PplWare Mobile

Se a China invadir Taiwan, ASML e TSMC podem desativar remotamente as máquinas de chips

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. jota says:

    Só o simples facto de estarem a dizer isso, para mim era mais um motivo para tomar conta de Taiwan!

    • Contador says:

      Sim claro, vamos matar milhões só por capricho teu. Que psicopatas…

      • paosemsalada says:

        o aproach da China a esse tema nem é violento. não entendo o facto dos EUA não reconhecerem Taiwan mas quererem guerra contra a China por conta disso.

        • Contador says:

          Pois não é violento. É só bombardear Taiwan e entrar à força para se apoderar de recursos económicos. Nada violento. Os EUA não reconhecem Taiwan no politicamente correto. Para eles Taiwan é um país independente. Está é muita tecnologia em jogo para colocar na mãos dos chineses. Aposto que se fosse apenas uma ilha com umas árvores eles não iriam querer saber de Taiwan para nada. Quem sofre são sempre os mesmos.

        • Realista says:

          Os EUA não reconhecem Taiwan, nem a sua independência, para não causar incidente diplomático com a China. No entanto já não é a primeira vez nem será a última que eles enviam navios de guerra para defender a ilha.

  2. saul says:

    A China já não precisa disso… Em breve ultrapassaram a TSMC.
    Em vários posts aqui diziam que a China precisava de vários anos para criar chips de 5nm. Eu disse há uns meses atrás que até ao final do ano já o conseguiam fazer… Falhei por 6 meses, visto que já os produzem. E vai ser uma questão de meses para começarem a produzir chips de 2nm.
    Para os “espertos” do costume… Provavelmente o custo de produção dos chips de 5nm na China deve estar igual á TSMC, ou mais barato ainda.

    • Aves says:

      Mas o chip de 5nm já o viste? Se existe, tens dados sobre a quantidade de chips fabricados?
      E isso de que se a China se fabrica chips de 7nm ou 5nm também fabrica de 2nm, como escrevi antes:
      – A China usa DUV (litografia ultravioleta profunda), com que chegou recentemente, com surpresa geral, ao chip de 7nm. Sabia-se que tinha em preparação um desenvolvimento, SAQP (padrão quádruplo autoalinhado) com que pretendia chegar aos 5nm.
      – A TSMC (desde 2019), a Samsung e a Intel passaram usar a litografia UVE (litografia ultravioleta extrema), com máquinas produzidas exclusivamente pela holandesa ASML. A TSMC está a fabricar chips de 3nm e, com as mesmas máquinas, fabricará chips de 1,6nm em 2026
      – A ASML vendeu a primeira máquina “High NA EUV”, à Intel , em abril, que a TSMC reconhece como importante para o fabrico de chips sub-3nm,
      Quais são os problemas do DUV na China, e pode baixar dos 5nm? Diz a ASML que: “Durante anos, temos empurrado os limites da litografia DUV, restando pouco espaço para ajustes”. Conclui-se que a China empurrou esses limites, mas que não os eliminou, pois são limites da física de fabrico (a ASML explica a parte da física). Outro aspeto inevitável é que forçar o limite obriga a aumentar o tempo de produção e cria riscos adicionais de serem produzidos chips defeituosos, com o correspondente aumento do custo de fabrico.
      Por isso, vai rezando para que a China consiga ultrapassar os limites da física de fabrico das máquinas DUV.

      • Anung says:

        Questão de tempo.
        Essa china que que falas é a mesma com carros electricos ao nivel dos melhores, smartphones, etc….
        Também é a mesma que até pouco tempo atrás bem chips tinha.

    • David Guerreiro says:

      Se o fizerem muito bem, a China precisa de começar a inovar a sério, do que passar a vida a copiar a IP ocidental.

    • Renas says:

      Sério!
      Então não necessitam da Tecnologia da Holanda ou de Taiwan…
      Então deixem Taiwan em paz…
      Ou não é bem assim?
      Os USA e mais de metade dos países do mundo reconheciam Taiwan até meados da década de 70.
      Depois que os USA de Nixon, reconheceu a China nacionalista( Continental) , deixaram de reconhecer Taiwan….o que considero um erro estratégico.

  3. Mapril says:

    Se impedissem o fabrico de chips em Taiwan, a China passaria instantaneamente a ter o domínio do fabrico de chips avançados (ok, podiam não ser assim tão avançados, pelo menos inicialmente, mas seriam os mais avançados disponíveis)

    • RPG says:

      Sim, bem visto. Bem visto também, será assumir que se os EUA estivessem na pele da China, provavelmente já teriam invadido Taiwan, de forma a garantir o controle na produção de chips avançados, nem que fosse na forma que descreveste. Já invadiram por meia dúzia de litros de petróleo, portanto nem perdiam muito tempo a pensar no assunto lol. Já a China por outro lado, tem demonstrado que recorrer a guerra quente, será o último recurso, e apenas utilizado se Taiwan declarar independência (que é como quem diz, vir a ter uma base militar americana, a uns 200km da costa da China)

