia destes ainda a micar uma AMI. Para as voltinhas durante 350 dias por ano, chega bem. Para os 15 dias de férias “fora”, vou de comboio, avião ou alugo uma Vespa em Itália. E ainda para mais com a poupança que terei que em vez de gastar quase 100 paus por mês gasto uns 10… oh, oh.

    • Realista says:

      O AMI têm dois problemas para mim:

      1 – Não pode circular em AE
      2- Só leva 1 passageiro

      Se não fosse isso já tinha um AMI ou um Renault Twizy há anos lol

    • Toni da Adega says:

      Isso é pensar de forma errada. O que o pessoal faz é comprar o carro necessário para ir de férias 1x ao ano e depois aproveitar o mesmo veículo para os restantes 360 dias.

      • Rui says:

        Eu diria que isso é que é a forma errada de pensar é comprar o carro a pensar numa vez que vão de ferias, vou comprar um carro enorme para ir 1 vez de férias e andar o resto do ano vazio? porra compro um bem mais pequeno poupo uma batelada de dinheiro e nas férias se for mesmo necessário levo os 2 carros não faz sentido nenhum comprar um carro bem mais caro para ir de férias uma vez

    • Yamahia says:

      ” Não querem, não comprem e deixa estar quieto quem quer”
      Exacto.
      Não fora o facto de quererem ostracizar a solução a combustível e consequentemente os seus possuidores, tratados por x’s como criminosos, à custa de argumentos na sua maioria falaciosos e certamente que ng se iria insurgir contra a opção elektra!
      São esses argumentos parvos que se tentam desmontar, nada contra e a ver se anda de carro de bois ou de carro elektro!

      • JL says:

        Essa é a desculpa que agora usam pela azia que têm, porque desde sempre são tratados da mesma forma, nada foi alterado.

        Pare de usar desculpas esfarrapadas só porque é hater.

        Sim, são esses argumentos parvos que mais usam. Nada contra ? outra vez não é contra ?

        • Yamahia says:

          Não são desculpas, nem são são de agora. Aliás isto não passa de um filme dejá vu e bem antigo qd se passou o mesmo em relação à gasolina vs diesel. Já todos sabemos como vai acabar.

  12. jonh das couves says:

    na minha teoria,ate podia ter o mundo so electricos,mas as condicoes de “estufa” vao sempre permanecer,agora cabe aos srs poderosos qual a mentira que vao utilizar,para depois dizer é feito pelo humano,nao se esqueçam,veiculos electricos,para apagar a pegada humana,antes era o carvao,depois os foseis de que tanto se fala era mais ambientalista,passado umas dezenas anos,os foseis ja nao sao tao ambientalistas,mas ficamos em que? mafia de hoje é mais sofisticada,ha sempre outro problema qual deles vai ser?

    • yamahia says:

      “…ha sempre outro problema qual deles vai ser?”
      O próximo problema vai ser: o nosso lindo planeta sofre muito com a produção de baterias. É favor comprar um carro a H2. Para entrar nas cidades. O carro a H2 tem que ter capacidades de levitação de modo a que não emita partículas provenientes do desgaste de pneu enquanto circula em ambiente urbano.
      Quem desobedecer ao disposto, será severamente multado e a viatura apreendida e dada para abate à economia circular.

      • JL says:

        Como ? Se os H2 sao mais pesados ?

      • Gonçalo says:

        Não entendi o que há de errado aí ? Tal como os elétricos agora são uma tecnologia nova superior há atual tanto a nível de ambiente como de carteira no futuro de certeza que irá aparecer uma tecnologia superior aos elétricos chama-se a isso evolução que pela conversa não parecem saber o que é, se no futuro inventarem um carro a andar a agua salgado depressa se larga os elétricos, e nessa altura vai haver gajos tal e qual como vocês a dizer que os elétricos são bons e os da agua salgada são péssimos, vocês já existiam no tempo das carroças a dizer que as carroças é que eram boas e os carros a combustão não serviam para nada, a história tem tendência a repetir-se

    • JL says:

      Onde é que os ambientalistas dizem que os veículos eléctricos são para apagar a pegada humana ?

      E onde disseram que os fósseis é que eram bons para o ambiente ?

      Que grande confusão que vai por aí.

  13. Realista says:

    Já agora, uma sugestão para um artigo PPLWARE:

    Oil industry has sought to block state backing for green tech since 1960s:
    https://www.theguardian.com/environment/2024/mar/08/oil-industry-has-sought-to-block-state-backing-for-green-tech-since-1960s?fbclid=IwAR0de6vp0Q16s7kkwnkBJoVtZZq7YbwtVAoBvwfije2sam_8S8vVU14ZI9w

    A industria petrolífera tem feito lobby contra tudo o que é energia renovável desde os anos 60.

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