  4. Aves says:

    A história toda:
    – Em maio de 2023 um congressista dos EUA, Seth Moulton, sugeriu que os EUA avisassem a China de que as fábricas da TSMC em Taiwan seriam destruídas em caso de invasão. “Os EUA devem deixar muito claro aos chineses que, se você invadir Taiwan, vamos explodir a TSMC”, disse ele.
    – Em resposta, o Ministro da Defesa de Taiwan disse que as forças armadas de Taiwan não querem a destruição de quaisquer instalações
    A Bloomberg, tal como diz no título do post diz agora que a “ASML e TSMC podem desativar remotamente” as EUV de fabrico de chips avançados. Dá ideia de uma declaração conjunta ou de que as duas empresas falaram ambas do dispositivo “kill switch”. Na verdade não foi assim.
    Uma vez que sem as peças de reposição e a manutenção no local da ASML, as máquinas EUV rapidamente se tornariam inoperacionais – o que sugeriu o presidente da TSMC, Mark Liu, numa entrevista em setembro à CNN, é que qualquer tentativa de assumir o controle de Taiwan resultaria nas máquinas deixarem de funcionar. “Ninguém pode controlar a TSMC à força,” disse Liu. “Se houver uma invasão militar, você tornará a fábrica TSMC inoperável.”
    Bem, mas se a ASML instalou “kill switchs” nas máquinas EUV, como diz a Bloomberg, com conhecimento e testes de confirmação do governo holandês e por certo a TSMC sabe – qual é a relevância do que diz Liu? O que ele diz é que as máquinas param à mesma, sem as peças de reparação e a assistência da ASML – e, por isso, não é preciso não é preciso explodir as fábricas, como sugeria o senador americano. Nem, pela mesma razão, os “kill switchs”, de que não falou – e que, bem vistas as coisas, são redundantes.

  5. Rodrigo says:

    Lol a China está lá preocupada com isso eles já fazem os seus próprios chips.
    Se fosse a 20 anos tinha lógica hoje em dia não.

  6. Factos says:

    A china sem o ocidente o que era? Apenas agricultores com fome…os arabes sem o ocidente? Um deserto. Nao e dizer mal mas basta ver arabes e chineses ha 50 anos e agora e perceber que sem o ocidente eles nem se aguentavam de pe. Os russos sabem isso mas a Russia nao ambiciona ser a dona do mundo porque nem os seus consegue alimentar, apenas gosta de ser o anti heroi.

  7. Traumatologiaeortopedia says:

    Eu não tô preocupado nem com Taiwan, nem com a China e nem com os EUA. O que vejo é sempre o EUA intervindo e a China tentando manter sua soberania. Querem fazer comércio com ela ou não é uma decisão de cada país. Não vi a China obrigando ninguém a fazer negócios com ela e sim o contrário.

    • freakonaleash says:

      Pergunte aos países nos mares a sul da China como que os negócios são feitos!

      • Fred says:

        Negócios feitos com quem? Com os europeus quem os enganaram desde que os primeiros barcos lá chegaram nas descobertas? Ou com os americanos que sucederam aos europeus após a 2ª guerra mundial?

        • TT says:

          Vai aprender a história rapaz! Ninguém enganou ninguém, chama-se negócios, ou fazes ou não fazes, a maior parte das grandes cidades asiáticas foram construídas com a ajuda dos europeus e dos negócios que eles levaram para lá através das trocas comerciais que proporcionaram, achas que o Imperador da China deu Macau a Portugal porque foi enganado? Deixa de nabo e vai ler, estuda primeiro antes de dizeres asneiras!

  8. Figueiredo says:

    Como é que a República Popular da China (RPC) invade o seu próprio território?

    • Joao says:

      Quando tiveres os romanos a ocuparem te a casa n pias, eles ja estiveram ca antes de nos

      • Rodrigo says:

        Romanos em 2024 onde? Cada uma que leio.

        Sobre Taiwan ate a América reconhece que faz parte da China no entanto não concorda que a China invada Taiwan nem concorda com a sua independência.
        Resumindo mais uma guerra mais dia menos dia onde mais uma vez os Americanos alimentaram nas sombras do politicamente correcto mas enchendo Taiwan de armas Americanas…

      • Figueiredo says:

        Você não está a responder à pergunta, Taiwan é território Chinês por direito, é parte constituinte da China como País.

        Explique aos leitores como é que a República Popular da China (RPC) invade o seu próprio território?

  9. freakonaleash says:

    Os pró PCP e PCC que aqui pululam sabem que os Taiwaneses desejam, na sua larga maioria, manter a sua independência ou assobiam para o lado face a esse facto!? As armas americanas não estão em Taiwan por desejo exclusivo dos americanos! Parece que entre as maravilhas dos amanhã que cantam e a liberdade da democracia (imperfeita mesmo assim) os habitantes da Ilha Formosa preferem a segunda opção. Porque será?

  10. TT says:

    Taiwan (República da China de seu nome) foi para onde fugiram os membros da república chinesa democraticamente eleitos antes dos extremistas do partido comunista terem tomado de assalto a China e terem criado a República Popular da China, que não tem nada de República nem de Popular, e desde aí ameaçam uma região que optou pela liberdade.

  11. João Almeida says:

    Estásse mesmo a ver porque é que o Xi diz que Taiwan lhe pertence, o nazismo voltou mas nas cabeças de desmiolados.

  12. ZERTO says:

    Escrever notícias por escrever é somente ridículo.

    O simples facto de destruírem a produção é o fim de várias marcas pois seria necessário 4 anos para voltarem a conseguir produzir com a mesma qualidade em menos de 1 ano desaparecia a nvia é a Apple por não terem qualidade nos produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.